terça-feira, 4 de agosto de 2015

02/08/2015 - Golden Four Asics - Etapa São Paulo

Golden Four ASICS - Etapa São Paulo

Fotos da Corrida FB

Depois de ouvir muito bem sobre as meias maratonas (21 Km) da Golden Four Asics, realizada esse ano em 4 etapas pelo Brasil: Rio, Fortaleza, São Paulo e Brasília, decidi fazer minha 1ª participação na Etapa de São Paulo. Ajudou também a conveniência que tenho, pois a minha família é de lá e aproveito pra visitá-los. Além disso estava bem empolgado pelo apelo de ser uma prova rápida e plana. Bom para melhorar as marcas.

A inscrição para essa prova tem que garantir alguns meses antes, pois se esgotam muito rápido. Enquanto escrevo esse relato (05/08/15) as inscrições para a etapa de Brasília em 08/11/15 já se esgotaram.

Saí de Florianópólis rumo a São Paulo no sábado cedinho (véspera da prova). Lá encontrei com os meus pais que me acompanharam na retirada do kit no prédio WTC em São Paulo. Eles puderam ver a EXPO Golden Four e também assistir a palestra do Dr. Drauzio Varella, médico, escritor e maratonista. Muito interessante por sinal.

Durante a retirada do kit encontrei com a Ludia, uma colega de trabalho e agora corredora, da época que eu ainda morava em São Paulo, há mais de 10 anos. Muito legal revê-la. Em seguida encontrei a amiga jornalista e corredora aqui de Florianópolis, Sabine Weiler, e finalmente com o Enio Augusto do podcast “Por falar em corrida”. Confesso que a Sabine e o Enio foram os meus grandes incentivadores para participar dessa etapa. Valeu muito pelas dicas.

Já dava pra perceber o nível da organização da prova na retirada do kit. Além de vários stands de produtos voltados para a corrida havia alguns outros diferenciais: personalização da camiseta da prova sem custos adicionais, cópia impressa das fotos publicadas no instagram com a hashtag #goldenfourasics, e também um reforçado kit lanche que nem o Enio conseguiu devorar tudo. Tudo muito bom. Já estava gostando.

Para facilitar a logística no dia da prova eu o Enio ficamos no Hotel Quality Faria Lima, ao lado do Shopping Eldorado, e a cerca de 2,5 Km do local da largada, no Jóquei Clube de São Paulo. Distância boa pra já ir dando uma aquecida. Se bem que o horário que nós fomos ainda estava escuro.

A largada foi programada em faixas de ritmos dos atletas, diferenciadas pelas cores no número do peito, com pequena diferença de horários. Pelo que vi até que foi bem obedecido com controle nas entradas dos acessos. O chip descartável ficava no número do peito, uma preocupação a menos para a preparação.

Antes da largada encontrei ainda o amigo Márcio Kobayashi de Manaus, que participa de quase todas as grandes provas nacionais. E devemos estar na próxima meia de Buenos Aires em Setembro.

O tempo colaborou. A temperatura na largada estava próxima dos 16ºC e sem chances de chuva. Aliás, o ar estava até seco.

Minha expectativa para a prova ainda era fazer um sub 1h40min, mesmo não estando 100%. Durante as duas últimas semanas tive uma queda de imunidade me sentindo muito fraco, e ainda estava em fase final de tratamento. Na verdade nem sei se era melhor não ter participado, mas como já estava inscrito não ia perder a oportunidade.

Larguei na faixa das 7 horas com a ideia inicial de manter um pace regular entre 4:40 e 4:45 min/Km. Normalmente no início isso é razoavelmente tranquilo. Mas dessa vez senti que tinha alguma coisa estranha. Logo nos primeiros quilômetros o esforço estava sendo muito maior que o esperado.

Não me lembro de ter feito os 3 primeiros quilômetros tão ruins em uma meia maratona. Mas ainda estava naquele pensamento que depois as coisas melhoram. Nos 2 Km seguintes, já fazendo um esforço maior que o normal fiz um ritmo que seria o ideal. Lógico que não durou muito e percebi que não seria o dia. Muito cedo (5º Km) para estar tão sem fôlego.

Tinha a nítida impressão que o meu pulmão tinha encolhido e a respiração estava mais curta. A ponto de até sentir um pequeno desconforto nos pulmões. Hora de pensar na saúde e desistir de qualquer tentativa de meta de tempo. Aliás por alguns momentos estava pensando em desistir da prova mesmo tamanho era o esforço e o incômodo das dores. Tipo aquela sensação de final de cada tiro.

Garmin - Golden Four Asics - Etapa São Paulo

Desacelerei completamente e fiquei brigando comigo para não caminhar. Sabia que se caminhasse uma vez ia ser difícil resistir posteriormente. Então segui em um trote bem mais leve. A ideia agora era conseguir terminar a prova. Não consegui nem curtir muito o trajeto, pois estava concentrando no meu esforço e foi sofrido.

Quanto a hidratação, nunca vi algo desse tipo. De 3 em 3 quilômetros tinha postos tanto de gatorade em saquinho como de água. Eu fiquei mesclando entre um e outro a cada passagem pelos postos. Hidratação impecável.

Passei pelo 10º Km com 48min35s. O tempo longe do que eu imaginava, mas o interessante é que tinha um sensor nessa marca para registrar a passagem e posteriormente foi enviado o tempo por mensagem para o celular.

Em seguida sem a menor vontade tomei o gel de carboidrato que tinha levado. Totalmente enjoado e com medo de vomitar, mas sabia que era preciso. Estava bem fraco. Um pouco mais a frente a organização também distribuiu gel aos atletas. Peguei mais um pra garantir, mas não consegui tomar.

O percurso era cheio de quebradas e idas e vindas. Em uma dessas vi o balão vermelho que os corredores pacers levavam para marcar ritmo. O que eu queria ter acompanhado de 1h40min já estava bem longe… Vi também que o Enio estava se aproximando e não demoraria muito para me alcançar. Isso ocorreu no Km 14 mais ou menos. Até pensei em tentar acompanhá-lo, mas não estava dando mesmo e ele foi sumindo na minha frente.

Seguia aos trancos e barrancos e estava conseguindo não caminhar. Porém, via quase todo mundo me passando. Foi quando já na altura do 18º Km passaram por mim os pacers com balões de 1h45min. Tentei embarcar no pique do pessoal que acompanhava nesse ritmo. Na cabeça eu já estava pensando em terminar a meia acima de 1h50min. Não estava fácil também acompanhá-los, mas com a proximidade do final fui me mantendo focado pelo menos pra chegar perto dessa marca.

Foi muito útil a chegada dos pacers, caso contrário estaria correndo sem motivação alguma no final. E o legal é que eles vão incentivando os atletas. Ainda na reta final consegui emparelha e chegar junto com eles.

Minha chegada foi sofrida, e mesmo com o tempo longe do que gostaria fiquei feliz por ter conseguido completar mais uma meia maratona. Ia ficar muito frustrado se tivesse que abandonar no meio. Em seguida o Enio me encontrou. Depois pelas fotos descobrimos que chegamos bem próximos, inclusive até na mesma foto, com uns 10s de diferença no tempo bruto.

Não deu tempo de aproveitar muito o pós-prova, pois tínhamos que ir para o hotel tentar chegar a tempo para o café da manhã e fechar a conta. Pegamos o kit lanche, a medalha bem grande (inclusive com local para gravar o tempo da prova), e uma toalha que deram para os concluintes. Fizemos alguns registros com a medalha e seguimos para o hotel em seguida.

Como já haviam me adiantado essa foi sem dúvida a prova mais bem organizada que participei, onde parece que tudo funciona. Até as fotos da chegada e durante a prova eles disponibilizam ou publicam automaticamente pra quem assim desejar. Tudo muito perfeito !!! Depois foi aproveitar o restante do dia pra curtir um almoço com a família em São Paulo antes de pegar o caminho de volta.

Gostei muito e sempre que for possível participarei das Etapas da Golden Four Asics.

Percurso 2015 (21,39 Km)

Palestra com o Dr. Drauzio Varella

 Meus pais também me acompanharam na retirada do kit
Com amiga jornalista e corredora Sabine Weiler na retirada do kit
Kit com a camiseta personalizada
Antes da largada com Márcio de Manaus e o Enio do "Por falar em Corrida"

 Esse era o objetivo
 No percurso enquanto estava bem
Registro da organização 
 Chegando. Tempo líquido: 1h45min30s
Com a medalha no final da prova
Certificado

Local: Jockey Club de São Paulo - SP
Data: 02/08/2015 
Horário: 7:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,39 Km) 

Inscrição: R$ 108,00 (desconto 10% - assinatura Revista Contra-Relógio)
Kit: Número do peito com chip descartável, camiseta personalizada, viseira, sacola e lanche.  

Tempo: 1h45min30s
Pace: 4:56 min/Km

Colocação: 0335 de 1.156 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 1.231 de 3.897 (masculino)
Colocação: 1.353 de 5.435 (geral)

4 comentários:

  1. Parabéns!
    A maratona esta chegando, será que conseguimos nos encontrar na largada? Estou vendo com o PFC também se é possível. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, Vander. Nem consegui me preparar pra ela. Ainda não sei se vou tentar fazê-la, mas estarei por lá. O Enio do PFC deve estar por lá também. Vai ser fácil a gente se encontrar. Valeu, abraço.

      Excluir