domingo, 20 de março de 2011

20/03/2011 - Meia Maratona Internacional de Florianópolis / SC

Meia maratona Internacional de Florianópolis / SC 

Após um ano da minha primeira participação em meia maratona lá estava eu para a 2ª Meia maratona internacional de Florianópolis. Se na primeira não havia conseguido meu objetivo de chegar com um tempo inferior a 2 horas (terminei em 2h2min), dessa vez a minha meta era um pouco mais ousada, chegar abaixo de 1h50min. 

Treinos longos para a preparação foram poucos devido à falta de tempo e as participações em corridas nos finais de semana. Minha preparação contou somente com uns 2 longos de 15 Km e 1 longo de 18 Km, nos últimos 2 meses. O restante dos treinos foram todos até 10 Km. 

A ansiedade era grande, pois sabia que até os 15 Km conseguia chegar, mas depois disso... 

Domingo de super lua cheia que se estendeu até próximo ao horário da largada. Acho que essa foi a vez que tive que acordar mais cedo para participar de uma corrida (ainda escuro). E foi por um bom motivo, quanto mais cedo o início, menos sol pegaríamos durante a corrida. 

Havia distâncias para todos os gostos: 5 Km, 10 Km e a meia maratona (pouco mais de 21Km). Cheguei cedo, pois sabia que o evento atraia atletas de várias partes do país e em cima da hora ficaria quase impossível achar lugar para estacionar. Aproveitei para retirar o chip sem pegar fila alguma. O kit foi entregue na véspera, contendo camiseta regata, squeeze e toalhinha. E para quem participou da primeira, o kit foi praticamente um repeteco, nem a camiseta mudaram. 

Ainda bem que cheguei cedo. Como é que pode um evento que envolve mais de 3 mil pessoas deixar a disposição somente 3 banheiros masculinos. Resultado: filas intermináveis. Só eu gastei 25 minutos aguardando. E não tinha jeito. Era melhor garantir. Saí direto de lá para a largada. 

A largada foi dada aproximadamente às 7h30min pelo padrinho da competição, Robson Caetano. Partiram mais de 1500 atletas distribuídos nas várias categorias. 

Percurso já conhecido. Partimos em direção ao túnel. Larguei mais na frente do que o normal para não ficar tão preso. Imaginei que tinha saído mais fraco que o normal, pois sabia que tinha que me poupar, mas passei pelo 1º km com 4min21s. O 2º km já foi mais normal em torno de 4min43s. Estava planejado correr os primeiros 10 Km por volta de 5 min/Km. Passei então pelo viaduto na entrada da ilha e tínhamos uma bela vista dos atletas quer formavam um bonito tapete colorido. Nesse ponto a placa de Km estava errada, pois não conseguiria nunca concluir o 3º km em menos de 3min. 

Depois disso as placas sinalizaram melhor, e até o 10º km alternei os paces entre 4:50 min/Km e 5 min/Km. Por volta 9o Km passávamos pelo ponto de partida, e recebíamos vários incentivos dos amigos e das pessoas que estavam assistindo. Dava até uma renovada no gás. Meus primeiros 10 Km foram concluídos em 58min54s. Melhor do que o esperado e estava razoavelmente inteiro. Nessa passagem eu já havia tomado um copo de gatorade e 2 copos de água, ou melhor, tentado tomar, pois foi mais pra fora que pra boca. 

Aí começou a parte solitária. Os atletas já estavam bem espalhados pelo percurso e em menor número, pois uma boa parte tinha participado das provas de 5 Km e 10 Km e já haviam terminado. 

Nos Km que se seguiram não quis forçar muito, e o meu pace subiu para mais de 5:10 min/Km. O sol também tinha colaborado para isso, pois ele se apresentou e ficou até o final da corrida. As placas de sinalização demoravam cada vez mais a aparecer. E foi o trecho em que mais fui ultrapassado. Mesmo assim, como nos treinos, até o 15º km foi razoavelmente tranquilo. Seguíamos em direção a UFSC, de onde retornaríamos para o ponto de chegada. Aproveitei para tomar um gel de carboidrato e repor um pouco das energias. Dessa vez não poupei na hidratação e tive sorte ainda de pegar as águas geladas e os gatorades ainda com gelo. Mas me parece que acabou faltando no final para vários atletas. 

Finalmente já estava na reta final da corrida, porém essa reta tinha ainda aproximadamente 6 Km. Entre o 15º e o 18º km parece que meu deu uma recuperada e apesar das pernas já acusarem cansaço fui levando em um ritmo bom, para a atual circunstância. 

A partir do 18º km é que a coisa foi ficando feia. O sol pareceu que esquentou mais, o tênis pareceu que encolheu, as pernas já ameaçaram dar cãibras, a respiração ficou bem mais difícil, as passadas encurtaram e a energia ja estava nas últimas reservas. Meu pace chegou a subir pra quase 6 min/Km. A essa altura apesar de saber que estava dentro do meu tempo objetivo até o momento, nem olhei mais pro cronômetro até o portal de chegada. 

Mas como é a nossa mente e o nosso organismo. Mesmo estando totalmente exausto, ao avistar o portal de chegada parece que ganhamos um fôlego e uma força extra. Ainda deu tempo para dar um sprint final e fazer umas últimas ultrapassagens, fechando a prova com o tempo de 1h47min09s. Nem acreditei que tinha conseguido o meu objetivo e ainda baixado quase 3 minutos. Felicidade total. Estou até gostando mais dos 21 Km. 

Recebemos na chegada uma garrafa de gatorade supergelado que desceu muito bem. Eu ainda tomei mais uns 5 copos de água. Frutas não tive a mínima vontade. Devolvi o chip, que demorei uns 5 minutos pra conseguir retirar, e recebi a medalha. Muito bonita, mas que não trazia nem a edição e nem a data, que julgo importantes pra registrar o evento. 

Todos os amigos chegaram e conseguiram cumprir as suas metas. Parabéns especial aos estreantes na meia maratona, Renato Ventura e Nilton Generini, que concluíram muito bem a prova. E também ao amigo Sebastião que ficou em 5º lugar na geral da prova de 5 Km e ainda recebeu o troféu da maratonista Márcia Narloch. Agora estão todos batizados e que venham mais meia maratonas esse ano !!! 

Largada dada pelo Robson Caetano 
Passagem pelos 10 Km, por enquanto tudo tranquilo 
Nesse dia estava me sentindo muito bem 
Momento da chegada registrado 

Local: Av. Beiramar Norte de Florianópolis / SC
Data: 20/03/2011
Horário: 7h30min 
Distância: 21,097 Km 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: camiseta regata, squeeze, toalha, número do peito e chip. 

Tempo: 1h47min09s
Pace: 5:05 min/Km 

Colocação: 36 de 101 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 229 de 639 (masculino) 
Colocação: 254 de 782 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário