domingo, 29 de junho de 2014

21/06/2014 - Maratona de Revezamento Beto Carrero 2014

Maratona de Revezamento Beto Carrero
                      

Há quase um ano eu e o Enio, meu parceiro de dupla do revezamento Beto Carrero, participamos pela primeira vez dessa prova. Tivemos uma participação bem sofrida pelas condições que nos encontrávamos. Eu estava lesionado com dores no joelho esquerdo, e tivemos uma forte queda de ritmo, principalmente nas duas últimas voltas, concluindo a maratona de 2013 em 3h23min06s.

Gostamos bastante da prova como um todo, sendo que achei uma das melhores que já participei. Por isso esse ano estávamos decididos a nos vingar do resultado do ano passado e melhorar o nosso tempo para um sub 3h10min.

Eu estava me sentindo inteiro e sem dores, e o Enio também tinha treinado bem e estava empolgado, principalmente para manter as últimas voltas.

Novamente optamos por ir e voltar no mesmo dia para a corrida. Saímos 12:45 aqui de São José e chegamos um pouco depois das 14 horas para a retirada do kit de participação, que seria entregue até as 15 horas. 

Às 15:30 tivemos aceso ao parque e fomos lá dar uma volta, fazer um lanche e deu até para assistir uma parte do show Velozes e Furiosos antes corrida. O parque estava bem cheio por ser final de semana com feriado prolongado.

Às 17:30 fomos nos preparar para a maratona, que teve a sua largada atrasada um pouco para às 19 horas. Acho que para dar tempo de fechar e arrumar o parque para a nossa passagem. O tempo não poderia estar melhor. Não fez o frio do ano passado e nem choveu. Até tirei a camiseta de manga comprida

Eu e o Enio iríamos nos revezar em 8 voltas intercaladas onde cada um daria 4 voltas para completar a maratona. Esse ano, ao contrário do ano passado, eu fiz o trecho da largada e consequentemente o Enio faria o trecho da chegada. 

A largada é aquela emoção. Todos com a adrenalina lá em cima e com todo o gás. Quem faz o primeiro trecho faz cerca de 1,2 Km a mais que é a volta de apresentação pelo kartódromo, antes de adentrar pelo parque. 

Eu larguei na empolgação total e acho que fiz o meu primeiro trecho muito errado, com um primeiro quilômetro digno de um dos meus melhores tiros, 3:49. Tinha consciência de que não deveria sair tão forte, mas quem disse que era possível controlar ? Fiz o 2º Km ainda bem, mas depois disso foi puro sofrimento nessa volta. Nem dava pra curtir muito os personagens que encontrávamos pelo caminho dentro do parque. Só não caminhei porque estava pensando na dupla. Não posso mais largar tão forte assim. Consegui concluí-la em 25:52, e passei o bastão de revezamento para o Enio.

O Enio saiu forte e eu aproveitei para descansar um pouco e me hidratar. Legal que esse ano tinha um posto de Gatorade no ponto de revezamento. Nem precisei tomar durante a corrida. Com 22min12s o Enio chegou e lá fui eu para a minha 2º volta. Dessa vez eu sai mais controlado.


 2º volta foi um pouco mais tranquila, sem aquela adrenalina inicial. Os personagens pelo parque já estavam mas escassos, mas os staffs estavam lá, indicando o caminho e alguns na maior empolgação. Teve uma que me chamou a atenção, ficou cantando: parabéns !!! parabéns !!! para todos os atletas que passavam e isso pelo que percebi foi em todas as minhas voltas. Que legal e que disposição !!! O alívio vinha quando chegávamos novamente no início do kartódromo. Era sinal de estarmos chegando. Fechei a volta com 21:36 e lá se foi o Enio.

Nesse meio tempo, tomei gel, me hidratei, tirei algumas fotos, fui ao banheiro, conversei com os amigos enquanto me recuperava. Lembro que no ano passado a essa altura eu estava com fortes dores no joelho o que comprometeu o nosso tempo final. Esse ano estava tudo 100%. O Enio fechou a 2º volta dele com 22:37 muito bem.

Agora as pernas estavam mais duras pelo cansaço e por estar esfriando, mas fui com tudo pra não deixar cair o ritmo. Confesso que estava me entediando do percurso. Já estava decorando até as quebradas e buracos do caminho. Incrivelmente essa foi a minha melhor volta com 21:20.

O Enio abriu a sua  3º volta e eu fiquei fazendo conta pra ver se conseguiríamos o sub 3h10min, pensando já na queda de rendimento. E para minha surpresa percebi que estávamos brigando já por um sub 3h05min. Fiquei mais empolgado e com a chegada do Enio, completando a volta em 23:05, era só não perder mais de um minuto cada um nas nossas últimas voltas.

Segui disposto em não perder esses minutos. O duro é que as pernas estavam bem travadas. Eu já estava indo para mais de 15 Km correndo em ritmo forte. Nunca tinha feito isso antes. E nessa volta consegui manter o mesmo ritmo das outras voltas com 21:36. A minha parte estava concluída...ufa..agora era só o Enio fechar. Tinha folga.

O Enio veio bem também e conseguiu segurar a última volta. Nas curvas finais me juntei a ele, para entramos pela reta final, de olho no relógio. Para nossa felicidade apontava ainda 3h02min e pouco. Tínhamos conseguido melhorar muito mais do que a nossa expectativa.  O tempo líquido fechou em 3h02min25s. Um super resultado para nós. Agora sim estava re-estabelecida a verdade.

Fomos então nos alimentar e hidratar com várias opções oferecidas para os atletas após a prova: bolacha, torrada, doce de leite, salgadinhos, frutas. Muito bom. Estavam com a gente também a Liz, o Anderson e a Lislie, que fizeram um excelente tempo na dupla mista e estão de parabéns. Recebemos a linda medalha, que achei mais bonita que a do ano passado, e após a premiação pegamos a estrada de volta para casa. Dessa vez bem mais felizes !!!

 Antes da maratona um tempinho para curtir o parque
 No kartódromo
 Volta de apresentação ainda movimentado
 Passagem pelo parque com os personagens pelo percurso
 Missão mais que cumprida. Tempo líquido oficial: 3h02min25s
 Agora é só alegria !!!
Linda medalha (by Enio Augusto)

Local: Kartódromo do Parque Beto Carrero
Data: 21/06/2014 
Horário: 19:00 Hs 
Distância: 42,195 Km (aprox. 40 Km) 

Inscrição: R$ 185,00
Kit: Sacola, camiseta manga longa, boné, toalha, ingresso do parque, número de peito e chip em bastão.  

Tempo: 3h02min25s
Pace: 5:19 min/Km

Colocação: 08 de 016 (dupla masculina)
Colocação: 55 de 202 (geral)

Um comentário: