quarta-feira, 3 de outubro de 2018

30/09/2018 - Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC

Foto: Foco Radical
Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC

Há cerca de dois meses fui apresentado para essa proposta nova de percurso de corrida de rua, o Desafio SICOOB Morro da Cruz. Tratava-se de um projeto inédito de corrida na capital catarinense, partindo do último piso do Beiramar Shopping, descendo pelos pisos do estacionamento, passando pela beira mar norte, e finalizando com uma subida íngreme de 285 metros distribuídos por pouco mais de 2 km pelo Morro da Cruz. Que desafio !!!

Fiquei super feliz e agradecido pela indicação do amigo Fausto Egídio da Confraria das Corridas, e pelo convite do Eduardo Marcondes da Ponto Eventos, empresa organizadora da prova, que me proporcionaram essa experiência diferente no mundo das corridas. Comprei e adorei a ideia logo de cara, principalmente por ser um percurso que nunca havia feito e nem tinha a menor ideia de como seria essa subida do morro. A distância foi única de 5 km para todos.

Não fiz treino específico para subidas tão longas, somente em morros mais curtos, como na última corrida do Desafio da avenida das Torres. Tinha uma ideia do que viria pela frente, mas não imaginava tamanha a encrenca que seria subir esse tal Morro da Cruz.

A entrega do kit foi realizada no sábado, véspera da prova, na Loja Blau Blau do Beiramar Shopping, das 10 às 22 horas. Eu e a Aninha, que também intimei a encarar o desafio junto comigo, fomos retirar os nossos kits próximo ao horário do almoço. Estava bem tranquilo, sem fila alguma. Aproveitei pra conhecer a loja e achei bem legal as opções de artigos esportivos, podendo utilizar o cupom de 20% de desconto que veio no kit. Também fui dar uma olhada em uma parte do percurso da prova, o estacionamento.

Provas com largadas em um local e chegada em um outro exigem uma logística maior, tanto para a organização como para os atletas. Foi bom que não precisamos se preocupar dessa vez. Como a largada era pelo estacionamento do Shopping pudemos deixar os carros estacionados por lá (sem custo). Na volta, vans nos traziam de volta próximo ao Shopping, ou quem quisesse podia aproveitar pra descer correndo, estendendo um treino mais longo.

No domingo, o dia amanheceu com o céu encoberto e garoando, mas nada que ofuscasse a festa. Estava até bom para correr. Nunca havia ido ao último piso do Shopping, que tinha vista maravilhosa da beira mar norte. Todos concentrados por lá e com cerca de 700 atletas prontos para encarar o desafio. Muitos amigos das corridas estavam presentes.

A largada, prevista para às 7h15min, atrasou um pouco, e saiu às 7h23min para finalizações do percurso. O pessoal partiu bem animado. Eu não sabia direito como fazer na corrida. Se largava mais forte e aproveitava a descida e a parte plana para seguir mais forte, ou me poupava pra quando chegasse no morro.


Dada a largada, aproveitei a descida do shopping e acabei indo no embalo de todos. Consegui sair mais a frente e não peguei muito congestionamento. Descíamos forte pelas rampas e corríamos um pouco por cada piso até ganharmos a Rua Altamiro Guimarães. Foram cerca de 800 metros percorridos dentro da estrutura do Shopping. Com essas condições é lógico que o meu primeiro pace foi um dos melhores, 4:09 min/km, mesmo correndo e filmando.

Ao final do 1º km entramos pela avenida que dá vistas à Beira Mar Norte e percorremos por mais 1 km até fazermos o retorno e voltarmos pela Rua Frei Caneca. Esse 2º km eu fui dosando (4:40 min/km),  e já pensando em não chegar tão acabado na parte do morro.

Pela Rua Frei Caneca foram mais uns 800 metros correndo no plano. Depois iniciou a temida subida para o Morro da Cruz a aproveitei pra pegar um copo de água no posto de hidratação. Como o final do 3º km já estávamos em subindo o pace foi para 5:24 min/km. Inicialmente eu cheguei nesse trecho bem e tentaria continuar em trote até o fim da prova. Mas a subida é muito íngreme e não durei 400 metros até fazer a minha primeira caminhada. Não sei o que foi pior, as pernas queimando ou o fôlego faltando.

Comecei então a intercalar trotes e caminhadas. Nas minhas condições físicas era impossível seguir trotando morro acima. E não foi por falta de tentativas. Ao meu redor também não era diferente. Os atletas faziam o mesmo e todos num esforço tremendo. Meu pace no 4º km ficou em 8:12 min/km, muito acima da média dos anteriores.

Já estava com aquela sensação de fim de maratona, onde o último quilômetro não chega nunca. Foram no total 16 caminhadas rápidas para descanso até a chegada na RIC TV. Juro que pensei que fosse mais fácil. Com certeza um bom preparo para esse desafio é essencial para se fazer uma boa prova.

Cheguei com o tempo líquido de 31min41s e ainda tentando dar um sprint no final. Como sempre muito ofegante, mas feliz por ter conseguido vencer o morro. Até achei que foi bom para a minha primeira vez nessas condições. Deu pra perceber claramente como se varia o ritmo em descidas, retas e subidas pelos meus paces nos 5 km percorridos, conforme a tabela. Altimetria faz toda a diferença.

Rapidamente me hidratei, recebi a medalha e vários tickets para retirada do kit pós-prova. Só que primeiro fui acompanhar a chegada da Aninha e dos demais amigos. Todos chegando muito cansados, mas com um largo sorriso ao cruzar a linha de chegada e com a sensação de desafio superado. Muito legal. A Aninha, que estava com um certo receio terminou bem com o tempo de 38min06s.

Depois foi hora de curtir a festa que foi o pós-prova. Com estrutura montada dentro das instalações da RIC TV pudemos aproveitar bem a manhã. O kit pós-prova, retirado mediante as entregas dos tickets, continha sacolinha com snacks, iogurte, saquinho de pão de queijo, garrafinha de suco de laranja, além das frutas e água disponíveis à vontade. Cada atleta podia levar um convidado nessa arena.

O ambiente estava super agradável com uma grande confraternização entre os atletas. A chuva tinha parado. Pena que não deu pra ver direito o visual lá de cima, pois ainda estava encoberto. Pude encontrar a "ex-amiga virtual" e agora real, @mellporto com a sua alegria de sempre, o amigo Said @colecionadordecorridas, a jornalista @grasiaguiarjornalista, as @mulheresnapista: @carolina_spricigo e @fernandaluttke, e o Guilherme Preto do Podcast @porfalaremcorrida. Confiram lá o Instagram dessa galera super animada. Além de encontrar muitos outros amigos das corridas que estavam presentes.

Teve também o serviço de massagem da amiga Fran Rasch, da Elementos Massosterapia, para dar uma relaxada nas pernas do pessoal depois de tanto esforço. Após a premiação, que foi somente para os 10 primeiros colocados gerais masculino e feminino, teve até um banda animando a festa no final. E para finalizar o serviço de transporte com as vans deixando os atletas próximo ao Beiramar Shopping.

Com certeza foi uma prova que veio para ficar e foi elogiada por todos que conversei e tive retorno depois da corrida. Desde as facilidades na largada (banheiro e estacionamento), percurso, aferição da distância, hidratação, arena e estrutura na chegada, serviços de massagens e transportes disponibilizados, kits pós-prova, resultados rápidos e enviados para o celular, lindo certificado, tudo foi muito bem planejado e executado. A organização do evento está de parabéns e não tenho dúvidas que a próxima edição será maior ainda. E quero voltar !!!

Percurso 5 Km (5,08 Km)
Kit do Desafio SICOOB Morro da Cruz - FLN/SC
Eu e a Aninha na retirada do kit na Loja Blau Blau do Beiramar Shopping
Presença em peso dos amigos corredores
(Foto: Equipe Confraria das Corridas)
Amigos presentes
Fazendo força na subida do Morro da Cruz
Foto: Foco Radical
Super banner na chegada na RIC TV
Mais alguns amigos que promoveram e prestigiaram esse "Desafio"

Medalha do Desafio SICOOB Morro da Cruz
Certificado do Desafio SICOOB Morro da Cruz

Local: Último piso do Beiramar Shopping - FLN/SC
Data: 30/09/2018
Horário: 7:15 hs (7:23 hs)
Distância: 5 Km (5,08 km) 

Inscrição: R$ 89 + taxa no primeiro lote (cortesia) 
Kit: Sacolinha, camiseta, viseira, pacote de cookies, cupom de 20% de desconto na Loja Blau Blau, pulseira de acesso a arena de chegada, número de peito e chip descartável.

Tempo: 31min41s (tempo líquido)
Pace: 6:16 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

Colocação: 094 de 367 (masculino)
Colocação: 107 de 631 (geral)

Um comentário:

  1. Que legal... algo realmente diferente e desafiador. Quando você menciona que não tinha nenhum planejamento porque iria aprender vivenciando...isso mostra o quanto eh legal novos desafios. Adorei a narrativa.

    ResponderExcluir