quarta-feira, 26 de setembro de 2012

23/09/2012 - Corrida pela Paz 2012

Corrida pela Paz 2012 - Florianópolis / SC

Nessa última semana antes da Maratona de Santa Catarina era para ter feito um treino longo final na minha preparação. Entretanto, com o calendário repleto de provas não foi possível (não consigo resistir). Ainda no período da manhã acontecia na Beira mar norte de Florianópolis a Corrida pela Paz 2012, uma prova idealizada pela ONG No Drogas, e que promove uma vida sem uso de drogas e sem violência.

Essa foi a minha 4a participação seguida nesse evento, iniciada em 2009. Estava um pouco ansioso por ela. Apesar de estar me preparando para a maratona queria confirmar um sub-22min na prova de 5 Km. Essa seria uma boa oportunidade pelo percurso plano da beira mar.

Para contribuir com o sucesso do evento tivemos um dia muito bonito, incentivando a todos a saírem de suas casas para uma caminhada ou uma corrida. Isso permitiu a participação de muito mais atletas que no ano anterior. E com o objetivo de alcançar os vários níveis de atletas, foram disponibilizadas as modalidades de 4 Km de caminhada, 5 Km e 10 Km de corrida. Eu participei na modalidade de 5 Km. Como curiosidade, o crescimento do número de atletas nessa distância foi de 216 em 2011, para 624 em 2012, praticamente triplicando.

Nessa prova a utilização da camiseta do evento era obrigatória e o grupo “Loucos por Corridas”, assessorado pela nossa grande colaboradora e a amiga Marta Ventura, conseguiu juntar cerca de 50 inscrições para termos as camisetas personalizadas com o nome do grupo. Parabéns e obrigado pela iniciativa, Marta. Ressaltando que, além disso, ela também participou da prova de 5 Km, completando muito bem.

Eu e o Ênio chegamos bem cedinho na beira mar norte. Ainda com os trabalhos se iniciando. Precaução para não ficar sem lugar para estacionar, uma vez que já sabíamos que a previsão era de haver mais de 1.500 atletas participando.

Acredito que essa foi uma das corridas que mais reuniu o pessoal do grupo “Loucos por Corridas” e dos não tão loucos assim. Desde o início fui encontrando muita gente: amigos antigos, amigos novos e futuros amigos. Ainda lembro bem da minha primeira participação em corrida. Fui sozinho com a cara e coragem, sem conhecer ninguém, me sentindo totalmente perdido. Hoje uma das principais coisas que me mantém motivado é poder contar com as amizades construídas durante esse tempo de corredor.

As conversas estavam tão boas que quando vi já estava na hora da largada. Nem deu tempo para aquecer. E dessa vez eu devia ter me aquecido um pouco melhor, pois iria correr somente 5 Km e teria que sair mais forte.
Alinhei-me para a largada posicionado mais à frente, pois com a quantidade de atletas e a largada simultânea das várias modalidades de distância com certeza o congestionamento no início seria inevitável e em provas curtas não temos muito tempo a perder.

A largada ocorreu às 8:35, com mais de 1.000 atletas e iniciantes. Eu estava ao lado do Anselmo e como ele está evoluindo muito rápido ia tentar acompanhar o seu pace. Porém, na empolgação da largada acabei comprometendo todo o restante da minha corrida. Com a sensação de estar correndo em um ritmo muito devagar por estar sendo ultrapassado por todos os lados acabei fazendo um 1o Km muito mais rápido que o usual. A propósito, foi em ritmo de tiro de 1 Km, 4:07.

Era óbvio que não conseguiria manter esse ritmo por muito tempo, por isso tive que dar uma segurada no 2o Km. O problema é que quando forçamos muito no início a recuperação para os próximos quilômetros fica bem mais complicada. No 3o Km ainda consegui sustentar um bom pace, acompanhando o Anselmo, e passando apenas com 12 segundos acima do meu melhor tempo nessa distância (12min40s).

O problema maior veio no 4o e no 5o Km. O gás simplesmente acabou e por mais que eu insistisse sentia a limitação na respiração e o esforço do coração. Resultado, 4:40 no 4o Km e 4:41 no 5o Km. Paces esses que inviabilizaram o cumprimento da minha meta de sub-22 nos 5 Km. O que deu pra fazer foi 22min20s. Parece fácil tirar esses 10 seg/Km nos paces finais, mas não é mesmo. Fiquei com a pulga atrás da orelha pensando se daria pra ter cumprido o meu objetivo se tivesse largado um pouco mais conservador, sem forçar tanto. Agora vou ter que esperar outra oportunidade.

1º Km - 04:07
4º Km - 04:40
2º Km - 04:26
5º Km - 04:41
3º Km - 04:26
170m – 00:46

Completei a prova com o tempo de 23min06 seg. Conforme indicação do GPS (Garmin) a prova teve distância de 5,17 Km. Coincidência ou não, foi praticamente o mesmo tempo do ano passado.
Como cheguei cedo, pude desfrutar ainda de toda a estrutura que o evento oferecia, mas só consegui mesmo foi beber bastante água. Provas curtas são rápidas, mas são intensas e nos deixam extremamente acabados na chegada.

Troquei de camiseta, peguei a máquina fotográfica e fui registrar a chegada dos amigos que completavam as provas de 5 Km e 10 Km. Nesse meio tempo e durante a entrega da premiação pude conhecer e encontrar pessoalmente alguns amigos atletas que só conhecia virtualmente: a Liz, com a sua alegria contagiante, o Fernando Borba e o Fernando Mendes. Fiquei contente também, pois pude encontrar com alguns colegas com quem trabalhei no passado: Brito (CREA) e o Prof. Leandro (UFSC).

Gostei muito da medalha. A mais bonita de todas as edições. Após o término das atividades, como já estávamos próximo da hora do almoço e em frente ao Ragazzo, não tivemos como resistir a uma boa e nutritiva alimentação para repor as energias: bib esfiha´s e coxinhas !!!

 Quase o triplo de participantes em relação ao ano de 2011
 Beira mar norte fechada pela Paz
 Eu, Fausto Egídio e seu Ademir (amigos de pace)
 Minha visão da largada
 Mesa de frutas para recuperação
 Ênio, Jacks, Helena, Claudinha e Dona Manuela.
 Estamos quase em todas: Eu, Renato e Ênio

Local: Beira mar Norte - FLN/SC
Data: 23/09/2012 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (5,17 Km) 

Inscrição: R$ 23,00
Kit: camiseta, número do peito e chip    

Tempo: 23min06s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 10 de 28 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 61 de 333 (masculino)
Colocação: 66 de 624 (geral)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

07/09/2012 - Corrida Rustica da Independência - Palhoça/SC

Corrida Rustica da Independência - Palhoça/SC
Não tenho lembranças de ter participado de alguma corrida tão curta. Também não sei se foi na melhor época para isso, mas de qualquer forma marcamos presença e fomos prestigiar o evento realizado na Praça 7 de Setembro, em Palhoça. Ainda não tinha tido a oportunidade de correr pelas ruas centrais da cidade.

Saí de casa com muita preguiça. Essas corridas à tarde deixam a gente meio com moleza. Acho que por causa do almoço. Mas tudo bem, lá fui eu e o Ênio para mais uma participação.

Às 15 horas começou a corrida das crianças, que foram distribuídas em várias faixas etárias. As provas infantis, que tinham a distância entre 100m e 400m foram bastante disputadas e contaram com uma grande quantidade de participantes, inclusive dos pais que estavam lá para apoiar os seus filhos.

Em seguida, às 16 horas foi dada a largada para a prova dos adultos, com mais de 60 atletas participando. Olhando ao redor só via feras participando. Não larguei muito na frente com medo de ir no embalo da elite e sair em um ritmo mais forte que o suportável, imaginando que a prova sendo curta, eles sairiam com tudo. Não deu outra.

Meu planejamento inicial era manter o pace de 4:30 pelo menos, durante todo o percurso. Nessa distância em percurso plano eu normalmente consigo sustentar. Porém logo após largarmos, percebi que mesmo estando dentro do meu ritmo programado estava ficando para trás, perto das últimas colocações. Estava até ouvindo a sirene da polícia que escoltava o grupo. Aí tive que mudar de planos. Acabei tendo que acelerar um pouco mais.

Ainda no 1º Km, com 4:17, não consegui ultrapassar quase ninguém. Todos dispararam e seguiam bem. Eu até conseguia vê-los a minha frente, mas não conseguia me aproximar. Pra tentar acompanhar e não ficar muito para trás aumentei um pouco mais o ritmo no 2º Km, onde já consegui recuperar algumas posições. Só que isso exigiu um esforço bem maior. Nesse trecho do 2o Km pude contar também com o apoio de um amigo, Cascaes, que não via há tempos e assistia a corrida da sacada do seu prédio. Muito legal.

1º Km - 04:16
2º Km - 04:09
3º Km - 04:17
4º Km - 04:30
240m - 0:58

No 3º Km mais alguns atletas que saíram muito forte foram se cansando e pude recuperar mais algumas  posições. O duro é que eu também estava me cansando e não sabia o quanto iria aguentar. Cheguei no 4º Km já praticamente sem fôlego, mas o que me animava continuar naquele ritmo era que eu estava correndo praticamente junto com os atletas da minha faixa etária, que normalmente são mais rápidos que eu.

Nos metros finais ainda consegui fazer uma última ultrapassagem e cheguei muito forte, esquecendo até de parar o cronômetro. Depois fui confirmar o tempo dos 4,24 Km, medidos pelo GPS, 18min10s. A minha intenção para os 4 Km era chegar abaixo dos 18 min, mas como tivemos esses metros a mais considero mais que cumprido. Estreei o monitor de batimento cardíaco, que normalmente eu não uso, e ele registrou um batimento médio de 188 e o batimento máximo de 199. Bem alto no final.

Para minha alegria, isso me rendeu um 2º lugar na categoria de 40-44 anos com direito a troféu, me deixando bastante contente e satisfeito. O esforço final tinha compensado. Tomei alguns copos de água, pois estava meio quente, tiramos mais algumas fotos, registramos a premiação, e depois fui tomar um merecido sorvete, pois ninguém é de ferro.
 Criançada em ação
 Muita gente aguardando a chegada das crianças
 Durante o percurso (Foto de Helena Vidal - Blog Correndo de bem com a vida)
 2o. lugar na categoria 40-44 anos
Todos contentes !!! Só alegria
Local: Praça 7 de Setembro - Palhoça/SC
Data: 07/09/2012 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 4Km (4,24 Km) 

Inscrição: Gratuita
Kit: não tem    

Tempo: 18min10s
Pace: 4:17 min/Km

Colocação: 2 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 17 de 54 (masculino)
Colocação: 18 de 65 (geral)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

02/09/2012 - Track&Field Run Series - Shopping Iguatemi - Etapa 2

Track&Field Run Series - Shopping Iguatemi - Etapa 2

Esse ano tivemos o privilégio de contar com uma segunda edição da corrida da Track&Field Run Series Shopping Iguatemi. E dentro das possibilidades $$$ não pretendo perder nenhuma delas aqui na região.

Começa por um kit de participação cada vez melhor, que para mim já paga o valor da inscrição.  Dessa vez foi o melhor kit que recebi nas corridas em que participei até hoje, com camiseta, toalhinha, meia, cadarço elástico, sacola, barra de cereal, porta cápsulas, esparadrapo e revista, além do número de peito e chip.

Eu vinha de um longo período de preparação para a maratona de Blumenau e por isso os treinamentos foram baseados em tempo de rodagem e não em velocidade. Por isso a minha expectativa de fazer a corrida de 10 Km em 45 min era muito baixa, ainda mais considerando um dor diferente no peito do pé que na ultima semana me preocupava. Tinha consciência de que o meu organismo ainda não estava no estágio da edição do mês de abril, e os últimos treinos demonstravam isso.

Uma coisa interessante dessa corrida é que ela começa bem cedo, 7h30min da manhã, e isso é bom, pois não pegamos muito sol no decorrer da mesma. O duro é acordar de madrugada, mas acho que isso já está virando costume.

Toda a infraestrutura pronta para a festa. Estacionamento, muita gente chegando, várias barracas de assessorias esportivas, tenda de massagens, café da manhã, e o tradicional terminal para tirarmos fotos na hora. Eu e o Ênio como chegamos cedo garantimos a nossa rapidinho, pois depois a fila ficou gigante.

O tempo de espera passou rapidinho, principalmente quando estamos jogando conversa fora e tirando fotos com os amigos. Passou tão rápido que nem deu tempo de me aquecer melhor para a largada. Quando vi, já estavam todos se alinhando e fui me posicionar o mais a frente possível. Encontrei o Sebastião, que estava como ritmista dos pace de 4:30 min/Km. Ia tentar acompanhá-lo novamente.

Cerca de 1.000 atletas largaram em frente ao Shopping Iguatemi, entre as categorias de 5 Km e 10 Km. A minha estratégia era tentar fazer uma corrida constante, sem grandes variações de pace, acompanhando o meu amigo Sebastião. Ele largou e seguiu um pouco mais a frente. O interessante de se ter um ritmista é que você não precisa ficar acompanhando tanto pelo relógio, é só tentar acompanhá-lo.

Larguei me sentindo bem, mas não queria exagerar no começo. Estava no ritmo do meu planejamento. Porém, apesar de estar com o Sebastião sempre na vista, somente após o 3ºKm consegui emparelhar com o ele. Isso já era no retorno da primeira volta. Consegui acompanhá-lo até o 5º Km, concluído com 22min24s.

Já entrando na segunda volta percebi que tinha forçado demais para tentar acompanhar o amigo ritmista e estava difícil até de continuar correndo. Desisti de acompanhá-lo.
1º Km - 04:23
4º Km - 04:26
7º Km - 05:04
970m - 04:15
2º Km - 04:33
5º Km - 04:33
8º Km - 04:45

3º Km - 04:29
6º Km - 04:44
9º Km - 04:47

Normalmente eu não pararia, mas cheguei a sentir uma dorzinha no coração por estar em um ritmo forte para mim. Decidi então fazer uma parada estratégica quando passei por um posto de água no 7º Km. Também, o sol já começava a incidir mais forte. Acho que gastei uns 20 segundos nessa breve caminhada para descansar e me hidratar.

Tentei retomar o ritmo anterior, mas não estava fácil. Fui sofrendo algumas ultrapassagens nesse finalzinho. O Sebastião, eu nem conseguia ver mais. Me arrastava para terminar ainda com um tempo razoável. No último quilômetro dei uma aceleradinha para recuperar algumas posições perdidas e tentar ainda completar os 10 Km dentro dos 45 minutos.

Uma das particularidades dessa corrida é que perto da chegada podemos contar com o incentivo dos vários amigos e amigas. Isso é muito importante para dar aquele sprint final. Acho que estou ficando mestre em cruzar a linha de chegada no último segundo. O sub-45 dessa vez não deu mesmo, mas o sub-46 ficou no limite. Concluí a prova com o tempo de 45min59s.

Devido ao esforço final cheguei a ficar enjoado na chegada, mas ainda bem que logo passou. E pude aproveitar a hidratação e a mesa de frutas. Além dos sanduíches e sucos que também estavam a disposição dos atletas.
Tudo muito perfeito, como sempre, nas corridas padrões Track & Fields Run Series. Muitas fotos com os amigos para a prosperidade e um retorno cedo para casa.


Foto do Totem - Cortesia T&F
Café da manhã 
Largada 
Entrando na segunda volta com o Sebastião 
Quase chegando 
Sprint final
Nós estivemos lá 

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis - SC
Data: 02/09/2012 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 10Km (9,97 Km) 

Inscrição: R$ 86,40
Kit: Camiseta, toalhinha, meia, sacola, cadarço elástico, barra de cereal, porta cápusla, esparadrapo, revista, número do peito e chip.    

Tempo: 45min59s
Pace: 4:37 min/Km

Colocação: 13 de 54 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 65 de 304 (masculino)
Colocação: 69 de 415 (geral)