sábado, 2 de outubro de 2010

02/10/2010 - Mini Maratona Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis / SC

Mini Maratona Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis / SC 

Já fazia duas semanas que estávamos sem corrida na região. Para quem está viciado por esse esporte isso parece uma eternidade. Ainda mais saindo de uma belíssima prova como foi a da Track & Field. 

A corrida Mini Maratona Santos Dumont é bastante interessante, pois é realizada dentro da Base Aérea de Florianópolis, em uma área totalmente cercada e segura. Uma ótima oportunidade para os atletas e as crianças poderem contemplar um pouco as aeronaves estacionadas no pátio, e tirarem algumas fotos de recordação. 

No local da largada havia uma boa estrutura montada para receber os atletas, dentro de um ginásio de esportes. Dessa vez encontrei os amigos de corrida aos poucos e mal deu tempo de conversar e tirar as fotos, pois como o vento estava forte e trazia um friozinho todos partiram para o aquecimento bem cedinho. 

Pontualmente às 16 horas foi dada a largada. E ainda bem que não choveu, apesar do tempo feio. O percurso seria praticamente o mesmo do ano passado. Isso foi bom para podermos comparar a nossa evolução nesse período. Na época eu havia completado a prova em 55min10s. 

No início larguei sem ter muita noção se estava rápido ou mais lento que o normal. Procurei iniciar em um ritmo confortável para chegar bem ao pesadelo no final (mais tarde eu explico). O Sérgio e eu corremos juntos até o 2° km mais ou menos. Depois disso não consegui mais acompanhá-lo. Uma deficiência que tenho e preciso desenvolver é a “sustentabilidade” durante a corrida. Depois do 2° e 3° km não consigo manter o ritmo inicial e o meu pace vai aumentando. Consequentemente sou alcançado pelos outros atletas, e dificilmente passo alguém. 

Não consegui registrar as parciais da corrida, pois não havia placa sinalizando em qual Km estávamos. A minha orientação durante a corrida foi somente pelos tempos durante a prova. 

Os primeiros 8 Kms foram relativamente tranquilos, realizados em estrada praticamente toda plana. Muito bom para se correr. Somente no retorno, já próximo do mar, que pegamos um vento sul fortíssimo. Praticamente éramos jogados para o lado. Mas nada que comparado ao que ainda estava por vir. Eu lembrava que havia uma subida no final da corrida, mas que ela era tão cruel, não me lembrava mesmo. Já cansado de lutar contra o vento tivemos que encarar uma subida fora do comum, onde era mais vantagem andar do que fingir que corria. Haja energia no final da corrida. 

Mas pensei, se ano passado eu já havia conseguido superá-la, esse ano não poderia ser diferente. Cheguei ao topo quebrado, mas cheguei. Pegamos mais um trecho que mais parecia uma trilha e retornamos para completar a prova. Ainda bem que agora era a descida a nosso favor, porém com muita cautela para não sair rolando. 

Completei a corrida em 48min49s. Para a distância de 10 Km seria uma marca muito boa para mim, mas efetivamente conforme os registros do GPS dos amigos, meu Sportband e do Mapmyrun, a distância foi próxima de 9,7 Km. De qualquer forma também gostei do resultado, devido às particularidades do percurso e por ter abaixado mais de 6 min do tempo do ano passado. 

Rapidamente fui me hidratar, retirar a minha medalha e me despedir dos amigos, pois dessa vez eu tinha um compromisso logo em seguida. Não pude prestigiar a premiação dos amigos, que mais uma vez estão de parabéns. 

Fiquei bem feliz por ver a Sueli retornando depois de um tempo de recuperação por causa de uma lesão. Pelo jeito ela voltou muito bem, deixando a gente comendo bastante poeira ainda. 

Agora semana que vem temos a Corrida Rústica Crack nem Pensar, em Coqueiros. Até lá pessoal !!! 

Percurso
Base aérea de Florianópolis repleta de atletas 
Algumas das aeronaves ao fundo 
A mais imponente. Estava pra decolar mas eu não vi. 
Ufa... Cheguei 
Deu pra suar um pouquinho. Mário, Sergião e eu. 

Data: 02/10/2010
Hora: 16h
Local: Base Aérea Santos Dumont - Florianópolis / SC
Distância: 10 Km (9,7 Km) 

Inscrição: 1 Kg de alimento 
Kit: Número do peito 

Tempo: 48min49s
Pace: 5:02 min/Km 

Colocação: 8 de 12 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 96 de 127 (masculino)
Colocação: 99 de 144 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário