domingo, 11 de maio de 2014

04/05/2014 - Wings for Life 2014

Wings for Life 2014
A Wings for Life foi uma corrida totalmente diferente de todas as que já participei. Primeiramente pela causa que foi para arrecadar fundos para pesquisas da cura da lesão da medula espinhal. E além disso, toda a logística da prova foi diferente das convencionais.

A corrida foi realizada simultaneamente em 34 países espalhados pelo mundo, com a largada ao mesmo tempo, independente do fuso horário. No Brasil a cidade escolhida foi Florianópolis, o que facilitou muito a nossa participação. O final da prova era estimado, mas incerto. Após a largada, um carro (catcher car), na verdade um comboio, saía com uma velocidade moderada (15 Km/h), e ia aumentando gradativamente. A medida que o carro alcançava os atletas, era fim de prova para eles. Ganhava o atleta que conseguisse ir mais longe no mundo inteiro, com um limite de 100 Km.

Essa modalidade de prova deixou muita gente curiosa e ansiosa, inclusive eu. Ficava imaginando os momentos finais quando da chegada do "catch car".

A retirada do kit foi na véspera (sábado), na Praça Seisquicentenário. Tudo muito tranquilo. Eu imaginava uma maior quantidade de atletas devido a causa, mas acredito também que foi muito pouco divulgado por aqui e muita gente desconhecia o sistema da prova, ficando receosos de participar.

Particularmente achei meio dificultoso a largada ser no trevo da Seta, o fim de prova ser imprevisível e a arena pós prova na Praça Seisquicentenário. Isso dificultou um pouco a logística de várias pessoas com quem conversei, principalmente quanto a largada e a arena pós-prova que tinha uma distância de 10 Km aproximadamente. Mas no final deu tudo certo.

Deixamos o carro na beira mar Norte e seguimos de carona com a Laura e o Nilton para o trevo da Seta. Foi a nossa salvação, pois por lá também nem tinha local onde estacionar o carro direito. Chegando por lá ainda estava escuro. Muita gente de várias assessorias se preparando para a largada. O tempo ajudou e não estava frio e nem ventando.

O posicionamento da largada estava dividido por ritmo, pelo menos essa era a ideia. Mas sabemos que não foi bem assim. Eu estava no ritmo de pulseira verde: com maratona entre 3h30 e 4h30. Antes de partir, todos os atletas tiveram que fazer o check-in passando em frente dos leitores do chip em um dos veículos.

Pontualmente às 7 horas foi dada a largada, no Brasil e nos outros 33 países participantes. Dessa vez eu saí mais atrás, pois na frente estava somente o pessoal da elite. 

O meu objetivo para a prova era tentar passar a praça de pedágio desativada da SC-401 que dava aproximadamente uns 24 Km. Só que para isso o carro não poderia me alcançar até lá e eu deveria seguir em um ritmo próximo de 5 min/Km.

Muita gente largou forte e eu fui ficando pra trás. Estava pretendendo usar a corrida como um treino para a a maratona de Porto Alegre, duas semanas depois. A ideia era tentar manter o pace de 5 min/Km durante o máximo de tempo possível e assim bater a marca de 25 Km.

Saímos do trevo da Seta, pela expressa sul, em sentido ao túnel. Tudo muito tranquilo e o pessoal no maior alto astral. Até o túnel foram praticamente 5 Km. Pra quem corre era mais ou menos nesse tempo que o carro iria iniciar a perseguição, meia hora depois da largada. Saindo do túnel seguimos em direção a beira mar norte.

Eu seguia concentrado tentando manter o meu pace objetivo. Podia ir mais forte, mas sabia que as coisas ficariam sofridas mais para o final e não era esse o objetivo. Um pouco depois do túnel teve um ponto de distribuição de Red Bull. Eu tomei um pouco pensando que ia me dar asas, mas acabei é me sentindo meio incomodado. Ficou meio pesado. Preferi depois ficar com a água mesmo.

Tomei o meu primeiro carbogel no Km 9, um pouco depois de ter passado pelas instalações da arena pós-corrida. Legal que alguns amigos estavam lá para dar um força pros atletas e fazer alguns registros. A partir daí e pelo resto da beira mar norte, a grande maioria dos atletas foram sendo alcançados pelo "catcher car". Para aqueles que iam sendo alcançados, havia ônibus contratados para fazer o transporte dos atletas até a arena.

Eu continuava controlando o meu ritmo dentro do planejado. Até que chegamos na Rod. SC-401. Mais um ponto de Red Bull, mas dessa vez eu recusei. Tinha uma mesa de frutas também. Acabei pegando uma banana. O difícil mesmo foi descascar e comer a banana correndo. Acho que demorei quase 1 Km fazendo isso.

Próximo do Km 17 passamos pelo Floripa Shopping. Meu objetivo inicial tinha sido cumprido, mesmo com o super morro que tivemos que vencer. Agora era hora de chegar nos 21 Km, o que não foi muito difícil. Pela rodovia SC-401 já não eram muitos os atletas e dividíamos uma das pistas com os veículos que seguiam pela direita.

Já começávamos a ouvir o pessoal avisando que o carro estava chegando. E eu não queria quebrar o meu ritmo, mas não tinha jeito com aqueles morros. Ainda mais a essa altura da corrida. Tinha que pelo menos chegar ao pedágio, e cheguei. Com aproximadamente 2 horas de prova e 24 km consegui. Já meio cansado.

Agora o que viesse era lucro. Como sabia que o carro estava chegando fui dando uma forçada pra ver até onde iria. Passei pelo Km 25 e fui. Já podia ver ao longe o carro chegando e o pessoal dando uma aceleradinha. Tentei ainda chegar no Km 26, mas não deu. O carro me alcançou no com 25,82 Km. Acho que a sensação da maioria era mais de alívio que decepção. Muita gente dizendo que só estava esperando o carro chegar. E a essa altura eu imagino que sim, pois senti o mesmo alívio.

Eu e o grupo daquele quilômetro esperamos a chegada do ônibus vassoura que passava recolhendo os atletas e nos levava para a arena na beira mar norte. Dentro do ônibus ainda bem que tínhamos agua pra hidratação e recebemos a nossa medalha.

Chegando encontramos os amigos e ficamos sabendo como foi a prova de cada um, pois a prova foi bem diferente para cada um deles. Comi um pouco das frutas, me hidratei e depois ficamos tirando algumas fotos. Muito legal mesmo. Uma corrida super diferente e que vai deixar saudades. Todos elogiando muito e querendo que se repita no que vem em Floripa.


 Participando da campanha segurando o logotipo
 Pessoal animado na largada
 Saindo do túnel com Fausto
 Entrando pela beira mar Norte
 Fim de prova: 25,82 Km
 Registrando
Foto com os campeões do Brasil


75º no Brasil e 2.835º no mundo

Local: Trevo da Seta - Via Expressa Sul - FLN/SC
Data: 04/05/2014 
Horário: 07:00 Hs 
Distância: 25,820 Km 

Inscrição: US$ 26
Kit: Sacola, bandana, barra de cereal e chip.  

Tempo: 2h09min32s
Pace: 5:03 min/Km

Colocação: xxx de xxxx (não teve)
Colocação: 075 de 0729 (masculino)
Colocação: 088 de 1287 (geral)

4 comentários:

  1. Muito bom, amigo, PARABÉNS pela colocação e pela atuação nesta corrida. Beijo, boa semana.

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    1. Obrigado, Ivana. Se puderes participar no ano que vem eu recomendo. Muito interessante o formato e a causa. Bjo e bons treinos.

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  2. Eduardo,
    Eu ri quando escreveste que tomasse red bull para ver se te dava asas. kkk Pena, que pesou. Porém, mesmo assim ter um pace médio de 5'00 foi excelente. A unica alteração do teu garmin fica pelo morro do saco grande. Mas, ali foi dureza mesmo. hahaha
    Parabéns pela prova. Foste excelente!
    abraços
    Helena

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    1. Oi Helena. Obrigado. É, tomar coisa diferente do que estamos acostumados no meio da prova as vezes não é uma boa. Aquele morro não teve jeito mesmo. Quebrou muita gente, mas no final deu certo para os meus objetivos. Ano que vem quero de novo !!! Bjos.

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