terça-feira, 2 de dezembro de 2014

29/11/2014 - 6ª Corrida Vale das Graças - Angelina / SC

6ª Corrida Vale das Graças - Angelina / SC

A Corrida Vale das Graças, em Angelina chegou a sua 6ª edição em 2014, e tenho a honra e o privilégio de poder ter participado de todas elas. Em 2009, ano em que comecei a correr essa tinha sido a prova que me chamou atenção por ser perto da grande Florianópolis e a possibilidade de aproveitar e fazer um passeio diferente. Ainda nem conhecia um dos grandes idealizadores e responsável pelo sucesso da prova, o amigo Renato Ventura.

Esse ano o evento estava recheado de novidades, entre elas:o casamento do casal, Paulo Xavier e Carol Nogaret, que se conheceram nessa mesma corrida na edição anterior e agora voltavam para consolidar oficialmente a aliança, a transmissão ao vivo do evento pelo podcast PorfalaremCorrida, dos amigos Guilherme Preto e Enio Augusto, o totem Selfiepix do amigo Josué Langue para tirar e imprimir fotos de recordação da prova, além da presença da atleta Adria Santos, a maior medalhista paraolímpica do Brasil.

Gravação da Transmissão ao vivo do PODCAST Por falar em Corrida

Tivemos um bonito dia nesse sábado à tarde. Muitos atletas chegaram bem mais cedo para aproveitar e conhecer um pouco da cidade de Angelina, visitar a gruta da Nossa Senhora Imaculada Conceição, a igreja, comprar mel e queijo. Eu só consegui chegar próximo da hora do casamento e já estava difícil de encontrar lugar para estacionar de tão cheio que estava.

Retiramos o kit, que incluía uma belíssima camiseta regata entre outros ítens, fizemos as doações para a APAE de Angelina, e fomos aos poucos encontrando os vários amigos das corridas. Parecia mesmo uma festa de confraternização de final do ano. Um ambiente super agradável. Logo começou a cerimônia de casamento. Foi uma cerimônia bem diferente do comum. Os noivos, padrinhos e convidados estavam todos com roupas esportivas, já prontos para a corrida que seria em seguida. Parabéns ao casal, Paulo e Carol !!! Ideia bem original.

Minutos antes da largada fui chamado para uma entrevista do PorfalaremCorrida. Sinceramente nem me lembro o que falei, mas tá tudo registrado. É só acessar a versão integral da transmissão disponibilizada por eles. Já estava na expectativa da largada e lá fui eu fazer o aquecimento, faltando menos de 10 minutos para o início.

Novamente optei por encarar a distância de 10 Km. Havia alternativa também dos 5 Km. O percurso já é velho conhecido e meio puxado pelos morros que encontramos. Esse ano o objetivo era tentar baixar o tempo de 44 min. Talvez fosse possível, pois deu uma refrescadinha antes da largada. Antes estava muito quente.

A largada ocorreu próximo das 16:30 com cerca de 600 atletas, tudo devidamene filmado pelo PorfalaremCorrida. Um amigo nosso teve uma queda ao passar pelo tapete da largada, mas conseguiu se levantar e concluiu a prova muito bem, inclusive com direito a pódio.

Vídeo da Largada em câmera lenta

Inicialmente ao contornarmos a praça, viramos à esquerda e seguimos em sentido da entrada da cidade. Retornávamos próximo do Km 2,5. Passávamos em frente a pracinha (Km 4,6), e continuávamos reto até aproximadamente o Km 7, onde finalmente retornávamos para então concluir os 10 Km em frente a igreja da cidade.

Eu saí determinado a manter um ritmo não tão forte no início, pois a 2ª parte eu sabia que seria dura. Estava indo bem, passando no ritmo de 4:30 nos primeiros 2 quilômetros. De repente vejo uma amiga nossa caída na lateral desmaiada. Eu e mais 2 atletas paramos para tentar socorrê-la. Tentamos levantar as pernas, dar água, e ainda bem que em seguida chegaram dois corredores que também eram médicos e puderam fazer um atendimento melhor, verificando inclusive a pulsação. Baita susto. Aos poucos ela foi recobrando a consciência e levada pela ambulância. Provavelmente foi queda de pressão.

Uma vez que a atleta estava bem encaminhada voltei para tentar completar a minha prova. Agora não mais iria no meu limite, mas tentaria manter um bom ritmo de prova. O 4º Km foi o melhor, acho que tentando recuperar um pouco o atraso. Passei em frente a pracinha onde pude dar uma hidratada.

Essa situação de fazer uma corrida de recuperação até que estava sendo bem legal, pois pude encontrar vários amigos e amigas pelo percurso que normalmente eu não encontro no meio da corrida. Chegou então a pior parte da prova onde os morros são mais acentuados, exigindo mais das pernas e mais fôlego, e justo na parte onde já estamos mais cansados. Realmente não e fácil. O ritmo caiu.

Fui administrando então o ritmo para não deixar subir dos 5 min/Km, mesmo com os trechos dos morros, e até que deu certinho com os paces similares aos do ano passado. Fechei a prova com o tempo de 51min44s. Até que foi bem razoável, considerando aos 6 minutos aproximados na ajuda do início da prova.

Legal que na chegada quem estava entregando as medalhas eram a Rainha e as princesas, representantes do município de Angelina. Muito belas e simpáticas. Feito isso em seguida fui novamente falar no podcast um pouco sobre a prova.

Após a chegada de todos teve ainda sorteio de vários brindes e muito bons. A nossa amiga Simone, como sempre muito sortuda, faturou um celular smartphone. Dessa vez não ganhei nada. Assistimos um pouco a premiação e antes de terminar fomos rapidinho para o salão onde estava sendo servido o jantar.

No salão, também estava sendo comemorado o casamento e servido o jantar. Nem preciso dizer que comi bastante. Tudo muito bom, com o ambiente muito agradável e entre amigos. Teve até espumante e bolo de casamento pra fechar.

Só tenho a agradecer a oportunidade de participar novamente desse grande evento, e parabenizar ao Renato Ventura (principal idealizador e organizador) e aos amigos que ajudaram de alguma forma para o sucesso dessa grande festa de confraternização.

 Os noivos Carol e Paulo casaram e participaram também da corrida
 Os amigos Fausto, Jacks e Paraíba, campeão da prova de 10 Km

 Olha nós ao vivo !!!
  Tentando tirar o atraso
  Chegando. Tempo líquido: 51min44s.
  Muita gente na chegada
Recebendo a medalha das princesas Alessandra e Thuany 
  Aninha e o Nilton do CorridasSC
D. Eni, Lia, Lucas, Marina e D. Toshie
 No jantar com os amigos: Paraíba, Lu, Jany, Jacks, Aninha e Paulo

Local: Praça central de Angelina / SC
Data: 29/11/2014 
Horário: 16:30 Hs 
Distância: 10Km (9,7Km)

Inscrição: Cortesia (Preço R$ 39,00)
Kit: Sacola, camiseta regata, produtos Jasmine, hidratante, mel, carbogel, número do peito e chip descartável


Tempo: 51min44s
Pace: 5:20 min/Km


Colocação: 016 de 023 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 118 de 165 (masculino)
Colocação: 132 de 231 (geral)

2 comentários:

  1. Obrigado mais uma vez pela presença, belo relato. Se chegar em 10 de 10 vai ser condecorado. Abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que só tenho a agradecer, Renato. Obrigado. Tudo muito bom e fico feliz de poder fazer parte dessa festa. Rumo aos 10 de 10 !!! Valeu. Abraço.

      Excluir