quinta-feira, 20 de julho de 2017

16/07/2017 - Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical
Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Resultados
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Essa foi a minha primeira corrida do ano de 10 Km em asfalto que permite correr em um ritmo mais forte e constante. Sempre é a minha aposta de tentar melhorar o tempo nessa distância, que apesar de ser feita em duas voltas é bem plana. Com essa completei a minha 9ª participação desde 2010.

As inscrições fizemos bem antes, logo no primeiro lote, cujo valor ficou bem em conta considerando a qualidade do kit e a organização da prova. Particularmente gosto muito da camiseta e da meia performance, que praticamente se pagam com o valor da inscrição (R$ 87,22). Por isso vale a pena garantir o primeiro lote, e se tiver um cupom de desconto melhor ainda. As distância disponíveis eram de 5 Km e 10 Km, e também havia outras opções de kit: Plus e VIP, com alguns itens a mais diferenciados.

É lógico que a entrega do kit foi realizada na própria loja da Track & Field do Shopping Iguatemi, de quinta à sábado, às vésperas da prova. Fui logo no primeiro dia junto com o Enio do Podcast "Por Falar em Corrida", retirar o meu kit e o da Aninha. Ainda estava bem tranquilo e os inscritos podiam aproveitar ainda o cupom de desconto de 15% que vinha no kit. Tinha também um voucher de uma semana para a academia Fórmula do shopping. Ainda não utilizei nenhum deles, pois ficam fora de mão. Foi possível fazer inscrições ainda no local da retirada do kit.

No dia da prova acordei bem cedinho e meio indisposto. Não sei se foi a pizza do dia anterior que não tinha caído muito bem. Achei um pouco estranho, pois não tinha abusado tanto. Estava com uma dorzinha fraca na boca do estômago, mas nada que me impedisse de participar.

A largada da prova estava marcada para às 7 horas da manhã e era necessário chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para a retirada do chip. A organização ainda usa o chip retornável e ele deve ser entregue no final da prova para receber a medalha.

Chegamos ao Shopping umas 6:10. O bom é que o estacionamento é liberado para os atletas e podemos ficar despreocupados quanto a isso, mas já pegamos uma pequena fila para entrar. Estava friozinho e ainda bem escuro. Boa parte dos atletas, enquanto aguardava a largada, se abrigou dentro do shopping, que também disponibilizou os sanitários para os atletas.

Eu sabia que não estava bem preparado para a distância (10 Km) por causa dos treinos mais longos para a maratona. Não tenho treinado tiros faz vários meses. Mas no fundo a gente sempre fica na esperança de abaixar mais o tempo. A Aninha se inscreveu nos 5 Km e também estava na expectativa de tentar melhorar o seu tempo.

Fiz meu aquecimento durante uns 10 minutos, pois com aquele frio não seria muito bom sair sem aquecer. Consegui largar bem à frente e não tive problemas com a dispersão, pois as pistas logo se alargam e fica mais tranquilo correr. Minha ideia era manter constante um pace entre 4:20 e 4:25 min/Km. Seria o suficiente e necessário para conseguir meu objetivo.

O percurso é uma reta só pela Av. Beira mar norte até a altura da Polícia Federal e retorna pelo outro lado da avenida. Não tem o que errar. Meus primeiros três quilômetros foram muito bons e dentro do planejado. Não senti que tinha feito tanto esforço e as parciais estavam até melhores que em relação ao ano passado. Mesmo estando frio eu fiquei com a boca seca e não recusei o copo de água no posto de hidratação.


Após concluir o 3º Km, depois de já ter feito o primeiro retorno e estar voltando, o pace deu uma subidinha, mas pensei que fosse momentâneo. Segui ainda empenhado, mas ao finalizar a 1ª volta com 5 Km percorridos senti que as coisas desandaram. Meu rendimento começou a cair estranhamente nos quilômetros que se seguiram. Literalmente quebrei.

Ao passar pela bifurcação que dividia os atletas dos 5 Km e 10 Km deu vontade de ficar por ali mesmo. Aquele velho pensamento: ainda tenho outra volta ?!!! Mas um dos motivos que não faço os 5 Km nessa prova é que ela tem mais de 5 Km, e os 10 Km já faz parte do meu histórico e é melhor aferido.

Fiz força para tentar voltar ao ritmo de antes, mas o organismo não respondeu e senti até as pernas mais pesadas. Nessa 2ª volta tive que aliviar muito, pois até trotar já estava ficando custoso. Acho que não foi o dia e nem posso me queixar das condições climáticas e percurso. Tudo estava propício para uma prova excelente.

O objetivo então foi tentar terminar a prova da melhor forma possível. Não tinha mais poder de reação e só fui observando os atletas passando por mim como se eu estivesse parado. Mas queria concluir e com muito esforço consegui fechar a prova com o tempo líquido de 46min22s. Não deu nem pra ficar na casa dos 45 min, mas diante das circunstâncias ficou de bom tamanho.


Cheguei meio embrulhado, passando frio e com muita sede. Logo avistei a Aninha me esperando, junto com o amigo Victor, que estava estreando nas corridas. Ela conseguiu melhorar o seu tempo fazendo um novo RP na distância dos 5 Km. Fiquei muito contente pela sua evolução e ela também.

Demorei um tempinho pra me recuperar, tomei vários copos de água, troquei o chip pela medalha (igual para as duas distâncias), recebi um kit de frutas, uma garrafinha de suplemente proteico (whey) Max Titanium, e fui logo me trocar, pois estava muito molhado e passando muito frio. Teve também tenda de massagens, tenda para impressão de fotos postadas com a hashtag #mytf (antigamente eram os totens), e área VIP para quem se inscreveu com essa opção.

Não consegui assistir as premiações e foram bem rápidas, pois nessa prova ela é feita somente para os 5 primeiros colocados gerais, no masculino e no feminino. Não há premiação por categoria de faixa etária.

Antes das 9:30 todas as atividades já estavam encerradas e pudemos ainda aproveitar para tomar um bom café da manhã. A escolhida dessa vez foi a Padaria Big Pan.

Percurso de aproximadamente 2,5 Km (2 idas e voltas)
  Kit da prova
Minutos antes da largada
Na largada com o amigo Samo Fischer
Na 1ª volta, ainda dentro da expectativa
E começou a clarear
(Foto: Gislaine Aguiar)
 Reta final. Já no sofrimento...

A chegada é sempre um momento de alívio e alegria
(Foto: Foco Radical)
 
 Missão cumprida com:
 Nilton (CorridasSC), e Guilherme e Enio (Por Falar em Corrida)

Eu e a Aninha com as medalhas 2017
#mytf

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 16/07/2017
Horário: 7:00 Hs
Distância: 10Km (9,99Km) 

Inscrição: R$ 87,22 (primeiro lote com desconto de 10%)
Kit: Camiseta preta, meia, gel de carboidrato, barrinha de amêndoas
, cupom de desconto na loja da T&F (15%), voucher de 1 semana na academia Fórmula do Shopping, número de peito.

Tempo: 46min22s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 04 de 019 (45-49 anos)
Colocação: 54 de 274 (masculino)
Colocação: 59 de 412 (geral)

quinta-feira, 6 de julho de 2017

02/07/2017 - Corrida Fitness Fight Week - Santo Amaro da Imperatriz/SC

Foto: Confraria das Corridas
Corrida Fitness Fight Week - Santo Amaro da Imperatriz / SC


No último domingo (02/07) foi realizada no município de Santo Amaro da Imperatriz a corrida Fitness Fight Week, como parte da programação do evento. No período de 29/06 a 03/07 foram realizadas várias tividades e competições no município, com apresentações de taekwondo, judô e caratê, MMA, crossfit e seminários.

Essa prova não estava nos meus planos e surgiu meio que de última hora. O preço da inscrição em grupo ajudou bastante e viabilizou a minha participação e da Aninha. O nome da prova não remetia muito ao esporte em questão e demorei um pouco a entender de que também se tratava de uma corrida de rua.

Como tenho pela frente uma maratona era para eu estar fazendo um longão de uns 30 Km para me preparar, mas acabei não resistindo de participar de uma corridinha plana, em asfalto e em outra cidade. Bom é que já aproveitamos um pouco o passeio.

A entrega dos kits foi feita na praça de alimentação do Shopping Via Catarina no período da tarde do sábado que antecedeu a prova. Acho que foi a primeira vez que fui a esse shopping. Tudo tranquilo para a retirada dos nossos kits e dos amigos do Confraria das Corridas.

O horário da largada estava previsto para às 8:30 na arena do Celebrate Park, em Santo Amaro da Imperatriz (antiga New Time). Até que para o inverno fica melhor essas largadas um pouco mais tarde. Mesmo assim amanheceu com um frio de rachar.

Chegamos cedinho, um pouco depois das 7 horas. Espaço para o estacionamento não foi problema. O estacionamento era gigante. Fomos retirar o chip "Zeca Time" e entregar os kits de uns amigos. A estrutura estava bem boa, pois aproveitava a arena do Celebrate Park, onde ocorreriam várias outras atrações esportivas no decorrer do dia.

As opções de distância foram de 5 Km e 10 Km. Ambas com premiações na geral e nas categorias, o que acabou dividindo quase por igual a participação dos atletas em cada uma delas. O atrativo para os 10 Km foi a premiação em dinheiro até a 3ª colocação geral.

Eu e a Aninha optamos por participar nos 5 Km. Pretendia fazer um treino mais longo posteriormente, o que acabou não ocorrendo por motivo de preguiça pós-prova. Acho que isso não dá muito certo.

Não tinha grandes expectativas para a prova, pois estava gripado e por pouco não desisti de ir pela manhã. Seria muito difícil tentar um RP nos 5 Km nessas condições, então a meta era tentar fazer uma boa prova e conseguir uma boa colocação.

Fiz um aquecimento de 10 minutos, também para esquentar um pouco. Estava bem friozinho. A largada foi do próprio estacionamento da arena do Celebrate Park com cerca de 150 atletas das duas distâncias, e atrasou pouco mais de 15 minutos do horário programado.

Eu não conhecia o percurso, mas já haviam me adiantado que seria bem plano. Dada a largada entramos pela Rua Intendente Boering no sentido do centro de Santo Amaro da Imperatriz. Saí sem exageros e bem controlado. Não estava disposto a sofrer muito dessa vez, mesmo porque sentia o nariz ainda congestionado.

Um pouco mais a frente, ainda em uma reta só, passamos para a Rua Natividade, onde corremos até completarmos o 2º Km. Nessa altura, ao invés de seguirmos para o centro, viramos à esquerda na Rua Pres. Coutinho. O trânsito de veículos estava somente controlado e parcialmente fechado em alguns pontos.


Antes do retorno dos 5 Km passamos por uma pontezinha sobre o Rio Cubatão. O único ponto com uma subidinha um pouco maior, mas nada que assustasse muito. Consegui manter bem o ritmo, aliás essa prova toda meu ritmo ficou bem constante, variando pouco os paces entre 4:28 a 4:35 min/Km.

No retorno dos 5 Km havia um posto de hidratação. Peguei um copinho de água mais para molhar a boca que estava seca. Os atletas dos 10 Km seguiram em frente e não sei bem por qual percurso, mas o retorno deles também foi no próximo posto de hidratação. Nós dos 5 Km voltamos pelo mesmo trajeto da ida. Eu corri essa última parte praticamente sozinho até o final da prova, sem variação de posições.

Ao cruzar a linha de chegada olhei para o Garmin e o registro apontava 4,99 Km e 22min32s. O tempo não tinha sido grande coisa, mas gostei que a distância dos 5 Km estava bem aferida e é uma boa prova pra se tentar bater um RP no futuro.

Como não havia chegado muitos atletas ainda, fiquei com uma boa expectativa de premiação. Recebi a medalha que era de acrílico, e fui acompanhar a chegada da Aninha. Sabia que ela vinha próxima, pois a tinha visto no retorno. Não andei uns 100 metros e o Totó (locutor da prova) já anunciava a chegada dela, fechando o pódio geral feminino na 5ª colocação. Que alegria e que satisfação de poder acompanhar esse momento. Além disso veio acompanhado de recorde pessoal nos 5 Km.

Descansamos um pouco e fomos repor as energias com as frutas (banana, mexerica, maçã) e água disponíveis aos atletas que já tinham concluído. Ficamos aguardando a chegada dos amigos que estavam correndo os 10 Km. Em seguida ainda teve a corrida para as crianças.

A premiação demorou, mas não tínhamos pressa. E começou logo com a entrega dos troféus para a geral feminina dos 5 Km. A Aninha subiu ao pódio com as feras de um pódio bem familiar, Sueli, Fátima, Gislaine e Adriane. Todas estão de parabéns. Que orgulho da Aninha, que tinha feito seus RPs na última meia maratona de Floripa em quase todas as distâncias (10 Km, 15 Km e 21 Km), mas tinha ficado faltando nos 5 Km. Agora não falta mais.

Também tive a satisfação de ter conseguido a 2ª colocação na minha categoria (45-49 anos). O troféu também foi de acrílico. Um pódio sempre é bem-vindo, e esse ano parece que está mais difícil nas corridas de rua. No final, saímos todos muito felizes.

Depois, por indicação do amigo Ronaldo que também correu e mora na região, fomos almoçar em um restaurante próximo chamado Alambique. Buffet livre com churrasco por R$ 20. Uma boa opção e excelente dica.

Percurso da Corrida Fitness Fight Week 5 Km


  Kit da Corrida Fitness Fight Week
 Aquecendo no estacionamento da Celebrate Park
 Tudo colorido !!!

 Expectativa para a largada

Embolado na largada
(Foto: Confraria das Corridas)
Chegada. Tempo líquido 22min32s 
(Foto: Confraria das Corridas) 
Chegada da Aninha comemorando a 5ª colocação geral nos 5 Km
(Foto: Confraria das Corridas) 
 Pós-chegada com as medalhas
Aninha no pódio geral feminino nos 5 Km comemorando a 5ª colocação
Deu pódio na categoria (45-49 anos) pra mim e para o Pertino nos 5 Km

Local: Celebrate Park (antiga New Time) - Santo Amaro da Imperatriz / SC
Data: 02/07/2017
Horário: 08:30 Hs (08:48 Hs)
Distância: 5 Km (4,99 Km) 

Inscrição: R$ 35,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, número de peito e chip retornável

Tempo: 22min32s 
Pace: 4:31 min/Km

Colocação: 02 de 03 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 16 de 37 (masculino)
Colocação: 16 de 73 (geral)