quinta-feira, 23 de junho de 2016

19/06/2016 - 3ª Corrida Adria Santos - Joinville/SC

(Foto: Enio Augusto - Por Falar em Corrida)
3ª Corrida Adria Santos - Joinville/SC

Resultados

Fotos da Corrida

(by Enio Augusto - Por Falar em Corrida)

Vídeo da chegada

Pelo segundo ano consecutivo nos programamos para participar da Corrida Adria Santos, em Joinville. Sob a coordenação do amigo Renato Ventura que organizou e agilizou as inscrições e o transporte para a prova, tivemos um dia bem divertido e bem animado com os amigos loucos e loucas por corridas. Partiu aqui da grande Florianópolis um ônibus praticamente lotado.

Difícil mesmo foi acordar às 2:00 da manhã de domingo com esse frio todo que estava fazendo e embarcar às 3:45 rumo ao município de Joinville. Tive que dormir um pouco mais cedo, mas mesmo assim faltaram horas de sono e aproveitei pra dormir durante a viagem, que levou pouco mais de 2 horas.

Chegamos ao local da prova, no Centreventos Cau Hansen, próximo das 7 horas da manhã, com a largada marcada para às 8 horas. Como estava previsto, o amanhecer estava chuvoso, mas nada muito forte. Aos poucos a chuvinha fina foi passando. Só o frio intenso que continuou.

Os kits já tinham sido separados pela organização e logo foram distribuídos para o pessoal. Praticamente todos se trocaram no ônibus mesmo. Quase ninguém se arriscou a ficar lá fora por conta do frio e da chuvinha.

As alternativas de distância para a prova eram de 5 Km e 10 Km (2 voltas), além da possibilidade também da caminhada de 5 Km. Como o percurso era o mesmo do ano passado eu já imaginava que não fechariam os 10 Km efetivamente.

O objetivo para essa prova era melhorar o tempo de 2015, que tinha sido de 44min45s. Nem parecia algo tão difícil. Não parecia...O percurso todo em asfalto e o tempo bem fresquinho favoreciam uma boa performance.

Como ficamos enrolando pra sair na chuva e no frio não deu muito tempo de fazer o aquecimento direito. muito menos tirar fotos. Fomos praticamente direto para a largada. Não parecia ter muitos atletas, talvez pelo tempo nada convidativo. Mas comparando ao ano passado, a prova de 10 Km teve quase 20% a mais. Deixei um comparativo de números no final desse post.

A largada foi simultânea para todas as modalidades. A sorte é que a essa altura a chuvinha já tinha parado. Novamente saí me controlando, dentro do possível, já com a experiência do ano anterior. E posso dizer que me senti bem confiante até o final do 3º Km, passando na casa dos 13 min. Mas a partir daí parece que foi ficando mais sacrificante manter o ritmo e estava me exigindo maior esforço.

O meu pace já começava a escapar da casa dos 4:30 min/Km e eu tinha consciência que ainda teria mais uma volta. Nem me lembro de ter pego água nos postos de hidratação. Pelas condições climáticas não senti falta. Fechei então os 5 Km, completando a 1ª volta, com o tempo bem semelhante ao do ano passado, 22min10s.

2015

O problema é que para abrir a 2ª volta já estava me arrastando. Senti que não era o dia. Muito esforço, respiração a mil, e o rendimento nem tanto. A partir do 7º Km não deu mais para manter o pace abaixo de 4:40 min/Km. Faltou pulmão. Fui levando do jeito que deu até o final, já sem esperanças de melhorar o tempo.

Quando ocorre isso muito precoce em uma corrida é meio desestimulante, bem ao contrário de como havia sido no último final de semana, quando briguei até o final pelo meu novo recorde pessoal na Meia maratona de Floripa.

Finalizei a prova com o tempo líquido de 45min exatos. Um pouco decepcionado pelas condições favoráveis (percurso plano, fresquinho, sem chuva). Eu pensei até em continuar correndo para fechar os 10 Km exatos no Garmin (o meu registrou 9,4 Km), mas no esforço final acabei desistindo.

Na chegada, retirei a medalha, tomei um copo de água e um isotônico. Frutas nem consegui comer dessa vez por causa das dores devido ao esforço. Fui então lá acompanhar a chegada dos amigos e tentar buscar a Aninha. Mas ela veio bem e chegou logo em seguida, conseguindo o seu novo recorde pessoal nos 10 Km, baixando cerca de 3 minutos. Excelente !!!

Fomos nos trocar rapidamente porque o frio ardia com a camiseta molhada. Depois fomos assistir a premiação. No total, do pessoal do nosso grupo foram conquistados 9 troféus. Muito legal, pois foi uma prova bem disputada e com um nível elevadíssimo por conta da premiação em dinheiro na distância de 10 Km. Para se ter uma ideia, na minha categoria de 45-49 anos o 5º colocado fez o tempo dos 10 Km com pouco mais de 36 min.

A volta no ônibus foi bem mais animada com as conquistas !!! E o melhor da festa foi a parada no Posto Sinuelo para almoçar, e fazer umas comprinhas.

Muito bom poder unir a paixão pelas corridas e uma divertida excursão, mesmo que seja em uma manhã fria e chuvosa de domingo. Novamente o Renato está de parabéns pela super organização e disposição para viabilizar a participação desse grupo de amigos loucos e loucas por corridas em mais um grande evento esportivo. Tudo perfeito. Eu recomendo !!!

Percurso: cada volta aproximadamente 5 Km



 Eu e a Aninha um pouco antes da largada, em frente ao Centreventos Cau Hansen
Abrindo a 2ª volta. (Foto: Enio Augusto - Por Falar em Corrida)
Trecho final (Foto: Enio Augusto - Por Falar em Corrida)
É, não deu !!! (Foto: Lia Lopes)
Pessoal assistindo a premiação (Foto: Márcia Helena)
 Eu e a Aninha com a anfitriã da prova, 
Adria Santos, maior medalhista feminina paraolímpica do Brasil.
 Boa parte do grupo (Foto: Marino Casagrande)
  Selfie no ônibus em 2016. Alguns nem mudaram de lugar.
Selfie no ônibus em 2015

Local: Centroeventos Cau Hansen - Joinville/SC
Data: 19/06/2016 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 10Km (9,94 Km) 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Camiseta, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 45min
Pace: 4:31 min/Km

2016
Colocação: 013 de 026 (45-49 anos)
Colocação: 096 de 173 (masculino)
Colocação: 106 de 237 (geral)

2015
Colocação: 09 de 022 (45-49 anos)
Colocação: 58 de 153 (masculino)
Colocação: 64 de 202 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário