terça-feira, 4 de dezembro de 2012

01/12/2012 - 4ª Corrida Rústica Vale da Graças - Angelina/SC

 4a. Corrida Rústica Vale da Graças - Angelina/SC
Essa foi a 4ª. Edição da Corrida Rústica Vale das Graças e a minha 4ª participação. Enquanto eu puder não perderei uma, pois é uma corrida em que eu me sinto em casa na companhia dos vários amigos desses quase quatro anos de participações. Pra mim foi uma grande festa de confraternização.

Acompanhei esse evento desde a sua primeira edição, e em cada edição vem evoluindo e crescendo cada vez mais. Não foi diferente dessa vez, com um novo recorde de concluintes, superior a 350 atletas.

Outra evolução foi a utilização do chip de cronometragem, o que permite uma apuração mais rápida dos resultados e mais precisão nos tempos.

Como é uma corrida feita de “Corredor” para corredores percebe-se que toda a organização busca as melhores condições para atender as expectativas dos atletas, tendo conhecimento da causa. A começar pelo preço da inscrição que acaba até sendo simbólico pela estrutura oferecida, incluindo um excelente jantar. Isso eu sei que não vem de graça. É fruto de um árduo trabalho do amigo Renato Ventura.

A largada estava programada para as 16 horas. Cheguei com um tempinho de sobra pra garantir qualquer imprevisto, pois sei de muitas histórias do pessoal que se perde e chega atrasado. O tempo exato de viagem foi de aproximadamente 1h10min de São José, indo na boa. Pensei que estaria muito cedo, mas já estava começando o agito do pessoal. Primeiramente fui retirar o kit e aproveitar para fazer as minhas doações para a APAE de Angelina (isso ainda rendeu no final !!!).

Aquelas conversas iniciais pré-largada, encontrando vários amigos de vários lugares e o tempo foi passando. Passou tão rápido que quando vi já estava em cima da hora da largada e eu nem estava preparado. Perdi até a palavra do Padre e o alongamento, mas ainda bem que deu tempo para a largada.

Dessa vez eu tinha dois objetivos, melhorar o tempo do ano passado que havia sido de 47min34s e chegar na gente do amigo Egomar, que no ano anterior havia chegado na minha frente e esse ano tinha lançado um novo desafio !!!

1º Km – 04:35 
2º Km - 04:38 
3º Km - 04:44 
4º Km – 04:34 
5º Km - 04:43 
6º Km - 04:57 
7º Km – 05:10 
8º Km - 05:06 
9º Km - 05:01 
530m – 02:36 

A largada foi na praça central da cidade, logo depois das 16 horas. Já estava um dia quente e eu sentia um desconforto maior por causa do calor. Não sou muito fã dos dias mais quentes. Geralmente isso derruba o meu rendimento, mas eu tenho que me acostumar com isso.

Foi muito bonita a largada com uma grande quantidade de atletas saindo da praça. Presentes também muitos moradores da cidade, familiares e amigos dos atletas. Uma verdadeira festa.

Esse ano, além da prova de 10 Km também teve a de 5 Km, o que permitiu que muitos atletas iniciantes participassem também do evento. E olha que veio muita gente nova para participar. Só não vieram mais porque sábado para muitos é dia de trabalho também, ainda mais nessa época do ano. Só eu fiquei sabendo de umas cinco pessoas com essa limitação. Mesmo assim dobrou o número de participantes da edição anterior.

Larguei tentando não forçar muito, naquele ritmo que eu queria buscar, próximo do pace de 4:30. Logo de início já percebi que seria impossível mantê-lo. O forte calor e a os sobe de desce não me deixariam completar nesse ritmo. Mas a busca por um tempo melhor que o ano passado eu ia perseguir.

Primeiro fomos no sentido da entrada da cidade por aproximadamente 2 Km. Mesmo não estando no meu ritmo mais forte já estava me sentindo no limite. Retornamos, e no 3º Km a impressão que me dava é que estava em um esforço fora comum. Porém, isso não se mostrava no pace. A vontade de caminhar era grande. O efeito do calor estava me minando.

Aí eu me lembrava do meu segundo objetivo. O Egomar vai chegar. Não posso caminhar....rs. E segui em frente. Também o incentivo dos moradores que saíam de suas casas para prestigiar e dar força aos atletas foram determinantes. Disseram até que teve uma chuva de mangueira promovida por uma moradora, devido ao forte calor. Eu não vi, mas deve ter sido muito refrescante e os atletas agradecem.

No 4º Km estávamos passando em frente a praça novamente e mais uma injeção de incentivo. Confesso que ao ver o pessoal chegando para finalizar a prova de 5 Km, fiquei com vontade de ficar por ali mesmo, tamanho era o esforço naquela altura.

A partir do 5º Km os morros mais pesados começaram a aparecer e como já estava cansado os paces foram todos pra cima de 5 min/Km. Não tinha como manter. Hoje não era dia. O meu final de corrida foi uma tortura de sofrimento.

Cheguei na reta final com o amigo Cleto e fomos juntos até a chegada. É muito difícil ter esse privilégio. Ele corre muito. Finalmente tinha conseguido concluir a prova, com o tempo líquido de 46min03s. O tempo melhorou em relação ao ano passado, que tinha sido de 47min36s, mas a distância encurtou e o pace acabou sendo um pouco pior que do ano anterior.

Na chegada estava bem exausto. Mal conseguia caminhar e falar. Demorei um tempinho para me recompor. Depois de um redbull e vários isotônicos melhorei e pude acompanhar a chegada de alguns amigos. Muito legal também foi a corrida das crianças que tiveram a oportunidade de participarem e ganharem as suas medalhas. A do ano passado já era bonita. Até meu filho me disse esses dias que era a mais bonita que ele tinha, mas a desse ano superou. Foi mais bonita ainda.

Enquanto o resultado era apurado, tiveram vários sorteios de brindes doados para o evento. E dessa vez sobrou até pra mim. Ganhei uma camisa oficial do AVAÍ. Não sabia que tinha tanta gente interessada na camisa, mas decidi ficar com ela.

Em seguida a chuva apertou e aguardamos um pouco para a realização da premiação, que se iniciou uns 20 minutos depois. Conseguimos tirar a tradicional foto do grupo “Loucos por Corridas”, mas infelizmente não foi possível reunir todo o pessoal, pois muitos já haviam saído. Ano que vem tiramos uma maior.

Depois todos correram para o ginásio onde foi servido um delicioso jantar, que acabou sendo uma grande festa de confraternização. Muito boa a comida, ainda mais quando se está com fome. No final, tivemos um big bolo para comemorar a 100ª corrida do Sebastião de a 50ª corrida do Eduardo Legal. Essa turma tem história !!! Parabéns aos dois amigos.

Essa é aquela corrida especial, promovida pelo nosso amigo Renato Ventura com grande apoio da sua esposa Marta, e do casal Nilton e Laura, que não pouparam esforços em oferecer uma boa tarde de entretenimento e integração aos amantes do esporte e seus familiares, além de promoverem a cidade de Angelina. Vocês estão todos de parabéns e é por isso que essa corrida vai ganhando destaque nacional.

Ah, o resultado do meu segundo objetivo tem que ver no blog do Egomar.

Linda imagem aérea registrada por uma moradora da cidade. Eu estou ali no meio.
Quase liderando o pelotão..... da foto
Eu já estava querendo ficar por aqui (4o. Km)
Chegada com o amigo Cleto
Loucos por Corridas
O meu pedaço de bolo

Local: Praça Central de Angelina / SC
Data: 01/12/2012 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 10Km (9,530Km) 

Inscrição: R$ 23,00 
Kit: Camiseta, mel, vale jantar, chip e número do peito.

Tempo: 46min03s
Pace: 4:50 min/Km

Colocação: 15 de 26 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 72 de 160 (masculino)
Colocação: 74 de 201 (geral)

2 comentários:

  1. Liderando o pelotão. Já é atleta de elite. Não consegui ir para Angelina, mas o motivo foi dos melhores, e único possível. Bom saber que cada vez melhora mais. Ano que vem quero ir. Teu tempo foi bom. Os morros do final não são os melhores amigos do corredor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cem por cento Angelina. É "por" e "pra" pessoas / corredores como tu que essa corrida existe. Agradeço as palavras e o apoio, vendo as fotos vejo que fizemos uma grande festa. O calor deboxou mesmo, acho que não teve que não passou mais bocados. Nas próximas edições temos que criar um "up" pra quem participou de todas. Abraço.

    ResponderExcluir