segunda-feira, 20 de abril de 2015

19/04/2015 - 5ª Meia Maratona de Balneário Camboriú / SC

Foto: Alexandre Santiago (Focoradical)
5ª Meia Maratona de Balneário Camboriú


Essa foi a 5ª edição da Meia maratona de Balneário Camboriú e tive o prazer de participar de todas elas. Minha expectativa para essa prova era grande, pois queria abaixar o meu melhor tempo do ano anterior de 1h42min10s.

A retirada do kit completo foi na véspera e tive que contar com a ajuda do amigo Enio Augusto, a quem eu agradeço, pois para a retirada no dia da prova seria só entregue o número e o chip. A maioria dos amigos foram na véspera também.

Optei por acordar um pouco mais cedo e ir no dia da prova. A viagenzinha de São José leva menos de 1 hora e durante a madrugada é bem tranquilo. Com a largada da meia maratona prevista para às 7 horas eu tinha que estar lá perto das 6 horas para conseguir lugar próximo para estacionar, pegar o meu kit e me preparar um pouco.

O dia estava ideal para correr. Nada de chuva, nada de sol e com a largada bem cedo. Tinha tudo pra fazer uma boa prova. Essa era a ideia. Antes da largada o tradicional encontro com os amigos e fotos. A maioria estava por lá.

Além da meia maratona, também teve a prova de 5 Km e a de revezamento em dupla nos 21 Km. Primeiro foi feita a largada dos 21 Km e uns 15 minutos depois a dos 5 Km. Bom ter essa divisão, pois o número de atletas ultrapassou passou dos 1.600 e a largada ficaria muito tumultuada.

Ao soar da buzina saí em ritmo razoavelmente tranquillo, imaginando estar em um pace médio próximo de 4:30, como planejado até chegar ao morro da Rainha. Mas ao olhar o garmin vi que ele registrava paces de 4:00 min/Km e logo percebi que o GPS estava meio desregulado em comparação as placas de sinalizações. Estava sem o meu referencial nesse início. Essa é a parte boa de correr do trajeto, que pega toda a extensão da beira mar em um percurso bem plano e com uma bela paisagem.

Então, para eu ter uma ideia da parcial ao passar pela placa do 5º Km olhei o tempo de prova e registrava 22min50s (pace 4:34). Dentro do esperado, pelo menos até então, um pouco antes de chegar no morro da estrada da Rainha.

Comecei a subir o morro confiante, mas ao mesmo tempo preocupado com a retomada depois. Fui subindo sem aquela potência máxima. Tentei até correr de costas durante alguns metros pra usar os outros músculos das pernas, mas não deu muito certo. Estava cheio de atletas em volta e não conseguia me guiar direito. Um pouco antes de chegar no topo, com o coração já disparado, optei por dar uma breve caminhada para depois poder retomar melhor o ritmo na descida.


Garmin - 5ª Meia maratona de Balneário Camboriú 2015

Infelizmente pelo registro do meu Garmin não dá pra considerar esse início de prova, mas a partir da subida do morro (Km 7) acredito que os registros dos paces foram ficando mais reais. Hidratação tinha a cada 3 Km aproximadamente e isotônico teve no ponto de troca do revezamento, mais ou menos no Km 10,5. Eu usei todos os postos de hidratação, seja para beber ou para refrescar a cabeça. Ainda peguei a maioria deles com água gelada.

Após vencer a subida, seguindo pela Praia Brava e até o posto de troca do revezamento, na altura da metade da prova, ainda estava conseguindo manter o pace próximo dos 4:40. Seria excelente se tivesse conseguido manter. Tomei meu primeiro e único gel no Km 9.

Após a passagem pelo posto de troca o amigo Jabson me acompanhou no trecho de volta, mas eu já estava sem fôlego. Tive que puxar o freio um pouco, principalmente no trecho de paralelepípedos. A briga com o pace agora era não deixar ficar acima de 5 min/Km. Não conseguia mais retomar o ritmo, e ainda nem tinha chegado no trecho do morro da volta.

Ele apareceu um pouco depois do 15º Km e consegui encará-lo até a metade. Depois tive que dar uma breve caminhada. Apareceu o fotógrafo e voltei a trotar, pra não ficar feio na foto. Um pouco antes do topo tive que caminhar novamente e só voltei a correr na descida. Desci segurando tudo, inclusive para poupar o joelho.

O alívio veio quando entramos novamente na beira mar e a placa já apontava 16 Km percorridos, faltando apenas 5 Km para terminar em terreno plano. E quem disse que seria fácil ? O sol abriu, as pernas cansadas, a respiração curtíssima e as ruas mais movimentadas. Uma situação chata que aconteceu nessa parte foi o fluxo de ciclistas que vinham no sentido contrário e ao invés de usarem a ciclovia usavam a faixa da rua destinada aos atletas, fazendo com que tivéssemos que ficar desviando. E foram vários os casos.

Nas minhas outras participações lembro que sempre chegava no limite nessa parte, mas dessa vez estava demais. Até o posto de hidratação parece que demorou para aparecer, e quando apareceu no 20º Km não aguentei e dei mais uma caminhada para conseguir me hidratar direito e recuperar um pouco.

Depois foi só focar a chegada e completar a prova, que ainda teve um sprint meia boca. A essa altura eu já sabia que não conseguiria baixar o meu tempo. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h43min26s, extremamente exausto e com grande dificuldade de respirar. Foram uns bons minutos na arena de hidratação para conseguir me recuperar. Sensação de dores nos pulmões. Foram pelo menos duas garrafas de isotônicos, vários copos de água e frutas.

Fiquei um pouco frustrado por não ter conseguido melhorar o meu tempo, pois estava um dia bem propício para isso. De qualquer forma foi uma boa prova e sei que ainda preciso descobrir um jeito melhor de encarar o morro da Rainha sem que comprometa tanto o meu restante da prova. O problema pra mim não é o morro em si, mas sim as suas consequências nos quilômetros seguintes.

Analisando posteriormente os dados do monitor cardíaco verifiquei que corri com a média do batimento cardíaco abaixo do máximo somente os primeiros 5 Km. O restante da prova (16 Km) corri praticamente com o batimento cardíaco médio no máximo ou até acima. Deu pra entender tanto sofrimento e esforço.

No final confraternização com os amigos aguardando pra ver a premiação e um almoço com uma merecida feijoada como prêmio.


Altimetria



 Clarinha também marcando presença
Com a amiga Sabine, Patrícia e Nilton

 Subindo o morro da Estrada da Rainha
 Com o Paulo Henrique. Fomos juntos até o final
Chegada. Tempo líquido: 1h43min26s
Momento de descanso e recuperação
Testando o alcance do pau de selfie com Ana Clara e Eduardo Legal

Aguardando a premiação com a turma animada

Medalha

Local: Parque Unipraias - Balneário Camboriú/SC
Data: 19/04/2015 
Horário: 07:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,660 Km) 

Inscrição: R$ 43,50
Kit: Número do peito, camiseta, pote de atum, barra de cereal, revistas e chip descartável.  

Tempo: 1h43min26s
Pace: 4:54 min/Km

Colocação: 022 de 070 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 180 de 574 (masculino)
Colocação: 198 de 744 (geral)

4 comentários:

  1. Uau, que prova heim Eduardo.
    Adorei a medalha desta edição e as fotos de vocês.
    Percebo que emagreceste ainda mais. Vendo fotos antigas no blog dá um belo "antes e depois".
    abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Essa meia de BC realmente é legal e com esse morrinho dá uma plus a mais na brincadeira. Bom que foi quase todo o pessoal daqui, pois esse ano não tivemos a meia de Florianópolis em março.
      Nossa, eu nem tinha percebido tanto quanto ao emagrecimento. Eu sei que na prova devo ter perdido tranquilamente uns 3 Kg. Gostei da ideia. Vou ver um antes e depois.
      Bjos.

      Excluir