sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

21/02/2016 - Corrida de Revezamento Ponta do Papagaio/Guarda do Embaú

                                                                                                                            (Foto: Ana Paula Marcon)
Corrida de Revezamento Ponta do Papagaio / Guarda do Embaú 2016

Resultados
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida (by Carla Legal)

Vídeo da Largada dos 30 Km solo


Vídeo da Largada dos 30 Km revezamento


Essa prova sem dúvida alguma vai ficar marcada na Minha vida de corredor. Desde que comecei a praticar esse esporte com o intuito maior de cuidar da saúde não imaginava a remota possibilidade de passar por essa experiência incrível.

Foi a minha 3ª participação nessa tradicional prova. Em 2014 formei um trio com a amiga Luísa e o Maurício, e em 2015 fiz a prova individual na distância de 9 Km. Esse ano, depois de alguns treinos pelo percurso principal das trilhas percebi que realmente não era essa a minha melhor opção. Abortei a participação nas distâncias de 9 Km e 30 Km. Decidi então, participar da distância de 5 Km que não pegaria essa parte mais pesada, mesmo sabendo que não passaria pelo percurso mais bonito da prova e que a premiação seria somente geral, sem categorias por faixa etária.

A retirada do kit foi realizada na véspera novamente na Melo Granitos. Não haveria entrega de kits no dia da prova. Foi bem tranquilo, apesar da quantidade de atletas inscritos. O kit foi simples: uma camiseta (de cores diferentes para cada modalidade de distância), uma caixa de cappuccino, pulseira indicando a distância, chip retornável e número de peito.

A expectativa para a prova era grande, com os inscritos passando de 1.400, praticamente dobrando a quantidade de atletas em relação ao ano anterior. O grande atrativo, a beleza do percurso pela Guarda do Embaú, trilhas, praias e a Ponta do Papagaio. Muitos atletas vindo de outras cidades e até de outros estados marcando presença, lotando as pousadas pelos arredores.

Como tenho a facilidade de morar a uns 40 minutos do local da prova pude ir no dia, somente tendo que chegar bem cedinho para garantir uma boa vaga na pracinha da Pinheira. Saímos daqui às 5 horas sob forte chuva que caía desde a madrugada. Às 5:45 já estávamos lá. Na noite anterior foi o fim do horário de verão e o bom é que ganhamos uma hora a mais pra descansar.

Na chegada muitas dúvidas sobre a realização da prova. Alguns amigos já haviam inclusive desistido de ir por causa da chuva. Porém aos poucos a chuva foi cessando para a nossa felicidade.

Esse ano várias eram as opções de participação: 5 Km, 9 Km e 30 Km individuais, e 30 Km em revezamento de duplas, trios ou quintetos. Tinha para todos os gostos, sendo que as inscrições foram encerradas 2 semanas antes. Muitas assessorias esportivas participando, principalmente nas modalidades de revezamento.

As largadas foram realizadas em 3 etapas com intervalos de uns 10 minutos. Por volta das 7:30 largaram inicialmente os atletas dos 30 Km individuais. Em seguida foram os primeiros atletas das equipes dos 30 Km. E por último os atletas da prova de 5 Km e 9 Km, na qual eu me incluo.

Observando por ali antes da largada, percebi que não eram muitos os atletas com numeração dos 5 Km, e senti que poderia estar brigando por uma boa colocação, pois seriam premiados até os 10 primeiros colocados. Faria o meu máximo.

Entretanto, não consegui me posicionar muito bem na largada, sendo que demorei uns 15 segundos para passar pelo portal. Além disso as ruas eram estreitas e foi necessário alguns desvios nesse início. Prova de 5 Km precisamos largar forte e manter-se forte, coisa que ainda não consigo. Fiz o meu 1º Km em ritmo de tiro, 4:06 min/Km, começando com asfalto e paralelepípedos. Lógico que foi na empolgação esse ritmo, mesmo porque eu nem tinha conseguido me aquecer antes.

No 2º Km o pace subiu e ficou dentro da minha realidade. Eu nem tinha muita noção de como estava indo na prova, pois corria ao lado dos atletas dos 9 Km também. Isso foi até a entrada da trilha da Guarda do Embaú, com cerca de 2,8 Km. Nesse ponto eles seguiram para a trilha e nós dos 5 Km fizemos o retorno, voltando praticamente pelo mesmo caminho.


Ao chegar no retorno peguei um copo de água, confirmei com um staff, e me dei conta que ninguém tinha voltado antes, ou seja, provavelmente eu estava em primeiro na prova dos 5 Km. Será que eu
estava no caminho certo ? Era o que passava pela cabeça.

Estranha a sensação de estar correndo sozinho na frente. Nunca me preocupei com o percurso, pois só seguia os outros atletas. Após o retorno eu estava bem cansado e o pace do 4º Km foi lá pra cima. Eu nem olhava para trás, mas sentia que a qualquer hora alguém me ultrapassaria. Também não dava pra fazer nada além. Estava bem no limite.

Um pouco a frente encontrei a Euseli da organização que estava em um carro e que me confirmou que era só seguir em frente. E lá fui eu meio que não acreditando ainda. Dificilmente na vida teria uma outra oportunidade assim e tentava ainda me manter forte no meu ritmo.

Faltando uns 300 metros a Adriane também da organização me sinaliza que era só virar para chegar e que estava em primeiro. Aí foi só segurar o fôlego e acelerar pra cruzar a linha de chegada. Bateu aquela sensação totalmente estranha de chegar sem acreditar ainda direito. Não tinha ninguém, não tinha fotógrafo, não tinha fila. Só estava eu lá. Aproveitei então para fazer uma boa massagem oferecida pela Elementos Massoterapia.

Me hidratei um pouco e fui acompanhar a saída da trilha do pessoal na praia de cima. Não estavam saindo muito limpinhos...rs. Fiquei vendo a passagem dos amigos e voltei acompanhando a Ana Paula nesse trecho final. Eram quase 1,5 Km.

A premiação dos 5 Km foi feita em seguida. Pela primeira vez fui chamado para subir ao pódio no lugar mais alto. Sensação incrível. Mesmo sabendo que era a distância alternativa, posso dizer que me proporcionou um momento único na minha vida e inesquecível. Enquanto aguardava lá em cima para erguer o troféu me entregaram uma garrafa de champanhe para estourar !!! Que momento inesperado e mágico. Não vou esquecer tão cedo !!!

Percurso total dos 30 Km

Depois aproveitei para dar um bom mergulho no mar para refrescar e assistimos um pouco da premiação dos 9 Km. Aproveitamos também pra comemorar a 200ª corrida do amigo Renato Ventura, organizador da Corrida de Angelina. Praticamente começamos a correr na mesma época em 2009. Além de uma deliciosa torta pra comemorar, recebeu um troféu e uma camiseta dos amigos com alusão a sua marca de 200 corridas.

A fome apertou e fomos almoçar no restaurante de sempre. A prova de 30 Km ainda seguia e a sua premiação demorou bastante, pois precisavam aguardar a chegada de todos para poderem fechar. Isso só ocorreu depois que voltamos do almoço, quase indo embora.

Eu particularmente não tenho do que me queixar da prova. Pra mim foi tudo perfeito. Mas me disseram que teve alguns problemas de inversão do percurso nas trilhas pelo pessoal do revezamento. Mas acredito que no geral a maioria também gostou. Prova em um ambiente muito acolhedor.

Retirada do Kit na Marmoraria Melo
Muitos amigos e amigas marcando presença
Só a mulherada
Depois da chuva. Preparação para as largadas
Ainda no início - bloco sextavado
Um pouco mais a frente - chão batido
Voltando com a Aninha pra fechar os 9 Km
Dessa vez deu pra fazer massagens. Sem filas !!!
Obrigado Fran e Rose da Elementos Massoterapia
Campeão geral dos 5 Km. Alegria imensa !!!
Minha 1ª vez e provavelmente a única. 
 Não tem preço !!!

Local: Praia da Pinheira - Palhoça/SC
Data: 21/02/2016 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5 Km (5,23 Km) 

Inscrição: R$ 90 (cortesia)
Kit: Sacola, camiseta, caixinha de cappuccino, pulseira com a distância, número de peito, chip retornável
Tempo: 23min08s
Pace: 4:26 min/Km

Colocação: categoria não teve
Colocação: 01 de 24 (masculino)
Colocação: 01 de 60 (geral)

2 comentários:

  1. Quando eu ouvi o narrador falando que "lá vem o Eduardo Hanada" achei que era o padrão, né, tipo, chamando todo mundo pelo nome e tal. Aí, uns minutos depois ele chama o pessoal para o pódio. Primeiro lugar, Eduardo Handa. Eu: "ué? Que estranho haha".

    E era verdade. Tão verdade que você nem sabia como abrir o champanhe. Falta de prática haha.
    Foi muito massa! Parabéns! Se tem alguém que merecia era você. :D

    Só senti falta de uma foto da tua chegada no portal. Ninguém tirou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Enio. Durante a volta me senti totalmente perdido nessa nova experiência. Nenhuma referência na frente. Estranhei e confesso que morri de medo de errar o percurso.
      No pódio então nem imaginava que teria garrafa de champanhe. Apanhamos um pouco, mas foi. E rendeu uma bela foto !!!
      rs..na chegada eu também senti falta da foto, aliás senti falta de tudo !!! Acho que ainda nem esperavam. Ainda bem que o chip registrou !!!
      Valeu mesmo.
      Abraço.

      Excluir