quinta-feira, 21 de julho de 2016

16/07/2016 - Maratona de Revezamento Beto Carrero

Foto: Christian Schmidt Mendes (Foco Radical)
Maratona de Revezamento Beto Carrero 2016
Pensei que esse ano não conseguiria participar novamente da Maratona de Revezamento Beto Carrero. Em 2013 e 2014, participei com o amigo Enio Augusto do Podcast "Por falar em Corrida". Em 2015 não pudemos. E esse ano por ele estar em recuperação de uma lesão também não conseguiríamos formar a dupla. Estava praticamente desistindo quando surgiu a ideia de convidar a Ana Paula para formar uma dupla mista. Faltava somente convencê-la a entrar nessa loucura...rs. !!!

A Maratona Beto Carrero é uma prova diferente. É uma corrida de revezamento em dupla, quarteto ou octeto, noturna, e o percurso segue pelo parque (já fechado para o público em geral) e o kartódromo. Esse circuito todo em 8 voltas. A 1ª volta é mais longa, cerca de 1,2 Km a mais, por conta da volta de apresentação. As sete voltas seguintes tem quase 5 Km cada uma.

A retirada do kit foi no dia no próprio kartódromo onde acontece a prova (até às 15 horas). A largada estava prevista para às 18:45. No kit individual recebemos uma sacola estilo mochilinha, camiseta de manga longa, boné, toalha, e alguns outros brindezinhos. No kit da equipe vinha os números de peito, ingressos para o parque, pulseira de acesso ao parque e a área da prova, o bastão com chip e uma lanterna de cabeça.

Como todo ano, após às 15 horas, os atletas com as suas respectivas pulseiras tem acesso ao parque e podem aproveitar um pouco até o horário da prova. É lógico que fomos dar um passeio, mas nada que exigisse muito esforço e nem cansasse muito. Às 17:30 todos já se dirigiam e se concentravam no kartódromo para os preparativos finais.

Nas instalações do kartódromo o público em geral tem acesso. Porém, na pista, onde ficam as tendas de troca, somente os atletas identificados com as pulseiras. Essa área é liberado o acesso somente alguns minutos antes da largada.

Não há opção de maratona individual, e cada equipe traça a sua estratégia durante a prova, optando por correr intercalando volta a volta, correr duas voltas seguidas, largar com atletas mais rápidos primeiro ou não, fazer a primeira parte mais forte ou se poupar mais para o final. Isso promove uma alternância muito grande na posição das equipes durante a prova, tornando-a bastante emocionante.

Apesar dos kits de equipe virem com uma lanterna de cabeça, quase ninguém a utilizou. Era um pouco grande se tornando meio incômoda. Bem que tentei. Além disso, tanto o kartódromo como as áreas do parque estavam bem iluminadas. 

Na nossa estratégia eu iniciaria a prova com a 1ª volta mais longa e depois cada um faria uma volta alternando até o final. Dessa forma conseguimos correr mais forte e temos um tempinho pra descansar e se recuperar. Nossa meta era concluir a maratona em menos de 3h30min.  

A largada para todas as equipes foi às 18:45. Os primeiros atletas percorreram primeiro toda a sinuosa pista do kartódromo na volta de apresentação. Ninguém aliviou muito não, e todos saíram "cantando pneu". Após completarmos a volta e passarmos novamente pelo portal da largada, saímos do kartódrimo e acessamos a Rod. Beto Carrero World, pela parte de fora mesmo. Seguimos no sentido da entrada do parque, na altura do 2º Km da 1ª volta ou do 1º Km das demais voltas.

Dentro do parque começa o zigue-e-zague, vira pra lá, vira pra cá. Também começam a aparecer os vários personagens e até os staffs para animar o pessoal. A 1ª vez que a gente passa é tudo lindo e maravilhoso. Alguns brincam com a gente, correm atrás, mostram suas armas, assustam. Todos ainda no maior pique e na maior energia. Acho que vi quase todos os personagens. É tudo rapidinho. Não dá pra parar e ficar tirando fotos !!! Bom, alguns até param e curtem o momento !!!



O percurso estava bem sinalizado e com vários staffs orientando nos pontos estratégicos. No finalzinho do trecho do parque tinha postos de hidratação com água e um pouco depois com isotônico. Particularmente, eu não peguei nenhum copo de água ou gatorade nas minhas voltas. Só me hidratava quando chegava no posto de troca do revezamento. Aí tinha mais tempo e era mais tranquilo.

Depois de percorrer quase todo o parque (aproximadamente 3 Km) saíamos por um túnel próximo a arena do show dos Velozes e Furiosos. Esse túnel dava acesso novamente ao kartódromo e marcava o 4º Km (fora a 1ª volta) na rampinha de acesso a pista. A partir daí o percurso fica somente em pista e tem quase 1 Km até o posto de troca. Nesse ponto já é possível avistar ao longe os atletas da equipe e começar a se preparar para a troca. 

Senti que tinha feito uma boa 1ª volta e por mais que a gente pense em se poupar chegamos no limite. Na reta final da volta é um misto de sensação de alívio e preocupação com a passagem do bastão. Mas deu tudo certo. A Aninha já esperava ansiosa, e partiu ligeira para abrir a sua 1ª volta. 

Hora de me recompor, descansar, hidratar e se alimentar um pouco. Levamos uma mochila com bebidas, guloseimas, remédios e agasalhos. Teria pouco mais de 25 minutos até chegar minha vez novamente. A tabelinha a seguir mostra o resumo dos nossos tempos: 


A Ana fechou a sua 1º volta aparentemente muito bem. Duro que a gente nem tinha tempo de trocar algumas palavras. Tudo muito rápido. Era receber o bastão e sair correndo. Fiquei bobo em presenciar como várias equipes conseguiam se perder na passagem dos bastões. Alguns atletas chegavam e não encontravam o próximo membro da sua equipe. Tinham que pedir para o locutor anunciar. Total falta de sincronia.

Lá fui eu para a minha 2ª volta, agora mais curta. Pela média dos nossos registros pelo Garmin, a volta teve em torno de 4,89 Km. O frio já começava a castigar, principalmente dentro do parque. O rendimento já não era mais o mesmo da volta inicial, mas ainda era possível uma certa regularidade. A essa altura os atletas já se misturavam em voltas diferentes para cada equipe. Os personagens continuavam firmes animando a passagem dos atletas. Isso rendia também muitas fotos. Concluída a volta com 22min14s passei a vez para a Aninha novamente.

Durante a prova toda a gente se viu poucas vezes e só ficávamos na expectativa da chegada um do outro. Não dá pra perceber muito como cada um está. Eu me sentia razoavelmente inteiro após as minhas 2 voltas. E tinha falado pra Ana ir tranquila sem forçar muito nesse início, pois as voltas finais ficariam mais pesadas.

Recebi o bastão novamente para abrir a minha 3ª volta. Estava bem, as pernas ainda não pesavam tanto. Só era limitado pela respiração mesmo. Enquanto a Ana me aguardava, como estava sentindo dores tomou um Advil e passou um spray no joelho que estava junto a mochila. Só depois do final da prova que ela veio me perguntar sobre o tal "spray" e percebemos que o que ela tinha passado no joelho foi o "desodorante"...rs. Pelo menos acho que o psicológico funcionou !!!

Completei a 3ª volta com tempo parecido da volta anterior com 22min19s. E lá foi a Aninha devidamente medicada com o "desodorante" em spray. Quanto mais ia avançando a noite, mais ficava frio e tive que me render e usar o agasalho enquanto aguardava. A essa altura você não sabe se fica contente em ver a parceira chegar ou se fica preocupado de estar chegando a sua vez. Enquanto isso também fiz umas continhas de cabeça e 3h25min já se tornava um tempo factível !!!

A Aninha chegou com a aparência um pouco mais cansada, normal ao fim da 3ª volta. Era a minha última participação, e logo de saída já senti umas fisgadinhas leves querendo dar cãibras na panturrilha. Aliviei um pouco na primeira parte da volta. Acho que o frio intenso e as paradas provocaram esse desconforto inicial. Alívio mesmo foi quando saí do parque. Não aguentava mais ver alguns personagens...rs. Tinha uma noiva com a cara toda ensanguentada que ficou inerte e me olhando nas minhas 4 passagens, além de um cara com uma moto-serra fazendo o maior barulho...!!! Aff.. Finalmente a última parte no kartódromo e reta final para a última passagem de bastão.   

Olhei o cronômetro e registrava pouco mais de 2h54min. Era só a Aninha fechar a volta com menos de 30 minutos e faríamos o sub 3h25min. Pelas voltas dela não seria muito difícil, mas em se tratando de última volta... E eis que ela surge no início do kartódromo com 3h17min. Nesse ponto senti que conseguiríamos, pois faltava pouco menos de 1 Km para fecharmos. Deixei a mochila por lá mesmo e me juntei a ela nas curvas e retas finais.

Imagino como a Aninha deve ter se esforçado pra concluir essa que foi a prova mais longa que ela fez até então. Nem quero pensar no que passou pela cabeça dela. Eu mesmo já estava todo duro e mal conseguia caminhar. Mas a chegada é aquele momento que faz a gente esquecer todo o sofrimento da prova, e ainda mais com um tempo que nem imaginávamos conseguir. Sensação indescritível ao lado dessa minha super parceira que se superou nessa forte maratona. Muito obrigado por aceitar esse desafio e parabéns, Aninha !!!

Muitas fotos na chegada, é claro. Em seguida fomos para a arena de hidratação, comer algumas frutas, tomar bastante líquido, descansar um pouco e depois retirar a linda medalha. Mal dava pra ficar do lado de fora de tanto frio. Entramos rapidamente no salão e aproveitamos para fazer uma super massagem com os amigos da Elementos Massoterapia. Eu estava com a panturrilha totalmente dura, mal conseguia caminhar. E incrivelmente, após uma sessão de massagem localizada saí de lá praticamente sem dores. Excelente. Valeu demais, pessoal !!!

Como sabia que a corrida acabaria tarde e estaria muito cansado, dessa vez preferi ficar por lá, em Penha mesmo. Achei a Pousada Itapocorói, uns 3 Km distante do parque e à beira da praia. Vou deixar registrado aqui, pois gostei muito das acomodações e principalmente do café da manhã. O valor pelo Booking foi R$ 171. Recomendo e quando precisar já sei onde posso retornar.

Queria também aproveitar o ingresso do parque para o dia seguinte, se o tempo estivesse bom. Apesar de friozinho fez um dia bonito e deu para aproveitar o ingresso que veio no kit. Aliás, muitos atletas também fizeram o mesmo !!! Final de semana bem proveitoso. 

Chegada para a retirada do kit

Equipe 10 da Elementos Massoterapia pra recompor a gente depois da prova
Correndo pela pista do kartódromo com a montanha russa do parque ao fundo
Foto:Mark Maderovysk (Foco Radical)
O que é que eu estou fazendo aqui ???
Foto: (Foco Radical)
Opa. Leão a frente !!!
Foto: (Foco Radical)
Brincando no parque
Foto: Mark Maderovysk (Foco Radical)
Medalhas devidamente conquistadas 

Lindas medalhas
Hora de curtir o parque

Local: Kartódromo do Parque Beto Carrero
Data: 16/07/2016 
Horário: 18:45 Hs 
Distância: 42,195 Km (40,460 Km) 

Inscrição: R$ 230,00 por pessoa
Kit: Sacola, camiseta manga longa, boné, toalha, ingresso do parque, lenço umedecido, squeeze, lanterna de cabeça, número de peito e chip em bastão.  

Tempo: 3h22min47s
Pace: 5:01 min/Km

Colocação: 010 de 023 (dupla mista)
Colocação: 100 de 244 (geral)

5 comentários:

  1. Parabéns ao casal, e item relato da prova. Ano que vem eu vou convencer a Mirian para participarmos também (^_^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Eric !!! Isso aí. Já vai começando a preparação para o ano que vem. É diversão garantida !!!

      Excluir
  2. Edu,

    Quando se corre em equipe a responsabilidade é maior do que correr sozinho.
    Desperta o sentimento de "espírito de equipe"... percebi isso em mim e em outras pessoas que estavam correndo, era "faca na caveira" como eles diziam, pegavam o bastão com garra e davam o melhor de si.

    E dei o meu melhor naquele momento!
    Obrigada de verdade por essa oportunidade!

    Quando quiser pode me convidar de novo hehe...!! :) :) :)

    Bjos

    P.S.: joga fora aquele desodorante, q é horrível rsrsrs




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Aninha. Em equipe a responsabilidade parece que aumenta. Em alguns momentos pensava em dar umas caminhadas e até parar pra tirar fotos...rs., mas lembrava que estava em equipe !!! Só não vale exceder do limite, como alguns atletas estavam chegando.
      Você foi bem demais e conseguiu sustentar bem os ritmos nas suas voltas até o final.
      Opa...já vamos pensar nas próximas !!!
      Bjos.
      PS: O desodorante vou guardar para as dores nessas provas mais duras !!!

      Excluir
  3. Sensacional, amigo, mais uma vez PARABÉNS pelo evento.

    ResponderExcluir