domingo, 6 de junho de 2010

06/06/2010 - Corrida Rústica Volta a Lagoa da Conceição

Corrida Rustica Volta a Lagoa da Conceicao - FLN/SC

Somente quem é LOUCO POR CORRIDAS acorda cedinho em um domingo de feriadão prolongado com a temperatura beirando os 10°graus e sai para correr na Volta a Lagoa da Conceição. Acham que é só eu ? Pelo menos mais 400 atletas e seus respectivos acompanhantes participaram desse grande evento que foi a Corrida Rustica da Volta a Lagoa da Conceição. E destaque para o pessoal que acompanha os nossos amigos atletas, em especial a Laura, a Marta, o Giovane e até o Bruninho, filho do Sebastião. Bom, pelo menos até essa semana, pois na semana que vem TODOS estarão correndo também. Que maravilha !!! 

Ano passado, mais precisamente no dia 21/06/09 eu estava no começo da minha curta carreira de corredor e tinha realizado esse mesmo percurso em 1h03min25s. Naquela época, eu nem sabia como tinha conseguido chegar, pois era um percurso com várias subidas e o morro do Badejo (quase vertical !!!) que exigia demais dos atletas. Esse ano o meu desafio era melhorar o tempo dessa prova para menos de 54 min, uma boa diferença em relação ao ano passado. 

Havia treinado muito pouco nas duas últimas semanas. Culpa das chuvas, dos ventos, do frio e de um pouco de preguiça também pra encarar essas intempéries. 

Para essa corrida foi necessário retirar o kit no dia anterior na loja da Centauro no Shopping Beiramar. Confesso que a retirada do kit nesses lugares com acesso mais complicado e horário restrito fica meio complicado. Pagar R$ 4,00 de estacionamento só pra retirar o kit em poucos minutos não tem o maior sentido. Das outras vezes foi na Beiramar Norte. O kit dessa vez tinha uma camiseta e o número do peito. 

No dia da corrida, como já sabia que o local da largada seria meio complicado para estacionar o carro cheguei bem cedinho. A previsão era de muitos participantes e era de se prever a falta de lugares. Não sei se a escolha da largada em frente a academia que estava patrocinando o evento tenha sido a melhor opção. A grande quantidade de pessoas que se concentravam próximo a largada fez com que boa parte do tráfego de veículos ficasse limitada, irritando tanto os motoristas que queriam passar como os atletas que estavam concentrados. 

Como de costume na largada encontramos a nossa turminha velha de guerra nas corridas. Alguns já fazia mais tempo que não víamos, pois tinham participado de outras corridas. Tiramos bastantes fotos como de costume com a Marta, a Laura e o Giovane. O frio estava de rachar, perto dos 12°graus e nem o sol conseguia amenizar. Todos devidamente agasalhados até próximo ao horário de início da corrida. Mal deu tempo pra fazer um aquecimento. 

A largada ocorreu próximo das 9h30min com cerca de 400 atletas. Além de ter a modalidade de 10Km individual, havia também o revezamento em duplas, adotado por boa parte das academias e grupos de corrida. 

Na largada não quis forçar muito, pois sabia que a partir da metade da corrida haveria bastante subidas. Pensei que estava levando em um ritmo razoavelmente leve. Passei pelo 1°Km sem ver a marcação. Porém no 2° Km vi que estava em um ritmo mais forte que o normal, passando com um pace na casa de 4:33. Logo fui reduzindo o pace passando pelos Km 3, 4 e 5 em respectivamente 4:54, 5:10 e 5:21, fechando os primeiros 5 Kms em 24min33s. Um bom tempo para as minhas ambições. Aí começou o problema, o morro do Badejo, uma subida que derruba grande parte dos atletas. Ano passado eu achava impossível conseguir subi-lo sem caminhar, e tinha comigo que esse ano não iria andar nem um pouco durante a corrida. Fui em marcha lenta quase parando durante toda a subida, e consegui vencer o morro sem precisar caminhar, e ainda com direito a um pique no finalzinho. Meu pace nesse trecho foi para 6:15min/km, mas não considerei de todo mau. Meu próximo km (7°) faria em 4:31, pois aqui era quase só descida... Nos kms seguintes, já cansado, os paces foram caindo ficando na casa de 5:27, 5:07, 5:06. Nesse último Km ao acessar a última subida da corrida vi uma concentração de pessoas e um carro da polícia no trajeto da corrida. Era o Diogo, que estava caído, e que depois eu vim a saber que havia sido atropelado por um carro. Esse foi outro grande problema da corrida. Um evento com a quantidade de atletas que havia e sem bloqueio parcial de boa parte das avenidas não podia dar em outra. Os carros estavam passando por nós tirando finas a todo instante. Eu mesmo quase fui alvo de um veículo que veio cortando todo mundo. Ainda bem que não foi nada grave com o Diogo, pois depois eu o vi na chegada. 

Bom, no final da prova, consegui chegar bem e deu ainda pra dar um sprint final passando uns 5 atletas. Consegui atingir o meu objetivo e melhorar o meu tempo bem abaixo do que eu imaginava: 51m49s. Fiquei bem feliz com o resultado. Mesmo ainda estando longe do podium é muito gratificante ver que a melhora nas participações acontece aos poucos, mas vem !!! 

A corrida na Lagoa no geral foi muito boa, com boa participação dos atletas e acompanhantes, excelente percurso, mas deve-se prestar atenção a esses pequenos detalhes na organização que podem ofuscar o brilho de um grande evento. Registro aqui também um detalhe simples e que muitos atletas gostam de ter em suas medalhas: o registro da data da corrida !!! 

Todos ainda emcapotados: Nilton, eu, Mario, Luizinho (em pé), Renato e o Zé Correa 
Agora todos prontos pra corrida: Sebastião, Delani, eu, Renato, Diogo, Sérgio e Dyego 
Momento da largada  
Sprint final 
Todos devidamente "medalhados": Sérgio, eu, Nilton, Renato, Mário, Sebastião e o Bruno 

Data: 06/06/2010
Hora: 9h30min
Local: Lagoa da Conceição em frente a academia Powerfit
Distância: 10Km (10,44 Km)

Inscrição: R$ 20,00
Kit: camiseta e número do peito

Tempo: 51min49s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: 17 de 38 (categoria 40-44)
Colocação: 160 de 264 (masculino) - Estimado
Colocação: 172 de 328 (geral) - Estimado

Nenhum comentário:

Postar um comentário