domingo, 23 de maio de 2010

23/05/2010 - Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC

Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC 

No início da semana passada estava com uma tremenda dúvida: ir ou não ir a Rio do Sul participar da XXXIII Corrida Rústica da cidade (10Km). Tinha acabado de ir a Joinville no final de semana para participar da Corrida Todos pelo Diabetes. A inscrição ainda era convidativa (gratuita). Mas eis que surge uma corrida em Florianópolis: Corrida Bicentenário de Sampaio, promovida pelo exército de Florianópolis. A corrida contemplava um percurso inédito, pelo menos para mim (atravessando a ponte que liga o continente a ilha), e o melhor: gratuita. Bom, estava decidido. 

Também acho que foi a primeira vez que participo de uma corrida no domingo à tarde. Depois de uma semana de muita chuva na grande Florianópolis, o dia não podia estar diferente: totalmente instável. Como não conhecia muito bem a organização e nem ao certo o local da prova, cheguei bem cedo pra garantir a inscrição. Chegando comigo, encontrei o Sebastião, o Bruno (filho do Sebastião) estreante e nova promessa nas corridas com apenas 9 anos, e a Sueli. Ao nos dirigirmos para o local do evento, já deu para perceber a boa organização, também, com tantos soldados a disposição !!! 

Em seguida encontramos o Nilton Generini e a Laura (nossa fotógrafa e cinegrafista da corrida) e começamos a nossa bateria de fotos pré-corrida. A paisagem ajudava e muito. Estávamos praticamente estreando a Beiramar Continental. Local que tende a ficar muito bonito e valorizado. Porém, diante de tantos militares com seus uniformes verde e branco parecíamos peixes fora d´agua. Mesmo com chegada da Adriane, do Paulo, da Jany, do Batista e de mais alguns conhecidos, o nosso grupo era bem pequeno diante dos atletas do exército. 

Como essa era uma estréia em uma prova desse tipo e mais de 80% dos atletas eram militares imaginei que a briga seria pra não ficar entre os últimos colocados. Aparentemente todos pareciam bem preparados. 

A largada ocorreu pontualmente às 15h30min para o feminino e infantil. Os adultos masculinos largaram depois de 10 minutos. O interessante é que as largadas foram dadas com tiro de fuzil. Lá fomos nós. Dessa vez tentei largar na frente e sair mais forte, mas acho que essa não foi uma boa tática. A alegria só dura alguns metros !!! Depois parece que a gente sente mais e acaba diminuindo muito o ritmo. Acho que é melhor não forçar muito no começo pra não se quebrar pelo resto da corrida. O 1o. Km fiz em 4:28, mas já no 2o. com a redução obrigatória o tempo caiu pra 5:25. Tá certo que nesse trecho teve uma bela subida pra acessar a Ponte Pedro Ivo Campos. Imaginava que fossemos correr por cima dela, mas na verdade corremos pela passarela abaixo da ponte. Tudo bem, o visual também é muito bonito e vale e pena. Um pouco recuperado diminui o tempo no 3o Km para 4:48. Depois, os tempos por Km foram ficando em torno de 5:10, exceto novamente no acesso a subida da ponte, na volta, que caiu novamente para 5:30. Definitivamente percursos com muitas subidas ainda não são pra mim. 

Novamente eu tinha um objetivo, completar os 8Km em menos de 40 minutos. Não senti que estava nos meus melhores dias, mas também não estava nos piores. Consegui ultrapassar vários militares, principalmente na volta e na reta final. Fechei a prova com o tempo de 40min54s, um pouco acima do que eu buscava. Mas traçando o percurso pelo Mapmyrun verifiquei que a distância tinha um pouco mais de 8Km, ou seja, 8,2 Km. Isso faria com que meu pace da corrida fosse 4:59 min/Km, dentro do meu objetivo. 

Fiquei bem contente, pois a minha posição relativa na classificação geral foi uma das melhores, somente ficando atrás da São Silvestre 2009, considerando ainda que os atletas eram na sua maioria militares. 

A corrida não teve medalha de finisher, mas foi excelente quanto a organização, alimentação e água, percurso, sinalizações, pontualidade, ambiente (com direito inclusive a banda). 

O destaque da corrida ficou com o filho do Sebastião, o Bruno, que com 9 anos apenas, fechou os 8 Km em primeiro na sua categoria com um tempo em torno de 42min e deixou a maioria dos atletas para trás. PARABÉNS, BRUNO !!! 

Percurso
 Na beira mar continental
Bruno, Sebastião, Nilton e eu. 
Pequeno grupo dos não militares
Bruninho e eu.
 Concentração para a largada

Tiro na largada
Chegada com direito a banda

Data: 23/05/2010
Hora: 15H30min 
Local: Beiramar Continental de Florianópolis / SC (No final da Av. Santos Saraiva)
Distância: 8 Km (8,21 Km) 

Inscrição: Gratuita
Kit: número do peito 

Tempo: 40min54s
Pace: 4:59 min/Km 

Colocação: 10 de 15 (categoria 35-42) 
Colocação: 115 de 254 (masculino) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário