domingo, 11 de setembro de 2011

11/09/2011 - Corrida Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - Florianópolis / SC

Corrida Track & Field Run Series - Shopping Iguatemi - Florianópolis / SC 

Após uma semana chuvosa que provocou vários cancelamentos de corridas, finalmente o sol voltou a brilhar em Santa Catarina e tivemos uma belíssima corrida da Track & Field Run Series. No início da semana tive até receio de que ela fosse cancelada também, mas mais uma vez a Track & Field mostrou a que veio e manteve a data do evento. 

Minha meta para esse ano era conseguir fazer os 10 Km abaixo de 47 min. No ano anterior eu tinha feito em 48min32s. 

Novamente contamos com a estrutura do Shopping Iguatemi para nos suportar quanto ao estacionamento, banheiros e concentração. Aliás, tudo muito prático para os atletas. Cheguei cedinho, por volta das 6:30, retirei o meu chip tranquilamente, aproveitei para tirar uma foto em um dos quiosques instalados na entrada do Shopping e em seguida fui encontrar os amigos. 

Praticamente todos os amantes do esporte estavam presentes, pois essa é uma das principais e melhores corridas de Santa Catarina. Antes da largada anda fui retirar mais uma camiseta dos “Loucos por corridas” com o pessoal da X3. Iria correr com ela. 

Por volta das 8 horas foi dada a largada com aproximadamente 1.000 atletas, distribuídos entre as provas de 5 Km e 10 Km. O percurso era o mesmo para as duas distâncias, mas na prova de 10 Km seriam duas voltas. Na largada me posicionei próximo do meu amigo Sebastião, que seria ritmista de 4:30 min/Km. Eu ia tentar acompanhá-lo nos primeiros quilômetros. Triste ilusão. Só o vi durante o primeiro Km, e olha que me esforcei. Fiz em 4:07 min, mas não tive como manter. 

Voltando a um ritmo mais realista consegui ainda fechar o 2º km em 4:31, mas depois o pace só foi aumentando. Como ainda tinha mais 8 Km pela frente fui diminuindo um pouco o ritmo para poder conseguir chegar até o final. No Km 2,5 ficava o retorno. A partir daí dava pra ter uma boa noção da quantidade de atletas que participavam da prova. Consegui manter o pace em 4:39 e 4:42 no 3º e 4º km, mas depois o bicho pegou. Cheguei para completar a primeira volta (5Km) já bem cansado, com o tempo de 22min49s, e com aquela sensação de que ainda tinha mais uma volta inteira pela frente. 

Tinha largado com a camisa de manga cumprida e nessa segunda parte comecei a sentir o efeito dessa escolha errada, pois o sol já atuava em cima de nós. Chega uma hora que tudo incomoda. Apesar de tentar sustentar o ritmo a duras penas não consegui, e os paces nos quilômetros que se seguiram aumentaram. A partir do 6º km, o joelho começou a ameaçar a doer e já estava me preocupando, pois nos deixa meio receoso nas passadas. Persisti um pouco nos quilômetros que se seguiram, esperando que a dor passasse no desenrolar da corrida. Realmente isso aconteceu, mas o meu ritmo até 9 º km ficou próximo de 4:50 min/Km. 

A essa altura eu já estava bem cansado, aliás, extremamente cansado. O Nilton Generini pode comprovar enquanto passava do outro lado da avenida. Ainda dei uma aceleradinha nesse último Km com a esperança de fazer o sub-47min. Esforcei-me tanto que passei pelo portal quase vomitando e foi por pouco. Tive que dar uma boa parada até me recuperar. Comer nem pensar. Cheguei mal mesmo. 

Só depois de vários copos de água e uma boa descansada fui voltando ao normal. O registro de tempo do percurso pelo meu relógio foi de 47min38s, registrando 10,11 Km. Nos 10 Km exatos havia cravado 47min10s, ou seja, fiquei por pouco mais de 10s do meu objetivo. Novamente, vai ter que ficar pra próxima. Mas agora os meus treinos vão ficar focados na maratona de Santa Catarina em 02 de Outubro. 

Loucos por Corridas
Largada 
Completando a primeira volta 
Quase chegando 
IFSC Reitoria com Luiz Felipe 

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis /SC 
Data: 11/09/2011
Horário: 8:00 Hs 
Distância: 10 Km (10,11 Km) 

Inscrição: R$ 77,00
Kit: Camiseta, boné, meia, barra de cereal, número do peito e chip. 

Tempo: 0h47min38s
Pace: 4:43 min/Km 

Colocação: 14 de 54 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 110 de 406 (masculino) 
Colocação: 127 de 537 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário