sábado, 27 de junho de 2015

27/06/2015 - Mountain Do Costão do Santinho 2015 - FLN/SC

Mountain Do Costão do Santinho 2015

VÍDEO DA LARGADA DO 
MOUNTAIN DO COSTÃO DO SANTINHO 2015

Há tempos que acompanho as provas do Mountain Do, promovidas pela Sports Do, mas nunca tive muita coragem de participar, principalmente por causa das montanhas e trilhas que não são muito minhas amigas. Mas dessa vez decidi que já era hora de encarar uma prova desse tipo. Escolhi o MD Costão do Santinho, viabilizada também pela amiga Fabi. Só fiquei sabendo depois que essa era uma das etapas mais difíceis.

O evento foi realizado em 3 dias: sexta-feira para retirada do kit, simpósio técnico e coquetel, no sábado a corrida efetivamente, e no domingo a entrega da premiação e o almoço. Tudo na arena montada na entrada do Costão do Santinho. Para permitir a participação de todos os níveis, além da maratona, havia as distâncias de 22 Km e 8 Km. Eu optei por participar dos 22 Km.

Minha preparação para a prova de montanha foi zero. Tinha em mente fazer alguns treinos por lá, mas não tive tempo, portanto não tinha ideia do percurso. Os treinos que fiz foram todos em terrenos mais planos e em asfalto. Algo me dizia que não daria muito certo.

Apesar da distância do Costão do Santinho de casa (42 Km) acabei indo pra lá nos 3 dias do evento. Sexta-feira retirei o kit, com destaque para uma super sacola, boa pra levar em viagens. Aproveitei para assistir ao Simpósio Técnico e também saborear o coquetel oferecido aos atletas. Além disso, encontrei vários amigos que em conversas informais foram me dando dicas importantes para essa prova.

No sábado, dia da prova, fui cedinho para conseguir um lugar bom para estacionar. Havia estacionamento do lado da arena por R$ 25 o período, mas podíamos deixar na rua que dá acesso a praia, cerca de uns 200m de distância. Foi o que fiz.

A largada dos 22 Km e dos 42 Km estava prevista para às 9 horas, e a dos 8 Km, que tinha a grande maioria dos atletas, para uns 20 minutos depois. O tempo estava bom. Não estava nem muito quente e nem muito frio. Mas uma coisa já sabíamos, a trilha estava molhada devido às chuvas do dia anterior.

Antes da largada encontrei os amigos e ouvi mais alguns conselhos. Já sabia mais ou menos onde estariam as maiores encrencas da prova. Aproximadamente no 4º Km e depois mais no final, na altura Do 19º Km.

Como fui oritentado fiz uma largada bem tranquila pelo trecho inicial que foi pela praia. A areia não estava muito dura, mas esses 2 primeiros Km estavam bons para correr e foi o melhor ritmo que consegui fazer na prova. Em seguida já entramos por trechos de areias mais fofas começando assim efetivamente a aventura.

Um pouco depois do 3º Km entramos pelo trecho de trilhas e morros. Aí comecei a sentir a realidade. Eu tinha ideia da dificuldade, mas na prática acho que foi um pouco pior. Eu seguia sem forçar muito, pois já haviam me avisado da dificuldade do 4º Km, principalmente pela altimetria, que no ponto mais alto atingiu 139 m, conforme registro do Garmin. Por outro lado a vista lá de cima é compensadora. Fiquei com vontade de filmar, pois estava com a GOPRO, mas estava tão concentrado no meu esforço que não quis parar.

Pelo menos a parte da descida foi mais tranquila, apesar de precisar ser feita com muito cuidado para não escorregar. Por aí já comecei a levar os meus primeiros tombos. Provavelmente por eu não ter um tênis adequado, com cravos, para as trilhas ajudou bastante nesses tombos. Detalhe que os outros atletas passavam por mim como se estivessem correndo no plano.

Voltamos então a praia do Santinho, completando os primeiros 5 Km. Estávamos indo novamente em sentido do local da largada. Enquanto isso no sentido oposto vinham os atletas  dos 8 Km que largaram um pouco depois. Nesse trecho de praia deu pra recuperar um pouco até chegar no ponto de largada. Estávamos a essa altura com aproximadamente 6,5 Km percorridos.

A hidratação muito boa por sinal estava tendo postos mais ou menos de 3 em 3 Km e eu estava aproveitando todos, pois também não sai com nenhuma reserva de água, contando somente com a estrutura do evento.

Após passar pelo local da largada começamos a intercalar trechos de trilhas e dunas. Mesmo na trilha a dificuldade era grande, pois a areia era bem fofa. Eu estava forçando bastante os músculos que normalmente não utilizo. Em alguns momentos sendo obrigado inclusive a caminhar e usar as mãos. Nas dunas a sensação que temos é de que não saímos do lugar. Quanto mais força fazemos parece que mais afundamos. Vou precisar a aprender melhor as técnicas para correr nesses tipos de terrenos.

Garmin - Mountain Do Costão do Santinho

Após o 10º Km pegamos a praia novamente com areia mais firme, até o Km 11,5. Outro trecho que deu pra recuperar mais um pouco. Nessa altura tivemos um posto de hidratação com gel de carboidrato. Em seguida novamente trechos de trilhas e dunas até o Km 13,5. As trilhas nessa parte eram fechadas e tinham um lindo visual. Depois fiquei rindo de ter fugido de um drone pensando que se tratasse de um enxame de abelhas. Nem tive coragem de olhar...só ouvi o barulhinho e corri.

Começou então a parte de chão batido. Trecho que fui ganhando várias posições, depois de me recuperar do esforço dispendido principalmente nas dunas. Tivemos um curto trecho de asfalto e novamente chão batido. Isso foi até o 16º Km. Pra mim a parte que mais rendeu.

Novamente voltamos a pegar as dunas, trilhas e praias. Para a situação, eu até que estava me sentindo bem, apesar de cansado. Estava conseguindo sustentar um bom ritmo onde era possível. Sentia que poderia terminar bem a minha primeira prova de montanha nessa distância.

Chegou então o tão temido Morro das Aranhas. Todos já tinham me alertado pela dificuldade do mesmo, ainda mais com a chuva do dia anterior que deixava a trilha um sabão. Pra complicar uma garoa também tinha começado a cair. Eu já estava até ficando mais relaxado, pois já tinha passado dos 18,5 Km e aparentemente faltava bem pouquinho.

Foi então que após uma subida mais forte na altura do 19º Km me deu a 1ª cãibra na perna esquerda. Pior que nem teve aviso prévio, foi direto. Congelei e fiquei tentando alongar para voltar ao normal, mas alguns passos a frente tentando dar passagem para outro atleta, deu cãibra na outra perna. Dessa vez não teve jeito, caí no chão e precisei contar com a ajuda de um outro atleta que passava e me segurou para não cair barranco abaixo.

Fiquei então ali um tempinho, só vendo o pessoal passar e já desanimado pensando que a prova tinha acabado para mim. Sabia que faltava muito ainda e mesmo caminhando somente seria muito difícil, pois em vários pontos, inclusive decidas a lama estava um verdadeiro sabão. O jeito foi esperar um pouco, admirar a paisagem que nesse lado era muito linda, permitindo ver parte do costão, o mar e a praia lá de cima.

Mas eu não tinha ido somente para admirar a paisagem, e com muito medo e dificuldade consegui levantar. Comecei então a caminhar bem devagar. Em pontos de subidas nas pedras e descidas eu já estava indo de costas, pois qualquer forçada de frente a cãibra já se manifestava, e isso tudo em câmera lenta.

Em uma das descidas sem ter onde segurar direito apoiei no mato ao lado e para minha sorte furei o meu dedo em um espinho e começou a sangrar. Pior é que ele estava todo sujo e nem tinha onde limpá-lo. O festival de tombos e escorregões continuou. Eu nem podia forçar um pouco mais a perna, pois a cãibra era iminente. Em alguns trechos descia escorregando de bunda mesmo.

Para piorar um pouco até caminho errado eu peguei e só descobri quando percebi que não tinha passagem, tendo que retornar. Porém, aos poucos fui conseguindo fazer um trotinho de leve nas áreas mais planas ou descidas e isso foi me animando um pouco, apesar de ficar temeroso a cada nova subida mais puxada. Parecia que essa costa não tinha fim. Foram quase 50 minutos para percorrer esse trecho que não dava nem 3 Km.

O alívio só veio quando avistei a praia novamente. Já atingia a marca de 21 Km e faltava pouco para terminar. Ao invés de seguir em frente fui direto pra água me lavar um pouco. Eu estava imundo e o tênis com crostas de lama. Isso porque nem tinha visto a minha parte traseira ainda. Também me dei conta que havia perdido a minha garrafinha de hidratação em alguns dos vários tombos. Agora faltava correr um trecho curto de praia, acessar a subida para o Costão do Santinho, dobrar a esquerda e ir para a reta de chegada.

O interessante é que as fisgadas e cãibras após o morro tinham parado e em percurso mais plano corri razoavelmente tranquilo apesar do cansaço. Até que cruzei a linha de chegada mais inteiro que em diversas outras corridas mais rápidas. Meu tempo líquido final para os poucos mais de 22 Km foi de 2h58min02s. Não era bem o que eu esperava, mas diante das circunstâncias foi bom.

Na arena de chegada uma excelente estrutura nos aguardava. Além de recebermos uma toalha bem legal escrita “Desafio Superado”, tínhamos a disposição, muitas frutas, barras de cereal, potes de atum, água, isotônico, água de côco, capuccino gelado e vários tipos de sucos naturais. Além disso a tradicional área de massagens. Simplesmente excelente !!!

Devidamente recomposto foi só esperar os amigos chegarem das provas de 22 Km e 42 Km. Foi duro, mas todos chegaram. Aí foi só a confraternização e ouvir as histórias de cada um nessa aventura.

No dia seguinte (domingo) para fechar o evento, tivemos a entrega da premiação e um belo almoço oferecido aos atletas com a presença ilustre do grande atleta olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima que foi padrinho do evento, dizendo que pretende voltar para fazer uma prova desse tipo. Realmente pra quem assiste dá vontade mesmo.

O evento como um todo é simplesmente impecável e recomendo a todos que tenham oportunidade de fazer um dia. Só lamento o meu treinamento que acho que deveria ter sido diferente para não sofrer tanto em trechos mais pesados. Seguimos tentando, pois a vistas e as paisagens durante o percurso são fantásticas e valem a pena ser admiradas.

Percurso 2015 (22,210 Km)

 Ainda no primeiro morro
Finalizando o primeiro morro e na praia o pessoal dos 8 Km chegando
Parte da trilha (foto Eduardo Legal)
 Passagem pelas dunas. As pernas já começam a ser judiadas.
Vista do Costão (foto Eduardo Legal)
 Trecho final do Morro das Aranhas
Finalmente cheguei: Tempo liquido: 2h58min02s.
Medalha 22 Km
 Vista do Costão 
 Amigos Loucos por Corridas com o Vanderlei Cordeiro de Lima 

Local: Resort Costão do Santinho
Data: 27/06/2015 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 22 Km (22,21 Km) 

Inscrição: R$ 330,00 (1º lote)
Kit: Sacolão, camiseta, boné, bandana, gel, pote de atum, água de côco, squeeze, band-aid, sachê de capuccino, resfresco em pó, toalha, chip descartável e número de peito.  

Tempo: 2h58min02s
Pace: 8:01 min/Km

Colocação: 017 de 035 (categoria 45-54 anos)
Colocação: 066 de 147 (masculino)
Colocação: 087 de 224 (geral)

6 comentários:

  1. Nossa, estou rindo sozinha aqui. Fiquei algumas semanas off dos blogs dos amigos e quando volto aqui tem no mínimo três relatos para ler. Você é disparado o corredor que mais participa de provas que eu conheço. A música do Forrest Gump tem tudo a ver aqui no blog. kkkkk
    Parabéns pelas conquistas Eduardo. Pela alegria e disposição com a turma. Adoro ler seus relatos.
    forte abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Na verdade eu faço das corridas também um grande treino, porém um pouco mais sério. Ajuda a me manter motivado. Mas participamos na medida do possível ($$$)...rs. Ah, esse ano vou para a Meia de Buenos Aires. Fiquei com vontade depois de ver o seu relato. Vai ser a minha primeira prova fora. Vamos ver no que vai dar. Estou empolgado. Muito obrigado pelo carinho de sempre. Um abração !!!

      Excluir
  2. Fala Edu, Willyann por aqui, muito bom o relato realmente a prova foi muito sofrida e divertida em algumas partes, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Willyann. Como te falei a prova tava legal até o Km 18, depois o bicho pegou. Mas agora eu já até esqueci. Até as dores já passaram. Gostei muito do evento. Abraço.

      Excluir
  3. Oi Eduuuuu,
    Meu amigo, dei risada, desculpa, mas é engraçado... Fiz uma vez essa prova, e várias vezes em treinos, já que meus pais moram nos Ingleses, nasci lá na verdade,, adoro!!
    Parabénsss.. na próxima prova de montanha tente treinar um pouquinho nos terrenos, vai ajudar!! É apaixonante, não é?
    Um beijão, adorei o relato!! As fotos estão lindas.. bjobjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si. Depois que passa a gente até acha graça, mas confesso que no meio do morro das aranhas pensei que fosse ficar empacado lá. Ainda bem que não estava sendo filmado, pois acho que daria umas boas video-cassetadas...rs. Então, eu até tentei fazer uns treinos antes, mas como os meus focos são outros e a agenda tava meio cheia ficou complicado. Mas realmente precisa de treinamentos específicos pra esse tipo de prova. Muita força e musculaturas diferentes das normais. Valeu a experiência. Vamos ver agora qual será o próximo ??? rs. Bjos e obrigado !!!

      Excluir