30/07/2023 - Corrida 7º aniversário da GMP - Palhoça/SC
Essa corrida foi uma das atividades que fez parte das comemorações do 7º aniversário da GMP - Palhoça/SC. Além disso teve uma modalidade de ciclismo também. Fiquei sabendo desta prova há menos de uma semana por aviso de um amigo também corredor. Logo me interessou por ser em um percurso diferente dos que eu costumo correr e com inscrições gratuitas.
As inscrições para as provas não foram muito divulgadas e foi realizada por meio de um link em alguns sites que divulgaram o evento. Eu e a Aninha fizemos a nossa inscrição para a corrida na distância única de 5 km, com largada no Lago Pedra Branca, localizada em Palhoça.
Não foi necessário a retirada do kit de participação antecipadamente. A entrega do número de peito e do chip retornável foi realizada alguns minutos antes da prova. Pelo que acompanhei a organização da prova foi feita pela própria guarda municipal. A largada estava prevista para às 7 horas.
Eu e a Aninha chegamos por volta das 6h20 no domingo pela manhã. Estavam ainda terminando de montar toda a estrutura para o dia de comemorações da GMP. O dia amanheceu bem friozinho, abaixo dos 15ºC, e estava difícil ficar do lado de fora. Somente minutos antes da largada saímos do carro e fomos fazer o aquecimento para não largarmos tão frio.
A largada que estava prevista para às 7 horas, sofreu um pequeno atraso e foi realizada somente às 7h34. Estavam ainda terminando de fazer a montagem dos equipamentos e fazendo a entrega dos kits e controle dos atletas inscritos. Não havia muitos atletas presentes e bem poucos conhecidos.
Há alguns meses não participava de corridas na distância de 5 km. É uma distância mais curta e que permite um ritmo mais forte. Minha meta era fazer um sub-25 min, ou seja, manter um pace médio de 5 min/km ao longo de toda a prova. Eu pensei que enfrentaria alguns morros pelo percurso, mas me surpreendeu que praticamente foi todo plano.
Dada a largada, no Lago Pedra Branca, seguimos pela Av. dos Patos, Av. Pedra Branca e viramos à esquerda na Rua dos Juazeiros. O 1º km ainda tentando me aquecer foi tranquilo e consegui fazer um pace de 4:50 min/km. Antigamente eu saía até mais forte, abaixo de 4:30 min/km, mas atualmente não consigo mais.
Não queria sofrer muito no final e fiz o meu 2º km controlando para não sair do objetivo. Pegamos a Rua do Bunganvila e em seguida entramos na Rua dos Bem me Queres Escaparam alguns segundos, mas ainda estava dentro da meta, pace 5:04 min/km. Segui firme no 3º km, pela Rua Baronesa até entrar novamente na Av. Pedra Branca. Como o percurso era praticamente todo plano consegui fazer os 5 min/km. Só faltavam mais 2 quilômetros.
No 4º km as pernas já começaram a endurecer e o fôlego estava acabando. Tínhamos entrado pelo Boulevard do Parque e estava correndo pelo Passeio Pedra Branca. Foi ficando mais difícil para respirar. Mesmo assim, perdi somente 1 segundo, fechando com pace de 5:01 min/km. Achei que não teria problemas para concluir dentro da meta.
Porém, no 5º e último quilômetro já estava bem cansado e mesmo fazendo todo o meu esforço escaparam mais alguns segundos, que acabaram sendo suficientes para que eu estourasse o meu pace planejado por alguns segundos. Este último fechou em 5:08 min/km e foi no meu limite.
Completando a prova e passando pelo portal o garmin registrou uma distância final do percurso de 5,13 km. Nos últimos metros ao invés de acelerar como normalmente eu fazia, fui diminuindo o ritmo para conseguir concluir. O tempo liquido final ficou em 25min47s. Não foi dos melhores e nem dos piores.
Logo que cheguei recebi a medalha e fiquei aguardando a Aninha que não demoraria a chegar. Deu até tempo de registrar a chegada dela. Depois de um breve descanso fomos na tenda de recuperação, que tinha água para hidratação, várias frutas e até cafezinho com leite. Estava bom com o friozinho que estava fazendo.
Enquanto fazíamos a nossa recuperação, a organização anunciou que teria premiação com troféus para os primeiros colocados gerais e para os primeiros colocados de cada faixa etária (de 10 em 10 anos). E mesmo não tendo um bom desempenho acabei ficando na 1ª colocação da minha categoria (50-59 anos). Fiquei bem feliz por receber o troféu como prêmio dessa prova, além da medalha. Não esperava essa surpresa.
Enquanto faziam a entrega da premiação da corrida, estava acontecendo a prova de ciclismo. Em seguida iria ter até um bolo pra comemoração, mas acabamos nem ficando. Fomos dar uma volta no Parque dos Patos para conhecer e admirar a bela paisagem e vista do Lago.
Com a medalha da prova
Aninha e eu após a chegada com as medalhas e devidamente agasalhados
Evaporando depois da chegada
Surpresa boa: 1ª colocação da categoria (50-59 anos)
Medalha, troféu e a Pedra Branca ao fundo
Medalha da Corrida da 7º aniversário da GMP
No Lago Pedra Branca
Data: 31/07/2023
Horário: 07:00 hs (07:34 hs)
Distância: 5 km (5,13 km)
Inscrição: Gratuito
Kit: chip retornável e número de peito.
Tempo: 25min47s
Pace: 5:02 min/km
Tênis: Saucony Guide Iso 2
Distância: 5 km (5,13 km)
Inscrição: Gratuito
Kit: chip retornável e número de peito.
Tempo: 25min47s
Pace: 5:02 min/km
Tênis: Saucony Guide Iso 2
Colocação: 01 de 01 (50-59 anos)
Colocação: 12 de 25 (masculino)
Colocação: 14 de 44 (geral)
Colocação: 14 de 44 (geral)