quinta-feira, 21 de setembro de 2017

17/09/2017 - SESI Corridas do Bem - Etapa Florianópolis

Foto: Foco Radical
SESI - Corridas do Bem - Etapa Florianópolis

O circuito de Corridas do Bem do SESI é um projeto com o objetivo de promover a qualidade de vida, o bem-estar social e a solidariedade, com parte dos recursos arrecadados com as inscrições revertidos a instituições de amparo social. As corridas são realizadas em várias cidades do estado de Santa Catarina e nessa oportunidade tivemos a etapa de Florianópolis. Para os corredores mais fiéis e que completaram 5 etapas do circuito, receberam uma mandala para completar com as medalhas das etapas anteriores.


O ano passado eu tinha feito as etapas de São José e Florianópolis na distância de 10 Km. Nesse ano pensei que tivesse me inscrito na prova de 5 Km, mas na retirada do kit descobri que tinha feito novamente para os 10 Km. Tudo bem. Seriam só mais 5 Km. Para atingir um público maior havia opções de distâncias de 5 Km, 10 Km, caminhada, e maratoninha para as crianças. O preço da inscrição se manteve em relação ao ano anterior (R$ 44 no 1º lote e R$ 34 para grupos e assessorias).

A entrega dos kits foi na Decathlon da SC-401, nos dois dias que antecederam a prova. Aproveitei para passear com o Gabi. Uma curiosidade foi que nos kits além de outro brindes, tinham camisinhas masculinas e até uma feminina. Pelo que me lembro foi a primeira vez. Quanto as camisetas não havia opções baby look, somente as tradicionais.

O horário da largada da prova estava previsto para às 8 horas. Às 6:45 já estávamos por lá. Eram esperados mais de 1.600 atletas, conforme informações da organização. Um bom número para esse padrão de corrida. Encontrei as amigas Andréa e Adriane logo cedo para entregar os respectivos kits que tinha retirado no véspera.

Não fiz treinos específicos para os 10 Km, vindo de várias provas longas. Também estava com início de gripe, mas mesmo assim achava que poderia fazer um bom tempo. A intenção era melhorar em relação ao ano passado, que tinha feito em 45min45s. A Aninha também optou por fazer os 10 Km, querendo consolidar os sub-55min.

Na arena da prova havia uma boa estrutura com várias tendas de serviços de massagens, distribuição de água, guarda-volumes e banheiros químicos, inclusive com pias e papéis para lavar e secar as mãos. Também estavam presentes várias assessorias esportivas e grupos de corridas de outras regiões, como os amigos de Lages.

O dia estava bem agradável, nublado e com a temperatura em 20 ºC. Também não ventava forte. Menos mal. Estava bem favorável para correr. O percurso, bem conhecido, saía da ponta da beira mar do estreito no sentido da Ponte Hercílio Luz, até o IFSC, e retornando. Para os 10 Km eram duas voltas.

A largada foi bem pontual. Primeiro partiram os atletas PCD´s, e em seguida todos os outros. Não houve divisões por distância e por isso me posicionei o mais a frente possível. Saí com a intenção de fazer uma prova regular com pace na casa de 4:30 min/Km do início ao fim. Sabia que teria que me controlar no início e foi o que fiz, me mantendo mais ou menos nessa média durante os primeiros 3 Km, mesmo com a subidinha quebra-ritmo no final do 2º Km.


Fizemos o retorno em frente ao IFSC e voltamos pelo outro lado da pista da beira-mar. Estava indo tudo bem, mas em seguida o meu rendimento começou a cair e no trecho plano. Fazia força, mas não conseguia manter o ritmo, e não me recordo de ter muito vento contra. Aconteceu exatamente isso no ano passado. Pra piorar o salaminho que comi no café da manhã me lembrou que estava lá. Juro que nunca mais levo ele pra correr comigo. Talvez por isso devo ter aliviado um pouco pra evitar coisa pior.

Passei pelo 5º Km com 23 min, finalizando a 1ª volta. Entrando pela 2ª volta, a quantidade de atletas ao redor diminuiu bastante, pois a maioria (dos 5 Km) ficou por ali mesmo. Eu segui tentando recuperar o tempo perdido, mas não teve jeito. Todas as parciais foram aumentando em relação a 1ª volta. Estava com a respiração muito ofegante e tenho certeza que o limitante foi o sistema respiratório. As pernas até que estavam bem.

Mesmo já sabendo que não iria melhorar o meu tempo insisti em correr no meu limite e nem assim ajudou muito. Foi um dos meus maiores tempos dos 10 Km nos últimos tempos. O tempo líquido ficou em 47min30s. E não foi fácil. Cheguei naquela exaustão de sempre, meio enjoado, como se tivesse feito o meu máximo, e fiz, para aquele dia. Me hidratei, retirei a medalha e não consegui comer nada.

Fui lá ver a chegada da Aninha, e ela apareceu logo em seguida bem concentrada para consolidar o seu sub-55min nos 10 Km. Nem olhou para o lado. Essa marca ela já venceu definitivamente. Ficamos por ali mais um tempo conversando com o pessoal. Essa prova conta com a presença de vários amigos e o pós-prova é um confraternização à parte. Porém, não consegui ficar até o fim da premiação. Estava morrendo de frio.

Um ponto a destacar foi a disponibilização do resultado na internet, ainda enquanto estávamos lá, inclusive até antes da premiação oficial. E outro destaque positivo foi belo certificado com riqueza de informações. Foi o mais completo que já vi. Deu até pra saber que cheguei 11min49s depois que o campeão da prova. Excelente !!!

Finalizando, fiquei sabendo que alguns atletas teriam cortado caminho na prova e se beneficiado na premiação. Sinceramente essa atitude é lamentável e totalmente anti-desportista. Não entendo como alguém pode ter satisfação em uma premiação como essa, prejudicando outros atletas que se empenham e se esforçam para buscar essas conquistas.


Percurso: cada volta aproximadamente 5,15 Km
Kit da prova até com camisinha feminina

Retirada dos kits na Decathlon com o Gabi. Ganhou uma bola de vôley.
 Prontos para a largada
 Expectativa
 Completando a 1ª volta.
(Foto: Foco Radical)
 Já na volta 2ª. O meu rosto não expressa o sofrimento do momento.
(Foto: Emanuel Galafassi - Foco Radical)
Aninha consolidando o sub-55min nos 10 Km. Tempo líquido: 54min31s
 Eu e a Aninha com as medalhas
Certificado

Local: Beira mar continental - FLN/SC
Data: 17/09/2017 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 10Km (10,15 Km) 

Inscrição: R$ 35,00 (em grupo)
Kit: Sacolinha, camiseta, viseira, 3 camisinhas masculinas, 1 camisinha feminina, 1 sachê de pastilha, 1 sachê de gel lubrificante, 1 barra de proteína, 1 sachê de gel de carboidrato, 1 pacotinho de cookies sem glúten, número de peito e chip descartável. 

Tempo: 47min30s
Pace: 4:41 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

Colocação: 007 de 030 (45-49 anos)
Colocação: 076 de 322 (masculino)
Colocação: 081 de 453 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário