sábado, 11 de dezembro de 2010

11/12/2010 - Jurerê Night Run - Florianópolis / SC

Jurerê Night Run - Florianópolis / SC 

Muitas dúvidas: correr ou não correr ? 5Km ou 10 Km ? Estava na expectativa de sair a corrida da ACORSJ no domingo, por isso optei por participar na prova de 5 Km do Jurerê Night Run, no sábado a noite. Na pior das hipóteses tentaria fazer um longão no domingo. Acho que fiz a escolha certa. 

Como já sabia, quase nenhum dos amigos de corrida iriam participar. E foi o que realmente aconteceu. Praticamente somente atletas de academias e assessorias esportivas estavam participando. Encontrei ainda o Sérgio Sales, o Sérgio Probst, o Israel, a Maria Teresa, a Milena e a Daniela (começando na prática do esporte e indo muito bem). 

O ponto de concentração e a largada foram no Jurerê Sports Center. Aos poucos foram chegando os atletas, alcançando um número superior a 350, distribuídos nas provas de 5 Km e 10 Km. O percurso era o mesmo para as duas provas, sendo que para os 10 Km seriam dadas duas voltas. 

Minha meta dessa vez era completar os 5 Km em 22min30s, ou seja, manter um pace médio de 4:30/Km. 

Na hora da largada, que ocorreu próximo das 20 hs, já estava escurecendo, mas conseguimos sair ainda no claro. Posicionei-me mais na frente, pois aprendi que em provas com muitos atletas, largar atrás se perde um tempinho precioso. Não sei se é comum, mas na largada sobraram até cotoveladas. Tem gente que pensa que isso vai ajudar em alguma coisa ao longo da corrida. 

Sempre quando corro as provas de 5 Km tenho a impressão que elas cansam bem mais que as de 10 Km. Provavelmente isso ocorre por impormos um ritmo mais intenso durante todo o percurso. O bom de se largar na frente é que pegamos a pista mais limpa, mas por outro lado somos mais ultrapassados. 

Durante a corrida a noite caiu rapidamente foi escurecendo. Ficando muito escuro. Não consegui identificar nenhuma placa marcando a Km. Aliás, em alguns trechos não dava pra ver mais de 20 metros à frente. Tentei correr no meu ritmo mais forte durante boa parte do percurso, mas senti que a partir do 3º km o rendimento caiu um pouco. Já estava cansando. 

No retorno da primeira volta, passamos pelo portal de chegada, e eu que já estava me arrastando pensei que já era a entrada para a finalização dos 5 Km. Que nada, ainda tinha outro trecho para o outro lado da pista e o retorno. Não tem coisa pior que queimarmos o nosso estoque de energia pensando que é o fim da corrida e depois descobrir que ainda falta mais um bom percurso. E agora ? 

Não tinha jeito, tive que respirar fundo e com extrema dificuldade retornar a prova. Perdi alguns segundos até retomar o ritmo. Mesmo assim, ainda consegui recuperar as posições perdidas no finalzinho. Ao cruzar a linha de chegada, meu relógio registrava 22min40s. Meu novo melhor tempo na distância, mas 10 seg a mais do meu objetivo. Talvez tivesse conseguido se não tivesse dado a paradinha. 

A corrida noturna é boa por permitir uma temperatura mais agradável para correr, por outro lado, o percurso da corrida estava bem escuro, principalmente na chegada. Faltou um pouco da iluminação tanto na chegada como na premiação. 

Na prova de 5Km sabia que tinha ido razoavelmente bem para a minha categoria, mas como eram muitos atletas não sabia se ia conseguir ficar entre os 3 primeiros, que ganhariam um bonita medalha em formato de estrela. A premiação demorou bastante e foi um pouco confusa. No feminino, a Maria Teresa e a Milena foram campeãs das suas respectivas categorias. Eu aguardava, com um pouco de esperança, a minha categoria, mas a chamada do 3º e do 2º lugar me deixaram angustiado durante um curto espaço de tempo. Angústia essa que só passou quando anunciaram a minha 1ª colocação. Essa sensação não tem igual. É demais. Ganhei o dia. 

Prova de 5 Km acho que me dá sorte !!! Evento legal, mas a organização na chegada e a falta de iluminação prejudicaram um pouco no final. 

Percurso

Dentro do Jurerê Sports Club 
Portal de chegada 
Momentos antes da largada 
Correndo pelas ruas de Jurerê Internacional 
Premiação sem iluminação 

Local: Jurerê Sports Center - Florianópolis / SC
Data: 11/12/2010
Horário: 20 Hs
Distância: 5 Km 

Inscrição: R$ 49,50
Kit: Camiseta, revista runner de Fev/2010, um carb-up 

Tempo: 22min40s (5 Km)
Pace: 4:32 min/Km 

Colocação: 01 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 14 de 97 (masculino) 
Colocação: 17 de 185 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário