sexta-feira, 18 de março de 2016

13/03/2016 - Meia maratona Caixa de São José / SC

Foto: Focoradical
Meia Maratona Caixa de São José

Fotos da Corrida FB (Corre Brasil)

A Meia maratona Caixa de São José marcou o início da minha temporada de provas longas. Desde o início do ano não tinha participado de provas acima de 6 Km. O calor me castiga muito. Nessa oportunidade também teve as distâncias alternativas de 5 Km e 10 Km, mas preferi fazer os 21 Km para poder comparar o desempenho com o ano anterior, em que completei a prova em 1h44min12s.

Por causa das pendências das premiações prometidas no ano anterior o evento teve a sua credibilidade um pouco abalada, principalmente junto aos atletas de elite. Porém, com a entrada da Corre Brasil na organização o evento teve um resgate da imagem e um significativo aumento no número de atletas, uma vez que a Corre Brasil é uma organizadora de corridas conhecida e já tradicional em Santa Catarina.

A retirada do kit foi na véspera na Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José, local também da largada da prova. O kit teve como diferencial um número de peito que não precisava de alfinetes, baseado em adesivo. Particularmente não acreditei muito no seu funcionamento, pois sempre suei bastante e dificilmente a cola se manteria durante a corrida. Acabei prendendo o número com alfinetes, mas aguentou por poucos quilômetros. Não sei até agora se com a cola se manteria.

A minha expectativa para essa meia maratona era baixar o tempo do ano passado. Algo perto de 1h43min já estaria muito bom. Sabia da dificuldade do percurso a partir do 13º Km, por isso tentar brigar por um sub-1h40min seria muito difícil e muita ousadia minha.

Apesar da largada ser bem perto de casa fui cedinho e de carro, pois estava levando também os kits da Adriane e de um amigo corredor que veio direto de Campinas-SP para participar da prova, Bruno Ferraz. O Bruno chegou cedinho, mas a Adriane chegou em cima da hora e quase perdeu a largada.

A grande maioria dos amigos corredores estavam presentes, ou para participar ou para assistirem e prestigiarem os atletas. As assessorias de corridas também marcaram presença em peso. Um item que ficou prejudicado pelo número de participantes foi a falta de banheiros químicos. Havia o container-banheiro da beira mar e os banheiros da Fundação, mas não foram o suficiente. Eu mesmo tentei ir em alguns deles, mas a fila estava gigantesca. Desisti e acabei correndo sem tirar a água do joelho.

A largada ocorreu um pouco depois das 7:30 e foi simultânea para todas as distâncias. A temperatura estava agradável, mas um solzinho estava presente. O primeiro trecho foi comum a todos, saindo em sentido Florianópolis, passando o portal da divisa com São José, e retornando pela Av. Presidente Kennedy. Procurei seguir conservador nesse início.

A Av. Presidente Kennedy estava com uma faixa fechada para os atletas e todos seguiram no sentido do Centro Histórico de São José. Os atletas das distâncias de 5 Km e 10 Km fizeram o retorno um pouco antes no Bistek supermercados, voltando pela avenida beira mar de São José. Quem fez 5 Km fechava na 1ª volta e quem fez os 10 Km abriam uma 2ª volta pelo mesmo percurso.

O retorno para a meia maratona foi um pouco mais a frentedo Bistek, próximo do Centro Histórico, e já pegando as primeiras elevações. Retornamos também pela avenida beira mar e abrimos a 2ª volta, repetindo o percurso inicial. Como tinha saído mais contido estava me sentindo bem e já começava a acompanhar e alcançar alguns amigos referência de pace.

Não dispensei os copos de água em nenhum dos postos de hidratação. Bebia metade e jogava a outra metade da água na cabeça pra refrescar. Ah, levei gel de carboidrato, mas nem lembrei de tomá-los. Acabei fazendo toda a prova sem.

Nessa 2ª volta estava correndo junto com o amigo James, praticamente no mesmo ritmo, com quem fui praticamente até o final da prova. Em seguida também encontramos o Roberto e seguimos os três por um bom trecho. Seguimos reto no sentido da Palhoça, passando agora em frente ao Centro Histórico de São José. Enquanto os amigos puxavam um pouco eu me segurava, pois sabia que após o 13º Km começariam vários morrinhos. Lembro que no ano passado tinha sofrido muito por lá e não queria repetir.

Garmin - Meia maratona Caixa de São José

Ao contrário do ano passado, seguimos reto pela Av. Frederico Afonso em sentido Orionópolis. Eu particularmente simpatizei mais com essa inversão do percurso na parte da Ponta de Baixo. Consegui não ter muita variação e quebra de ritmo durante a prova. 

Próximo do Orionópolis, quase iniciando o trajeto de volta, teve um posto de hidratação com isotônico (em copo) e um leitor de chip para controle com um staff anotando o número dos atletas que passavam. Muito bom para pegar os espertinhos cortadores de caminho.

A volta da Ponta de Baixo foi sofrida como sempre, entre altos e baixos, mas consegui não deixar escapar muito dos 5 min/Km de pace, mesmo nos trechos mais complicados. Já passando pelo Centro Histórico novamente emparelhou comigo a amiga Fabi, também do IFSC. Eu já estava meio acomodado não querendo fazer mais grandes esforços. Mas acabei embarcando no ritmo forte dela junto com o Kiko até próximo da chegada.

Faltando pouco menos de 1 Km da chegada, já na Av. beira mar, a Aninha me esperava para me acompanhar e dar aquela força final. Ela tinha feito a prova de 5 Km, ficando entre as Top 20. Isso foi bem motivador a essa altura da prova em que eu já me encontrava no limite das minhas forças. Consegui fechar esse último quilômetro forte, com pace de 4:36 min/Km.

Concluí a meia maratona com tempo líquido de 1h40min39s. Tempo bem abaixo da minha expectativa. Antes da prova eu achava que essa marca seria impossível para as atuais condições e me deixou bastante satisfeito. Agora já tenho um novo desafio nessa prova para o ano que vem, ser sub 1h40min.


Percurso 2016 (21,20 Km)

Na chegada uma boa estrutura nos aguardava. Recebemos a bonita medalha. Me hidratei bastante com água, isotônico e melancia. Fiquei até inchado de tanto líquido. Depois de descansar um pouco fui assistir a chegada dos amigos, alguns estreando na meia maratona.

Em seguida teve a entrega da premiação de todas as distâncias. Ficamos lá pra assistir. Muito legal ver a amiga Luísa sagrar-se campeã na prova de 10 Km novamente. Chegou com bastante folga. Está correndo como nunca. Parabéns, Lu !!!

De um modo geral o evento foi excelente, resgatando a credibilidade junto aos atletas. Vários postos de hidratação, inclusive com isotônico, boa sinalização, distância aferida, uma boa estrutura na chegada com massagens da Elementos Massoterapia, café 3 corações feito na hora, e barracas de produtos esportivos. Até o percurso eu achei melhor. Essa meia maratona veio para ficar !!!

Retirada do kit com o amigo Giovani Martinello e o Gabi
 Quase todos os amigos presentes. Gabriel Gadotti estreando na Meia !!!
A amiga e jornalista Helena Vidal do Blog Correndo de Bem com a Vida 
também veio prestigiar o evento. Muito legal revê-la !!!
Foto: Andrea Ferrazza
Av. Pres. Kennedy ainda na 1ª volta. Tudo tranquilo !!!
Foto: Helena Vidal
Passagem na 1ª volta com o James. Corremos juntos quase toda a Meia
Foto: Focoradical
Na 2ª volta pela Av. beira mar de São José. Segurando o número porque no 8º Km ele caiu

Foto: Flávia Lapolli
Começaram as subidas. Com Roberto e seu Marino.

Foto: Focoradical
Voltando pela Ponta de Baixo no trechinho de praia. Passei do ponto, mas não perdi a foto.

Foto: Focoradical
A Aninha me acompanhou e foi dar aquela força na reta final
Com o amigo Ademar, completando mais uma maratona.

Gostei da medalha

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 13/03/2016 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,2 Km) 

Inscrição: R$ 50,00 no 1º lote (cortesia)
Kit: Número do peito, sacola, camiseta, caixinha de achocolatado, água de côco, pote de atum e chip descartável.  

Tempo: 1h40min39s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 010 de 044 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 083 de 293 (masculino)
Colocação: 090 de 368 (geral)

2 comentários:

  1. Sensacional, amigo, PARABÉNS !! Ivana (sai do gmail, por isso colocando assim, como anônimo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga !!! Ainda bem que você avisou quem era...rs. Abraço.

      Excluir