quarta-feira, 27 de novembro de 2013

17/11/2013 - Corrida e Caminhada Solidária Vento Sul

Corrida e caminhada solidária Vento Sul
Fotos da Corrida



A corrida e caminhada solidária Vento Sul fazia parte de uma das ações de um grupo de estudantes da UDESC para a construção/reforma da sede da associação Vento Sul, que promove e incentiva a prática de esportes entre as crianças da comunidade.

Minha confirmação foi meio de última hora por causa da minha desistência da maratona de Curitiba. Preferi não arriscar sem estar bem preparado.


Havia a modalidade de 5 Km e 10 Km, com o percurso que eu gosto e já bem conhecido na beira mar continental. No total foram mais de 150 atletas participando, sendo que havia somente a premiação para a classificação geral, até o quinto colocado.

Não havia muitos amigos, pois na véspera da prova teve a prova do GP20 em Balneário Camboriú, e muitos deles haviam participado. Umas inclusive correram lá e aqui.

Seguindo a minha nova tentativa de mudança de estratégia, consegui largar mais conservador segurando um pouco o pace e a ansiedade. Normalmente eu largo mais forte, mas logo me canso e a corrida se torna mais sofrida.

Como estava participando dos 10 Km, teria que dar 2 voltas no percurso. Na primeira volta o amigo Bruno me alcançou logo após o retorno em frente ao IFSC e seguimos juntos, um puxando o outro, até o final dos primeiros 5 Km.

Ao completar a primeira volta não vi o retorno e acabei passando pelo portal junto com o Bruno, perdendo um certo tempo. Ainda bem que os controladores do sistema de chips estavam atentos e fizeram a correção. Voltei então para completar a 2a. volta.



Nessa volta eu corri praticamente sozinho conseguindo manter o ritmo. Não me lembro de ter ultrapassado ninguém e nem ter sido ultrapassado. Foram praticamente 5 Km sem nenhuma emoção. Mas isso não significa que foi tranquilo, pois a briga contra o relógio continuava. 

Na chegada percebi que não corri tão sozinho assim. A minha amiga Luísa chegou logo atrás e sagrou-se a campeã dos 10 Km no feminino. Correu muito e está de parabéns.

Eu cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 41min06s e pace médio abaixo de 4:30. Pena que o percurso teve aproximadamente 9,16 Km. Caso contrário daria pra brigar por um novo recorde pessoal nos 10 Km. Vai ficar para uma próxima. Por outro lado fiquei feliz pela minha colocação geral, 11o. colocado.

A premiação foi rápida e o interessante é que tiveram vários sorteios de brindes. O Sebastião, sorteado logo de primeira levou um belo kit com tênis, meias, camiseta e até cinto de hidratação. Além disso foram sorteados 20 vale-compras de R$ 100. O azarado aqui nem pra ganhar um. 

Foi um dia muito agradável, e o melhor, fazendo o bem para as crianças da comunidade.
.

 Minha amiga Liz, que correu o GP20 na véspera também
 Fingindo que estava fazendo alongamento 

 Ida da 1a. volta
 Eu e o Bruno no final dos 5 Km (minha 1a. volta)
 Missão cumprida, com a Andréia

Sebastião sortudo. Ganhou no sorteio e ainda o tênis era o seu número.

Local: Beira mar continental - FLN/SC

Data: 17/11/2013 
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 10Km (9,160 Km)  

Inscrição: R$ 50   
Kit: Camiseta, barra de cereal e Número de peito.

Tempo: 41min06
Pace: 4:29 min/Km

Colocação: não teve (categoria 40-44 anos)
Colocação: 11 
de 45 (masculino)
Colocação: 11 de 56 (geral) 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

15/11/2013 - Corrida Rústica de Imbituba / SC

Corrida Rústica de Imbituba / SC
Fotos da Corrida
Resultado da Corrida
Com a minha desistência de participar da Maratona de Curitiba por falta de tempo para uma preparação ideal, decidi ir conhecer mais uma cidade de Santa Catarina, participando de uma corrida, é claro. Essa era a última etapa do Ranking da Cortuba, Associação de corredores de Tubarão.

A cidade de Imbituba é razoavelmente perto, cerca de uma hora aqui da grande Florianópolis, mas não imaginava que por causa do feriado prolongado fosse demorar 2 horas para percorrer pouco mais de 5 Km, e no total, levar praticamente 3 horas para chegar lá.

Muitos atletas também tiveram o mesmo problema, tanto os que vinham do norte como do sul na BR-101. Por isso a largada principal teve um pequeno atraso pra dar tempo do pessoal chegar.

Pensei que fosse um dos poucos que seguiria daqui, mas sempre tem uma turma que não perde essas corridas por nada e alguns que inclusive participam do ranking de lá. Muito interessante por sinal. 

A prova foi de 5 Km, sem distâncias alternativas, com duas voltas pelas ruas de Imbituba de 2,5Km cada. Percurso bom para correr, mas no dia estava com um vento muito forte, principalmente na reta que beirava a praia. 



Mais de 200 atletas largaram em frente da praça da igreja. Uma largada muito forte por sinal com um excelente nível dos atletas. Eu ainda estava tentando me conter nos quilômetros iniciais, mas não tem jeito, acabo sendo sempre levado pelo ritmo dos demais corredores.

Após algumas curvas iniciais chegamos na beira mar de Imbituba onde corríamos por pouco mais de 1Km contra um forte vento. Na primeira volta até que deu pra aguentar bem e ainda fazer um pace razoável.

Ao finalizar a primeira volta, que tinha aproximadamente 2,5Km, registrei 11min08s. Tentei ainda seguir forte na segunda volta, querendo alcançar os amigos Pertino e seu Ademir, que estavam um pouco a minha frente.

Não teve jeito. No momento que entramos novamente na beira mar fui perdendo a potência por causa do vento contra e tive que me desdobrar para não caminhar. No finalzinho da prova ainda tem uma subidinha que me detonou mais ainda. Em resumo, na hora da reta final onde era pra dar o sprint final mal conseguia me manter. Estava mortinho.

Mesmo assim acho que completei bem a corrida, que cravou os 5Km exatos, com um tempo líquido de 22min34s. Muito bom, considerando as condições.

Apesar de curta, a corrida deu pra cansar bastante, pois foi intenso. Na chegada, muita hidratação e frutas pra se recuperar. Depois contamos com uma atração à parte ainda, o homem-aranha, muito engraçado por sinal, e que descontraiu o pessoal.

Após a premiação, a CORTUBA ofereceu aos participantes um coquetel de encerramento do seu ranking em um centro de esportes da região. Foram entregues as premiações dos atletas do ranking e prestadas várias homenagens, tudo isso regado a muitos salgadinhos e bebidas, inclusive energéticos. Excelente organização da CORTUBA. Estão de parabéns.

 Em frente a igreja com o amigo Renato
 
Pertino correu muito. Não consegui alcançá-lo
 Agora chegando com tempo líquido de 22min34s
 Homem-aranha, uma atração a parte...figura
 Coquetel de encerramento do ranking
Mandala completa para os que participaram das 6 etapas do ranking da CORTUBA
Renato, o Luis Bittencourt (Presidente da Cortuba) e eu

Local: Em frente a igreja de Imbituba/SC

Data: 15/11/2013 
Horário: 17:30 Hs 
Distância: 5Km  

Inscrição: gratuita 
Kit: Número do peito.

Tempo: 22min34s
Pace: 4:30 min/Km

Colocação: 005 de 011 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 060 de 155 (masculino)
Colocação: 061 de 207 (geral)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

03/11/2013 - Corrida de Revezamento Unimed - Etapa Florianópolis

Corrida de Revezamento Unimed - Etapa Florianópolis
Resultado
Seguindo a minha retomada nas corridas, agora o desafio era aumentar a quilometragem para os 16 Km. Se tivesse uma dupla para revezar nessa oportunidade eu tinha preferido, pois ainda temia pelos 16 Km correndo mais forte. Por outro lado foi bom para recuperar um pouco mais a minha confiança.

O dia amanheceu com uma garoa fina e vento. Sorte que a chuva pesada não veio, mas o vento não perdoou. Eu nem tinha levado blusa e acabei passando um friozinho enquanto aguardava. Cheguei por volta das 6:30, com a largada prevista para às 7:30. Lugar para estacionar já estava ficando difícil.

O pessoal foi chegando em cima da hora, por isso antes da largada encontrei somente alguns amigos. Havia várias tendas de assessorias esportivas, provavelmente pela prova ser mais focada no revezamento. Acho bem legal esse tipo de prova, pois acaba trazendo muitas pessoas que normalmente não iriam participar se fossem sozinhas. A distância total era de 16 Km, mas era possível fazer individual (no meu caso), dupla ou quarteto.

Meu objetivo era conseguir concluir bem os 16 Km no meu ritmo mais forte, tentando se possível melhorar o tempo do ano passado de 1h16min04s.

Larguei mais a frente e dessa vez consegui me controlar, sem disparar no primeiro quilômetro. Tinha que ser mais conservador, pois seriam 16 Km pela frente. Saindo da Praça Sesquicentenário fomos primeiramente uns 600m em sentido da ponte Hercílio Luz, e logo retornamos em sentido elevado do CIC.  

Nos primeiros 2,5 Km todos seguiram pelo mesmo percurso, até a chegada do retorno para os quartetos do revezamento. Os atletas que faziam individual ou em dupla seguiram até o elevado do CIC e voltaram, sendo que na categoria individual seriam feitas em duas voltas. 


Eu estava me sentindo bem nos primeiros quilômetros, seguindo em um ritmo razoavelmente confortável. Não podia exagerar muito no início. Nos postos de hidratação alternava ora pegando água, ora não. Não tinha levado gel. Esqueci. Mas não fez falta.

Apesar da chuvinha, estava bom para correr, tirando a ação do vento que em determinados pontos quebrava um pouco o ritmo. Talvez poderia ter ido melhor.

Durante a primeira parte da prova me foquei em não ficar muito para trás e não me desgastar muito. Já na segunda volta acabei me motivando com alguns colegas correndo praticamente no mesmo ritmo: o seu Ademir, Vlamir da Sprint e um senhor chamado Zenon. Todos vindo em uma mesmo tocada e sendo excelentes referenciais e motivadores.

Muito bom que nem lembrei das minhas dores. Vinha meio que controlando o tempo e no final deu pra perceber que não seriam somente os 16 Km, e sim, pouco mais de 16,6 K. Parece pouca a diferença, mas pra gente que vem brigando com o tempo e a nossa resistência parece uma eternidade.

Minha passagem pelos 16 Km foi com o tempo aproximado de 1h15min15s. Tinha melhorado em praticamente 1 min o tempo em relação ao ano passado, considerando os 16 Km. Mas se formos comparar com o tempo líquido final da prova 1h18min02s estaria um pouco acima. Tudo bem. Fiquei muito satisfeito.

Na chegada, uns 4 copos de água, muita fruta e alguns minutos para poder me recuperar. Estava bem exausto. Aguardei ainda pra ver a premiação e o sorteio que a Unimed promoveu. Infelizmente esse ano não ganhei nada. Pena que as amigas Liz e Marta não estavam, pois haviam sido sorteadas para ganhar um óculos da Mormai. Ano que vem tem mais.

Uniformizados: Eu o Nilton (www.corridassc.com.br)
Pouco antes da largada. A Marta, eu e a Liz
Alinhamento para a largada
Ainda na parte mais confortável
Aqui a coisa já estava ficando feia
Chegada. Tempo líquido: 1h18min02s - 25º geral

Local: Beira mar Norte - FLN / SC
Data: 03/11/2012 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 16Km (16,63 Km) 

Inscrição: R$ 42,00
Kit: Camiseta, squeeze, bolsa térmica, barra de cereal, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 1h18min02s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: não teve (categoria 40-44 anos)
Colocação: 24 de 121 (masculino)
Colocação: 25 de 153 (geral)

sábado, 2 de novembro de 2013

27/10/2013 - Caminhada e Corrida SESC - Etapa Tijucas/SC

Caminhada e Corrida SESC - Etapa Tijucas/SC
Fotos da Corrida
Se estivesse em condições normais eu iria participar da Meia maratona de Pomerode, mas ainda não me sentia preparado para voltar a fazer os 21 Km, ainda mais sabendo que o calor castigaria nessa época do ano. Então, no meio da semana decidi participar dessa corrida que seria mais próxima e seriam somente 10 Km.

Fui para a prova de manhã cedinho pensando que não iria encontrar quase ninguém conhecido, pois a grande maioria estaria em Pomerode. Engano meu.

A largada prevista para às 9 horas da manhã acho que acabou ficando meio tarde, pois o sol já começava a castigar. Sinceramente eu prefiro acordar mais cedo a enfrentar um calor excessivo.

Aproximadamente 85 atletas participaram nas modalidades de distância de 5 e 10 Km. O percurso era um grande retângulo, onde a turma dos 5 Km daria 2 voltas, e o dos 10 Km 4 voltas. 

Dessa vez estava mais confiante pra correr mais forte os 10 Km sem pensar tanto na lesão. Consegui me conter no início, sem aquele ritmo mais intenso, tipo tiro, das últimas provas, mantendo o pace próximo de 4:30. 


Como eram várias voltas, o controle de cada uma delas foi feito por meio de elásticos coloridos que eram entregues na passagem de cada volta. Cada volta uma cor diferente.

Durante o percurso passávamos por trechos de paralelepípedo, asfalto e até chão batido com várias poças de água por causa da chuva do dia anterior. É, tinha um pouco de aventura.

No meio da 2a. volta porém, o meu rendimento foi caindo. Aos poucos o pace foi subindo. Estava ficando mais quente e isso me desgasta muito com o passar do tempo. 

Eu não queria caminhar dessa vez e vinha brigando intensamente com a minha mente para não fazer isso. Fui aguentando até o final da 3a. volta quando passei pelo portal e peguei mais um copo de água para hidratar e dar uma refrescada. Não teve jeito, dei uma breve caminhada e voltei.

Na última volta o calor já estava ficando insuportável e foi bem sacrificante pra chegar. Não tinha como acelerar mais. A melhor hora foi quando avistei o portal e a Maluzinha veio me buscar na reta final. Que fofa, até me puxou pois eu estava exausto !!!

Concluí a prova em 41min36s, com pace médio de 4:41. Não foi dos melhores, mas aos poucos sinto estar voltando ao meu ritmo de antes da lesão. Muito satisfeito.

Na chegada, muita água e melancia pra hidratar e repor as energias. Assistimos a premiação e depois aproveitamos para ir almoçar em Mariscal com os amigos Eduardo Legal, Carla, Maluzinha, Renato e Marta. Muito bom o dia.
 Os Eduardos e a Maluzinha
 Seu Masato Komati, grande atleta
 E a Kelly está de volta...
 
Pegando o controle de voltas - 4 no total
 Largada às 9 horas. Muito quente e muita hidratação.
 A fofinha da Malu me buscando e me puxando na reta final !!!

Local: SESC Tijucas/SC

Data: 27/10/2013 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 10Km (8,910 Km)  

Inscrição: R$ 20   
Kit: camiseta regata, sacola e número de peito.

Tempo: 41min36
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 04 de 05 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 14 
de 26 (masculino)
Colocação: 14 de 30 (geral)