sexta-feira, 21 de março de 2014

15/03/2014 - Corrida da Lua Cheia 2014

Corrida da Lua Cheia - Jurerê Internacional - FLN/SC
Resultado
Fotos da Corrida
Já tinha participado dessa corrida ano passado e gostei bastante, mesmo tendo uma lembrança de sofrimento durante o curto percurso de 5 Km que havia escolhido na época. A corrida é realizada com início e fim no Jurerê Sports Club, em um ambiente bem agradável e convidativo, com uma super energia dos atletas. 

A entrega do kit foi realizada no mesmo dia até 2 horas antes da largada. Tive que chegar um pouco mais cedo, mas é bem melhor assim pois facilita o deslocamento único para o evento. Enquanto aguardava pude rever e conversar com alguns amigos que não encontrava desde o ano passado.

O alinhamento para a largada foi anunciado rápido, cerca de 15 minutos antes das 20 horas e pra não ficar muito atrás segui pra lá rapidinho. Enquanto aguardávamos começou a chover. No início a chuva estava fraquinha mas aos poucos foi aumentando. 

Novamente eu escolhi participar da distância de 5 Km. Havia a opção de 10 Km também, mas decidi que, na medida do possível, faria corridas em praias somente com a distância menor. É mais intensa, mas sofro por menos tempo !!! Meu objetivo então ficou em melhorar o tempo do ano passado, 23min28s.

Dada a largada, já sabendo do meu erro de sair forte o ano passado, minha intenção era ir em um ritmo um pouco mais confortável, mas também não queria ficar encaixotado nos metros iniciais. Não teve jeito. O 1º Km acabou sendo em ritmo de tiro de 1 Km, 4:06. Não tão rápido como no ano passado, mas ainda forte para as minhas intenções iniciais.

Após os primeiros 1,5 Km entramos pelo trecho de praia. Tanto na entrada como na saída, como a areia era macia, quebrou o meu ritmo, além de exigir um pouco mais de força nas pernas. Apesar de estar bem escuro, o trecho de aproximadamente 1,5 Km de areia foi bem bom para correr, só prejudicado um pouquinho pelo vento que batia contra. Sobrevivi.

Passada a transição da areia para o asfalto, as pernas tiveram que se acostumar novamente até ficarem mais adaptadas as passadas no asfalto. Sofro muito em areia fofa. Essa adaptação durou cerca de 1 Km. Hidratação durante a corrida eu nem usei, pois a prova era muito rápida.

O último quilômetro foi na base do sacrifício mesmo. Ajudado pelos pacers referenciais da corrida, Paulo Henrique e o seu Ademir, consegui fazer um ritmo bem bom para o final.

Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido registrado no meu garmin de 23min05s. Objetivo cumprido, com a melhora de pouco mais de 20 segundos. Pouco, mas foi. Já estava de bom tamanho. Entramos para o salão, destinado inicialmente aos atletas, onde teve a distribuição de água, isotônico, sorvete, frutas para a reposição pós-prova, e onde retiramos a medalha.

Percebi que não havia muitos atletas que tinham chegado antes de mim, e mesmo com a premiação das categorias serem de 10 em 10 anos, fiquei com uma esperança de beliscar um troféuzinho. Bem bonito por sinal.

A premiação foi um pouco complicada. No meu caso, foram chamados ao pódio os três primeiros colocados da faixa etária 36-45 anos na prova de 5 Km, sendo que o terceiro colocado foi anunciado com o tempo de 23min45s. Eu sabia que meu tempo tinha sido melhor e fui verificar com a cronometragem. Meu chip não havia sido registrado (primeira vez que isso acontece comigo). Mas com a informação do meu garmin e algumas anotações manuais que eles tinham da chegada, inseriram o meu resultado para 23min15s. Passei então a ocupar o 3º na categoria. Aconteceu também a mesma coisa com uma outra menina, sendo que ela passou a 1a. colocação na categoria dela.

Feito os acertos, pena que perdemos o momento do pódio, mas sei que isso acontece às vezes (tinha que ser justo na minha vez...rs). De qualquer forma fiquei bem contente pelo resultado. 

Ainda teve problemas no resultado da distância de 10 Km, causado por atletas que se inscreveram nessa distância, mas cruzaram a linha de chegada na 1a. volta (5 Km). Isso fez com que a apuração demorasse mais e muita gente acabou indo embora.

No geral a prova foi muito boa e somente para registro, na volta para casa, na rodovia de acesso a Jurerê Internacional, perto das 23 horas, havia um congestionamento gigantesco por conta de um show na região. Isso sim estressou !!!

 Grandes amigos atletas - só feras 
 Preparando (tinha até sofá !!!)
 A prova da minha chegada (tempo líquido 23min05s)
Eu e a amiga ultramaratonista Iva, ajudando na organização
Pódio após correção do resultado 
3º colocado categoria 36-45 anos - 5 Km

 
Medalha e troféu

Local: Jurerê Sports Club - FLN/SC
Data: 15/03/2014 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 5Km (5,1Km) 

Inscrição: R$ 91
Kit: Camiseta, faixa reflexiva, chip e número do peito  
Tempo: 23min05s
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 03 de 023 (36-45 anos)
Colocação: 18 de 103 (masculino)
Colocação: 22 de 265 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns pela colocação, amigo. Com um pace destes, só poderia dar pódium, não é mesmo ? Beijo e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga. Olha, foi bem suadinho pra conseguir, mas valeu a pena. O nível do pessoal é bem alto. A gente tenta fazer sempre o nosso melhor, e se der premiação é melhor ainda !!! Bjão e bons treinos também.

      Excluir