terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

08/02/2015 - Maratona de Revezamento Caixa 30 Km da Ponta do Papagaio

 Maratona de Revezamento Caixa 30 Km da Ponta do Papagaio
Resultado
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida (by Carla Legal)

Vídeo da Largada dos 10Km e 21Km


Pré-largada da prova de 30 Km


Vídeo da Largada dos 30Km

"Por falar em corrida" registrando a minha chegada nos 10 Km (by Enio Augusto)


Essa foi a prova que marcou a minha volta às corridas no ano de 2015. Inicialmente não sabia muito bem em que modalidade participar, individual ou em equipe, em 10 Km, 21 Km ou 30 Km. Eram várias as opções. Como ano passado tinha feito em equipe e corrido a parte da praia acabei optando por fazer uma prova mais curta, 10Km, mas que também pegaria a parte mais bonita do percurso, as trilhas e praias. Não estava com vontade de sofrer muito mais que isso agora no início do ano.

A retirada do kit foi na véspera da prova na Melo Granitos, dos amigos Valtinho e Denise, que nos receberam muito bem e nos apresentaram o belo show room de mármores e granitos. Deu até vontade de mudar toda a casa. Retirei o kit dos amigos que estavam vindo de fora, Eduardo Legal, Rafael, Izabel, Fausto e Egomar, pois não seriam entregues kits no dia. Tudo certinho.

Sabendo da quantidade de atletas inscritos, que ultrapassava o número de 750 segundo a organização, fui eu e o Enio bem cedinho no dia da prova, pois os locais para estacionar são bem restritos na região. O Enio foi fazer a cobertura da prova para o PODCAST “Por falar em Corrida”.

Chegando por lá logo observamos a grande quantidade de atletas presentes. Várias tendas de  assessorias esportivas e uma boa estrutura montada para o evento. Aos poucos fomos encontrando os amigos que chegavam a toda hora. Como a prova já está se tornando tradicional boa parte dos amantes do esporte estavam por lá.

A largada prevista inicialmente para às 7 horas foi realizada em dois momentos. Às 7:15 laragaram os atletas das distâncias de 30 Km, e às 7:30 os atletas das distâncias de 10 Km e 21 Km. Dessa forma evitou-se os grandes congestionamentos nas trilhas.

Procurei largar mais a frente, pois no trajeto da trilha sabia que seria difícil fazer ultrapassagens por serem bem estreitas. Naquela empolgação inicial e com percurso ainda plano fiz um 1º Km em ritmo dos meus tiros (4:10 min/Km) e sabia que não duraria muito. No 2º Km o ritmo já caiu um pouco, mesmo antes de chegar no trecho mais complicado.

Começou então a parte que eu temia, o início das trilhas. Mesmo tendo feito um treino anterior, ainda não tinha testado correr mais forte. Sei que me canso muito rápido nesse ambiente. Vinha junto com o Maurício até passarmos por um portal de acesso as trilhas. A partir de então a minha pouca habilidade de correr nesse meio foi me deixando para trás.

Não sinto firmeza alguma em dar passadas mais fortes e abertas nesses pisos irregulares. Além disso, quando chegava nas subidas as pernas parece que não queriam obedecer. Além do coração ficar batendo a mil e quase sair pela boca.

Primeiramente passamos por um trecho mais fechado com a trilha bem estreita, mas que quando tinha alguma abertura dava pra ver um lindo cenário de praia e mar. Eu estava com a GOPRO na cabeça e ia fazendo os devidos registros. Ficava contente quando encontrava alguém mais devagar que eu na frente durante a trilha estreita, pois aí eu também tinha que diminuir o ritmo e dava pra descansar um pouco. Era um alívio.

Quanto mais avançávamos mais difícil ficava e a paisagem se mostrava cada vez mais bonita. Uma coisa eu consegui perceber bem durante a prova. A minha recuperação após os esforços nas subidas era muito lenta, mesmo depois entrando em trechos mais planos. Agora preciso entender se isso é falta de treino específico, ou limitação mesmo e que preciso levar em ritmo mais leve. Esqueci de correr com o frequencímetro.

A partir do 4º Km não dá pra se falar mais em pace. Foi um verdadeiro passeio, mesmo me esforçando ao máximo. Passamos por praias, mais trilhas, mais praias, escalamos pedras (inclusive contei com a ajuda de uma corda), pastos montanhosos, e muitos trechos de lama.

Durante a trilha eu fui tomando o maior cuidado para não cair e não me sujar muito. Mas não teve jeito. Durante uma das descidas com lama acabei escorregando. Aí pensei, deveria ter enfiado o pé na lama desde o início. Ficava tentando não me sujar tanto e acabei perdendo algum tempo desviando e procurando trechos alternativos. Vivendo e aprendendo.

Na descida do morro para o acesso a praia de cima, por muito pouco não fui parar direto no arame farpado. Só vi quando estava quase em cima. Ia descer com tudo. Saindo finalmente na praia fui tentar recuperar um pouco o tempo perdido, mas estava sem fôlego e sem pernas. Só fui conseguir retomar o ritmo já quase chegando na praia da Pinheira pra concluir a prova.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 52min33s, um pouco acima dos 50min que tinha em mente. Talvez fosse possível se não tivesse andado tanto em vários momentos pelas trilhas e campos. Com certeza pra essas provas os treinos são diferentes.

Durante a minha participação gostei da hidratação no percurso e da diversidade de frutas na chegada, com banana, maçã, uva, melancia e até capuccino. Pra mim não teve problemas de falta de água, mas conforme relato de alguns atletas que participaram das provas mais longas houve falta de água na volta no trecho da praia, justamente onde nunca deveria faltar, pois além de ser o final da prova é o horário que está mais quente.

Retirei a medalha, muito bonita por sinal, acompanhei a chegada dos amigos que participavam das outras modalidades, fiz alguns registros fotográficos e assisti um pouco da premiação que demorou muito e teve vários problemas devido aos chips. Depois almoçamos por lá e deu até pra curtir uma praia no final. Dia muito bom e proveitoso com os amigos.

Retirada do Kit com Renato, Adrian, Clécio e Valtinho
Madrugando no dia da corrida 
Selfie na largada dos 10 Km e 21 Km
Admirando a paisagem 1
Admirando a paisagem 2
Reta de chegada e sprint final
Medalha na mão
A melhor parte das corridas na praia.

Local: Praia da Pinheira - Palhoça/SC
Data: 08/02/2015 
Horário: 7:30 Hs
Distância: 10Km (8,32Km) 

Inscrição: R$ 90 (cortesia)
Kit: Sacola, camiseta, caixa capuccino, bafômetro descartável, kit de band-aid/lenço umedecido/camisinha, número de peito, suco em pó e chip descartável. 
Tempo: 52min33s
Pace: 6:19 min/Km

Colocação: 03 de 009 (45-49 anos)
Colocação: 17 de 070 (masculino)
Colocação: 17 de 109 (geral)

2 comentários:

  1. Grande prova..tava voando no paraíso...naquele morro maior tu fez em 8:30 eu fiz em 11min...kkkkk parabéns pela prova...Egomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Egomar. Parabéns pra vocês também. Grande resultado da dupla. Aquele morro maior acho que eu só andei....rs. Abraço.

      Excluir