terça-feira, 31 de março de 2015

29/03/2015 - 1ª Corrida Amor e Cuidado - São José / SC

1ª Corrida Rustica Amor e Cuidado
Resultado
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)

Já fazia algum tempo que não participava de uma corrida no local onde costumo treinar, na beira mar de São José. De provas de 10 Km em asfalto também. Precisava testar como estava o meu desempenho nessas condições, pois ultimamente só estava treinando em ritmo de provas mais longas.

A retirada do kit foi no dia da prova, até meia hora antes da largada, teoricamente. Continha uma camiseta e um pacote de café de 200 g. Durante quase toda a retirada o tempo permaneceu chuvoso, ameaçando até o cancelamento da corrida, o que acabou não acontecendo.

Havia a opção das distâncias de 5 Km e 10 Km. Pelo regulamento teria premiação para as categorias somente para a modalidade de 10 Km. Porém, também disponibilizaram a premiação para as categorias na modalidade de 5 Km.

Como tenho encontrado muitos atletas que acompanham o meu blog e que às vezes vão dar um alô, vou começar a deixar registrado nas minhas postagens esses momentos. Nessa oportunidade deixo um abraço ao Tiago, que encontrei enquanto aguardava o início da prova.

Para a nossa alegria a chuva deu uma trégua um pouco antes da largada e os mais de 200 atletas puderam sair um pouco mais secos. Como de costume uma volta para quem faria os 5 Km e duas voltas para os 10 Km.

Inicialmente fomos em sentido Florianópolis, passando por baixo do monumento que divide os dois municípios. Nesse trecho seguimos pela avenida beira mar que estava parcialmente fechada para os atletas. Tentei cadenciar um pouco a saída como sempre, para depois manter o pace próximo de 4:30 min/Km. Meu objetivo era fazer os 10 Km sub-45, coisa que não fazia desde maio/2014.

Passei os 2 primeiros quilômetros mais forte que o esperado. Mas também tem sempre a empolgação inicial da largada que faz a gente perder um pouco o referencial. Aos poucos foi voltando a normalidade. Retornando de Florianópolis em sentido Ponta de Baixo seguimos pela ciclovia, em um trajeto bastante conhecido. Um pouco antes de completar o 3º Km havia um posto de hidratação e aproveitei para dar uma molhada na garganta.

Não fomos até a ponta da beira mar de São José. Retornamos um pouco antes, entrando pela avenida novamente. Depois foi só seguir em frente até o portal de chegada para os que fariam os 5 Km. Os atletas dos 10 Km como eu, deveriam repetir o trajeto abrindo uma 2ª volta

O bom de correr na beira mar de São José é que ela é praticamente toda plana com boas retas para correr. Ajudou ainda que nem tivemos vento forte e o sol não abriu.

É difícil passar pela chegada e não poder entrar para concluir. Aproveitei para pegar o segundo e último copo de água, sempre de olho no relógio que registrava paces pouco acima dos 4:30 min/Km. O meu posicionamento na corrida já estava meio definido a partir do início da 2ª volta. Poucas alterações de colocação. A briga estava mesmo contra o relógio.

Vinha me sentindo bem e aguentando até finalizar o 8º Km, mas com o batimento cardíaco aumentando e já acima do meu máximo e a respiração ofegante demais tive que segurar um pouquinho o ritmo no 9º Km. Essa é aquela hora que a gente pensa em desistir e caminhar. Por outro lado a possibilidade ainda de conseguir o objetivo martelava o pensamento e tentei seguir do jeito que dava.


Como esse 9º Km foi decisivo. Me tirou uns 10 segundos do objetivo. Mas também não posso dizer que dava pra fazer um esforço maior. Realmente estava próximo do limite. Ainda tentei fazer um último quilômetro mais forte e até consegui melhorar.

Ao cruzar a linha de chegada, após cravar o cronômetro, vi o tempo no display de 45min02s. Aquela primeira impressão de que deveria ter feito um pouquinho mais de esforço para o sub-45min. Um pouco do alívio veio com a divulgação do tempo líquido oficial de 44min58s (registrado pelo chip). Tá certo que o garmin registrou 9,97 Km de distância do percurso, mas ficou de bom tamanho e gostei de ter pelo menos voltado ao ritmo de uns 6 meses atrás.

Depois da chegada a chuva apertou um pouco. Estava com muito frio e enquanto me recuperava fui salvo por um bom café quentinho feito na hora. Além da água, teve melancia, maçã e banana. Estava me sentindo meio fraco. Nem consegui acompanhar e registrar a premiação, que teve ainda a entrega dos troféus do ranking de 2014. Não participei ano passado, pois não pude comparecer em várias etapas. 
Chuva na retirada do kit
 Lu, Maurício e o Sebastião 
Premiação nas categorias de 5 Km, 10 Km e do ranking 2014
 Lia e Elza, marcando presença
Passagem pela beira mar no 2º Km
 A hora do café quentinho logo depois de concluir a prova
 Gostei da medalha

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 29/03/2015 
Horário: 8:30 Hs
Distância: 10Km (9,97 Km) 

Inscrição: R$ 54
Kit: Sacola, camiseta, pacote de 200g de café, número de peito e chip retornável. 
Tempo: 44min58s
Pace: 4:31 min/Km

Colocação: 06 de 014 (45-49 anos)
Colocação: 33 de 081 (masculino)
Colocação: 33 de 087 (geral)

2 comentários:

  1. Malditos segundos, cara... Parabéns de qualquer jeito. O ritmo tá encaixado, talvez tenha faltado cabeça para enfrentar o desconforto dos bpm elevados por mais míseros 2k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Runner Hostil. Na verdade foram malditos metros finais...rs. O que faltou mesmo foi o fôlego. Sustentei até onde dava. Mas gostei pelo ritmo mesmo assim. Valeu. Abraço.

      Excluir