sábado, 8 de outubro de 2011

08/10/2011 - Corrida Coruja - Jurerê Internacional - FLN/SC

Corrida Coruja - Jurerê Internacional - FLN/SC  

Depois de uma semana de recuperação da Maratona da Caixa de Santa Catarina, decidi participar da Corrida Coruja meio em cima da hora. Estava na dúvida entre fazer 5 Km ou 10 Km. Como ainda não estava me sentindo 100% optei pela corrida de 5 Km mesmo. 

O objetivo dessa vez era terminar os 5 Km em menos de 23 min. Esse era o tempo aproximado que eu conseguia antes de começar a treinar para a maratona. 

Essa é uma das poucas corridas realizadas a noite aqui na região. Foi realizada em Jurerê com a largada realizada próximo das 20 horas. Caía uma pequena garoa no momento da corrida, mas que serviu mais pra refrescar do que prejudicar a corrida. 

Mais de 150 atletas, distribuídos nas categorias de 5 Km e 10 Km participaram do evento. Todos receberam o kit com uma camisa preta de manga comprida X3, uma pulseira luminosa e o chip. Achei estranho que somente os atletas dos 10 Km receberam o número do peito. Quem participou da corrida de 5 Km não tinha. Menos mal que tinha o chip para controle. 

Tentando cumprir o meu objetivo, larguei meio forte, imaginando que seria uma prova curtinha. Essa euforia não durou mais que os primeiros 2 Km, concluídos respectivamente em 4:14 e 4:29. A partir daí a minha corrida começou a ser extremamente sofrida. Tentando não diminuir o ritmo fui forçando a respiração, e o esforço se tornava castigante. 

A vontade de parar e descansar um pouco era enorme. Acho que não estava mais acostumado a correr nesse ritmo mais forte por conta da preparação para a maratona. No 3º km consegui concluir com 4:47. Com isso já ficaria difícil conseguir o meu melhor tempo nessa distância, ainda mais que já me sentia exausto. 

Normalmente nesses momentos finais da corrida eu conseguiria dar uma forçadinha e melhorar um pouco o pace, principalmente no último Km, mas dessa vez não teve jeito. Não estava com condições nem de dar um sprint final. Fechei o 4o Km com 4:54. A partir daí só faltaria mais 1 Km que acabou sendo mais rápido do que eu imaginava, pois foram somente mais 500 metros. Ou seja, o percurso tinha no total 4,5 Km. 

Tinha ficado contente com o meu tempo de 20min50s, excelente pra mim se fossem exatos 5 Km. Mas depois confirmei com o Garmin os 4,5 Km. O pessoal chegava comemorando os excelentes tempos, mas essas diferenças aproximadas de 0,5 Km e 1 Km nas distâncias nas provas de 5 Km e 10 Km respectivamente, são bastante significativas e fazem a diferença. Minha projeção de tempo para os 5 Km ficaria em torno de 23min18s. 

Aguardei a premiação do pessoal e os sorteios. Eu não tive sorte, mas o nosso amigo Mário ganhou um tênis novinho no sorteio. Que beleza. Um dia chega a minha vez. 

Já nas premiações, ao invés dos tradicionais troféus, foram dados certificados e uma pena simbolizando a pena da Coruja. Apesar de ser original, causou uma certa decepção entre os participantes. Acho que os troféus, como descrito no regulamento, teriam sido mais bem aceitos mesmo. Além disso, foi sentida a falta de premiação e número de peito para a categoria de 5 Km, como nas outras edições. 

Objetivo não cumprido, apesar de um percurso bastante favorável e plano. Agora vai ficar para a próxima. 

Fila para retirada do kit 
Pessoal do IFSC - Luiz Felipe e Queiroz 
Depois da chegada  

Local: APCEF/SC - Jurerê 
Data: 08/10/2011
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 5 Km (4,5 Km) 

Inscrição: R$ 37,10 
Kit: Camiseta X3 manga longa, pulseira luminosa e chip (Não teve número do peito para os 5 Km) 

Tempo: 20min50s
Pace: 4:38 min/Km 

Colocação: 03 de 08 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 16 de 51 (masculino) 
Colocação: 17 de 91 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário