quinta-feira, 27 de abril de 2017

22/04/2017 - Night Run Aniversário de Palhoça / SC

Foto: CorrepraFoto
Night Run Aniversário de Palhoça / SC

Resultados 5 Km
Fotos da Corrida FB  

A Nigth Run Aniversário de Palhoça foi um dos eventos promovidos em comemoração ao aniversário da cidade de Palhoça, que completou 123 anos no dia 24/04. Essa corrida noturna aconteceu pela primeira vez e teve distância única de 5 Km pelas ruas ao redor da Prefeitura Municipal de Palhoça, no bairro Pagani.

A organização ficou por conta da STR Produções e Eventos do amigo Álvaro Stradioto, a quem agradeço o apoio e a viabilização da inscrição. Com a promoção "Convide um amigo" a inscrição ficou cerca de R$ 44 por atleta, com direito ao kit com camiseta e alguns brindes.  Consegui até chamar uns amigos do trabalho.

No sábado, dia da prova, foi realizada a entrega do kit na Loja Leo Fitness no bairro Madri, de Palhoça, até às 17 horas. Foi um lugar meio afastado, mas a Aninha conseguiu dar uma passadinha por lá e retirar os nossos kits.

No dia da prova chegamos às 18:40, sendo que a largada estava prevista para às 20 horas. Conseguimos vaga no estacionamento da prefeitura ainda. Toda a estrutura já estava montada, pórtico, banheiros químicos, tenda de frutas e água, e o serviço de massoterapia das amigas Fran Rasch e Rose Horus da Elementos Massoterapia. Muito bom. Até fiz uma massagem pré-prova pra relaxar.

O ambiente era bem familiar com vários amigos presentes e alguns grupos vindos até de outras cidades, como de Garopaba. Os amigos mais fanáticos como o Brito, Leandro e Analto ainda estavam em rodada dupla do dia, depois de participarem da "Corrida Caminhos da Fé", no período da manhã.

Ultimamente, como só estava fazendo provas longas, eu queria testar como estava o meu desempenho em provas mais curtas, de 5 Km. A intenção era pelo menos um sub 22min30s. O clima estava favorável para isso, seco e bem fresquinho.

Pontualmente às 20 horas aconteceu a largada, em frente a Prefeitura Municipal de Palhoça, pela Rua Atílio Pagani. Seguimos até a Rua Tomaz Domingos da Silveira, onde já encaramos de cara duas subidinhas curtas, mas que deram uma canseira. Como estava no início da prova até que não foi tão difícil vencê-las e o meu 1º Km fechou em 4:29.

Com o trânsito parcialmente controlado fomos avançando pela Rua Jacob Knaben da Silva. O ritmo estava forte, pelo menos para mim. Já não havia muitas subidas e descidas, mas o esforço inicial pesava um pouco, pois tinha elevado o meu batimento cardíaco e acelerado fica difícil reduzi-lo. Mesmo assim estava me sentindo bem, e o 2º e 3º Km foram na casa dos 4:23 min/Km.

Passamos por um posto de hidratação, mas como estava embalado, correndo junto a outros atletas, e considerando que a prova era curta, não quis nem pegar água pra não perder tempo. Segui reto.

Entrando pelo 4º Km acessamos a Rua Pref. Reinoldo Alvez. Como tudo que sobe tem que descer, esse trecho compensou a subida inicial e, por incrível que pareça a essa altura da prova, o rendimento até melhorou um pouco fechando com um pace de 4:17 min/Km.


Faltava somente o último quilômetro, bem plano, pela Av. Cláudio Zachi e a Rua Joci José Martins. O detalhe é que já estava no meu limite de gás e sofria muito para manter. Tentei até a acompanhar uma garota que seguia um pouco a minha frente, mas não deu.

Viramos finalmente na Av. Hilza Terezinha Pagani, a poucos metros da chegada. Eu mantive o ritmo, mas faltando uns 30 metros para cruzar o portal percebi dois atletas me passando. Um deles era o amigo Antônio Carlos. Olhei e fiquei tranquilo pois não pareciam da minha categoria. Também não tive tempo e nem mais forças para reação.

Concluí a prova com o tempo líquido de 22min23s. Fiquei bem satisfeito com o resultado e por voltar a correr mais forte. É uma prova curta, mas é muito intensa. Vai nos nossos limites. Rapidamente dei meia volta e fui ver a Aninha que chegaria logo em seguida. Não demorou muito, passaram os amigos Renato Ventura, o Edson, a Adriane e logo em seguida a Aninha, que concluiu a prova com o tempo líquido de 26min41s.

Aguardamos o resultado da prova e durante a premiação fiquei sabendo que um dos atletas que havia me ultrapassado na reta final era da minha categoria 45-49 anos (não aparentava mesmo) e ele tinha ficado na 3ª colocação. O pódio era até o 3º colocado. Uma bobeada minha ou super estratégia dele. Foram 3 segundos de diferença e mais um aprendizado.

Por outro lado a Aninha mandou super bem e conquistou a 2ª colocação na categoria, subindo ao pódio pela primeira vez esse ano. O meu amigo Edson, também conquistou a 2ª colocação na categoria e teve o gostinho de subir ao pódio pela primeira vez na vida. Bom demais. Fiquei bem contente por eles e estão de parabéns. A premiação foi com uma medalha especial ao invés do tradicional troféu.

Foi um evento comemorativo bem agradável que propiciou uma boa diversão aos atletas amantes do esporte, e possibilitou também rever alguns amigos que foram participar da prova, ou que só foram dar uma força e prestigiar, como o  Josué, Juciana, Jabson e Denise.

Percurso da prova (5,11 Km)
  
  Kit da corrida
 Eu e a Aninha chegando
 Fazendo uma massagem com a Elementos Massoterapia, Fran e Rose.
Preparado
Eu e a Aninha na expectativa para a largada 
 Meu amigo de trabalho Edson do IFSC, criando gosto pelas corridas
Prontos para largar
Registrando o momento em que fui ultrapassado na reta final
(Foto: Juciana)
Aninha no pódio, conquistando o 2º lugar na categoria.
Fim de festa com atletas e organizadores
Medalha da prova

Local: Prefeitura Municipal de Palhoça / SC
Data: 22/04/2017
Horário: 20:00 Hs
Distância: 5 Km (5,11 Km) 

Inscrição: R$ 55,00 + taxa (Cortesia)
Kit: Sacola, camiseta, um tubinho de esparadrapo e um de microporosa, chip retornável e número de peito.


Tempo: 22min23s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 04 de 010 (45-49 anos)
Colocação: 35 de 117 (masculino)
Colocação: 35 de 180 (geral)

Um comentário:

  1. Olá Eduardo,

    Correu muito... grande tempo. Por pouco não levou o pódio!

    Abraços,

    Marcelo
    www.corramais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir