sábado, 3 de maio de 2014

26/04/2014 - Corrida da Emancipação Política de Palhoça

Corrida da Emancipação Política de Palhoça/SC
Era um sábado à tarde com programação da Track&Field Run Series Beiramar Shopping no domingo logo cedinho com intenção de bater recorde pessoal nos 10 Km. E quem disse que consegui resistir. Já não tinha participado no ano passado.

Com uma super preguiça pós-almoço segui para o local da largada, em frente a Prefeitura Municipal de Palhoça, no bairro Pagani. A corrida dos adultos estava programada para as 16 horas. Ás 15 horas teve a corrida das crianças que estava bastante movimentada. Entre os adultos havia pouco mais de 60 atletas por conta dos vários eventos em outros lugares no final de semana. A grande maioria deles eram amigos e conhecidos, ficando um clima bastante familiar.

A minha intenção era não forçar muito na corrida poupando um pouco para o dia seguinte, mas eu já sabia que dificilmente conseguiria levá-la em ritmo confortável. Não larguei forte, tanto que fui sendo ultrapassado por vários amigos.
A minha sensação de esforço me enganou. Só depois vim a perceber que tinha largado forte sim, pelo menos para os meus padrões. Os outros atletas que saíram mais forte ainda. Menos mal que não tentei acompanhá-los logo de início.

Eu sabia que no percurso teria alguns morrinhos e meu ritmo quebraria um pouco, mas até que consegui sustentar bem o ritmo pelos primeiros 3 Km. Com o aparecimento de um morro um pouco mais difícil, o pace do 4º Km subiu um pouco, como era de se esperar.

A essa altura não estava mais preocupado com o tempo, e sim em tentar recuperar algumas posições. 

Finalmente no último quilômetro, após ter me recuperado um pouco, fiz o meu melhor pace 4:13 min/Km, concluindo a prova com algumas ultrapassagens na reta final e cravando o tempo de 22min07s. Comparando posteriormente com a minha participação em 2012, consegui baixar alguns segundinhos somente, dos 22min13s.

Entretanto, diferentemente de 2012, dessa vez deu pódio, uma 4a. colocação na categoria 40-44 anos, conquistada no sprint final. Até que valeu a pena não ter se poupado e feito um esforço extra. Muito amigos do grupo Loucos por Corridas também subiram ao pódio, ficando uma festa bastante familiar.

 Prontos para a largada
 No percurso lado a lado com o amigo Rossano
 Chegada com o amigo Pertino 
 4o. lugar na categoria 40-44anos
A amiga Luísa, vice-campeã feminina. Parabéns !!!

Não ganhei medalha, mas rolou um trofeuzinho. Muito bom !!!

Local: Em frente a Prefeitura Municipal de Palhoça/SC
Data: 26/04/2014 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 5Km 

Inscrição: R$ 20
Kit: Número do peito  
Tempo: 22min07s
Pace: 4:25 min/Km

Colocação: 04 de 06 (40-44 anos)
Colocação: 27 de 51 (masculino)
Colocação: 29 de 62 (geral)

Um comentário:

  1. Corrida bacana, cara. Baratinha também!!! Parabéns, estava aí do lado, na Wings for Life, unindo corrida ao turismo. Espero conhecer mais de seu estado um dia.

    ResponderExcluir