quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

18/02/2018 - Corrida da Paz 2018

Corrida da Paz - FLN/SC

No último final de semana participei de uma corrida diferente. Não era uma corrida competitiva com direito a cronometragem, medalhas ou premiações, e sim festiva, para promover a confraternização entre militares e civis em favor da paz mundial.

O evento foi pouco divulgado para o público em geral. Eu mesmo só fiquei sabendo na noite da véspera por meio de uma nota no site do Corpo de Bombeiros. Como tinha perdido as inscrições para a Corrida de Navegantes e estava por conta somente de um treino no domingo pela manhã, nada melhor do que fazê-lo em clima de corrida festiva. A participação era gratuita.

A Corrida da Paz, foi organizada pelo Exército Brasileiro em várias cidades do Brasil. Ela comemora também o dia de criação do Conselho Internacional do Desporto Militar, criado em 1948 para fomentar a paz e a amizade entre os militares por meio da prática desportiva.

Aqui em Florianópolis ela foi realizada na beira mar do estreito com horário da largada às 8:30 horas. Lembrando que nesse dia ocorreu o fim do horário de verão e ganhamos uma hora a mais para poder dormir. O tempo também ajudou e ficou um bonito dia ensolarado.

Não teve inscrição formal, não teve chip, não teve número de peito. Os atletas civis e familiares dos militares podiam se juntar aos pelotões para percorrerem juntos os 3 Km do percurso, todo pela beira mar continental.

Antes da largada teve um aquecimento geral com direito a polichinelos, agachamentos, abdominais e até flexões. Ficou uma cena bonita de se ver com todos a tropa toda sincronizada. Eram cerca de 500 participantes no total.

Em seguida foi feita a largada. Cada pelotão largou em bloco, um seguido do outro, separados por alguns metros. O diferencial é que o ritmo imposto era tranquilo (acho que pace de 7:00 min/Km) e cadenciado, embalados pelas canções de treinamentos físicos militares (TFM).

Como eu larguei com o pessoal atrás (os civis), tentei alcançar os pelotões que estavam lá na frente, e só consegui mais próximo do ponto de retorno, na Ponte Hercílio Luz. A partir daí aproveitei para gravar um vídeo ao vivo tentando mostrar as formações e as canções dos pelotões.


O meu retorno foi bem mais tranquilo, fui parando várias vezes, e só curtindo a paisagem da beira mar e assistindo a passagem da tropa que seguia firme e na maior animação cantando (pelo menos aparentemente !).
 
Não demorou muito e já estávamos todos de volta para cruzar o portal de chegada. Foram pouco mais de 22 minutos e 3 Km percorridos. A distância não foi muita longa, mas deu pra suar um pouquinho.

Como mencionei anteriormente não teve medalhas, cronometragem e nem resultados. Em outras cidades, como Brasília, soube que teve medalhas e até camisetas no kit. Acho que variou conforme a organização de cada cidade.

Depois da prova aproveitamos uma das tendas de estrutura de um dos pelotões, acho que era da Marinha, para nos hidratarmos. Gentilmente nos forneceram água, suco e frutas e barras de cereais.

No final ficou aquele encontro gostoso, com os amigos das corridas: Ana Paula, Lia, Ana Gama, Pertino, Silvana, Fernando Ortiz guiando a Edilene, Cassiano, Lu, Marcinha, Zê e Julinha, e mais alguns outros corredores que se dispuseram a participar dessa corrida festiva em nome da Paz.

Percurso 3 Km (3,22 Km)
Aguardando com os amigos: Pertino, Lia, Fernando Ortiz, Edilene e Aninha
Militares em formação pré-corrida
 Aquecimento com abdominal antes da largada
 Eu e a Aninha no percurso
  Com os atletas do Corpo de Bombeiros pra fechar a prova
 No final só queríamos sombra e água fresca

Local: Beira mar continental no Estreito
Data: 18/02/2018
Horário: 8:30 Hs  (8:49 Hs)
Distância: 3 Km (3,22 Km)

Inscrição: Não teve
Kit: Não teve

Tempo: 22min13s
Pace: 6:37 min/Km
Tênis: Asics Hyper speed 6

Colocação: Não teve
Colocação: Não teve
Colocação: Não teve

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

27/01/2018 - Night Run Costão do Santinho

Foto: Mário Sérgio Jesus - Foco Radical
Night Run Costão do Santinho - FLN/SC 
Esse ano a Night Run Costão do Santinho não foi a minha primeira corrida, mas foi a minha primeira prova nas areias da praia. Escolhi participar na distância de 5 Km, como tenho feito nos últimos anos. Também tinha a distância de 10 Km. Eu sofro menos nas trilhas e areias fofas do percurso, e chego mais rápido para aproveitar as guloseimas pós-prova.

Como participante das outras edições fiz a minha inscrição no lote promocional antecipado ainda em 2017. Posso dizer que os R$ 76,90 pagos valeram muito a pena, com o belo kit de participação para os atletas e por toda a estrutura que envolveu o evento. 

A entrega do kit, como no ano passado, foi feita na DVA Jeep, no bairro Agronômica. Apanhei um pouco pra chegar e acabei conseguindo estacionar somente no Angeloni, que fica ao lado. Fui logo nas primeiras horas da entrega, no primeiro dia ainda. Também teve entrega no sábado, dia da prova. Retirei o meu kit e o da Aninha. O movimento estava bem tranquilo. Destaque para a camiseta que acompanhava o kit. Muito bonita.

A largada estava prevista para as 21 horas. No dia da prova saímos bem cedo de São José (17:45) rumo ao Costão do Santinho, uma vez que essa época de alta temporada tem muitos turistas na região e o trânsito pode ficar complicado. Levamos cerca de 1 hora para chegar e demos sorte de estar no horário que os turistas estavam deixando a praia. Conseguimos estacionar próximo, na rua principal de acesso a praia. Não vi o preço do estacionamento, mas ouvi dizer que estava uns R$ 20.
Boa parte dos amigos corredores e precavidos já estavam por lá também. Uma belíssima estrutura nos aguardava na arena, com área de massagem, guarda-volumes, palco, painéis para fotos e para pinturas em guâche, totem para fotos ".GIF", banheiros químicos, e até food trucks por perto.

Eu e a Aninha aproveitamos para tirar a sequência de fotos, que eram impressas na hora, usando a hashtag @cittanightrun, e o arquivo .GIF era enviado por email. Também deixamos nossos registros no painel, enquanto aguardávamos o momento da largada. A Aninha aproveitou até o guâche pra se pintar também.

Pensei que esse ano não fosse chover mas um pouco antes da largada ela marcou presença novamente, mas bem fraquinha. Nada comparável com as tempestades de anos anteriores. Tudo tranquilo para se fazer uma boa prova. Alguns minutos antes da largada o amigo Lucas Farias foi me dar um alô e já nos posicionamos. A chuva parou.

Ás 21 horas foi dada a largada para os atletas PNE, com seus respectivos guias. Alguns minutos depois todos os demais atletas partiram, tanto os da distância dos 5 Km como dos 10 Km. Uma linda queima de fogos marcou o o início da prova. Eu até saí meio devagar pra ficar admirando o lindo espetáculo com a Aninha e a Elenir, que largaram juntas.

O meu objetivo "gostaria muito" era melhorar o meu tempo desse percurso de 5 Km que tinha feito em 2016 (ano do temporal que não teve cronometragem). Meu tempo na ocasião foi de 25min30s, pelo registro do Garmin.

Após os primeiros metros em areia fofa já fui para bem próximo da água onde a areia é mais dura e é  mais fácil para correr. Em areia fofa não rende e cansa muito mais. Não saí me matando como nos outros anos, pois sabia que o pior ainda estava por vir. O tempo do meu 1º Km ficou acima em relação ao do ano passado, com pace de 4:45 min/Km. Mas tudo bem, a ideia não era ir no esforço máximo nesse início.

Após corrermos cerca de 1,7 Km pela praia, entramos por trechos de areia fofa pelas trilhas e logo o ritmo caiu. Meu pace no 2º Km subiu para 5:24 min/Km. Menos mal que não peguei muito congestionamento nessas passagens. Também me poupei um pouco, sem ir ao limite do esforço.


Entre o 2º Km e o 3º Km, os trechos eram todos de areia com tufos de vegetação e muitas poças de água. Ás vezes podia encontrar uma pedra no caminho. A utilização da lanterninha foi essencial para ver por onde pisávamos. Nessa hora era até bom ter atletas correndo à frente para poder seguir no melhor caminho. Pelas condições até que gostei do pace de 5:11 min/Km que deu pra desenvolver. Pouco antes de completarmos 3 Km teve a bifurcação que dividiu os atletas de 5 Km e 10 Km. Os atletas dos 10 Km seguiram reto no sentido da praia dos Ingleses e fizeram o retorno lá no meio da praia.

Nós, da distância de 5 Km, pegamos o caminho de acesso à praia novamente, que atingimos após percorrermos 3,3 Km. Ainda dava pra ver o pessoal vindo no sentido contrário com as lanterninhas acesas. Ficou uma bonita vista. Diante da areia mais dura da praia ficou mais favorável para correr e, apesar de um pouco cansado, consegui meu melhor rendimento nesses metros finais. Já corria meio livre, mas era necessário cuidado pra não pisar em algum buraco na areia.

Sentia que estava bem em relação ao meu objetivo, mas não podia dar moleza nessa reta final e fui tentando aumentar o ritmo, até que, chegamos aos metros finais nas areias fofas. Tive que fazer muita força para poder fechar a prova com 25min11s, e com o privilégio da locução do amigo Marcello Goma. Ao cruzar o portal de chegada já sabia que tinha conseguido o meu objetivo. Uma grande satisfação, pois há tempos eu não conseguia nem igualar aos meus resultados anteriores.

Ao terminar a prova tínhamos acesso fechado a toda a estrutura da arena de chegada, que é a melhor parte do evento. Mas antes de seguir pra lá, aguardei a chegada da Aninha. Enquanto isso pude assistir a chegada da amiga Liz e da sua filha Lislin, que chegaram juntinhas. Muito emocionante ver mãe e filha completarem a prova e comemorarem com um gostoso abraço. Meus parabéns as duas !!!

Logo em seguida a Aninha chegou, e fomos então a parte boa da festa. Retiramos a medalha, recebemos os tickets que davam direito a várias guloseimas: queijo polenguinho, saquinho de pão de queijo, barra de cereal, snakes de granola, garrafinha de cerveja, garrafinha de suco, caixinha de capuccino, água de côco direto da fruta, além de frutas e água a vontade, e um bom cafezinho quentinho Três Corações. Esse ano a distribuição dessas guloseimas foi mais organizada e fluiu bem.

A chuva resolveu dar o ar da graça novamente e veio com mais força, mas também não durou muito. Isso foi bem na hora da premiação, que foi somente para as categorias gerais dos 5 Km e 10 Km e foram bem rápidas. 

Antes de irmos embora ainda tivemos uma festinha com direito a bolo e salgadinhos da aniversariante Silvana Ayroso e da comemoração dos 5 anos de corridas da amiga Iara Paiva. Estão de parabéns !!! Como caiu bem. Não poderia ter terminado melhor a noite, e estava tudo uma delícia e com a presença de vários amigos.

Ah, só para registrar, o retorno para casa demorou quase 2 horas, provavelmente pelo congestionamento no centrinho dos Ingleses. Só chegamos no outro dia !!!

No meu ponto de vista, tivemos a melhor das edições do Night Run Costão do Santinho. Para mim foi perfeita em todos os aspectos, com destaque para a linda camiseta do kit, fogos da largada, toda estrutura para os atletas na arena, e até o preço foi bem justo. Ano que vem estaremos lá de novo e espero que continue mantendo esse padrão.


Percurso da prova (5,06 Km)

Retirada do kit na DVA Jeep
  Kit com uma linda camiseta e o headlamp para a iluminação noturna
Com o Marcos Vinícius e o Fausto da Confraria das Corridas
Eu e a Aninha (já pintada) com a Fran da Elementos Assessoria
Com os amigos Jairo e Fátima, na concentração pré-prova
 E vamos com tudo !!!
Com o locutor do evento: Marcello Goma
Começando a escurecer. Vai ficar bonito o show de luzes.
Correndo junto a água onde a areia é mais dura
(Foto: Emanuel K. Galafassi - Foco Radical)
Chegada. Tempo líquido: 25min11s
(Foto: Foco Radical)
Faltou mão pra tanta guloseima
Com o casal Danilo e Aline de Criciúma, após a chegada.
 Comemorando o aniversário da Silvana e 5 anos de corrida da Iara.
Medalha Night Run Costão do Santinho 2018

Local: Praia Costão do Santinho - FLN//SC
Data: 27/01/2018
Horário: 21:00 Hs (21:03 Hs)
Distância: 5 Km (5,06 Km) 

Inscrição: R$ 76,90 (Preço especial antecipado para ex-participantes)
Kit: Sacolinha, camiseta regata, headlamp, snake de granola, barra de proteína, sachê de café, chip descartável e número de peito.


Tempo: 25min11s
Pace: 4:59 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

Colocação: 05 de não teve (45-49 anos)
Colocação: 58 de 434 (masculino)
Colocação: 78 de 972 (geral)