terça-feira, 8 de outubro de 2013

29/09/2013 - Maratona Internacional de Florianópolis

Maratona Internacional de Florianópolis / SC

Agora eu estava liberado pelo médico, mas somente para fazer parte da maratona ou a prova dos 10 Km. Entretanto, devido a minha insegurança optei por fazer somente a prova de 5 Km. Dura decisão, pois até a véspera da semana da maratona estava até pensando em tentar fazê-la somente para concluir, mas avaliei e cheguei a conclusão que isso poderia prejudicar a minha recuperação e me deixar fora das provas do final do ano. 

Decisão tomada era hora de traçar o objetivo. Acho que nem deveria, mas é um fator que acaba me motivando nas provas. Preciso correr atrás de alguma coisa. Sabia que seria praticamente impossível nesse meu retorno, mas era o recorde pessoal que faltava nas provas desse ano, melhorar o meu tempo nos 5 Km que é de 21min25s.

Como não participaria da prova principal, a maratona, não senti aquela TPM (tensão pré-maratona) como é de costume, mas ficava imaginando que vários amigos estariam nessa situação.

Fomos eu e Enio bem cedinho, antes da largada da maratona. O Enio iria largar com o grupo da maratona às 7:30 e faria um treino longo visando a sua preparação para a Maratona de Buenos Aires. Eu só largaria uma hora depois com o grupo dos 5 Km e 10 Km.

Sabendo do congestionamento inicial procurei ficar mais a frente. Larguei com vontade. Seria a primeira vez que tentaria correr forte igual a antes da minha lesão. 

Meu primeiro quilômetro foi em ritmo de tiro de 1 Km. Não era para ser assim, pois depois a prova fica sofrida. No 2o. Km ainda na empolgação fiz uma nova parcial muito boa.... e foi só.

1º Km – 04:03
2º Km - 04:10
3º Km – 04:27
4º Km – 04:39
5º Km – 04:40
100m – 0:24



Cheguei até a sonhar em conseguir fazer o meu recorde pessoal dessa vez, mas o rendimento foi caindo muito rapidamente. Tinha me esquecido como essas provas são rápidas e sofridas. No  3º Km, nitidamente vencido pela falta de fôlego o pace aumentou um pouco. 

Aquela sensação de dar uma paradinha para descansar foi aumentando e muito. Eu já estava no caminho de volta e muita gente vindo do outro lado. Pegava mal caminhar um pouco na prova de somente 5 Km. Esperei então todos os atletas passarem do outro lado e já dentro do túnel, com o coração já saindo pela boca, tive que dar uma caminhadinha. Parada rápida, mas necessária para recuperar o fôlego.

Já sabia que recorde pessoal não seria possível, mas um sub-22 ainda dava para brigar. Retomei o ritmo do jeito que dava. Faltava pouquinho a partir do túnel e tratei de acelerar. Passei pelo portal com o tempo líquido de 22min23s. Não tinha dado nem para fazer o sub-22, mas também a distância estava um pouquinho maior. Dessa vez sem problemas, pois estava contente pelo meu retorno mais forte, sem dores e já chegando próximo do que era o meu limite.

Aproveitei para me hidratar, comer algumas frutas e depois fui curtir a passagem dos amigos que estavam fazendo a maratona. Me sentia bem e ficou a sensação de que poderia ter corrido uma distância maior. Caminhei então em direção a beira mar norte por cerca de 3 Km. Que vontade de estar lá, ainda mais vendo os amigos passando. 

A uma certa altura a Ju Wutke passou e decidi pegar uma carona e fazer companhia nesse momento que para ela, se aproximava do muro dos 30 Km. Foi muito legal, pois acabei até me sentindo um pouco dentro do clima da maratona e pude acompanhá-la até a entrada do túnel. Tinha dado uns 4 Km. Não podia abusar mais que isso, pois a perna já começava a reclamar. Mas a vontade era de poder acompanhá-la até o final.

Depois voltei pra assistir a chegada dos amigos, que um a um foram se superando e completando com sucesso a maratona. Alguns com muito sofrimento, mas todos guerreiros e vencedores. Estão de parabéns.

Quanto a mim, resta me recuperar e me preparar para a minha vingança no ano que vem. Que venha a maratona de SC 2014 !!!

 Chegando na passarela Nego Quirido
 Prontos para a largada 
 Iniciando a passagem pelo túnel
 Percurso com altos visuais
 Fingindo correr a maratona
Ju na passagem dos 30 Km com esse super visual

Local: Passarela Nego Quirido FLN - SC

Data: 29/09/2013 
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 5Km (5,1 Km)  

Inscrição: R$ 78,40    
Kit: sacola, camiseta, meia, pote de atum, toalhinha, chip e número do peito.

Tempo: 22min23s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 002 de 016 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 023 de 198 (masculino)
Colocação: 026 de 419 (geral)

2 comentários: