segunda-feira, 10 de setembro de 2012

07/09/2012 - Corrida Rustica da Independência - Palhoça/SC

Corrida Rustica da Independência - Palhoça/SC
Não tenho lembranças de ter participado de alguma corrida tão curta. Também não sei se foi na melhor época para isso, mas de qualquer forma marcamos presença e fomos prestigiar o evento realizado na Praça 7 de Setembro, em Palhoça. Ainda não tinha tido a oportunidade de correr pelas ruas centrais da cidade.

Saí de casa com muita preguiça. Essas corridas à tarde deixam a gente meio com moleza. Acho que por causa do almoço. Mas tudo bem, lá fui eu e o Ênio para mais uma participação.

Às 15 horas começou a corrida das crianças, que foram distribuídas em várias faixas etárias. As provas infantis, que tinham a distância entre 100m e 400m foram bastante disputadas e contaram com uma grande quantidade de participantes, inclusive dos pais que estavam lá para apoiar os seus filhos.

Em seguida, às 16 horas foi dada a largada para a prova dos adultos, com mais de 60 atletas participando. Olhando ao redor só via feras participando. Não larguei muito na frente com medo de ir no embalo da elite e sair em um ritmo mais forte que o suportável, imaginando que a prova sendo curta, eles sairiam com tudo. Não deu outra.

Meu planejamento inicial era manter o pace de 4:30 pelo menos, durante todo o percurso. Nessa distância em percurso plano eu normalmente consigo sustentar. Porém logo após largarmos, percebi que mesmo estando dentro do meu ritmo programado estava ficando para trás, perto das últimas colocações. Estava até ouvindo a sirene da polícia que escoltava o grupo. Aí tive que mudar de planos. Acabei tendo que acelerar um pouco mais.

Ainda no 1º Km, com 4:17, não consegui ultrapassar quase ninguém. Todos dispararam e seguiam bem. Eu até conseguia vê-los a minha frente, mas não conseguia me aproximar. Pra tentar acompanhar e não ficar muito para trás aumentei um pouco mais o ritmo no 2º Km, onde já consegui recuperar algumas posições. Só que isso exigiu um esforço bem maior. Nesse trecho do 2o Km pude contar também com o apoio de um amigo, Cascaes, que não via há tempos e assistia a corrida da sacada do seu prédio. Muito legal.

1º Km - 04:16
2º Km - 04:09
3º Km - 04:17
4º Km - 04:30
240m - 0:58

No 3º Km mais alguns atletas que saíram muito forte foram se cansando e pude recuperar mais algumas  posições. O duro é que eu também estava me cansando e não sabia o quanto iria aguentar. Cheguei no 4º Km já praticamente sem fôlego, mas o que me animava continuar naquele ritmo era que eu estava correndo praticamente junto com os atletas da minha faixa etária, que normalmente são mais rápidos que eu.

Nos metros finais ainda consegui fazer uma última ultrapassagem e cheguei muito forte, esquecendo até de parar o cronômetro. Depois fui confirmar o tempo dos 4,24 Km, medidos pelo GPS, 18min10s. A minha intenção para os 4 Km era chegar abaixo dos 18 min, mas como tivemos esses metros a mais considero mais que cumprido. Estreei o monitor de batimento cardíaco, que normalmente eu não uso, e ele registrou um batimento médio de 188 e o batimento máximo de 199. Bem alto no final.

Para minha alegria, isso me rendeu um 2º lugar na categoria de 40-44 anos com direito a troféu, me deixando bastante contente e satisfeito. O esforço final tinha compensado. Tomei alguns copos de água, pois estava meio quente, tiramos mais algumas fotos, registramos a premiação, e depois fui tomar um merecido sorvete, pois ninguém é de ferro.
 Criançada em ação
 Muita gente aguardando a chegada das crianças
 Durante o percurso (Foto de Helena Vidal - Blog Correndo de bem com a vida)
 2o. lugar na categoria 40-44 anos
Todos contentes !!! Só alegria
Local: Praça 7 de Setembro - Palhoça/SC
Data: 07/09/2012 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 4Km (4,24 Km) 

Inscrição: Gratuita
Kit: não tem    

Tempo: 18min10s
Pace: 4:17 min/Km

Colocação: 2 de 5 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 17 de 54 (masculino)
Colocação: 18 de 65 (geral)

8 comentários:

  1. Ah, então foi por isso que quase não tinha mais água quando eu cheguei. Você tomou tudo.
    Olha, 199 bpm é bem alto.
    Pelo menos rendeu um segundo lugar. Tava muito forte mesmo a disputa. Esse teu troféu aí tem muito valor. E na foto do sprint dá pra ver que tu passou na reta final mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs...eu devo ter tomado uns 4 copos de água somente. Mas eu queria mesmo era aquele sorvetinho. Valeu, Enio. Pelo menos deu pra verificar se ainda estava conseguindo correr próximo do meu melhor ritmo. Essas provas são iguais ou piores aos metros finais dos tiros...

      Excluir
  2. Oi Eduardo!
    Não tenho muita experiência em provas, mas me parce que quanto mais curta a distância mais a gente sofre, rsrs. O ritmo tem que se manter alto do início ao fim.
    Foi uma ótima prova, parabéns pela classificação.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Alessandra. Realmente essas provas mais curta são bem mais sofríveis. Até podemos fazer elas mais light, mas você vendo todo mundo disparar na frente fica difícil conseguir se segurar. Mas de vez em quando fica sendo um bom treino de tiro mais longo. Agora rumo a preparação para a Maratona de Santa Catarina no final do mês. Abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eduardo.
    Sua participação na prova foi excelente. Quando digo que correr 5k é mais difícil que correr 21k, "quase" ninguém acredita.kkk O evento foi muito bom, estar com Loucos por Corrida é sempre uma satisfação pra mim.
    Um abraço e boas corridas!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Realmente participar de provas curtas aparenta ser mais tranquila, mas o esforço empregado é muito maior e o coração quase chega a saltar pela boca. Pude comprovar na prática...rs. Também gosto muito das corridas por poder encontrar com os amigos. Ah, muito obrigado pelas fotos. Ficaram ótimas. Beijos.

      Excluir
  5. Valeu Eduardo,
    Parabéns pela prova e pelo troféu! Essa corrida me fez lembrar de um texto de uma amiga, que diz que "toda distância merece respeito". Hoje percebo o quanto é difícil, baixar um minuto em uma prova curta. Legal a utilização do monitor cardíaco. Muito bom.

    Parabéns mais uma vez e bons treinos,

    Abraços,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Marcelo. Realmente, as melhoras de tempo em provas curtas vão ficando cada vez mais complicadas. Agora são segundos somente. E o monitor cardíaco eu fiquei até com medo de ver no final...rs. Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir