segunda-feira, 8 de junho de 2015

07/06/2015 - Corrida Circuito de Praias - Etapa Joaquina - FLN/SC

Corrida Circuito de Praias - Etapa Joaquina - FLN/SC


VÍDEO DA LARGADA E TRAJETO INICIAL DA PROVA
Corrida Circuito de Praias - Etapa Joaquina - FLN/SC

Após não ter conseguido participar de 2 etapas por falta de calendário esse ano finalmente consegui participar de uma das etapas do Circuito das Praias - Etapa Joaquina, promovida pela ACORSUL. Como sempre digo, não sou muito fá de percurso de trilhas, dunas e praias para correr, mas gosto de experimentar e conhecer novos percursos, ainda mais quando são bonitos..

A entrega do kit foi na véspera, na loja Centauro do Beiramar Shopping e foi tudo tranquilo. Serviu mais para encontrar com o pessoal e bater um bom papo.

Na semana anterior já tinha feito um treino de reconhecimento do percurso com amigos e a organização. Sabia que o percurso tinha aproximadamente 8 Km e que a primeira parte, principalmente os 3 quilômetros iniciais não seriam nada fáceis.

O dia amanheceu bonito e o sol deu as caras logo cedo. A largada estava prevista para às 8:30. Acho que poderia ter sido um pouco mais cedo pra não pegarmos tanto calor.

Iniciamos por um pequeno trecho da praia e após percorrermos uns 200m já comecei a sentir como seria a prova, um pequeno acesso as trilhas por um banco de areia fofa em subida. Em seguida seguimos em paralelo a praia, mas pelas trilhas com muita areia fofa, até completar o 1º Km. Confesso que a essa altura eu já estava cansado e agradecia quando tinha que parar e esperar um pouco em fila pra poder passar por trechos mais estreitos.

Após o 1º Km já totalmente sem fôlego e com o coração super acelerado, viramos e fomos em sentido pra dentro (contrário a praia), com uma trilha bastante irregular e também com areia fofa.

Como eu já sabia da primeira parte fiz esses trechos bem conservador tentando levar em um ritmo razoavelmente leve, mas mesmo assim as minhas pernas, como não estão muito acostumadas com terrenos acidentados e areias fofas, sofreram bastante, exigindo muito da musculatura que normalmente eu não uso. Era mais questão de força que velocidade. Penei.

É incrível como o meu desempenho nessas trilhas com areia fofa despenca. Eu só ficava observando a facilidade que os outros atletas passavam por mim e sumiam. E eram amigos que normalmente correm no mesmo ritmo que eu nas corridas em asfalto.


Ao final do 2º Km pegamos a primeira duna. Não teve jeito, mesmo correndo em ritmo de trote tive que subir caminhando. Nem quis fazer muito esforço. Só queria terminar logo essa tortura. E ficava imaginando como seriam os 22 Km do MD Costão do Santinho no final do mês.

Depois da 1a. duna por uns 500 metros pegamos um trecho com vários pontos ainda alagados. Já sabia que não ia sair ileso de molhar o tênis e me sujar (pensamento de quem só corre em asfalto), por isso acabei nem desviando tanto e meti o pé na água mesmo pra não precisar dar tantas voltas.

Com pouco mais de 2,5 Km percorridos pegamos a maior e mais desafiadora duna. Naquela altura o sol também já colaborava pra castigar mais um pouquinho. Novamente caminhei bastante. Nem valia a pena o esforço na subida, além de estar totalmente sem fôlego.

Diria que os piores trechos tinham terminado, mas ainda nem tínhamos chegado a ⅓ da prova. Menos mal que até o 5º Km foi sem grandes subidas ou descidas, mas ainda complicado para desenvolver um bom ritmo pelas areias fofas. Confesso que caminhei várias vezes ainda por aí também.

Finalmente chegou a parte da praia. E foram praticamente 3 Km até a volta no portal de chegada. O sol já estava imponente e até senti um pouco a falta de água. Nesse trecho, Inicialmente eu nem consegui desenvolver um bom ritmo. Estava com as pernas pesadas, e demorou um tempinho até acostumá-las com essa parte mais plana. O único quilômetro mais ou menos razoável que fiz foi o último com pace de 4:44 min/Km.

Meu tempo líquido ficou em 49min15s. Extremamente alto para os pouco mais de 8 km de percurso. Mas no dia foi o que deu pra fazer. Acho que o fortalecimento da perna para esses percursos mais pesados é necessário. Eu sei, mas não faço.

Ao final da prova, muita hidratação com 2 pedaços de melancia e uns 5 copos de água pra compensar o calor que estava fazendo. Deu até pra dar um mergulho pelas águas da Joaquina e poder ver um pinguim que nadava ali por perto.

Depois assisti a premiação com pódio de vários amigos. O carrinho do churros não estava e eu estava morrendo de vontade. Tentamos ir almoçar então, mas o cansaço era tão gande que acabamos desistindo.

Primeiros 200 metros de prova
No meia das dunas
Parecia uma corrida no deserto
Um pouco do visual da prova
A parte boa, na areia mais firme

Loucos por Corridas

Local: Praia da Joaquina -FLN/SC
Data: 07/06/2015 
Horário: 8:30 Hs
Distância: 8Km (8,08 Km) 

Inscrição: R$ 54,70
Kit: Camiseta e número de peito. 
Tempo: 49min15s
Pace: 6:06 min/Km

Colocação: 10 de 015 (45-49 anos)
Colocação: 62 de 102 (masculino)
Colocação: 68 de 143 (geral)

Um comentário: