quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

31/12/2014 - 90ª Corrida Internacional de São Silvestre - 2014

90ª Corrida Internacional de São Silvestre 2014

No finalzinho de um treino quando eu já me desaquecia repentinamente me apareceu uma dor diferente na panturrilha esquerda. Uma que nunca havia me dado. Nem estaria muito preocupado  se não tivesse uma prova importante e pesada para fazer no dia 13/12 e a tão esperada São Silvestre. A prova do dia 13/12 até consegui fazer na base do sacrificio, mas acabou agravando mais essa dor.

Parei de correr completamente durante 10 dias com tratatamento intensivo a base de anti-inflamatório e gelo. Precisava conseguir chegar bem na São Silvestre pelo menos para terminá-la. Por causa disso o condicionamento físico foi para o espaço e somente consegui retomar os trotes na véspera do Natal com 3 treinos até a prova: um de 7 Km e mais dois de 10 Km. As dores praticamente tinham sumido, mas o condicionamento !!!

Novamente consegui promoção de vôo pelo GOL faltando uma semana para a corrida, com o preço do trecho FLN-GRU saindo por R$ 109. Fica mais barato que ir de ônibus ou de carro.

No dia 30 fui retirar o kit com as amigas Lisandra e Marisa. Chegando lá no período da tarde havia uma fila que eu nunca tinha visto antes. E o pior, estava com um sol de rachar. Sorte que ela andou rápida e em menos de 30 minutos já estávamos com o kit na mão, inclusive com as camisetas personalizadas. Lembrando que esse ano a retirada do kit tinha que ser feita pessoalmente.

Dia da prova. Minha mãe foi novamente como em todos os anos, e nos acompanhou até o local da largada no meio da muvuca. Ela conseguiu acompanhar de perto o mar de gente que é uma largada de São Silvestre. Esse ano a largada estava dividida em setores por cor. Ainda não sei por qual critério direito. Eu recebi a pulseira vermelha e com antencedência de uns 40 minutos do horário da largada conseguimos chegar a esse setor.

Estava também estreando a máquina esportiva GO PRO com a ideia de filmar toda a minha corrida, isso se a bateria aguentasse. Tinha testado antes e pelo menos 1h35min de vídeo ela tinha aguentado. Ou seja, seria bom eu chegar antes desse tempo.

Hora da largada, 9:00, com um pequeno atraso. Lá se foram mais de 30 mil atletas partindo da Av. Paulista. Novamente acho que escolhi o lado errado. Fiquei no lado esquerdo e o lado direito começou a correr antes. Sempre assim. Com isso foram mais de 7 minutos para passar pelo portal e finalmente iniciar a corrida oficialmente.

Meu objetivo era baixar o tempo de 1h17min do ano passado, mas estava bem ciente que sem treinar direito por mais de 20 dias seria praticamente impossivel. Pra piorar o sol já reinava no horário da largada e os termômetros já apontavam 25ºC. Tentaríamos.

Largada, como sempre, no maior pique. Todos ainda animados, inteiros, contentes, gritando, acenando para a câmeras, uma energia de dar gosto. Energia essa que dá pra perceber bem na passagem por baixo do viaduto da saída da Av. Paulista. Só estando lá pra sentir. Demais.

Esse ano muita gente com aqueles “pau de selfie” por todos os lados. Fico imaginando o incomodo que é correr com aquilo. E o pior, logo no começo da prova, alguns corredores paravam e queriam registrar o momento com um batalhão de gente vindo atrás. Esse pessoal poderia largar um pouco mais atrás pra evitar acidentes e atropelamentos. Vi vários casos de esbarrões.

Como sempre, os 2,5 primeiros quilômetros só conseguimos seguir o ritmo da multidão. Isso fazendo muitos zigue-zagues para conseguir avançar. As coisas só começaram a melhorar um pouco quando chegamos na Av. Pacaembu que é bem mais larga e aí sim conseguimos correr de uma maneira mais normal.

Porém, logo no final do 4º Km já afunila tudo novamente, acessando algumas ruas mais estreitas, como a Al. Olga e a Rua Fuad Naufel. Pelo menos os atetas já estão um pouco mais ritmados, ou não. Logo depois do 5ºKm encontrei a minha irmã Juliana que mora lá perto e estava registrando a minha passagem. Foi rapidinho, mas deu pra encontrá-la e dar um oi.

Um pouco mais a frente, próximo do 7º Km incrivelmente encontrei a amiga e jornalista Sabine Weiler, aqui de Santa Catarina. Nem acreditei no meio daquele mar de atletas correndo. Aproveitamos pra tirar uma selfie sem perder o ritmo da prova. Muito legal.

Até então todos os termômetros que eu tinha visto registravam 25ºC, mas como o sol estava presente a sensação térmica piorava cada vez mais. Passando do 7º Km me lembrei que a parte boa da prova já tinha ido (descidas) e agora vinha a parte mais pesada, as subidas. A essa altura eu já estava bastante cansado e já jogava a toalha para o objetivo. Não ia dar mesmo. Nem por isso deixei de me esforçar. Estava preocupado com o tempo de duração da bateria da GO PRO ainda

Legal que dessa vez o percurso seguiu pela Av. Rio Branco, onde teve um posto de gatorade. Peguei dois saquinhos e mal consegui tomar um. Estava totalmente sem fôlego. Em seguida dobramos na Av. Ipiranga, e passamos pelo cruzamento com a Av. São João. Isso foi na altura do 10º Km. Um pouco mais a frente tomei o meu primeiro e único gel de carboidrato na Av. Ipiranga. Tava tão ruim que até dei uma babada e aquilo meleca tudo !!! Ainda bem que ainda tinha o outro saquinho de gatorade.

Agora chegava na parte boa de se ver: Viaduto do Chá, Rua Libero Badaró, Largo São Francisco. Mas só de se ver mesmo. Pelo menos tinha mais sombras por causa dos prédios e deu pra aproveitar mais um posto de água. Eu ia tentando registrar tudo, quando lembrava que estava com a câmera. Na verdade eu precisava me virar para o que queria filmar.

Com pouco mais de 13 Km percorridos chegamos finalmente a temida subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio. São mais de 2 Km só de subida. Eu até tentei dar uma freada e ir com mais calma no início, mas não estava nada fácil mesmo assim. Coração saindo pela boca. A vontade de caminhar era enorme.

Enfim, um pouco mais a frente tive que ceder e caminhar alguns metros acima. Sorte que estava sem o frequencímetro. Nem queria ver os batimentos cardíacos. Enquanto isso vários atletas iam passando. Respirei um pouco e comecei a correr novamente. Tentando chegar no ponto que estava anteriormente. Subi mais um pouco e mais forte, mas perto do 14º Km tive que caminhar outra vez pra me recuperar para o quilômetro final.

Comecei a trotar novamente e agora seria até o final. Passei pelo ponto onde minha mãe ficava normalmente, no EXTRA da Brigadeiro, mas não a vi. Fui tentando aumentar o ritmo aos poucos, mas não dava muito. Na Av. Brigadeiro temos muito apoio e incentivo do público. Isso também é bem legal e ajuda. Tava chegando perto da Av. Paulista. E como é bom revê-la. Virei a esquina e fui para o sprint final. Ali parece que aparece uma energia extra.

Estava me aproximando da chegada. As dores nas pernas eram imensas e as minhas condições físicas já não eram das melhores. Como essa Av. Brigadeiro judia. Mas agora eram só mais uns 300 metros e comemorar. Que sensação indescritível é cruzar aquela linha de chegada. Parece que com ela cumprimos e fechamos todas as metas do ano. E que agora sim estamos prontos e preparados para virar a página para 2015.   

Meu tempo líquido ficou em 1h21min43s, bem acima do esperado, mas ainda satisfeito por concluir bem após quase um mês sem poder correr direito. Na cheganda encontrei com a Marlene e a Isis de Balneário Camboriú, e o Fausto e família. Tinha muito mais gente de Santa Catarina por lá. Pena que deu pra encontrar somente alguns.

Aguardei a chegada da Lisandra e da Marisa que também se superaram, e mesmo com dores e receios fecharam muito bem a São Silvestre, da Kazumi que mesmo correndo acompanhando o sobrinho e distribuindo balas concluiu em um excelente tempo, e do Silvio que após alguns anos se recuperando voltou a completar mais uma São Silvestre.

Que bom que a filmagem da prova deu tudo certo e a bateria aguentou até mais que o esperado. Gostei bastante também da medalha que comemora a 90ª Corrida Internacional de São Silvestre. Tudo muito bom.

A todos os amigos que se superaram e concluíram mais essa São Silvestre os meus sinceros parabéns. E espero revê-los em 2015.
Na retirada do kit com a Lisandra e a Marisa
Com meus pais antes de sair para a São Silvestre
Chegando na Av. Paulista ainda vazia
Concentração em frente ao Extra da Av. Brigadeiro
Até a minha mãe foi para a área da largada 
Grata surpresa ao encontrar no percurso a amiga e jornalista Sabine Weiler
 Viaduto do Chá
Pose pra foto
Cheguei acabado mais feliz.Tempo líquido: 1h21min43s
 Isis e Marlene de Educative de Balneário Camboriú na chegada
Com o Fausto Egídeo. Ao fundo a Av. Brigadeiro.

Local: Av. Paulista - São Paulo/SP
Data: 31/12/2014 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 15 Km (15,33 Km) 

Inscrição: R$ 135,00
Kit: Número do peito, camiseta Fila, sachês de café e capuccino, carbogel, sabonete, e chip descartável.  

Tempo: 1h21min43s
Pace: 5:20 min/Km

Colocação: 533 de 2.803 (40-44 anos)
Colocação: 3.076 de 18.078 (masculino)
Colocação: 3.254 de 24.335 (geral)

2 comentários: