domingo, 17 de outubro de 2010

17/10/2010 - 1ª Corrida Rustica "Pela vida"

1ª Corrida Rustica "Pela vida" 


Está aberta a temporada de Corridas Rústicas em Santa Catarina. A partir de agora até o final do ano temos eventos praticamente todos os finais de semana. E em alguns teremos que escolher ou arriscar correr em dias seguidos. 

Acordar hoje para a corrida não foi fácil. Teve início o horário de verão e os relógios precisaram ser adiantados em 1 hora. Pra quem estava acostumado a acordar com o dia já bem claro, hoje no mesmo horário ainda estava meio escuro, convidativo para continuar na cama. 

Estava com uma certa ansiedade por esse corrida, pois como não havia alternativa para a distância de 10 Km decidi que seria essa a oportunidade para abaixar o meu tempo na distância de 5 Km para menos de 23 min. 

Apesar de ser pertinho de casa, cheguei cedo no local da corrida, e enquanto estava aguardando vejo alguém desesperado vindo ao meu encontro. Era o Nilton, que havia esquecido a carteira com todos os documentos em casa. O engraçado é que estávamos bem do lado do posto policial. Mas não deu nada. O Nilton conseguiu fazer a inscrição e posteriormente a Laura assumiria o volante (pelo menos até me despedir estava tudo certo). 

Enquanto aguardávamos a largada, já dava para notar que a disputa da categoria seria complicada. O Paulo da Praia do Caldeirão me deu umas orientações de corridas, como respiração e passadas. A largada ocorreu com um pequeno atraso, próximo das 9h20min. O percurso que teria exatos 2,5 Km seria realizado 2 vezes, totalizando os 5 Km. O terreno era conhecido e todo plano. 

Não havia placas sinalizadoras de Km e o referencial seria mesmo a 1ª volta, mas dessa vez eu não me lembrei de registrar essa passagem. Como a prova era razoavelmente curta, larguei um pouco mais forte que normalmente vinha fazendo. Queria ver se conseguia levar esse ritmo até próximo ao final da corrida. Mas apesar de 5 Km parecer pouco, correndo mais forte, cansa muito mais rápido também. 

Após ter feito algumas ultrapassagens no início da prova, não demorou muito para o pessoal começar a me alcançar novamente. Um dia ainda vou conseguir sustentar o meu ritmo. Estava determinado sim a melhorar meu tempo e a cada ultrapassagem sofrida tentava acompanhar o novo pace. Completei a primeira volta muito cansado e com vontade de desistir, mas como sabia que estava em um ritmo bom me concentrei em terminar bem a prova. Fixei o meu objetivo em uns 3 atletas que haviam me passado anteriormente e fui atrás. Mas quanto mais eu chegava perto eles abriam em seguida. Até que nos últimos 400 metros, decidi gastar as minhas últimas reservas de energia e conseguir um tempo melhor. E nos últimos 100 metros da chegada consegui ultrapassá-los. 

Novamente tinha chegado no meu limite, parei um pouquinho pra respirar e fiquei contente ao ver o registro no meu relógio de 22min48s. Era o meu melhor tempo nessa distância, e com reais 5 Km. Diminuí apenas 13 seg da minha última melhor marca, mas o importante é que cheguei na casa dos 22min. Está ficando cada vez mais difícil derrubar esses tempos. 

Aguardei as premiações. A Sueli conquistou o 1º lugar na classificação geral, o Paulo o 3º lugar na categoria, e o Itamar também foi campeão na categoria. Parabéns, pelas conquistas. 

Percurso
Graças a Marta que temos as fotos pra registrar aqui no blog. Muito obrigado. 
É aqui que eu treino: Beiramar de São José 
Mais um amigo fera chegando:Marcílio de Tubarão (campeão da categoria) 

Data: 17/10/2010
Hora: 9h00min
Local: Av. Beiramar de São Jose - próximo a Arena Multiuso - São José / SC
Distância: 5 Km 

Inscrição: R$ 10,00 + 1 Kg de alimento não perecível 
Kit: Número do peito e camiseta 

Tempo: 22min48s (record pessoal)
Pace: 4:34 min/Km 

Colocação: 7 de 9 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 37 de 62 (masculino) - aproximado
Colocação: 38 de 76 (geral) - aproximado

Nenhum comentário:

Postar um comentário