Meia Maratona Internacional de Florianópolis / SC
Foram aproximadamente 2 meses de treinamentos para conseguir completar a minha primeira meia-maratona. A prova mais longa que havia feito anteriormente tinha sido a São Silvestre (15 Km). Tive que colocar mais um desafio na minha vida de corredor... encarar esses 21,097 Km. São somente 6 km a mais, mas fazem uma diferença !!!
A semana começou dando uma certa preocupação, pois após a corrida da beiramar de São José iniciou um processo de gripe. Durante a semana meu organismo ficou travando uma batalha para vencer essa gripe, e ainda tendo que fazer uns 2 treinos. Ainda bem que cheguei quase 100% para a corrida. Já estava bem levezinha. Na véspera eu estava bem ansioso e um pouco preocupado com os preparativos para a meia-maratona. Nem tanto com as minhas condições físicas, mas sim com as possibilidades de adversidades durante a corrida: bolhas, queimaduras, excesso de calor, desidratação... Comecei bem, pois nesse dia dormi ao som da Claudia Leitte, que estava fazendo um show de comeração de aniversário de São José bem em frente aqui de casa. Não é sempre que temos esse privilégio. Mesmo assim, acordei cedinho para checar todos os ítens para a corrida e fui para o local da prova. Sabia que precisava chegar cedo pra conseguir lugar para estacionar.
Não demorou muito para encontrar os amigos de corrida: Ismar e a Cleide, Renato e a Marta, Egomar e o Sebastião. Deu pra tirar umas fotinhos e se preparar para a corrida: passar protetor, pegar o boné e tirar água do joelho. A largada foi pontual às 8h30min, saindo junto os atletas de todas as corridas 5Km, 10Km e 21 Km. Foi bem tranquila ao contrário do que eu imaginava. As pistas eram bem largas. Contei com a companhia do amigo Ismar durante os primeiros 9 Km. Saimos da Praça do Sesquicentenário (próxima ao Pizza Hutt), fomos até quase a entrada do túnel, passando pelos viadutos na rodoviária, tanto na ida como na volta e retornamos para a praça em um pace médio de 5:30/Km. O Ismar que faria os 10Km, após ter me ajudado até o Km 9 retornou e fechou a prova. A minha corrida agora seria individual, tentando chegar ao fim em até 2 horas. O sol não estava perdoando. Cada vez mais esquentava e a cada kilometro avançado batia mais o cansaço e o ritmo ia diminuindo. Não costumo tomar muita água durante a corrida, mas dessa vez eu tive que pegar em todos os pontos de hidratação. Teve até gatorade lá pelo Km 13 e 18. E como caiu bem. Continuei o percurso pela beiramar norte em direção a UFSC, onde foi feito o retorno. Aí é que as coisas começaram a pesar e o ritmo foi caindo, e agora com o sol mais forte. Já sabia que seria muito difícil chegar abaixo das 2 horas, pois não havia treinado ainda nessas condições de calor e não queria me arriscar mais e acabar quebrando antes de completar a prova. Me concentrei então em terminar a prova e fui levando a corrida até o fim pra tentar dar um pique nos últimos 2 Kms, mas era impossível. O cansaço e as pernas não permitiam mais nenhum abuso. Cheguei com 2h02min11s. Faltou pouquinho para as 2 horas, mas isso eu tiro na minha próxima !!!
Percurso excelente. Praticamente todo plano, e com vistas espetaculares. Muita gente na rua incentivando e dando força. Mais uma meta completada e sem muita exaustão. Apesar de não chegar nas 2 horas que queria fiquei muito contente em ter completado o percurso sem precisar caminhar e chegando em boas condições.
Data: 21/03/2010
Hora: 8:30Hs
Local: Beiramar Norte de Florianópolis - SC
Distância: 21 Km
Inscrição: R$ 45,00
Kit: Camiseta branca, toalha, guia da corrida e gel de carboidrato
Tempo: 2h02min11s
Colocação: 49 de 87 (categoria 40-44)
Colocação: 360 de 639 (geral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário