terça-feira, 29 de setembro de 2015

27/09/2015 - Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis

Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Outra prova que tenho feito anualmente desde 2010. Gosto muito dela, tanto pela organização, estrutura, bem como pelo percurso plano onde se tem excelentes condições para quebras de recordes pessoais e permitir um bom desempenho.

A retirada do kit como sempre iniciou 3 dias antes da prova. As inscrições puderam ser feitas no local, na loja da Track & Field, no Shopping Iguatemi. Dessa vez não teve um público tão grande como de costume. Provavelmente por estar sendo realizado no mesmo dia e horário o Powerman Brasil (prova de duathlon), também aqui em Florianópolis. O kit foi o padrão de sempre por aqui. Bem que poderiam acrescentar o porta medalhas ou o pregador magnético de número de peito, que são oferecidos em outras etapas em outros estados.

Dia de prova nada convidativo para sair da cama. Final de semana só de chuva e o domingo não foi diferente. Acredito que muitos deixaram de ir por esse motivo. Como já estamos acostumados a esses pequenos obstáculos fomos para mais uma batalha.

As instalações do Shopping Iguatemi ajudam muito. Pudemos utilizar o estacionamento, até às 11 horas, e as instalações internas para preparação e proteção da chuva. Cheguei às 6:10 e fui logo retirar o chip retornável que foi entregue aos atletas até às 6:30. A parte chata de quando chove é que aqueles momentos antes da largada de confraternização com os amigos fica mais difícil e para as fotos também.

Nesse meio tempo fui encontrando alguns amigos que não via a algum tempo, Luiz Felipe e o Galdino do IFSC, Simone da UFSC, além da Marisa, que agora está aplicada nas corridas. Pena que o tempo foi curto e pouco deu pra conversar. Mas foi muito legal revê-los.

Essa seria a prova para eu tentar o sub-45, mas como tinha conseguido na corrida da semana anterior me restava tentar manter o feito ou buscar um sub-44 talvez, mas isso já seria muita ousadia minha. Como opções de distância havia de 5 Km e 10 Km, realizada em uma ou duas voltas respectivamente, como nos anos anteriores.

Procurei largar mais a frente para não perder muito tempo no congestionamento inicial. Antes da largada pude encontrar ainda a amiga e jornalista Sabine Weiler, que também tentaria melhorar a sua marca nos 10 Km. Largamos sob uma chuvinha fraca. Nao demorou muito e um pequeno incidente na primeira curva, meu celular caiu do cinto e foi quicando no meio do povo. O pior, bem na área da muvuca. Não o perdi de vista e sorte que consegui pegá-lo logo em seguida sem sofrer nenhum atropelo. Fiquei preocupado pra ver se estava funcionando e onde guardaria novamente durante a corrida. Menos mal que deu sinal de vida e consegui ajeitar em um dos bolsos da bermuda. 

O problema foi que o 1º Km saiu todo desajeitado e descompassado. Ao contrário da corrida anterior acabei saindo bem mais forte que deveria. Acho que talvez pela sensação de ter perdido um certo tempo nesses ajustes, 4:05. Lembro até de ter metido o pé em uma baita poça de água só pra não precisar desviar.

Quando percebi que tinha forçado um pouco tentei voltar ao ritmo que deveria, mas é bem diferente do que ir acelerando aos poucos. Meu tempo de recuperação após um esforço maior é mais demorado. O pace foi ficando irregular, ora acima de 4:30 ora um pouco abaixo. Sentia que até o sub-45 seria complicado fazer.


Peguei água nos dois primeiros postos de hidratação, perto dos 2,5 Km e 5 Km, mais para molhar a boca, pois a chuva continuava e se encarregava de molhar todo o resto.

Completando a  1ª volta, fechei os 5 Km em 22:10. Razoável, mas para o meu objetivo ousado já estava complicando, pois normalmente a minha 2ª parte nunca é melhor que a 1ª. E realmente foi o que aconteceu. Estava muito difícil conseguir sustentar o ritmo na parte final. Me restava então tentar manter o sub-45 para consolidar de vez.  

A briga pelo sub-45 também não foi fácil e os dois últimos quilômetros foram bem sofridos, mas consegui fechar a prova com o tempo líquido e oficial da prova em 44min33s. Pelo meu garmin tinha dado quase 10 Km e para arredondar corri mais alguns metros depois do portal, fechando com o tempo de 44min39. Pelo menos o sub-45 deu e com a distância de 10 Km exatos !!!

Depois disso fiquei aguardando os amigos que aos poucos foram chegando com as quebras dos seus recordes pessoais: Nilton Generini (sub-49) com a escolta e a pressão do Enio Augusto, Sabine Weiler, Grasiele Aguiar e o Josué Lange. Prova muito boa mesmo para esse feito. Acho que seria melhor ainda se não estivesse chovendo. Todos estão de parabéns !!!

A estrutura na chegada estava muito boa, com água, isotônico, frutas, distribuição de pães, água de côco, massagens. Pena que com a chuva ficou complicado aquela confraternização pós prova que é uma das partes mais legais. Mas demos um jeitinho e fomos tomar um belo café da manhã para repor as calorias. Muito show !!!

 Galera se abrigando da chuva
Baita time: Enio Auguto, Josué Lange, Nilton Generini e Renato Ventura
 
A turma do IFSC: Enio, Luiz Felipe e o Galdino (Reitoria e Câmpus São José)
 Ana Paula e a amiga Marisa.
 Indo
  Chegando
  A melhor parte. Café da manhã com os amigos
 Medalha da prova 

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 27/09/2015 
Horário: 7:00 Hs
Distância: 10Km (10,00Km) 

Inscrição: R$ 97,09
Kit: Camiseta, meia, 
bandagem térmica, barra de cereal, sacolinha, número de peito.
Tempo: 44min33s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 07 de 028 (45-49 anos)
Colocação: 27 de 182 (masculino)
Colocação: 30 de 260 (geral)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

13/09/2015 - Corrida do Bem - SESI - Etapa Florianópolis

Corrida do Bem - SESI - Florianópolis/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Essa prova não estava planejada no meu calendário de corridas e acabou aparecendo meio que de última hora. Me chamou a atenção de ser feita na beira mar norte de Florianópolis, em percurso totalmente plano e a distância de 10 Km. Fazia um certo tempo que não corrida essa distância em provas oficiais. Serviria como um treino para a T&F Run Series do Shopping Iguatemi a ser realizada no final do mês de Setembro.

O valor da inscrição não era das mais baratas, mas parte do valor das inscrições seria revertida para entidades sociais acompanhadas pela Ação Social Arquidiocesana. A retirada do kit foi no sábado na Paróquia Nossa Sra. de Lourdes e São Luiz, na Agronômica. O kit veio bem recheado de itens diversos até com desodorante sólido. Não foram feitas inscrições na hora para garantir o controle. Segundo a organização mais de 650 inscritos entre as distâncias de 5 Km, 10 Km e caminhada.

O dia da prova estava bem bom para correr, um friozinho razoável e sem vento. A largada estava programada para às 8 horas, saindo de frente ao Trapiche. Ao chegar, como sempre fomos encontrando os vários amigos, mas percebi dessa vez que nem todos que participam normalmente estavam por lá. Nem as assessorias esportivas de corrida estavam em grande quantidade. Acho que foi devido às outras provas do final de semana.

Meu objetivo para a corrida era fazer oficialmente o sub-45 e torcer para a distância estar bem aferida com os 10 Km realmente. Na verdade não estava muito confiante com nenhum desses dois itens, mas precisamos acreditar sempre.

O percurso saía do Trapiche até o Koxixo´s e retornava de volta ao Trapiche. Para os 5 Km era uma volta somente e para os 10 Km foram duas. Achei até bom porque o percurso ficou bem planinho mesmo.

Larguei ao lado da amiga Denise que também pretendia ir próxima do ritmo de 4:30. Eu iria tentar fazer uma corrida bem constante perto desse ritmo. Saímos juntos e fomos controlando a ansiedade inicial. A partir de 1,5 Km eu estava me sentindo bem e acelerei um pouco mais pra não deixar cair o ritmo. A essa altura a Denise já havia assumido a liderança feminina dos 10 Km.

Nos 5 primeiros quilômetros, tirando o 1º que serviu um pouquinho pra aquecer, foram com pace abaixo do que eu esperava. Deu uma animada também que ao fazer o 1º retorno a marcação estava registrando perto dos 2,5 Km, ou seja, a prova provavelmente teria os 10 Km.

A 1ª volta fechou bem em cima dos 5 Km em frente ao ponto inicial no Trapiche. Dessa vez como estava empolgado nem tive muito aquela sensação de "mais uma volta" que normalmente ocorre nessas situações. Estava mais é preocupado em manter o pace abaixo dos 4:30. Estava me animando para o sub-45min.


Na 2ª volta sentia que estava bem ainda e a medida que se passavam os quilômetros e conseguia manter o ritmo tinha tudo pra cumprir o objetivo. E fui assim, brigando contra o relógio e no meu limite.

Faltando aproximadamente 1 Km para terminar comecei a fazer as contas e vi que poderia ainda buscar o meu recorde pessoal dos 10 Km, e o melhor com a distância correta. Não podia perder essa chance, não agora. Fiz os meus últimos esforços, dei uma forçadinha final e consegui fechar com o tempo líquido de 44min10s. Oficialmente estava batido o meu recorde pessoal. Objetivo superado além das expectativas. E conforme o Garmin ainda tinha passado pelos 10 Km exatos com 43min54s.

Retirei a medalha bastante contente, pois há alguns anos buscava superar essa marca. Enquanto me hidratava e comia algumas frutas, ouvi o anúncio da chegada da amiga Denise como campeã geral dos 10 Km. Fui lá dar um abraço e parabenizá-la, pois era a sua primeira vez. Está melhorando cada vez.

Depois aproveitamos pra bater papo com os amigos e assistir a premiação, pois o dia estava bem bonito. 

No geral essa corrida pra mim foi perfeita, desde a organização para as inscrições, kit, estrutura da arena, hidratação na prova, distâncias exatas nos 5 Km e 10 Km, frutas, água, e premiação.

 Largada no Trapiche da beira mar Norte 
No meia da prova 
 Chegando
 Com a amiga Denise Ventura, campeã geral dos 10 Km
Medalha Sesi Corridas do Bem

Local: Av. Beira mar norte - Florianópolis/SC
Data: 13/09/2015 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 10Km (10,07Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, barra de cereal, 2 squeezes, caneta, porta cápsulas, desodorante sólido, sacolinha, bandagem térmica, termogênico, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 44min10s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 05 de 024 (45-49 anos)
Colocação: 22 de 151 (masculino)
Colocação: 22 de 201 (geral)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

06/09/2015 - Meia maratona de Buenos Aires - Argentina



Meia maratona de Buenos Aires


1ª PARTE - PRÉ-PROVA

A minha primeira meia maratona internacional, de Buenos Aires, foi programada com uns 5 meses de antecedência e foi legal que o amigo Renato Ventura também iria embarcar nessa aventura. As passagens foram compradas bem em conta utilizando milhagens em vôos diretos de ida e volta pelo aeroporto argentino de Ezeiza. O caro mesmo foram as taxas de embarque que somadas deram quase R$ 300.

Para a viagem levei um pouco de peso ($), real (R$) e dólar (US$). Não sabia direito o que iria encontrar e nem o que seria melhor, apesar das várias dicas que recebi. Iria ver na hora. O bom é que no geral eles aceitavam qualquer moeda. Só tínhamos que verificar qual era a melhor conversão.

Descemos no aeroporto de Ezeiza (EZE), que normalmente tem tarifa aérea melhor, porém é mais longe do centro (cerca de 30 minutos de carro). O valor do táxi é meio tabelado, sendo $ 450 para ir até o centro e $ 360 para voltar. Perguntei o motivo da diferença e não entendi nada.

A conversão de pesos em reais era bem flutuante, ficando entre $3 a $4 por real dependendo do serviço ou loja. O dólar (US$) por sua vez já estava sendo trocado entre 14 e 15 vezes o valor do peso ($).

Durante o vôo conhecemos uma brasileira, Sandra, que estava indo para participar da meia também. Ela nos deu a dica de um sistema de transporte chamado "Tenda León" que sairia mais barato individualmente ($ 155), e que também nos deixaria na porta do hotel. Usamos esse serviço: um ônibus nos levou até uma central, e em seguida um carro nos levou até a porta do hotel. Vale a pena para até duas pessoas.

Nesse meio tempo percebi que não tinha sinal no celular de nenhuma das duas operadoras (Claro e Tim). Descobri depois que era necessário ter solicitado a liberação para as operadoras antes. Paciência. Fiquei sem 3G.

Ficamos no Rochester Hotel Concept, bem localizado, no centro. Porém, algumas surpresas: o quarto era bem pequeno e apertado, e o wi-fi no apto era pago a parte (60 pesos por 2 dias). No lobby o wi-fi era gratuito, mas no geral o sinal era péssimo. Decepcionante. Pra usar internet tivemos que aproveitar as horas das refeições nos restaurantes que esse serviço disponível.

Primeira noite demos uma volta pelo centro para conhecer a redondeza. Muitas opções para comer e fazer compras. Achei o local lembrando o centro de São Paulo. A todo momento era abordado por pessoas oferecendo "câmbio". Me acharam com cara de turista. Acabamos comendo em um restaurante por perto, experimentando o prato de bife de chorizo (contra-filé) com papa fritas e pêra ao vinho como postre. Promoção: $100 ou R$ 25.


No dia seguinte eu e o Renato saímos com a ideia de retirar o kit andando ou trotando. Eram uns 5 quilômetros de distância. Só que nem tínhamos ideia pra que lado seria. O endereço era "La Rural (Av. Sarmiento, 2704)". Já tinha dado mais de uma hora e nem tínhamos percorrido 1 Km. Fomos parando pelas lojas, Pacífico Galerias e até na Praça San Martin. Decidimos então saber como seria pra ir de ônibus ou metrô. Optamos pelo metrô. O destino era a estação Plaza Itália, que ficava bem em frente ao local da entrega do kit. E isso custou somente $5 , ou pouco mais de R$ 1,25.



Na retirada do kit uma grande estrutura digna de uma verdadeira exposição. Vários estandes dos mais diversos produtos e serviços esportivos voltados para a corrida. Um super painel também com a lista de todos os inscritos. Local para conferir o tamanho da camiseta e personalização gratuita. O preço dos produtos não estava muito em conta. Ficamos até o meio da tarde.

No sábado pela manhã marcamos tour city contrato no próprio hotel, $200 por pessoa. Passamos pelo Teatro Colón, Av. 9 de Julho, Obelisco, Av. de Mayo, Plaza de Mayo, San Telmo (estavam preparando a feirinha de produtos antigos), La Boca, Caminito, Puerto Madero, Retiro, Palermo e La Recoleta. Fizemos paradas rápidas de uns 20 minutos na Casa Rosada, La caminita, Estádio do Boca Júniors (pagamos mais $100 para poder entrar), e finalmente desembarcamos em Porto Madero.

À tarde foi só aproveitar pra fazer as últimas compras pelo centro e descansar para o que realmente a gente tinha ido fazer, a meia maratona. Já tinha até me esquecido !!!

Deixei registrado alguns valores aqui para servir de referencial para as próximas visitas !!!

2ª PARTE - A PROVA

Noite de sábado e a expectativa aumentando. A refeição pré-prova foi de pizza mesmo, regada a muita muzzarela. No hotel o movimento principalmente de brasileiros já era grande. A grande maioria se programou para ir para a largada de táxi. Nós pudemos contar com a carona do amigo argentino Adrian, que nos pegou um pouco antes das 6 horas para irmos pra prova.

Ainda estava escuro quando chegamos e parar próximo já estava difícil. Com os mais de 22 mil inscritos já era de se esperar. É um público equivalente a nossa São Silvestre no Brasil, porém em uma meia maratona. A área de concentração por sua vez era bastante grande em uma praça na região de Palermo. 

Fiquei surpreso com a quantidade de tendas de assessorias esportivas, acho que chegava a centena. Foi difícil até de achar a do nosso amigo Adrian, que acabou sendo o nosso guarda-volume.

O clima estava friozinho, perto dos 13º C, excelente para correr. Sorte que também não pegamos nenhum dia de chuva. Aos poucos a praça estava praticamente toda tomada. Nem era possível mais trotar para aquecer.

Na hora da retirada do kit os atletas recebiam uma pulseira de cores diferentes baseado na intenção de tempo de conclusão da meia maratona. Fomos eu e o Renato para a largada esperando essa divisão, mas não houve controle algum. O negócio foi seguir o mais pra frente possível. O Renato preferiu ficar mais atrás. Resumindo, eu gastei pouco mais de 1 minuto para passar pelo portal de largada e o Renato cerca de 7 minutos.

Mesmo assim os meus primeiros quilômetros foram meio congestionados. Muitos desvios iniciais não permitiram largar com um pace normal e o 1º Km acabou sendo o mais alto. Mas como as avenidas eram largas aos poucos foi dispersando e ficou mais fácil para encaixar o ritmo, sempre cercado de vários atletas do início ao fim. Nunca correndo sozinho.

O percurso é bem bonito e pra quem faz a prova em ritmo de passeio é possível aproveitar para admirar os belíssimos cenários, como a Recoleta (3º Km), Teatro Colon e Obelisco (6º Km), Plaza de Mayo e a Casa Rosada (7º Km), Av. 9 de Julho (8º Km e 9º Km), bosques de Palermo (final)

Como eu fui com o objetivo de fazer a meia maratona sub 1h40min não consegui ficar admirando muito o visual. Já havia feito o tour anterior com mais calma. Segui concentrado no relógio e dando umas olhadinhas de vez em quando.

Os postos de hidratação, diferentemente aqui do Brasil, são mais espaçados, começando a partir do 5º Km. Talvez por ser um clima mais fresco. Particularmente pra mim foi bem tranquilo. As águas foram distribuídas em garrafinhas pequenas. Tiveram ainda 2 postos de isotônicos em copos, e postos de banana e laranja.

A maior parte do percurso é bastante plana e as poucas subidas que tem são suaves. No 5º Km foi a primeira, mas não quebrou muito o ritmo. Corria bem tranquilo e mesmo com o 1º Km mais alto estava dentro do tempo esperado nessa passagem dos 5 Km (23:23).

Até o 10º Km ainda teve mais duas subidinhas leve que quebraram um pouco mais o meu ritmo e até me deixaram preocupado com o meu objetivo, mas logo deu pra voltar ao normal e passei os 10 Km com 46:43.

Garmin - Meia maratona de Buenos Aires - Argentina

A parte mais bonita da prova já tinha se passado. Eu ainda me sentia bem e era hora de focar na manutenção do ritmo nessa 2ª parte do percurso. Tomei o meu gel de carboidrato e segui. Esse trecho entre o 12º Km e 13º Km é legal que podemos ver no sentido oposto o mar de atletas que vem subindo a Av. 9 de Julho. Me disseram que passamos por um trecho com uma imensa favela, mas eu nem reparei de tão concentrado. O 15º Km passei com 1:09:44.

Agora era a parte final e a mais difícil de se conseguir manter. Eu peguei uns atletas referenciais que corriam junto quase a prova toda e fui tentando acompanhar. Sabia que estava dentro do tempo e vibrava a partir de então a cada quilômetro que conseguia manter o pace na casa dos 4:40. Dessa vez não podia deixar escapar. 

Ao chegar no Km 20 com 1:33:09 eu já comemorava internamente. Só uma tragédia não faria eu cumprir o meu objetivo. Ia até aliviar um pouco, mas entrando pela reta final de chegada com aquele funil de expectadores dando aquela força e inventivo final, deu até pra dar uma acelerada. O detalhe é que próximo a chegada havia um portal (falso). Muitos atletas gastaram a energia final pra chegar nele, mas o portal de chegada mesmo estava a uns 300 metros à frente. 

Felicidade e alívio total. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h38min52s. Não foi o meu melhor tempo em meia maratona, mas foi o meu melhor ritmo, 4:39 min/Km. Em seguida ainda encontrei o amigo Ronaldo Urbano que recém tinha chegado com diferença de alguns segundos.

Na dispersão, água e isotônicos em garrafas a vontade, além de bananas. Para a retirada da medalha era necessário a devolução do chip. Medalha bonita e com certeza ocupará um lugar especial na minha coleção.

Aguardei a chegada do amigo Renato, que também fechou muito bem a meia maratona dentro da sua melhor expectativa. Nos recuperamos um pouco, tiramos mais algumas fotos com o Adrian, e seguimos para o hotel.

Pra terminar e deixar registrado, ainda tivemos que andar mais uns 2 Km até chegar ao metrô mais próximo, pois no final de prova achar um táxi livre era impossível e quando aparecia não estava trabalhando. Tudo bem, a missão estava cumprida, quebrados mais felizes.

Sem dúvida alguma, a Meia maratona de Buenos Aires reúne as condições ideais para quem busca quebra de recordes pessoais ou estrear na distância. Já estou pensando na próxima !!!

Percurso 2015 (21,300 Km)

 Retirado do Kit
Kit da Meia maratona de Buenos Aires
Na primeira subidinha
 Logo após a chegada 
Renato, Adrian e eu, todos felizes !!!

Medalha da meia maratona de Buenos Aires

 Jornal Clarin da Argentina 08/09/2015
Classificação da Meia maratona de Buenos Aires

Local: Av. Alcorta, 7000, Buenos Aires (Alcorta y Monroe)
Data: 06/09/2015 
Horário: 7:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,33 Km) 

Inscrição: US$ 70,00 (aproximadamente R$ 250)
Kit: Sacolinha, viseira, camiseta personalizada, barra de cereal, número do peito e chip retornável.  

Tempo: 1h38min52s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 231 de 1.819 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 1.829 de 13.075 (masculino)
Colocação: 1.966 de 19.053 (geral)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

30/08/2015 - Corrida e Caminhada pela Cura - Ingleses - FLN/SC

Corrida e Caminha pela Cura - FLN/SC
Nesse dia 30/08/15 a grande Florianópolis teve na programação esportiva 3 eventos de corrida, e uma de duathlon, em São José. Isso já era de conhecimento do público há pelo menos um mês e todas mantiveram as datas. Eu particularmente não sabia de qual participar. Queria ir nas três, mas a logística e a verba não permitiram. A convite da amiga e jornalista Sabine Weiler optei por participar da Corrida e Caminhada pela Cura nos Ingleses, que ajuda as crianças com câncer atendidas pela AVOS. 

A retirada do kit foi na Loja Decatlon na véspera da prova. Eu gostei, pois além de ser mais perto que nos Ingleses permite que a gente possa ver as novidades no ramo esportivo. O kit estava bem bonito, com destaque para a camiseta roxa de manga comprida. E mais algumas guloseimas.

A prova tinha a distância de 7 Km e 14 Km. Novamente optei pela distância de 7 Km. Lembrei que ela pega um bom trecho de praia com algumas partes de areia fofa. Por isso eu resolvi sofrer menos. A largada estava prevista para às 9:00. Achei um pouco tarde, pois deu chance para o sol aparecer com mais intensidade. Quem fez a prova de 14 Km sofreu e se bronzeou um pouco mais.

Cheguei na concentração da largada perto das 8:00 e como é de praxe encontramos os vários amigos e amigas e tiramos as tradicionais fotos. O bom do dia bonito é que as fotos ficam bem melhores.

A largada para as duas distâncias foram juntas com mais de 200 atletas que partiram de frente ao Hotel Costa Norte à esquerda de quem entra para a praia. Num primeiro momento saímos pela areia fofa, mas logo todos foram para a parte mais firme onde dá pra desenvolver um ritmo bem melhor.

O trecho inicial de areia tem cerca de 2 Km e só tive uma perda maior de tempo na hora que afunilou a passagem por uma pontezinha estreita. Aí não teve jeito, a redução da velocidade foi inevitável.


Depois disso ganhamos as ruas dos Ingleses. Após sair da praia com a areia fofa demorou um pouco até conseguir se recuperar. Essa saída deixa a gente muito ofegante. Mas agora era hora te tentar manter o pé embaixo, pois as ruas são boas pra correr. 

Eu tentava correr mais forte que o pessoal que estava fazendo os 14 Km, principalmente os conhecidos, pois afinal faria somente 7 Km. Mas uma coisa é certa, essas provas mais curtas são super desgastantes. Corremos com o coração na boca o tempo todo. Várias vezes com aquele pensamento de caminhar, mas a adrenalina da corrida nos segura.

Durante os quase 5 Km pelas ruas dos Ingleses a situação e o ritmo se mantiveram quase o mesmo. Peguei um copo de água no posto de hidratação e procurei acompanhar o amigo Ronaldo Urbano que é um grande referencial pra mim nas corridas, pois sei que se estou perto dele estou bem. Ele estava fazendo os 14 Km.

O finalzinho da prova pra dar um pouco mais de emoção é pela areia fofa, cerca de 200 metros. Só que a sensação é de que não chega nunca e parece que você não sai do lugar. Cheguei com o tempo um pouco superior ao ano passado, 30min42s, mas com um acréscimo de pouco mais de 100m pelo trecho de areia.

Na chegada a área de hidratação estava muito boa, com água gelada, água de côco, iogurte, frutas, uns potinhos com comida quente e polenguinho. Eu me recuperei e fui retirar a medalha. Na hora não percebi, mas veio com a fita de 2014. Alguns atletas que vieram depois, principalmente da prova de 14 Km, receberam outro tipo de medalha.

Em seguida fui pegar a câmera e tirar fotos dos amigos que completavam a prova de 14 Km. Nossa, demorou bastante e com o sol que fazia deve ter castigado também. Em seguida começou a premiação e como sempre fiquei lá pra registrar. Foi legal, que a grande maioria dos amigos e amigas subiram ao pódio, e olha que somente o 1º colocado de cada categoria era chamado. 

A surpresa veio quando me chamaram para subir ao pódio, pois se já é difícil pegar um terceiro lugar, imagine um primeiro. Que felicidade !!! Até uma sacolinha cheia de guloseimas eu ganhei. Acho que foi a primeira vez. Dia excelente !!! Voltei muito feliz pra casa.


 Essa turminha 10 começando com tudo
 Com as amigas jornalistas corredoras, Sabine Weiler e Grasi Aguiar.
Parabéns meninas !!! Correram muito !!!
Com os amigos Ademar e Brito !!!
 Chegada cruel nessa areia fofa
 
1º lugar na categoria 45-49 anos 

Eehh. Dessa vez eu também ganhei. 
A Aninha, a Simone e a Lia voaram !!! Parabéns !!!
Local: Praia dos Ingleses - FLN/SC
Data: 30/08/2015 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 7Km (6,78Km) 

Inscrição: R$ 58,00 (1º lote) - Pôde ser feito na entrega do kit
Organização: I9 Eventos Esportivos
Kit: Camiseta de manga comprida, squeeze, 2 caixinhas de água de côco, saco de cookies integrais, saquinho de snackes, caixinha de polenguinho, livro de receita, sacola, número de peito e chip descartável.

Tempo: 30min42s
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 001 de 006 (45-49 anos)
Colocação: 015 de 075 (masculino)
Colocação: 015 de 144 (geral)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

26/08/2015 - Corrida Rústica Duque de Caxias - FLN/SC

Corrida Rústica Duque de Caxias - FLN/SC
Fazia tempo que não participava de uma corrida no meio da semana. Como estava de férias e a distância era de 5 Km resolvi usar como um treino forte, pois ultimamente depois da maratona a vontade de correr com pace abaixo de 5 min/Km está sendo zero. Também quis fazer porque essa prova tem um quantidade grande de participantes, devido a participação dos soldados.

A corrida teve um percurso inédito ainda para mim, não sendo pela beira mar do estreito e sim pelas as ruas internas do Estreito, meio que em volta do quartel. O kit foi só o número do peito. Era uma noite de quarta-feira. Bem convidativa para ficar em casa dormindo, ainda mais com a chuvinha chata que caía e o friozinho que fazia. Mas sempre tem uns loucos por corridas, inclusive eu.

Pudemos estacionar o carro dentro do quartel do 63º Batalhão da Infantaria. Já facilitou bastante na parte de segurança. Ao chegar me admirei ao perceber a quantidade de atletas, superior a 350. Legal, gosto quando é mais agitado. Fica mais disputado.

A largada estava prevista para as 20:00 em frente ao quartel e foi feita sob uma sequência de tiros. Parecia um tiroteio na rua e o pessoal saindo correndo. As ruas estavam parcialmente fechadas e o percurso bem orientado. Só havia a distância de 5 Km, que foi feita em 2 voltas.

Como imaginado na 1ª volta o pessoal disparou, mesmo com uma baita subida logo no início do percurso. Eu tentei me conter um pouco, mas também não dava pra ficar tão pra trás. Depois fui ver o que tinha feito e não demoraria pra pagar pelo ritmo forte que acabei saindo. Tá certo que era descida, mas pace de 4:08 não é a minha realidade.


Próximo do Km 2,4 passamos novamente em frente ao quartel e tivemos que encarar a mesma subida do início, mas agora com as pernas bem mais pesadas. Mesmo assim consegui ultrapassar mais agora do que era ultrapassado, e foi assim nessa 2ª volta.

Como sempre, provas de 5 Km para mim são as piores, pois nos leva ao limite e a vontade de caminhar após o 3º Km é imensa. O que me segura mesmo é não perder contato com os amigos referenciais durante a prova. Mas o esforço é tremendo.

Na chegada já tinha uma certa fila para a anotação e cronometragem. A prova foi muito forte e de alto nível. E a fila só foi aumentando. Peguei a medalha, me hidratei um pouco e fui direto trocar de roupa e me abrigar. A chuva não tinha parado e as condições estavam propícias para se pegar uma gripe.

Em seguida assisti a premiação e foi bem legal ver as amigas Manu e Andreza subirem ao primeiro pódio de corrida delas e o melhor juntas. Muito show !!! Estão de parabéns. Depois a chuva apertou e tivemos que sair correndo pra ir embora !!!


 
Enquanto chovia lá fora um registro com os amigos...
 D. Eni e o Leonardo de Paula
 Concentração e aquecimento para a largada
 Portal de chegada em frente ao quartel
Expectativa na largada
Acompanhando a premiação
Andreza e Manu no primeiro pódio de corridas !!!

Local: Av. Gen. Eurico Gaspar Dutra, 831 - 63º Batalhão da Infantaria - Estreito-FLN/SC
Data: 26/08/2015 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 5Km (4,86Km) 

Inscrição: R$ 34,00 (com taxa de conveniência) - Podia ser feito no dia.Organização: Acorsul
Kit: Número de peito.

Tempo: 21min39s
Pace: 4:27 min/Km

Colocação: 004 de 013 (45-49 anos)
Colocação: 110 de 323 (masculino)
Colocação: 111 de 350 (geral)