domingo, 12 de setembro de 2010

12/09/2010 - Track & Field Run Series - Corra para a vida

Run Series 2010 - Corra para a vida 


Estava aguardando essa corrida ansiosamente. Alguns amigos já haviam me alertado para não perdê-la de jeito nenhum. E tenho que concordar, ela é imperdível para os amantes do esporte. Todos os detalhes simplesmente impecáveis. 

Na sexta-feira, já deu para perceber como seria a organização, com atendimento vip para a retirada do kit na loja Track & Field do Shopping Iguatemi. Esse foi, sem dúvida, o melhor kit que eu já recebi nas mais de 40 provas das quais participei: camiseta Thermodry, boné, meia, protetor solar, squeeze e até um cofrinho e queijinho. 

Estava animado, pois essa seria a corrida de 10K que realmente teria 10 Km, e tinha um desafio pessoal, ser sub-50. Fazia tempo que estava na espera de uma corrida dessa distância para poder quebrar oficialmente essa marca. 

Domingo, no dia da corrida, acordei às 5h20min para o ritual de preparação: banho, café da manhã, e escolha das roupas para a corrida. Fiquei em dúvida de correr com a minha camiseta verde, que uso por superstição ou usar a camiseta do Kit. Optei por usar a da Track & Field, como praticamente todos os meus amigos da turma. Linda camiseta. 

Cheguei bem cedinho no Shopping Iguatemi, de onde seria a largada e a chegada. Várias equipes de assessoria esportiva estavam montando as tendas para dar suporte aos seus atletas. Acho que praticamente todas da região participaram. A chuvinha teimava em ir e voltar. Retirei o chip e fiquei aguardando a turma chegar. 

Aos poucos fui encontrando o pessoal: o Mário e a namorada, o Nilton e a Laura, o Sebastião e o Bruninho, o Mauri, e em cima da hora, o Renato e a Marta. Tiramos algumas fotos para registrar a presença e colocamos o papo em dia. 

Dessa vez, nem alonguei e nem aqueci, pois não estava disposto a ficar encharcado antes de começar a corrida. Fiquei dentro do Shopping mesmo. Uma atração a parte foram os 2 terminais, a disposição dos atletas, que tiravam fotos na hora e gratuitas. Pena que quando eu vi a fila já estava enorme. 

Um pouco antes da largada fui me posicionar. Como na São Silvestre, foram colocadas placas para concentrar os atletas por pace, o que teoricamente ajuda bastante para uma dispersão mais rápida. Me posicionei no bloco de 5 min/Km, que seria algo próximo do meu objetivo. Encontrei ainda a atleta Maria Teresa, que estava de volta e com toda a disposição, depois de ter participado brilhantemente da Meia-maratona do Rio de Janeiro. 

Pontualmente às 8hs foi dada a largada. Mais de 1.100 atletas partiram para as provas de 5 Km e 10 Km. O percurso seria de uma volta para a prova de 5 Km e de duas voltas para a de 10Km, todo em terreno plano. Excelente para se bater record pessoal. Eu iria correr a prova de 10 Km. 

Para correr um pouco mais solto, procurei dar um pique nos primeiros Kms. Passei pela placa de 1 Km mais forte que o meu normal, 4min21s. Sabia que não ia durar muito. No 2°e no 3° km o ritmo caiu um pouco, mas me mantive abaixo dos 5 min/Km. O curioso é que depois me avisaram que havia uma vaquinha que participava da prova ditando o ritmo de 5 min/Km. Bem legal pra servir como referencial durante a corrida. 

Aquela vontade de desistir, que sempre ocorre nos Kms iniciais, foi sumindo aos poucos. Consegui ainda manter o pace do 4° e do 5° km pouco abaixo dos 5 min/Km, fechando a metade da prova com 23min40s. Um outro ponto positivo foram as sinalizações de Km, todas bem visíveis e precisas. 

Na passagem pelo meio da prova estava no limiar de conseguir o meu objetivo sub-50, pois nos 5 Kms finais a minha performance sempre cai. Já estava sentindo o cansaço da primeira parte e estava ficando difícil de conseguir manter um bom ritmo para o segundo trecho. Foi quando o meu amigo Sebastião chegou para me ajudar a manter um ritmo melhor. Correu comigo do 5o Km até o final da prova, me animando e não deixando meu ritmo cair. Fui correndo no meu limite, com o pace pouca coisa acima dos 5 min/Km. 

No último Km senti que poderia alcançar o meu objetivo sub-50. Levei até os 500 metros finais, respirei fundo e decidi gastar o pouquinho de energia que ainda me restava. Acelerei tudo que podia, e ainda alcancei mais dois atletas. Valeu a pena, e todo o esforço foi recompensado. Fechei o Km com 4min34s e a corrida em 48min32s. Além de conseguir ser sub-49, cravei o meu melhor tempo na distância de 10 Km. 

Só tenho que agradecer o meu amigo Sebastião que correu ao meu lado dando apoio e ditando o meu ritmo na parte final. Cheguei exausto, mas muito feliz. Cumpri meu objetivo pessoal. 

Na chegada, muita fruta, gatorade, água e a bonita medalha. Ainda enquanto conversava com os amigos o resultado com o meu tempo líquido me chegava via torpedo no celular. Isso que é tecnologia. 

Gostaria de ter mais provas com esse nível de organização aqui na região. Pra mim, nota dez em todos os quesitos: kit, chip, informações, estacionamento, percurso, alongamento, sinalização, pontualidade, pontos de hidratação, segurança, alimentação, estrutura, organização, tecnologia, resultado e ambiente. Só tem um problema: que não demore muito uma nova prova da Track & Field em Santa Catarina. 

A chuva parou um pouco. Vamos registrar a presença. 
Momentos antes da largada: mais de 1.100 atletas 
Falta muito pouco 
Pensa que é fácil, é ? 
Com chuva ou com sol estamos aí. Parabéns pessoal !!! 

Data: 12/09/2010
Hora: 8h00min
Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis / SC
Distância: 10 Km 

Inscrição: R$ 50,00 
Kit: Camiseta, boné, meia, protetor solar, squezze, cofrionho, polenguinho, chip e Número do peito 

Tempo: 48min32s
Pace: 4:51 min/Km 

Colocação: 28 de 51 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 175 de 371 (masculino)
Colocação: 187 de 472 (geral)

88°ª Meia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário