terça-feira, 3 de novembro de 2020

24/10/2020 - Treino Night Run Palhoça / SC

 Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical

Treino Night Run Palhoça / SC  


No último dia 24/10, depois de uns 8 meses sem participar de provas, tive a oportunidade de correr novamente pelas ruas, e em um treino com direito a organização e estrutura nos padrões semelhantes ao das corridas que estávamos acostumados a participar antes das restrições provocadas pela pandemia.

Fui convidado pelo amigo Jorge Hammes, organizador da Night Run Palhoça, para participar desse 1º treino restrito a pouco mais de 70 atletas, e que seguiria todo um novo protocolo de segurança para evitar transmissão da COVID-19. Eu e a Aninha topamos participar deste novo começo.

Antes de seguir para o local do treino já comecei a sentir aquela ansiedade pré-prova. Voltamos ao ritual para escolha da roupa e a conferência dos acessórios necessário para levar. Também estava naquela expectativa boa de rever os amigos que há tempos não encontrava, mesmo sabendo que teria que manter um certo distanciamento.   

Eu e a Aninha chegamos às 17:45 e toda a estrutura já estava montada junto ao Pátio Gastronômico Food Truck. Retiramos os nossos kits, composto por um copo, uma barra de proteína e o número de peito. Havia uma certa movimentação e aos poucos os amigos foram chegando. Todos animados pelo reencontro e utilizando máscaras. Bom que a área de concentração era bem espaçosa.

A distância de 5 km foi única para todos os atletas. Vários cuidados foram tomados para que se minimizasse o contato entre os atletas. As largadas foram divididas entre feminina, às 18:30, e masculina, às 19:30. Atrás do portal foram feitas marcas no asfalto para que os atletas se posicionassem em uma distância segura. Fico imaginando como seria possível isso em uma Corrida de São Silvestre.

Próximo do horário da primeira largada (feminina), a organização passou todas as orientações que os atletas deveriam cumprir durante o treino. Entre elas, manter o distanciamento na largada seguindo as marcações no asfalto, sair e chegar com a máscara cobrindo a boca e o nariz. Não valia no queixo. Eu só fiquei imaginando como seria a minha chegada usando máscara e naquele sprint final.

O clima estava agradável e bom para correr, fresquinho. O percurso se resumiu a duas grandes retas pela Av. Vidal Procópio Lohn e Av. Aleixo Alves de Souza, bem planas, formando uma grande letra "L". Ambas estavam com uma de suas pistas fechadas para que os atletas corressem em segurança.

Às 18:30 largaram as mulheres. Os homens só ficaram nos registros e na expectativa pela passagem delas. Ainda estava claro, mas foi escurecendo rapidamente e as fotos dos celulares já ficavam prejudicadas. Bom que pudemos contar com o pessoal da Foco Radical que estava presente fazendo os registros com equipamentos mais profissionais.

Depois de 20 minutos as mulheres começaram a chegar, todas usando as máscaras devidamente. Durante o percurso era permitido correr sem a máscara. A Aninha mesmo sem treinos mais fortes foi bem, completando o percurso em 26:44, ficando na 9ª colocação geral entre as mulheres.

Pontualmente às 19:30, depois das orientações gerais, foi a vez dos homens largarem. Deu para reviver aquele friozinho na barriga e aquela sensação pré-largada de uma prova, na expectativa da contagem regressiva para partirmos. Todos os atletas respeitando o seu "x" marcado no chão.

Logo após a saída já era permitido correr sem a máscara, e retirei a minha carregando-a na mão. Não gosto de deixar ela abaixada no queixo. Finalmente estava correndo na rua, depois de meses de quarentena. É bem diferente das corridas virtuais que corremos sozinhos. Correndo ao lado de outros atletas, a adrenalina e endorfina passam a agir e nos dão uma injeção de ânimo.

Como em toda largada acabei saindo mais forte que deveria, tentando não ficar muito para trás. Meu 1º km fechou com pace de 4:29 min/km. Fazia tempo que não corria nesse ritmo, pois como treino com máscara raramente consigo atingir o pace abaixo de 5:00 min/km. Com certeza correr sem a máscara melhora bem a capacidade respiratória e permite um melhor rendimento.

Comecei empolgado percorrendo primeiro a Av. Vidal Procópio Lohn até viramos à direita na Av. Aleixo Alves de Souza. Mais a frente retornamos na altura da Rua Janete Marilda de Souza, com cerca de 1,75 km percorridos. A partir desse retorno meu ritmo começou a cair e o 2º km já fechou em 4:48 min/km. Sentia o esforço mais forte do início.

No 3º km tive que reduzir mais um pouco, sentindo que estava correndo no meu limite. E logo após concluí-lo em 4:51 min, viramos à esquerda e acessamos novamente a grande reta da Av. Vidal Procópio Lohn. O 4º km pra mim sempre é o mais complicado e não foi diferente dessa vez. Foi o pace mais alto, 4:52 min/km.

No percurso, como previsto, não houve distribuição de hidratação, para evitar contatos. Por ser um treino noturno e ser em temperatura agradável não é tão crítico se hidratar após a conclusão dos 5 km. Eu particularmente não uso hidratação do percurso em provas nessa distância.

Com 4,2 quilômetros percorridos fizemos o retorno e voltamos pela mesma avenida, porém do lado oposto. Tentei acelerar e o ritmo melhorou um pouco. Estava brigando para não perder umas posições. Faltando 200 metros para a chegada coloquei a máscara no rosto novamente. Apanhei um pouco para colocá-la em movimento, mas deu certo. Tive ainda que controlar a respiração nessa parte final, mas não quis desacelerar. Cruzei o portal com o tempo líquido de 23min44s no limite da respiração. Logo em seguida tive que ir para uma área de escape pra poder respirar melhor, sem a máscara, e me recompor.

Em seguida fui retirar a medalha e pegar algumas frutas e copos de água para me hidratar. Tudo entregue diretamente pelo pessoal do staff com as devidas proteções. Na área do food truck, após a chegada do último atleta teve início a cerimônia de premiação, com troféus para os 3 primeiros colocados das categorias feminina e masculina.

No finalzinho foram feitos vários sorteios de brindes, principalmente de lanches do próprio Pátio Gastronômico. Eu não tive sorte, e nem a Aninha. Mas o amigo Renato ganhou uma deliciosa porção de batata com bacon no maçarico e com mais uns deliciosos espetinhos deu pra finalizar o pós-prova com um bom lanche noturno.

A organização e a ideia do treino preview Night Run Palhoça está de parabéns. Foi tomado todo cuidado para preservar a segurança dos atletas do início ao fim, tanto na logística como nas orientações, reforçadas à todo instante. O público limitado e consciente fez com que o treino tivesse êxito e nos proporcionasse novamente todo aquela sensação de participar das provas oficiais. 

Uma semana depois foi realizada uma pesquisa com os participantes e, segundo informação da organização, nenhum atleta contraiu ou teve COVID-19. Foi um bom exemplo de um novo começo. Só tenho a agradecer o convite da organização para participar e por nos proporcionar um treino bem agradável e seguro. 

Percurso da corrida (5 km ) 
Eu e a Aninha chegando para o treino. Estacionamento da FATENP liberado para os atletas.
Teve até kit para os atletas
Fazia tempo que não encontrava os amigos.
Correndo pela faixa fechada para os atletas
Chegando com a máscara
Primeira medalha presencial desde o início da pandemia
Medalha Night Run Palhoça
Pós-treino no Pátio Gastronômico Food Park

Local: Em frente à FATENP
Data: 24/10/2020
Horário: 07:30 hs
Distância: 5 km

Inscrição: R$ 30,00 
Kit: Copo, barra de proteína e número de peito.

Tempo: 23min44s
Pace: 4:44 min/km
Tênis: Saucony Kinvara

2020
Colocação: 22 de 38 (masculino)
Colocação: 24 de 69 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário