quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

17/12/2016 - Corrida Diogo Trindade de Natal - Palhoça / SC


Corrida Diogo Trindade de Natal - Palhoça / SC


Essa foi a minha última corrida oficial aqui em Santa Catarina nesse ano. Depois dessa somente a São Silvestre, em São Paulo. Não estava prevista. Agenda de treinos e corridas desse final de semana estava bem cheia e acabei só decidindo na véspera da prova. Favoreceu que a distância era única de 5 Km e não deveria durar mais que 25 minutos pelas ruas planas de Palhoça.

Durante a manhã fui para um treino/churrasco, mas só rolou o churrasco mesmo para mim. A disposição para correr à noite ficou prejudicada e era praticamente nula. Uma preguiça indescritível tomou conta, ainda mais para correr em ritmo mais intenso. Mas consegui vencer essa preguiça e fomos eu e a Aninha para a Praça 7 de Setembro, local da largada. Outro fato que me animou a ir foi poder ver a decoração de Natal com a praça toda iluminada e enfeitada com temas natalinos. Ficou muito linda com o cair da noite.


Chegamos às 17:30 para a retirada do kit, cuja a entrega foi no mesmo dia, horas antes da largada da prova. O kit foi bem simples, somente uma sacola com panfletos e o número de peito. Fiquei contente com a surpresa de ter recebido o número de peito "001" e a Aninha "002". Não é sempre que isso acontece !!!

A largada estava anunciada para às 19 horas nas mídias, mas ocorreu somente próximo das 20 horas. Primeiro aguardaram terminar a missa na igreja em frente ao portal e também a corrida das crianças, que abriu as atividades. Enquanto aguardava tive a oportunidade e o prazer de encontrar a Irene e a Elenir, atletas do Neka Studio de Balneário Camboriú, que vieram com o grupo para participar.

O percurso da prova era todo plano e conforme anunciado antes da largada a distância não chegaria aos 5 Km. Ficaria um pouco abaixo, com cerca de 4,8 a 4,9 Km. Foi o que realmente aconteceu.

Quando largamos ainda estava claro. Nessa época escurece bem mais tarde. Saí tentando me controlar. Não queria exagerar no início para não sofrer muito no final. Por outro lado também não queria ficar muito para trás. A ideia era tentar manter um pace próximo de 4:20 min/Km constante durante a prova.  

O 1º Km foi pelas ruas aos arredores da praça, acessando a Rua Caetano Silveira de Matos após uns 300 metros da largada. O ritmo foi dentro do esperado nesse quilômetro inicial.

Com cerca de 1,3 Km entramos pela super reta da Av. Elza Luchi. Seguimos por ela por cerca de 1,5 Km e depois retornamos. Parecia não ter fim. Durante a ida até consegui manter o pace dentro da expectativa, mas na volta ficou complicado. O esforço estava muito grande e o pace subiu para perto de 4:30 min/Km. Estava meio estranho, não rendia muito, e ficou difícil chegar no pace alvo.

Nem me lembro de ter tomado água ou ter visto posto de hidratação durante o percurso. Acho que estava um pouco concentrado. Após conseguir vencer a super reta com mais de 4 Km percorridos, eu já sabia que faltava pouco, mas não consegui acelerar mais o passo.

Estava correndo meio isolado sem poder alcançar quem estava a minha frente e também com uma certa folga de quem vinha atrás, então o final foi mais controlado. Na chegada já estava escurecendo e começando a cair uma garoa fininha. Cruzei o portal com o tempo oficial de 21min32s. A distância registrada no Garmin foi de 4,89 Km.

Dei uma hidratada rápida. Além de água tinha frutas, mas não tive vontade de comer nada. Fui então acompanhar a chegada da Aninha. Não demorou muito e ela já vinha chegando. Segundo a minha contagem na 9ª colocação geral feminina.

Retiramos a medalha e fomos nos abrigar da chuvinha que começou a apertar. Aguardamos a chegada dos demais atletas e a cerimônia de premiação. Eu sabia que a Aninha tinha ido bem e era só questão de colocação. Na minha categoria estava complicado. Muitos atletas já conhecidos e fortes. Mas para a minha alegria sobrou uma 5ª colocação na categoria (45-49 anos), e a Aninha conquistou a 2ª colocação na categoria (30-39 anos). No feminino as divisões das categorias foram de 10 em 10 anos. 

Fechamos o ano em SC contentes e felizes com uma dobradinha de pódio. Depois foi só comemorar !!!
Percurso 5 Km (4,89 Km)


Numeração especial: eu 001 e a Aninha 002
Registro com a querida Irene do Neka Studios. Corre muito !!!
D. Eni, Lu, que foi prestigiar a corrida de bike, e a Aninha
Belo pódio. Parabéns Anne, Aninha e Josiê !!!
A medalha
5º lugar na categoria (45-49 anos), e a Aninha 2º lugar na categoria (30-39 anos)
"Somos Loucas por Corridas" - Conquistou o prêmio de maior grupo

Local: Praça 7 de Setembro - Palhoça / SC
Data: 17/12/2016
Horário: 20:00 Hs
Distância: 5 Km (4,89 Km) 

Inscrição: R$ 35,00 (primeiro lote) 
Kit: Sacola e número de peito.

Tempo: 21min32s
Pace: 4:30 min/Km

Colocação: 05 de 007 (45-49 anos)
Colocação: 32 de 095 (masculino)
Colocação: 33 de 106 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário