sexta-feira, 14 de março de 2014

08/03/2014 - Corrida Pedra Branca 2014

Corrida Pedra Branca 2014 - Palhoça/SC
Resultado
Esse ano a Corrida Pedra Branca aconteceu em um sábado, no Dia Internacional das Mulheres. Inicialmente eu até estranhei a data, pois raras são as realizadas em um sábado pela manhã, mas diante da quantidade de provas que estão sendo incluídas no calendário é mais uma alternativa.

Novamente a prova contou com a presença de várias assessorias esportivas e o que me surpreendeu foi ver a quantidade de atletas com que a assessoria Run the City participou. Cada vez mais o pessoal aderindo a esse saudável esporte. Entre as distãncias, havia as alternativas de 3 Km, 6 Km e 12 Km, por isso facilitava também a presença de muitos iniciantes.

O horário da largada repetiu o da corrida anterior, às 9 horas. Porém, dessa vez estava um dia ensolarado o que complicou um pouco a vida dos atletas, principalmente para os participantes dos 12 Km. Eu estava bem empolgado por causa do meu último resultado no final do ano passado com o tempo líquido de 51min57s. Tinha a esperança de poder melhorar esse tempo nessa prova.

Larguei bem a frente para não perder tempo. Novamente seriam 4 voltas por um circuito dentro do Condomínio Pedra Branca, sendo que cada volta tinha aproximadamente 2,9 Km. Como já conhecia bem o percurso larguei mais conservador e não tão forte como costumava fazer antes. Sabia que logo viriam os morros.

A primeira volta é sempre a minha melhor, no embalo do ritmo da largada. Sem querer acabamos tentando acompanhar o pessoal da ponta, mesmo aqueles que correm somente os 3 Km e os 6 Km. Não tem jeito. É instintivo.

Na segunda volta já não tive o mesmo rendimento e o ritmo caiu um pouco, mas acho que isso foi geral. Vinha em uma mesma tocada que o seu Ademir e a primeira colocada feminina. No meio dessa volta logo percebi que seria impossível bater o meu recorde anterior da prova. Estava esquentando cada vez mais e com o sol cada vez mais forte.


Ainda no final da segunda volta consegui ultrapassar a primeira colocada feminina que estava um pouco a minha frente. Logo em seguida, no início da terceira volta consegui se aproximar do seu Ademir e também passei por ele. Acho que o calor estava fazendo efeito, pois ele acabou ficando e normalmente acaba me acompanhando. 

A partir de então eu só conseguia avistar um outro atleta um pouco mais a frente. Para não deixar cair a motivação decidi tentar alcançá-lo. O duro é que eu estava bem cansado com o calor e o pace cada vez aumentando mais. Mas ele também acabou cedendo no início da quarta volta.

Agora eu estava isolado e correndo sozinho, Não conseguia avistar mais nenhum atleta que já haviam desaparecido na minha frente. Então foi manter o ritmo para poder terminar. Nem briga por tempo dava mais.

Cheguei completamente encharcado de tanto suor. Meu tempo líquido dessa vez foi 55min17s. Muito acima dos 51min57 da última prova. Devia ter perdido alguns quilos de água por conta do forte calor. Mas logo repus com vários copos de água, isotônico e melancia. Claramente deu pra ter uma boa ideia de quanto o calor derruba o nosso desempenho.

Ainda assim fiquei bastante contente com a 16a. colocação geral e 3o. na categoria de 40-44 anos. Pena que não teve premiação por categoria. Assisti um pouco a premiação com o excelente 3o. lugar na geral dos 12 Km do amigo Jabson, que melhora a cada dia. Depois tive que sair rápido para outro compromisso.

 Foto promocional da Corrida Pedra Branca
 Largando na frente
 Passando próximo a Unisul
 Faltando pouco
 Entrando na última volta (foto by Luísa)
 Depois da chegada suada, com Renato Ventura e o Lúcio Tadeu.
Jabson de parabéns pelo 3o. lugar geral nos 12 Km

Local: Pedra Branca - Palhoça/SC
Data: 09/03/2014 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 12Km (11,59 Km) 

Inscrição: Cortesia
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável e Número do peito    

Tempo: 55min17s
Pace: 4:46 min/Km

Colocação: 03 de 09 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 16 de 66 (masculino)
Colocação: 16 de 88 (geral)

Um comentário:

  1. Eduardo, sensacional a prova. Adorei as fotos. Que dia mais lindo para correr. Seu desempenho foi excelente, como sempre. Super parabéns!!!
    beijo
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir