quinta-feira, 6 de julho de 2017

02/07/2017 - Corrida Fitness Fight Week - Santo Amaro da Imperatriz/SC

Foto: Confraria das Corridas
Corrida Fitness Fight Week - Santo Amaro da Imperatriz / SC


No último domingo (02/07) foi realizada no município de Santo Amaro da Imperatriz a corrida Fitness Fight Week, como parte da programação do evento. No período de 29/06 a 03/07 foram realizadas várias tividades e competições no município, com apresentações de taekwondo, judô e caratê, MMA, crossfit e seminários.

Essa prova não estava nos meus planos e surgiu meio que de última hora. O preço da inscrição em grupo ajudou bastante e viabilizou a minha participação e da Aninha. O nome da prova não remetia muito ao esporte em questão e demorei um pouco a entender de que também se tratava de uma corrida de rua.

Como tenho pela frente uma maratona era para eu estar fazendo um longão de uns 30 Km para me preparar, mas acabei não resistindo de participar de uma corridinha plana, em asfalto e em outra cidade. Bom é que já aproveitamos um pouco o passeio.

A entrega dos kits foi feita na praça de alimentação do Shopping Via Catarina no período da tarde do sábado que antecedeu a prova. Acho que foi a primeira vez que fui a esse shopping. Tudo tranquilo para a retirada dos nossos kits e dos amigos do Confraria das Corridas.

O horário da largada estava previsto para às 8:30 na arena do Celebrate Park, em Santo Amaro da Imperatriz (antiga New Time). Até que para o inverno fica melhor essas largadas um pouco mais tarde. Mesmo assim amanheceu com um frio de rachar.

Chegamos cedinho, um pouco depois das 7 horas. Espaço para o estacionamento não foi problema. O estacionamento era gigante. Fomos retirar o chip "Zeca Time" e entregar os kits de uns amigos. A estrutura estava bem boa, pois aproveitava a arena do Celebrate Park, onde ocorreriam várias outras atrações esportivas no decorrer do dia.

As opções de distância foram de 5 Km e 10 Km. Ambas com premiações na geral e nas categorias, o que acabou dividindo quase por igual a participação dos atletas em cada uma delas. O atrativo para os 10 Km foi a premiação em dinheiro até a 3ª colocação geral.

Eu e a Aninha optamos por participar nos 5 Km. Pretendia fazer um treino mais longo posteriormente, o que acabou não ocorrendo por motivo de preguiça pós-prova. Acho que isso não dá muito certo.

Não tinha grandes expectativas para a prova, pois estava gripado e por pouco não desisti de ir pela manhã. Seria muito difícil tentar um RP nos 5 Km nessas condições, então a meta era tentar fazer uma boa prova e conseguir uma boa colocação.

Fiz um aquecimento de 10 minutos, também para esquentar um pouco. Estava bem friozinho. A largada foi do próprio estacionamento da arena do Celebrate Park com cerca de 150 atletas das duas distâncias, e atrasou pouco mais de 15 minutos do horário programado.

Eu não conhecia o percurso, mas já haviam me adiantado que seria bem plano. Dada a largada entramos pela Rua Intendente Boering no sentido do centro de Santo Amaro da Imperatriz. Saí sem exageros e bem controlado. Não estava disposto a sofrer muito dessa vez, mesmo porque sentia o nariz ainda congestionado.

Um pouco mais a frente, ainda em uma reta só, passamos para a Rua Natividade, onde corremos até completarmos o 2º Km. Nessa altura, ao invés de seguirmos para o centro, viramos à esquerda na Rua Pres. Coutinho. O trânsito de veículos estava somente controlado e parcialmente fechado em alguns pontos.


Antes do retorno dos 5 Km passamos por uma pontezinha sobre o Rio Cubatão. O único ponto com uma subidinha um pouco maior, mas nada que assustasse muito. Consegui manter bem o ritmo, aliás essa prova toda meu ritmo ficou bem constante, variando pouco os paces entre 4:28 a 4:35 min/Km.

No retorno dos 5 Km havia um posto de hidratação. Peguei um copinho de água mais para molhar a boca que estava seca. Os atletas dos 10 Km seguiram em frente e não sei bem por qual percurso, mas o retorno deles também foi no próximo posto de hidratação. Nós dos 5 Km voltamos pelo mesmo trajeto da ida. Eu corri essa última parte praticamente sozinho até o final da prova, sem variação de posições.

Ao cruzar a linha de chegada olhei para o Garmin e o registro apontava 4,99 Km e 22min32s. O tempo não tinha sido grande coisa, mas gostei que a distância dos 5 Km estava bem aferida e é uma boa prova pra se tentar bater um RP no futuro.

Como não havia chegado muitos atletas ainda, fiquei com uma boa expectativa de premiação. Recebi a medalha que era de acrílico, e fui acompanhar a chegada da Aninha. Sabia que ela vinha próxima, pois a tinha visto no retorno. Não andei uns 100 metros e o Totó (locutor da prova) já anunciava a chegada dela, fechando o pódio geral feminino na 5ª colocação. Que alegria e que satisfação de poder acompanhar esse momento. Além disso veio acompanhado de recorde pessoal nos 5 Km.

Descansamos um pouco e fomos repor as energias com as frutas (banana, mexerica, maçã) e água disponíveis aos atletas que já tinham concluído. Ficamos aguardando a chegada dos amigos que estavam correndo os 10 Km. Em seguida ainda teve a corrida para as crianças.

A premiação demorou, mas não tínhamos pressa. E começou logo com a entrega dos troféus para a geral feminina dos 5 Km. A Aninha subiu ao pódio com as feras de um pódio bem familiar, Sueli, Fátima, Gislaine e Adriane. Todas estão de parabéns. Que orgulho da Aninha, que tinha feito seus RPs na última meia maratona de Floripa em quase todas as distâncias (10 Km, 15 Km e 21 Km), mas tinha ficado faltando nos 5 Km. Agora não falta mais.

Também tive a satisfação de ter conseguido a 2ª colocação na minha categoria (45-49 anos). O troféu também foi de acrílico. Um pódio sempre é bem-vindo, e esse ano parece que está mais difícil nas corridas de rua. No final, saímos todos muito felizes.

Depois, por indicação do amigo Ronaldo que também correu e mora na região, fomos almoçar em um restaurante próximo chamado Alambique. Buffet livre com churrasco por R$ 20. Uma boa opção e excelente dica.

Percurso da Corrida Fitness Fight Week 5 Km


  Kit da Corrida Fitness Fight Week
 Aquecendo no estacionamento da Celebrate Park
 Tudo colorido !!!

 Expectativa para a largada

Embolado na largada
(Foto: Confraria das Corridas)
Chegada. Tempo líquido 22min32s 
(Foto: Confraria das Corridas) 
Chegada da Aninha comemorando a 5ª colocação geral nos 5 Km
(Foto: Confraria das Corridas) 
 Pós-chegada com as medalhas
Aninha no pódio geral feminino nos 5 Km comemorando a 5ª colocação
Deu pódio na categoria (45-49 anos) pra mim e para o Pertino nos 5 Km

Local: Celebrate Park (antiga New Time) - Santo Amaro da Imperatriz / SC
Data: 02/07/2017
Horário: 08:30 Hs (08:48 Hs)
Distância: 5 Km (4,99 Km) 

Inscrição: R$ 35,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, número de peito e chip retornável

Tempo: 22min32s 
Pace: 4:31 min/Km

Colocação: 02 de 03 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 16 de 37 (masculino)
Colocação: 16 de 73 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário