domingo, 23 de maio de 2010

23/05/2010 - Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC

Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC 

No início da semana passada estava com uma tremenda dúvida: ir ou não ir a Rio do Sul participar da XXXIII Corrida Rústica da cidade (10Km). Tinha acabado de ir a Joinville no final de semana para participar da Corrida Todos pelo Diabetes. A inscrição ainda era convidativa (gratuita). Mas eis que surge uma corrida em Florianópolis: Corrida Bicentenário de Sampaio, promovida pelo exército de Florianópolis. A corrida contemplava um percurso inédito, pelo menos para mim (atravessando a ponte que liga o continente a ilha), e o melhor: gratuita. Bom, estava decidido. 

Também acho que foi a primeira vez que participo de uma corrida no domingo à tarde. Depois de uma semana de muita chuva na grande Florianópolis, o dia não podia estar diferente: totalmente instável. Como não conhecia muito bem a organização e nem ao certo o local da prova, cheguei bem cedo pra garantir a inscrição. Chegando comigo, encontrei o Sebastião, o Bruno (filho do Sebastião) estreante e nova promessa nas corridas com apenas 9 anos, e a Sueli. Ao nos dirigirmos para o local do evento, já deu para perceber a boa organização, também, com tantos soldados a disposição !!! 

Em seguida encontramos o Nilton Generini e a Laura (nossa fotógrafa e cinegrafista da corrida) e começamos a nossa bateria de fotos pré-corrida. A paisagem ajudava e muito. Estávamos praticamente estreando a Beiramar Continental. Local que tende a ficar muito bonito e valorizado. Porém, diante de tantos militares com seus uniformes verde e branco parecíamos peixes fora d´agua. Mesmo com chegada da Adriane, do Paulo, da Jany, do Batista e de mais alguns conhecidos, o nosso grupo era bem pequeno diante dos atletas do exército. 

Como essa era uma estréia em uma prova desse tipo e mais de 80% dos atletas eram militares imaginei que a briga seria pra não ficar entre os últimos colocados. Aparentemente todos pareciam bem preparados. 

A largada ocorreu pontualmente às 15h30min para o feminino e infantil. Os adultos masculinos largaram depois de 10 minutos. O interessante é que as largadas foram dadas com tiro de fuzil. Lá fomos nós. Dessa vez tentei largar na frente e sair mais forte, mas acho que essa não foi uma boa tática. A alegria só dura alguns metros !!! Depois parece que a gente sente mais e acaba diminuindo muito o ritmo. Acho que é melhor não forçar muito no começo pra não se quebrar pelo resto da corrida. O 1o. Km fiz em 4:28, mas já no 2o. com a redução obrigatória o tempo caiu pra 5:25. Tá certo que nesse trecho teve uma bela subida pra acessar a Ponte Pedro Ivo Campos. Imaginava que fossemos correr por cima dela, mas na verdade corremos pela passarela abaixo da ponte. Tudo bem, o visual também é muito bonito e vale e pena. Um pouco recuperado diminui o tempo no 3o Km para 4:48. Depois, os tempos por Km foram ficando em torno de 5:10, exceto novamente no acesso a subida da ponte, na volta, que caiu novamente para 5:30. Definitivamente percursos com muitas subidas ainda não são pra mim. 

Novamente eu tinha um objetivo, completar os 8Km em menos de 40 minutos. Não senti que estava nos meus melhores dias, mas também não estava nos piores. Consegui ultrapassar vários militares, principalmente na volta e na reta final. Fechei a prova com o tempo de 40min54s, um pouco acima do que eu buscava. Mas traçando o percurso pelo Mapmyrun verifiquei que a distância tinha um pouco mais de 8Km, ou seja, 8,2 Km. Isso faria com que meu pace da corrida fosse 4:59 min/Km, dentro do meu objetivo. 

Fiquei bem contente, pois a minha posição relativa na classificação geral foi uma das melhores, somente ficando atrás da São Silvestre 2009, considerando ainda que os atletas eram na sua maioria militares. 

A corrida não teve medalha de finisher, mas foi excelente quanto a organização, alimentação e água, percurso, sinalizações, pontualidade, ambiente (com direito inclusive a banda). 

O destaque da corrida ficou com o filho do Sebastião, o Bruno, que com 9 anos apenas, fechou os 8 Km em primeiro na sua categoria com um tempo em torno de 42min e deixou a maioria dos atletas para trás. PARABÉNS, BRUNO !!! 

Percurso
 Na beira mar continental
Bruno, Sebastião, Nilton e eu. 
Pequeno grupo dos não militares
Bruninho e eu.
 Concentração para a largada

Tiro na largada
Chegada com direito a banda

Data: 23/05/2010
Hora: 15H30min 
Local: Beiramar Continental de Florianópolis / SC (No final da Av. Santos Saraiva)
Distância: 8 Km (8,21 Km) 

Inscrição: Gratuita
Kit: número do peito 

Tempo: 40min54s
Pace: 4:59 min/Km 

Colocação: 10 de 15 (categoria 35-42) 
Colocação: 115 de 254 (masculino) 

domingo, 16 de maio de 2010

16/05/2010 - Corrida e Caminhada Todos Pelo diabetes - Joinville / SC

Corrida e Caminhada Todos pelo Diabetes - Joinville / SC

Prova realizada em Joinville pela conscientização contra a Diabetes com opções de 5 Km e 10 Km. Fui com as amigas Jany e Juciana. Por lá encontramos o seu Masato e a D. Toshie, além da Sueli Aihara que também participaram, todos na distância de 10 Km.


O tempo estava meio chuvoso e o percurso plano favoreceu fazer um bom tempo na distância. Legal que ao invés da tradicional medalha de finisher foram entregues um pequeno troféu de acrílico.

Data: 16/05/2010
Hora: 8:00
Local: Joinville / SC

Tempo: 50min14s

Colocação: 039 de 078 (masculino)
Colocação: 042 de 096 (geral)

sábado, 8 de maio de 2010

08/05/2010 - Corrida Rústica da Polícia Militar - Florianópolis / SC

Corrida Rústica da Polícia Militar - Florianópolis / SC 

Há praticamente um ano atrás, essa tinha sido a segunda corrida que eu havia participado. Para mim seria uma ótima referência para saber como tinha sido a minha evolução, mas se não tivessem alterado e aumentado um pouco o percurso. 

Eu já estava praticamente recuperado da dor na coluna que tinha me prejudicado nas duas últimas semanas. Estava ansioso pra saber se estaria correndo novamente como antes. O dia amanheceu chuvoso e permaneceu instável. Parece que só deu uma trégua durante a corrida. O tempo estava friozinho e bom para correr, exceto pelas poças de água durante o percurso. 

Cheguei a Praça Getúlio Vargas por volta das 14:50, para pegar o kit. Porém, ao contrário do que indicava no folder da corrida, não foi fornecida a camiseta. Pensei que até que iriam dar no final da corrida, mas realmente não foi. 

Como estava friozinho um aquecimento inicial era essencial. A largada foi em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 16hs. Eu já conhecia um pouco o percurso, sabia que não podia forçar muito no começo, pois no final viriam as subidas mais complicadas. Larguei em ritmo normal. Nos primeiros kilometros até atingir a beiramar pegamos algumas descidas bastante íngrimes e não tinha como segurar muito. O jeito era descer com muito cuidado. Ainda bem que não estava sentindo mais nenhuma dor. Durante o percurso plano, na beiramar, o desenvolvimento da corrida foi tudo dentro do normal, mas a partir do quarto kilômetro as coisas começaram a complicar. Era chegada a hora das subidas, e como eu só treino em terrenos planos, a minha performance nesses trechos cai bastante. Pelo menos agora consigo seguir sem precisar caminhar. 

Nessa altura, o Renato passou por mim e aproveitei para tentar levar a corrida no ritmo dele, que normalmente corre em ritmo mais forte que o meu. Consegui acompanhá-lo mais de perto por pouco mais de 1 Km, mas depois não deu. Nessa altura da corrida um fato que estava incomodando bastante é que os veículos estavam trafegando normalmente no mesmo sentido em alguns pontos da corrida, principalmente na Av. Mauro Ramos, tirando várias finas de nós corredores. Particularmente achei bem perigoso e ainda bem que não teve maiores problemas. 

Não consegui passar muito gente na corrida e fui ultrapassado por vários. Só na chegada que consegui passar por uns 3 atletas. Mesmo assim gostei da minha performance na corrida de hoje. 

Na chegada teve até fila no funil e para retirar a medalha, que por sinal, foi a mesma da Maratona Internacional de Florianópolis no ano passado. Tomei os meus vários copos de água, comi algumas frutas e já fui trocar de roupa e me agasalhar, pois com a chegada da noite e da chuva tinha esfriado mais ainda. 

Como em todas as competições que tem premiação em dinheiro, essa corrida foi bem disputada e levada em um ritmo bastante forte. Dos 5 primeiros colocados da geral, somente 1 deles era do estado de Santa Catarina. 

Pelo Mapmyrun, se eu não errei algum trecho, o percurso foi de aproximadamente 7,62 Km, o que deixou o meu pace aproximado de 4:52 min/Km. 

Percurso
 Sebastião, Renato e eu esperando a largada
 Fazendo um aquecimento
Missão cumprida, após uma corrida com chuva

Data: 08/05/2010
Hora: 16:00Hs
Local: Praça Getúlio Vargas, em frente a Polícia Militar - Florianópolis / SC
Distância: 7 Km (7,62 Km)

Inscrição: R$ 15,00
Kit: não teve (era pra ter camiseta)

Tempo: 37min07s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 20 de 24 (categoria 40-44)
Colocação: 185 de 286 (geral)

sábado, 1 de maio de 2010

01/05/2010 - 1ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

1ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC 

A minha expectativa para essa corrida era grande. Ao contrário das outras corridas de Balneário Camboríu que foram realizadas em sua maioria nas praias, esta seria realizada nas ruas e com controle por chip. Mas no início da semana (terça-feira) ao tentar levantar um fardo de água senti uma forte dor na coluna. Pronto, pela intensidade da dor já pensei: agora vou ficar semanas de molho. No decorrer da semana a dor continuava intensa e mal me permitia abaixar para colocar os tênis.... que angústia. Tomava remédios, passava pomada, mas nada da dor passar. Fui tentar treinar na quinta-feira, mas nem consegui andar direito, quanto menos correr. Sexta-feira deu uma pequena melhorada e fiquei um pouco animado. No sábado, dia da corrida, ia fazer um teste final de manhã pra ver se seria possível correr ou não. A dor continuava, mas estava conseguindo trotar. Resultado, eu iria mesmo que fosse somente pra completar a prova andando. 

O dia estava muito bonito e ajudou muito para a realização da corrida. Cheguei por volta das 14:00 ao local da largada na Pça Tamandaré para efetivar a minha inscrição e pegar o kit, que por sinal foi muito bom, com camiseta bonita e de boa qualidade, uma viseira e uma toalhinha. Aos poucos o pessoal de Florianópolis foi chegando, trazendo um ar um pouco mais familiar. Encontrei com a Di, organizadora da 1a. Corrida do Trabalhador, juntamente com a sua equipe da LIFE ESPORTES, que estão de parabéns pela organização e sucesso do evento. Sem dúvida nenhuma foi uma das corridas mais legais que já participei. Teve até presença internacional com uma atleta do Quênia no feminino. 

Um pouco antes da largada foi realizado um alongamento geral com todos os atletas. Eu, como nem podia me virar direito, nem consegui acompanhar, mas foi bem legal e diferente, colocando todos já no clima da corrida. A largada ocorreu às 16hs e iria percorrer as principais ruas de Balneário Camboriú: Av. Atlântica e Av. Brasil. Os participantes da corrida de 5 Km tinham que dar 2 voltas no percurso e os de 10 Km 4 voltas. Na largada ainda estava meio receoso de como seria a minha corrida. Tinha feito um aquecimento e não estava sentindo mais tanta dor. Então fui ver no que dava. 

Larguei no meio da massa. Como as pistas eram estreitas demorou um pouco a dispersão, mas depois tudo se acomodou. Já perto do 1° Km eu já sentia que não seria uma corrida normal. As dores já não incomodavam mais. Acho que eu já tinha aquecido e esquecido delas. Mas o rendimento sentia que tinha caído drasticamente. Não estava conseguindo manter o meu pace normal de início de prova. em torno de 4:40/km. E o pior, correndo totalmente desconfortável em relação ao fôlego. Fui pensando, será que desisto agora ou vou me arrastando e tento pelo menos terminar os 5 Km (eu me inscrevi para correr os 10 Km). Resolvi então, diminuir o ritmo mais ainda e ir levando a corrida até onde dava. 

A primeira volta parecia não terminar mais e estava tão exausto que esqueci de marcar o tempo na passagem por ela. Esqueci também de pegar água. Como sei que os primeiros quilômetros são sempre mais difíceis, fui continuando na esperança de me estabilizar. E isso realmente aconteceu, mas em um ritmo mais leve. As pessoas ocupavam praticamente todo o percurso da prova e iam dando incentivos aos corredores e foi o que me fez não desistir e nem andar durante a corrida. Na 3a.volta ainda já estava tomando uma volta da queniana... rs. Fui tentar acompanhá-la um pouco, mas isso durou somente alguns segundos. Eu ainda tinha a 4a. volta pra completar, e como já tinha chegado até lá acabei por terminá-la. 

Nunca havia chegado tão exausto como nessa corrida. Não conseguia tomar água, comer e nem falar direito após a chegada. Muito menos tirar o chip do tênis. E olha que tinha coisas boas para comer: frutas, torrones, sanduíches com presunto e queijo. Tudo muito bom. A dor na coluna eu já tinha até esquecido, pois o cansaço tinha ido ao extremo. No final das contas, se o meu tempo não foi dentro das expectativas, foi bom em relação ao contexto e das minhas condições. Consegui terminar a prova e ganhar mais um medalhão, muito bonito por sinal. Agora vou ficar esperando a próxima !!! 

Pelo Mapmyrun cada volta apresentava aproximadamente 2,45 Km, sendo que as 4 voltas totalizam 9,8 Km. 

Percurso
 Praça Tamandaré - Local da largada
 Presença Internacional. Renato, Everilyne (Quênia), Sueli e eu.
Correndo pela Av. Atlântica
 Minha irmã Jaqueline, Yukio, Rafinha e Yumi também estiveram por lá

Data: 01/05/2010
Hora: 16:00Hs
Local: Av. Atlantica - Balneário Camboriú - SC
Distância: 10 Km (9,8 Km)

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Camiseta, toalha, viseira e numero do peito

Tempo: 51min29s

Colocação: 12 de 16 (categoria 35-39)
Colocação: 87 de 111 (masculino)
Colocação: 100 de 130 (geral)