quinta-feira, 1 de março de 2018

25/02/2018 - 22ª Corrida Tradicional da Praia da Pinheira - Palhoça/SC

22ª Corrida Tradicional da Praia da Pinheira - Palhoça/SC


No início do ano não temos muitas corridas em asfalto e novamente fomos correr nas areias da praia. Dessa vez na Praia da Pinheira, localizada no município de Palhoça/SC, mesmo local da recente Corrida de Revezamento da Ponta do Papagaio.

Essa prova completou a 22ª edição, sob organização do Totó. Descobri depois que esse foi o motivo da premiação com troféus ter sido diferente do tradicional, contemplando os "22" primeiros atletas, tanto do masculino como no feminino. Não teve premiação por categorias de faixa etária, dificultando a vida dos mais velhos.

Eu e a Aninha fomos pra o local da largada logo cedo, chegando um pouco antes de 8:00, para garantir um lugarzinho próximo para estacionar. A largada estava prevista para acontecer às 10 horas. Um pouco tarde para essa época do ano que está muito quente e a praia já fica cheia de banhistas.

A retirada do kit foi feita horas antes da prova e outra curiosidade é que não teve número do peito e nem chip de controle. Era somente a camiseta regata, cuja a utilização era obrigatória durante a corrida para receberem a medalha no final e a possível premiação.

Aos poucos os corredores foram chegando e até teve fila para a retirada da camiseta. Eram cerca de 200 atletas, com vários grupos de corridas e os velhos amigos de sempre. Acredito que tenha sido um recorde no número de inscritos nessa Corrida da Pinheira.

Inicialmente teve as corridas infantis para todas as faixas etárias. Em seguida, teve uma corrida para os pais e mães iniciantes, com um percurso de cerca de 400 metros. Legal para incentivar os pais presentes. A esposa (Rita) de um colega de trabalho (Edson), venceu essa corrida das mães iniciantes, e olha que ela tinha ido só pra acompanhá-lo para a prova principal !!!

A distância da prova principal era de 5 Km, saindo da ponta da Praia da Pinheira, indo até próximo do Hotel do Espanhol e retornando. E às 10:15 Hs, sob um sol intenso, foi dada a largada, com praticamente todos os atletas usando a camiseta da prova.

Como a premiação era somente para a geral nem me posicionei muito à frente para largar melhor e aproveitei para sair filmando um pouco esse início junto da Aninha e do meu amigo Edson.

Entretanto, durante a prova a gente sempre quer fazer o melhor. Procurei então aumentar o ritmo e ao invés de ficar desviando fui cortando as ondas que cruzavam a minha frente. Nesse início a faixa de areia mais dura pra correr ficou pequena com tantos atletas, e além disso a praia já estava cheia. Meu pace do 1º Km ficou em 4:21 min/Km.


Logo me cansei pelo forte calor que fazia e já avistava os primeiros colocados voltando. Como assim? Nem tinha completado meu 1º Km e a elite já estava chegando ? Será que eu estava correndo tão mal assim ? Talvez o percurso tivesse mudado, pensei. Segui em frente e fui contando mais ou menos uns 50 atletas à minha frente.

Não demorou e cheguei no retorno. Nesse ponto estava sendo entregue um bastão para cada atleta. Era para garantir que nenhum espertinho cortasse caminho e voltasse antes. Era necessário apresentá-lo na chegada para a retirada da medalha. Dei uma conferida no Garmin e a distância apontava 1,3Km. Não iria chegar nem perto de 5 Km, pois a volta seria o mesmo percurso da ida.

Não teve posto de hidratação no percurso da prova. Em provas de 5 Km eu geralmente nem bebo água, mas diante do sol e calor intenso era importante pelo menos um posto de hidratação para os atletas, principalmente os mais iniciantes.

Na volta eu fiquei até mais aliviado, pois a sensação de cansaço era de ter corrido os quase 5 Km. Avisei a Aninha, que vinha do outro lado, sobre a distância. Como percebi que a prova terminaria rápida mantive o ritmo mais forte, fechando o 2º Km com pace de 4:28 min/Km. Em areia nunca tinha feito esses paces antes.

Próximo da chegada já estava bem mais complicado para desviar das pessoas na praia e dos barcos ao redor. Nem deu pra dar um sprint final, pois o gás tinha acabado. Foram 11min42s de corrida intensa e em ritmo de tiro. O meu Garmin registrou a distância total de 2,59 Km.

Segundo a organização, por problemas técnicos, o veículo que levava a estrutura para o ponto de retorno, não conseguiu chegar ao local correto, tendo que ficar bem antes. No meu caso não afetou muito, mas para alguns atletas de ponta isso prejudica a estratégia da prova.

Retirei a medalha rapidamente, me hidratei um pouco e fui ver a chegada da Aninha, que veio logo em seguida. Já se formava uma fila na chegada, com os atletas tendo que voltar pra entrar na fila.

Para fazer o controle das premiações os 22 primeiros colocados do masculino e feminino receberam um papel com a sua posição, devendo apresentá-lo no momento do anúncio do pódio. Os demais concluintes ficaram sem saber suas colocações. Pela minha contagem visual devo ter ficado próximo da 40ª colocação geral e a Aninha na 24ª colocação no feminino.

Particularmente não gostei desse sistema, pois sem número de peito e sem chip de controle, não temos o resultado individual, nem tempos oficiais, e até a busca pelas fotos da corrida depois fica complicada, sem a numeração. Os atletas gostam de verificar o seu desempenho e saber como foram.

A premiação com troféus foi um grande círculo com os 22 primeiros atletas tanto no masculino como no feminino, cada um se apresentando individualmente. Foi relativamente rápida. Depois foi só aproveitar um bom banho de mar para dar uma refrescada e curtir um bom almoço de frutos do mar no restaurante por quilo ali em frente, Cozinha da Mamma.

Percurso 5 Km (2,59 Km)
Rumo à praia da Pinheira

22ª Corrida Tradicional da Praia da Pinheira - Palhoça/SC

Alguns amigos presentes
 Só no aquecimento
Largando debaixo de um solzinho caprichado
 Aninha correndo feliz quase chegando
(Foco Radical)
  Metendo o pé na água
(Foco Radical)
Final de prova com as medalhas e pegando uma sombrinha
Entrega da premiação feminino

Medalha em acrílico
Troféus

Local: Praia da Pinheira - Palhoça/SC
Data: 25/02/2018
Horário: 10:00 Hs  (10:15 Hs)
Distância: 5 Km (2,59 Km)

Inscrição: R$ 34
Kit: Camiseta regata. Não teve número de peito e chip.

Tempo: 11min42s
Pace: 4:32 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb 3

Colocação: Não teve
Colocação: Não teve
Colocação: Não teve

2 comentários: