segunda-feira, 27 de agosto de 2012

19/08/2012 - Corrida Rustica Duque de Caxias

Corrida Rustica Duque de Caxias - FLN/SC

Depois de uma semana de recuperação da Maratona de Blumenau, com apenas dois treinos leve durante a semana lá estava eu para participar da Corrida Rústica Duque de Caxias, válida pelo ranking da ACORSJ.

O percurso foi na nossa conhecida beira mar norte, toda plana, partindo do trapiche no sentido do Shopping Iguatemi, e retornando no 4º Km para totalizar os 8 Km. Tudo isso devidamente aferido pelo nosso amigo Ênio, que momentos antes da largada foi conferir de perto com o seu Garmin.

Quando chegamos ao local da largada ainda estava meio vazio, mas a estrutura montada já anunciava que seria uma das maiores provas organizada pela ACORSJ. Isso considerando que nessa mesma data estava tendo a Meia maratona de Brusque e na véspera teve o K42, em Bombinhas.

Queria aproveitar essa corrida para verificar como andava o meu desempenho em provas mais curtas, após um longo período de treinamento em ritmo mais lento para a maratona.

A largada ocorreu próximo das 9 horas com um inesperado tiro de canhão, e mais de 400 atletas estavam participando. Na sua grande maioria do sexo masculino. Boa parte composta de militares, do exército, da polícia e até bombeiros.... e muitos atletas novos na casa dos 20 e poucos anos. Tinha até uma banda do exército prestigiando o evento.

Larguei posicionado mais a frente. Ia tentar manter o ritmo próximo de 4:30. Já estava ciente que seria muito difícil, pois por algumas semanas não havia mais treinado nesse ritmo, por conta da maratona. De qualquer forma tinha a esperança de não ter perdido tanto o condicionamento.

O 1º Km consegui um ritmo bom, mas isso não conta muito. Sustentar o pace na casa dos 4:30 depois foi impossível. Nem fazendo muita força. Muitos dos militares mais novos foram me passando, principalmente nesse primeiro quilômetro. Definitivamente a preparação para a maratona diminui o rendimento nessas provas mais curtas. Isso eu pude comprovar na prática.

A partir do 2º. Km já estava rodando cerca de 10 segundos acima do meu objetivo por Km. Mesmo assim, apesar disso fui recuperando várias posições dos soldados que haviam largado mais forte e estavam se cansando. Como os meus parceiros de paces não estavam nessa corrida, tentei acompanhar o seu Ademir, que seguia logo a minha frente. 
1º Km - 04:25
3º Km - 04:44
5º Km - 04:23
7º Km - 04:44
2º Km - 04:40
4º Km - 04:41
6º Km - 04:45
980m - 04:30
Até a metade da prova, que se deu no retorno, fui conseguindo recuperar algumas posições, mas depois disso a minha posição na corrida ficou mais estável e poucas eram as alterações. Não conseguia chegar nos atletas da frente e dificilmente era ultrapassado.

No 5ºKm eu até tentei voltar para um ritmo mais forte, mas acho que estava forçando demais e até o coração parece que reclamou um pouco. Tive que diminuir o ritmo novamente. Mesmo assim foi bem puxado e cheguei bastante exausto. Não foi dos meus melhores resultados, mas também não foi tão ruim assim. Meu tempo de chegada foi 37min10s, contra os 36 minutos que tinha como meta.

Muitos atletas chegando ao mesmo tempo e deu ate congestionamento na chegada com fila para registro e para pegar as medalhas. Gosto de corridas com bastante gente. Não parece que estamos correndo sozinhos, isolados.

Acompanhei a chegada dos amigos e a entrega da premiação. Como sempre, as provas que disponibilizam premiação em dinheiro são bastante disputadas.


Presença de muitos militares na corrida
 Com direito a banda do exército
Eu, André, Ênio e a Rosângela
 Grande presença dos militares no evento
 Registro pós corrida dos Loucos: Eu, Zenildo, Sebastião e Ênio
Local: Beira mar Norte - Florianópolis - SC
Data: 19/08/2012 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 8 Km (7,98 Km) 

Inscrição: R$ 31,00
Kit: Camiseta, squeeze, sacola e número do peito.    

Tempo: 37min10s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 15 de 37 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 134 de 358 (masculino)
Colocação: 138 de 409 (geral)

2 comentários:

  1. Oi Eduardo!
    Foi um ótimo tempo, ainda mais se levar em consideração que vc estava vindo de uma maratona.
    Esse final de semana também irei participar de uma rústica de 8kms. Aliás a primeira prova que realizei tinha essa kilometragem e a impressão que fiquei é de que não dá tempo nem de respirar, rsrs.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra. Obrigado. Dava pra ser melhor, mas aos poucos vamos nos recuperando. Então, essas corridas, quanto mais curtas acho que são piores, pois corremos mais forte. Eu chegou sempre muito exausto, pior que as de maior quilometragem. Esse final de semana vamos fazer a Track & Field Run Series aqui de Floripa. Boa sorte pra você. Bjos.

    ResponderExcluir