domingo, 22 de maio de 2011

22/05/2011 - Corrida Pedra Branca para Empresas - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca para Empresas - Palhoça / SC 

Mais uma vez a Sports Do nos brinda com um excelente evento realizado na cidade de Palhoça: a Corrida Pedra Branca para Empresas. Já havia feito e pago a minha inscrição quando acabei ganhando outra nos sorteios do twitter. Acabei incentivando a participação de um colega de trabalho que prontamente aceitou o desafio. 

Para ter uma maior quantidade de participações foram disponibilizadas várias categorias que totalizavam 12 Km de percurso: individual, duplas e quartetos. Uma iniciativa muito boa. 

Participei dos 12 Km na categoria individual que se daria completando quatro voltas por dentro do condomínio Pedra Branca. 

Quem estreou na corrida, alem do meu colega de serviço Luiz Felipe, foi a nossa grande amiga, fotógrafa e agora corredora Marta Ventura, que participou da corrida de revezamento em dupla e chegou muito bem. 

Ao contrário da corrida anterior realizada em março, tivemos um lindo dia de sol. A largada foi dada aproximadamente às 9 horas, com cerca de 300 atletas tanto no individual como nas duplas e nos quartetos. Muitos atletas vindos de academias e assessorias esportivas de várias cidades do estado. Achei muito legal. No total participaram uns 500 atletas. 

Largadas assim geralmente são bastante tumultuadas, por isso tratei de me posicionar mais a frente. Consegui sair sem muitos atropelos e estava programado para fazer um ritmo confortável na primeira volta para conhecer o percurso. Quem disse que consegui. Naquela empolgação fechei os primeiros quilômetros em 4:22 / 4:30 / 4:15 (esse último quilômetro da volta muito duvidoso). 

Novamente paguei caro pelo começo forçado, e na segunda volta os tempos já subiram bastante: 5:04 / 4:41 / 4:41, e foi dando aquela vontade de desistir. Por essas parciais já consigo perceber como o meu rendimento vai caindo após um começo mais forçado. Mais de 40 segundos em um mesmo trecho de 1 Km. No final dessa segunda volta o Renato me alcançou e já estávamos bem próximo da Milena, que está cada vez mais rápida. Nesse momento conseguiram tirar uma foto bem legal enquadrando nós três. 

Iniciando a terceira volta, o rendimento caiu mais ainda, e o tempo do primeiro Km da volta saltou para 5min18s, seguido de 4:57 / 4:41. Isso se deve principalmente pelos morrinhos dessa parte do percurso. A essa altura o organismo começa a se acostumar e a vontade de desistir vai diminuindo de intensidade. 

Finalmente, na última volta meu tempo do primeiro quilômetro subiu mais um pouco, indo a 5min25s. Como já havia completado os 10 Km decidi então dar uma acelerada pra tentar fechar um pouco melhor a prova. Consegui passar pela Milena e fui tentando seguir mais forte, fechando em 4:49. Nos últimos duzentos metros, depois de muito sacrifício, consegui emparelhar com o meu amigo Renato. E acabamos terminando a corrida juntos. O tempo registrado foi de 57min19s, e esse último “quilômetro” do trecho foi de 4min23s. Fiquei contente por completar o percurso em menos de 1 hora. 

Posteriormente, segundo informações de GPS de amigos verificou-se o registro de 11,47 Km de percurso, e não os 12 Km. Por isso o último Km de cada volta estava baixo demais. 

Na chegada, uma excelente recepção com várias frutas, água e muito isotônico gatorade. Entreguei o chip, retirei a medalha de participação e tirei um foto que estavam oferecendo para os atletas. Legal que a foto seria entregue gratuitamente em seguida para os atletas. Até nisso os organizadores se preocuparam. Além disso, tivemos as já tradicionais fotos pós-corrida com a turma. 

Excelente evento e muito boa a organização. Tomara que tenhamos outra em breve. 

Nilton, Bruninho, Sebastião e eu. 
E o pessoal apareceu em peso 
Primeira volta
Na segunda volta o gás já estava acabando. 
Participação total. E, parabéns Marta.
Com cara de cansado, mas com o medalha.

Local: Show Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 22/05/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 12 Km 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Número do peito, squeeze, camiseta dry-fit, sacola ecológica e chip. 

Tempo: 57min19s
Pace: 4:47 min/Km 

Colocação: 15 de 25 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 73 de 144 (masculino) 
Colocação: 74 de 181 (geral) 

domingo, 15 de maio de 2011

15/05/2011 - 1ª Meia-maratona de Balneário Camboriú / SC

1ª  Meia-maratona de Balneário Camboriú / SC 

Domingo, 15 de maio, 4 horas da manhã e o despertador toca. Dia da 1ª  Meia maratona de Balneário Camboriú. O tempo estava chuvoso e o frio já começava a castigar. Levantar ou não levantar ? Que preguiça, danada !!! É claro que tinha que levantar. Tomei um banho quente, tomei o meu café tradicional antes da corrida e parti rumo a cidade de Balneário Camboriú. 

Durante todo o trajeto para Balneário Camboriú choveu, e chegando lá, percebi que a chuva não iria nos dar trégua dessa vez, e foi o que aconteceu. Por causa dela a corrida teve um atraso de aproximadamente 45 minutos. Muitos atletas chegando mais tarde. Ainda bem que conseguimos um abrigo nas instalações do Parque Unipraias. Com isso já havia conseguido retirar o kit, que estava bem legal. 

Mais de 500 atletas participaram do evento nas várias modalidades: meia-maratona, corrida de revezamento, 5 Km, marcha atlética. Tenho certeza que a chuva assustou muita gente, uma pena. 

Meu objetivo para a prova era abaixar meu último tempo da meia-maratona de Florianópolis que havia sido de 1h47min, em março desse ano. Já imaginava ser difícil por não ter treinado tanto longas distâncias e pelo percurso apresentar um morro de tirar o fôlego. 

Larguei determinado a cadenciar o meu ritmo por volta de 5 min/Km, sem me esforçar muito no ínício, e estava indo bem, cumprindo o planejado. Nessa primeira parte corremos por toda Beiramar de Balneário Camboriú no asfalto todo plano, e as minhas parciais nos primeiros cinco quilômetros foram: 4:38 / 4:49 / 4:51 / 4:45 / 4:47. 

Acho bem legal quando temos as placas de sinalizações. Ajudam bastante no gerenciamento da corrida, principalmente em grandes distâncias. Após o 5º km chegou o tão esperado e temido morro (acho que o nome é morro da Rainha). Meu pace subiu para 5:42/Km. Não andei, mas fui tão lerdo quanto. Todo mundo aproveitando para me ultrapassar. Passado o morro, começou a descida, recuperei algumas posições e novamente entrei no meu pace objetivo, correndo praticamente constante até o 11º km, com os paces de 4:56 / 4:50 / 5:00 / 5:00 / 5:00. Não sei até agora como consegui correr o 9º, 10º e o 11º  km cravados em 5 min/Km. 

A essa altura já estávamos próximos da cidade de Itajaí, e iniciava o retorno em direção a Barra Sul de Balneário Camboriú. Mais ou menos nesse ponto estava sendo feito a troca no revezamento. E a chuva, ainda nada de parar. Continuava firme e forte. Com metade da prova completada, começou a bater o cansaço e aos poucos fui sentindo que o rendimento estava caindo. Com algumas placas de Km erradas tinha até batido um desânimo maior, pois havia registrado o último Km em 6min56s. Sorte que na indicação seguinte registrei o Km com 3min17s. Na média ainda estava razoável. 

Agora chegava novamente o trecho do morro, só que dessa vez eu já estava bem mais cansado. Insisti em não ceder a caminhada. Mas mesmo assim os tempos aumentaram e muito, passando da casa de 6 min/Km – 6:33 / 6:21. Após muito sacrifício ladeira acima respirei aliviado e segui rumo aos últimos 6 Km. A esse altura já não estava mais pensando qualquer objetivo de tempo. A minha preocupação era conseguir terminar. Esse finalzinho pra mim sempre foi o mais complicado, pois as pernas já não são as mesmas. Tudo vai ficando mais duro e dolorido. 

Ainda consegui virar o meu último quilômetro nos 5 min. Depois disso, foi subindo 5:13 / 5:20 / 5:18. Em algum desses quilômetros mais altos o Renato e mais alguns atletas passaram por mim. Até pensei em tentar acompanhar o Renato e voltar ao ritmo de antes, mas desisti da idéia, pois mal estava conseguindo me manter. Nos dois últimos quilômetros, que demoraram uma eternidade, ainda consegui aumentar um pouco o ritmo (5:09 / 5:03), mas dessa vez, não tive forças para um sprint final. Cheguei, definitivamente me arrastando, concluindo a prova com o tempo de 1h48min42s. Acima do esperado, mas mesmo assim contente com o resultado. 

Muito isotônico para recuperar, entrega do chip e recebimento da medalha e de mais uma camiseta. Missão cumprida com mais uma meia-maratona no currículo (4ª). Pose para fotos finais, e direto pra casa pra tomar um banho quentinho. Nem deu pra ficar muito, pois continuou chovendo !!! 

Aquecendo um pouquinho 
Grupo reduzido, mas sempre presente 
Com atraso de mais de 30 minutos estamos prestes a largar 
Recuperando as energias. Estava difícil até de segurar a medalha. 

Local: Av. Atlântica 6006 - Parque Unipraias – Barra Sul
Data: 15/05/2011
Horário: 8h00min 
Distância: 21,097 Km 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Número do peito, squeeze, camiseta regata, boné, hidratante e chip. 

Tempo: 1h48min42s
Pace: 5:10 min/Km 

Colocação: 18 de 32 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 148 de 235 (masculino) 
Colocação: 163 de 283 (geral) 




º 










sábado, 7 de maio de 2011

07/05/2011 - Corrida Rústica da Polícia Militar - FLN / SC

Corrida Rústica da Polícia Militar - FLN / SC 

Tradicionalmente nessa época do ano ocorre a Corrida Rústica da Polícia Militar de Santa Catarina, porém há menos de uma semana não havia nada programado ainda no calendário de corridas. Em tempo recorde ela foi anunciada e divulgada. Imaginei inicialmente que não teriam muitas participações, mas me enganei. Acredito que foi uma das edições com mais participações. Melhor assim. 

O tempo ajudou bastante, ao contrário do ano passado. Cheguei ao local da largada, na Praça dos Bombeiros, com uma hora de antecedência, imaginando que ainda estaria bem tranquilo, sem muita gente. Mas para minha surpresa, havia fila de dar volta para fazer a inscrição. Eram os policiais militares em peso que iriam participar da corrida. Ainda bem que a fila dos “não policiais militares” era a menor. Em compensação tínhamos que pagar. 

Com tantas inscrições a corrida atrasou. Inicialmente estava prevista para começar às 16hs, porém a largada só foi dada às 16h30min aproximadamente. Começou com uma volta de apresentação pela praça. Mais de 350 atletas ganharam as ruas do centro da cidade, partindo em direção a Beiramar de Florianópolis. O percurso foi praticamente o mesmo do ano passado, alterando somente na parte final. 

Dessa vez eu decidi sair um pouco mais moderado pra não cansar tão rápido, mas está difícil achar o ponto de equilíbrio. Durante o percurso a gente acaba se empolgando, ainda mais quando encontramos descidas convidativas. 

Não consegui marcar as parciais, pois não havia placas de sinalizações, mas fui em ritmo mais leve que na última corrida, sofrendo um pouco menos. À medida que chegávamos mais próximo do Beiramar Shopping o trânsito ia piorando. Também, era véspera do dia das mães e boa parte das ruas interditadas por causa da corrida. Ainda bem que apesar de alguns motoristas mais nervosos, tudo correu bem. 

Enquanto corríamos pela Beiramar estava tudo muito tranquilo, mas como “tudo que desce tem que subir” (pelo menos em corridas com largada e chegada no mesmo lugar), começaram os trechos de subida. Como de costume fui sofrendo várias ultrapassagens. A impressão que dava é que eu estava em “slow motion”. Só conseguia me recuperar um pouco nos trechos mais planos, mas mesmo assim muito pouco. 

Passado a parte mais crítica chegamos a Av. Mauro Ramos, a Av. Hercílio Luz e a Praça XV. Nesse ponto vim junto com o seu Ademir Irineu, um senhor que corre muito, e passamos pelo nosso amigo Sebastião, que estava acompanhando o seu irmão. Faltava pouco para a chegada. Já estávamos na reta final, ou melhor, na subida final. Arrastei-me mais um pouco e depois dei um sprint final pra recuperar algumas posições. 

Concluí a prova em 36min10s, contra os 37min07s do ano passado. Deu pra melhorar um pouquinho. A distância deve ter sido praticamente a mesma (7,64 Km). Fiquei contente por ganhar a camiseta que foi oferecida aos cento e poucos primeiros atletas. Pena que a medalha não foi alusiva ao evento, mas no geral foi muito legal pela grande participação dos atletas. 

Preparação 
Aquecimento 
Largada 
Foto oficial pós-corrida 

Local: Praça do Bombeiro - Centro - Florianópolis / SC
Data: 07/05/2011
Horário: 16h00min 
Distância: 7 Km (7,64 Km) 

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Número do peito 

Tempo: 36min10s
Pace: 4:44 min/Km 

Colocação: 9 de 15 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 93 de 337 (masculino) 
Colocação: 99 de 367 (geral) 

domingo, 1 de maio de 2011

01/05/2011 - 2ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

2ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC 

Aguardava ansioso por essa corrida. Com o percurso programado inicialmente igual ao ano anterior, eu buscava melhorar o meu tempo em pelo menos 5 minutos. Na última edição tinha feito em 51min29s, me recuperando de uma dor nas costas que incomodava. 

Momentos antes da largada foi anunciada a alteração do percurso. A corrida que seguiria pelas duas principais avenidas da cidade: Atlântica e Brasil, ficou restrita à Av. Atlântica somente, pois caso contrário o congestionamento se tornaria em um caos. 

Não havia tantos atletas como na última edição, pois o final de semana foi cheio de corridas pelo estado, nem por isso deixou de ser um grande evento e uma festa pelas ruas de Balneário Camboriú. 

As corridas com largada às 16 horas são meio complicadas para mim. Geralmente nos finais de semana nos dedicamos a comer um pouquinho mais, além de exagerar um pouco nas comidas mais pesadas. Mas lá estávamos nós. 

Para o percurso de 10 Km seriam duas voltas, saindo da Praça Tamandaré em direção a Barra Norte e retornando. 

Na largada me empolguei um pouco, saí forte junto com o pessoal de elite (mas só os primeiros metros). Paguei caro, e no final do 2º km já estava com a língua de fora. Não aprendo. O duro é que depois que você sai forte não tem como compensar e toda a corrida fica comprometida. Meu 1º km fechei em 4:22 e o 2º em 4:40. A partir daí começou a decadência. Nem diminuindo o ritmo consegui voltar ao normal. E a corrida foi ficando sofrida. Daquelas que a gente quer pedir pra sair. 

O interessante da prova é que durante todo o percurso havia gente assistindo, pois estávamos correndo pela principal avenida da cidade, com vários prédios, restaurantes e praia ao redor. Os únicos que não devem ter gostado muito eram os motoristas que por causa da corrida enfrentaram um bom congestionamento. 

O pace, após o retorno da primeira volta começou a aumentar 4:47, 4:52, 4:58 e não abaixou mais. Isso foi na primeira volta. Sinceramente acho que deveria ter participado da prova de 5 Km e ficado por aqui. Abri a segunda volta já bem mais cansado e não estava conseguindo manter o ritmo abaixo de 5 min/Km, e assim foi subindo 5:08 / 5:04 / 4:59. O esforço para chegar ao final foi enorme. Como me custou essa saída mais forte no início. Nem o sprint final consegui dar dessa vez. 

Consegui concluir a corrida com o tempo de 43min03s. Bem abaixo do tempo que eu queria. Pena que o percurso e a distância ficaram menores também (9,1 Km segundo GPS de amigos). Mas no final até que não foi tão desastroso. 

O destaque na premiação ficou para nosso amigo Nilton Generini, que conquistou mais um troféu na categoria, e que foi bastante comemorado por todos. É isso aí, Nilton, continue sempre assim. Em seguida, comi um churros na praia (pois ninguém é de ferro), enfrentei um baita temporal pra sair de Balneário Camboriú, e segui de volta pra casa. 

Nilton, o nosso grande vencedor da corrida 
Aquecimento nas ruas movimentadas de Balneário Camboriú 
Largada disputada. Dessa vez não deu pra sair na foto 
Corrida acompanhando a praia em quase toda a sua extensão 
Cruzando a linha de chegada 

Local: Praça Tamandaré - Balneário Camboriú / SC
Data: 01/05/2011
Horário: 16h00min 
Distância: 10 Km (9,1 Km) 

Inscrição: R$ 35,00
Kit: Camiseta e Número do peito 

Tempo: 43min03s
Pace: 4:44 min/Km 

Colocação: 7 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 37 de 51 (masculino) 
Colocação: 40 de 66 (geral)