Desde 2009 venho participando das corridas da Volta a Lagoa, e conseguindo reduzir o tempo a cada ano. O planejamento não poderia ser diferente para essa edição, pelo menos como uma primeira intenção.
Entretanto as dores na minha perna esquerda me preocupavam e pouco tinha treinado durante a semana, imaginando que ela fosse melhorar.
Às vésperas da corrida me passou a ideia até de não ir. Mas no dia lá estava eu. Acordei cedinho naquele frio e segui rumo a Lagoa da Conceição. Não estava sentindo dores, mas fiquei em dúvida de como participar da prova: correr sem nenhum compromisso ou tentar correr forte até onde aguentasse.
Pensando nas corridas importantes que tenho pela frente, optei por participar de uma forma mais moderada, tentando seguir em um ritmo que não forçasse muito a minha perna. Até seria legal encontrar alguém que me acompanhasse nesse meu ritmo.
Na largada consegui resistir e larguei já mais para trás. Posicionando-se mais a frente na largada acabamos naturalmente saindo mais forte, no ritmo dos outros atletas. Aproveitei para acompanhar a Jany e o Jacks que tinham um ritmo que eu gostaria de ir. Fui curtindo mais o percurso.
Durante os primeiros 2 Km estava indo tudo bem, sem dores e sem grandes esforços. Mas aos poucos ela foi aparecendo, me impedindo de correr mais forte. Não consigo identificar direito onde ela se localiza. Estranho que não é uma dor no impacto, e sim uma dor interna quando levanto a perna para dar a passada.
Nesses quilômetros iniciais estava correndo junto com o Jacks e a Jany, mas depois que a dor começou a aparecer acabei ficando mais para trás. A Any passou por mim e como ela estava mais ou menos no mesmo ritmo que eu, seguimos juntos por alguns quilômetros, um dando força para o outro.
Porém, após a subida do morro do Badejo descobri onde a minha dor mais me castigava, nas descidas fortes. E por aí fui ficando, com medo de forçar e provocar uma lesão mais grave. O interessante que após caminhar por alguns minutos a dor some e é possível voltar a correr, mas por um curto espaço de tempo.
Fazia tempo que não tinha a sensação de ser ultrapassado em série, sem poder reagir e nem ao menos acompanhar. Conseguir terminar a prova já estava ficando de bom tamanho. As descidas, que normalmente eram as minhas aliadas, desta vez, conspiravam contra e não me deixavam nem trotar.
1º Km – 05:14
|
2º Km - 05:28
|
3º Km – 05:43
|
4º Km – 05:37
|
5º Km – 05:29
|
6º Km – 05:46
|
7º Km - 06:26
|
8º Km – 05:43
|
9º Km – 06:39
|
10º Km – 05:20
|
450 m – 02:07
|
Corria, caminhava, corria, caminhava, e foi assim da metade da prova até praticamente o último quilômetro. Aí, como no final não era descida, decidi testar pra ver se era possível correr um pouco mais forte. Sim, foi possível, com um pouco de dor, mas suportável. Consegui até chegar junto com a Any que já tinha se distanciado bastante com as minhas caminhadas.
Completei a prova com o tempo líquido de 59min31s, praticamente o mesmo do primeiro ano que comecei a correr em 2009. Fiquei um pouco frustrado, pois estava na expectativa de que a dor não fosse aparecer de novo ou viesse somente no finalzinho, mas isso não ocorreu.
Na chegada teve um boa variedade de frutas, isotônico e água. Muito bom. Mas o que eu queria mesmo era me agasalhar logo, pois estava bem frio. Assisti a premiação e depois fomos almoçar com os amigos lá pela Lagoa. Essa é a melhor parte.
O jeito agora é ficar um pouco mais de molho e fazer uns treinos alternativos sem forçar muito a perna, pois tenho provas importantes nos próximos finais de semana.
Aquecendo pra ver se dava pra correr
Any e eu no finalzinho do morro do Badejo
Loucos por Corridas: Eu, a Jany (que disparou) e o Jacks
Chegando com a minha parceira de prova
Amigos de fora: Fernando e Eduardo Legal
Depois da corrida muito frio !!!
Local: Lagoa da Conceição
Data: 21/07/2013
Horário: 8:20 Hs
Distância: 10Km (10,45 Km)
Inscrição: R$ 50
Kit: Sacola, camiseta e número de peito.
Kit: Sacola, camiseta e número de peito.
Tempo: 59min31s
Pace: 5:42 min/Km
Pace: 5:42 min/Km
Colocação: 018 de 024 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 138 de 180 (masculino)
Colocação: 168 de 242 (geral)
Colocação: 138 de 180 (masculino)
Colocação: 168 de 242 (geral)