quinta-feira, 31 de março de 2016

27/03/2016 - Corrida de Páscoa do Pereba 2016 - FLN/SC

Corrida de Páscoa do Pereba 2016 - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Ainda sentindo um pouco o mal estar e a indisposição da última semana fui temeroso ainda para participar da Corrida de Páscoa do Pereba, mas não poderia deixar de ir. Na véspera (sábado) tiveram duas corridas na região: a Corrida de Páscoa de Bombinhas e a da Academia Afitness na capital. Normalmente eu teria ido em todas, mas devido as minhas condições físicas tive que abdicar delas.

Se estivesse bem eu iria tentar melhorar o meu tempo nesse percurso, mas como não me sentia 100% fui mais para participar e curtir.

A tradicional Corrida de Páscoa, realizada nas tardes de domingo, dessa vez não foi com chuva e o tempo se manteve firme e quente. Isso também ajudou bastante a presença de muitos amigos e atletas, fazendo com que a quantidade de concluintes superasse novamente os 100 concluintes.  

Como de costume próximo das 15:30 foi realizada a corrida da crianças. Legal que muitos pais acabam trazendo também os seus filhos para participar. Até o coelhinho da Páscoa apareceu para brincar com as crianças e depois correu na prova dos adultos também. Além das medalhas a criançada também recebeu na chegada um pacote cheio de guloseimas.

A largada dos adultos foi já próximo das 16:30. Eu estava bem na boa, sem aquela tensão e ansiedade pré-prova. Decidi acompanhar a Aninha e participar mais controlado sem grandes esforços ainda. Mesmo assim o percurso é exigente com várias elevações que fazem quebrar o ritmo.

Enquanto corria de forma mais controlada e sem estar no meu máximo tive a oportunidade de ir admirando um pouco da paisagem de Coqueiros por onde passávamos. Normalmente passa até despercebida quando estamos a todo vapor. Às vezes até sacava o celular e fazia algumas fotos ou gravava uns videozinhos para o snapchat "eduhanada". Foi divertido.


Na metade da prova onde se faz o contorno (antigo radar eletrônico) uma água geladinha nos aguardava. Foi bom, pois estava bem abafado. A Aninha seguiu firme e mesmo sofrendo nas subidas concluiu a prova sem caminhar, o que é uma grande vitória em se tratando desse percurso. Principalmente a última subida, pouco antes da chegada.

Eu cheguei bem, mas bastante suado. Uma grande variedade de líquidos e guloseimas estavam a nossa disposição. Tinha água, suco, refrigerante, achocolatado, cucas, barras de cereais, doces, bombons sonho de valsa, pipoca doce, melancia, banana, sacolé e muito mais. A melhor parte da prova.

Só depois lembrei de escolher a medalha e o troféu. Sim, nessa corrida quem chega primeiro vai escolhendo os melhores troféus. E sempre tem para todos e de todos os tipos. Depois na chamada do pódio cada um já leva o seu. A disputa na categoria está tão dura que nem consegui ficar entre os 5.

O nível e a competitividade nessa prova cresce a cada edição e a disputa pelo famoso saco do Pereba fica cada vez mais acirrada. Todos querem ganhar o saco cheio itens de utilidades, mas isso é só pra geral !!!

Fiquei muito contente com a quantidade de atletas e amigos que participaram prestigiando mais uma corrida do amigo Analto. Muito legal ver novamente esse numero de atletas passar da casa dos 100.

Percurso da Corrida de Páscoa do Pereba - FLN/SC 

Coloridos: Marina, Lia, Juciana, Jabson e Lucas
Assistindo a corrida das crianças com a Aninha. Coelhinho ao fundo
Estrutura cada vez melhor
Pessoal sempre marcando presença nas corridas do Pereba
Juciana e Jabson contribuindo com os lacres para a campanha da 
cadeira de rodas do amigo Sebastião
Coelho da Páscoa animando a criançada e puxando a prova dos adultos

Troféus de todos os tipos
Pós-prova e todos com as medalhas


Local: Em frente a casa do Analto - Abraão - FLN/SC
Data: 27/03/2016 
Horário: 16:30 Hs
Distância: 6 Km (5,85 Km) 

Inscrição: R$ 10,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 35min38s
Pace: 6:06 min/Km

Colocação: 07 de 008 (45-49 anos)
Colocação: 64 de 076 (masculino)
Colocação: 71 de 102 (geral)

quinta-feira, 24 de março de 2016

19/03/2016 - 5ª Jaraguá Night Run 2016 - Jaraguá do Sul / SC

5ª Jaraguá Night Race

Minha primeira participação na Jaraguá Night Race aconteceu meio em cima da hora e sem muito planejamento. No último dia de inscrição decidimos correr em um local diferente. Incentivado pelos amigos Lucas e Andréa, que não economizaram elogios a beleza do percurso da corrida, Parque da Malwee, partimos para conhecer e correr por mais uma cidade em Santa Catarina.

Jaraguá do Sul fica a aproximadamente 180 Km de São José e leva cerca de 2 horas e meia de carro. Como a prova acabaria tarde e provavelmente estaria muito cansado optei por ficar por lá, ao invés de fazer um bate e volta. Isso porque consegui uma reserva no Hotel Mercure Jaraguá do Sul de última hora com condição bem interessante. Recomendo para as próximas e vale a pena.

A prova contava com as distâncias de 5 Km (com premiação geral somente) e 10 Km (com premiação geral e por categoria de 10 em 10 anos e até o 3º colocado). A retirada do kit para moradores de outras cidades foi entregue no dia da prova até um pouco antes da largada. Isso facilita muito para quem é de fora. Uma das facilidades que me fez participar também.

Na tarde que antecedeu a prova desabou um temporal em Jaraguá do Sul. Eu já estava imaginando mais uma corrida debaixo d´água. Ultimamente tem se tornado comum. Mas próximo do horário da largada, às 18:30, ela foi dando uma trégua. Retiramos o nosso kit, que veio bem recheado de brindes, com camiseta bonita de boa qualidade e com destaque para o vale açaí e vale chopp para o pós-prova.

Eu e a Aninha,chegamos antes para conhecer um pouco do parque, muito bonito por sinal. Pena que estava ainda chuviscando e não deu pra explorar muito. Lá encontramos os amigos da grande Florianópolis: Marina, Elza, Jabson e Juciana, Andréa e Lucas.

Às 18:30 foi dada a largada e a chuva tinha parado. Eu não fazia ideia do percurso e a sua altimetria. Só vim a descobrir durante a prova. Larguei no pelotão do meio e tive dificuldades no início, pois o caminho era estreito e com o piso molhado dificultava o posicionamento ideal para correr. Isso durou pouco mais de 1 Km, pois depois acessamos a parte externa do parque e seguíamos ao seu redor. Nesse trecho o piso era de asfalto e a pista bem mais larga.

No momento da prova não percebi que tinha largado tão forte nos primeiros 2 Km. Não deveria ter feito isso. Ainda mais sem saber o que iria encontrar pela frente. Fui bem até a entrada novamente no parque com aproximadamente 2 Km de prova. A partir daí começaram as curvas e os altos e baixos dentro do parque. Complicado de manter o ritmo.

Os postos de hidratação estavam um pouco depois da entrada novamente no parque e tinha isotônico e depois água. Peguei os dois e fui bebendo do jeito que dava.

Tentei ir no ritmo que alguns atletas iam ao meu lado, nem olhava para o relógio. A parte do parque estava bem escura (fazendo jus ao Night Race). O bom é que a organização disponibilizou staffs com lanternas pelos trechos principais, caso contrário seria escuridão total. Eu tinha levado até a head lamp, mas decidi não correr com ela.

Aos trancos e barrancos completei a 1ª volta, que pra complicar acabava com uma boa subidinha. Como iria fazer os 10 Km fiquei imaginando os perrengues que encararia de novo na 2ª volta, e agora mais cansado. Os atletas dos 5 Km já ficavam por ali.

Aliviei o ritmo na parte do asfalto para não chegar tão acabado no trecho do parque. Mesmo assim o pace subiu um pouquinho em relação a 1ª volta. Não teve como. E ainda pra me matar de vez, na reta final de chegada já imaginando o fim da prova e dando aquele sprint pra tentar ganhar um última posição, descubro que ainda tinha mais um trecho até retornar a linha de chegada. Foram os 200 metros finais mais exaustivos e sofridos da prova.

Já sabia que seria impossível fazer um sub-45min em uma prova dessas. Cheguei com o tempo líquido de 45min26s. Porém, a distância também ficou aquém dos 10 Km, 9,69 Km pelo registro do meu garmin. Cheguei bem acabado e levei alguns minutos pra me recuperar com água, isotônico e melancias.

A Aninha chegou um pouco depois cumprindo o seu objetivo de fazer em menos de 1 hora. O percurso com certeza não foi o ideal para essa tentativa, mesmo assim conseguiu. E novamente ficou entre as TOP 20.

O pós prova foi o melhor, com os vale chopp e vale açaí, e a confraternização com os amigos. Ainda encontrei a amiga Daniela na chegada, também de Floripa, o Rui da Veiga, conhecido das corridas, e a Fernanda Fernandes do IFSC Itajaí, que acompanhava o seu pai na corrida. Muito legal em se tratando de uma prova fora. Assistimos a premiação com o Paraíba sagrando-se campeão novamente na prova de 10 Km e o Jabson conquistando o 2º lugar da categoria, e levando o seu pai que recém tinha chegado do Piauí para compartilhar esse momento.

Foi bom mesmo ter optado em ficar por lá, pois do jeito que estava seria complicado voltar no mesmo dia à noite. Muito cansativo e até perigoso. Deu pra aproveitar bem o passeio e a corrida em mais um município de Santa Catarina.

Percurso da Jaraguá Night Race

 Kit recheado
Registrando a bela paisagem
 Reconhecimento do percurso da prova com a Aninha
 Amigos da grande Florianópolis
Prontos para a largada, ainda um pouco claro e sem chuva
 Escurecendo no trecho dentro do parque
Dentro do parque
Depois da chegada na hidratação

Local: Parque da Malwee - Jaraguá do Sul / SC
Data: 19/03/2016 
Horário: 18:30 Hs
Distância: 10 Km (9,69 Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, pacotinhos de arroz, arroz integral e massa, vale açaí, vale chopp, whey bar VO2, carb up, barrinha de banana, numero de peito personalizado e chip descartável.


Tempo: 45min26s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: 011 de 035 (40-49 anos)
Colocação: 049 de 133 (masculino)
Colocação: 052 de 189 (geral)

sexta-feira, 18 de março de 2016

13/03/2016 - Meia maratona Caixa de São José / SC

Foto: Focoradical
Meia Maratona Caixa de São José

Fotos da Corrida FB (Corre Brasil)

A Meia maratona Caixa de São José marcou o início da minha temporada de provas longas. Desde o início do ano não tinha participado de provas acima de 6 Km. O calor me castiga muito. Nessa oportunidade também teve as distâncias alternativas de 5 Km e 10 Km, mas preferi fazer os 21 Km para poder comparar o desempenho com o ano anterior, em que completei a prova em 1h44min12s.

Por causa das pendências das premiações prometidas no ano anterior o evento teve a sua credibilidade um pouco abalada, principalmente junto aos atletas de elite. Porém, com a entrada da Corre Brasil na organização o evento teve um resgate da imagem e um significativo aumento no número de atletas, uma vez que a Corre Brasil é uma organizadora de corridas conhecida e já tradicional em Santa Catarina.

A retirada do kit foi na véspera na Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José, local também da largada da prova. O kit teve como diferencial um número de peito que não precisava de alfinetes, baseado em adesivo. Particularmente não acreditei muito no seu funcionamento, pois sempre suei bastante e dificilmente a cola se manteria durante a corrida. Acabei prendendo o número com alfinetes, mas aguentou por poucos quilômetros. Não sei até agora se com a cola se manteria.

A minha expectativa para essa meia maratona era baixar o tempo do ano passado. Algo perto de 1h43min já estaria muito bom. Sabia da dificuldade do percurso a partir do 13º Km, por isso tentar brigar por um sub-1h40min seria muito difícil e muita ousadia minha.

Apesar da largada ser bem perto de casa fui cedinho e de carro, pois estava levando também os kits da Adriane e de um amigo corredor que veio direto de Campinas-SP para participar da prova, Bruno Ferraz. O Bruno chegou cedinho, mas a Adriane chegou em cima da hora e quase perdeu a largada.

A grande maioria dos amigos corredores estavam presentes, ou para participar ou para assistirem e prestigiarem os atletas. As assessorias de corridas também marcaram presença em peso. Um item que ficou prejudicado pelo número de participantes foi a falta de banheiros químicos. Havia o container-banheiro da beira mar e os banheiros da Fundação, mas não foram o suficiente. Eu mesmo tentei ir em alguns deles, mas a fila estava gigantesca. Desisti e acabei correndo sem tirar a água do joelho.

A largada ocorreu um pouco depois das 7:30 e foi simultânea para todas as distâncias. A temperatura estava agradável, mas um solzinho estava presente. O primeiro trecho foi comum a todos, saindo em sentido Florianópolis, passando o portal da divisa com São José, e retornando pela Av. Presidente Kennedy. Procurei seguir conservador nesse início.

A Av. Presidente Kennedy estava com uma faixa fechada para os atletas e todos seguiram no sentido do Centro Histórico de São José. Os atletas das distâncias de 5 Km e 10 Km fizeram o retorno um pouco antes no Bistek supermercados, voltando pela avenida beira mar de São José. Quem fez 5 Km fechava na 1ª volta e quem fez os 10 Km abriam uma 2ª volta pelo mesmo percurso.

O retorno para a meia maratona foi um pouco mais a frentedo Bistek, próximo do Centro Histórico, e já pegando as primeiras elevações. Retornamos também pela avenida beira mar e abrimos a 2ª volta, repetindo o percurso inicial. Como tinha saído mais contido estava me sentindo bem e já começava a acompanhar e alcançar alguns amigos referência de pace.

Não dispensei os copos de água em nenhum dos postos de hidratação. Bebia metade e jogava a outra metade da água na cabeça pra refrescar. Ah, levei gel de carboidrato, mas nem lembrei de tomá-los. Acabei fazendo toda a prova sem.

Nessa 2ª volta estava correndo junto com o amigo James, praticamente no mesmo ritmo, com quem fui praticamente até o final da prova. Em seguida também encontramos o Roberto e seguimos os três por um bom trecho. Seguimos reto no sentido da Palhoça, passando agora em frente ao Centro Histórico de São José. Enquanto os amigos puxavam um pouco eu me segurava, pois sabia que após o 13º Km começariam vários morrinhos. Lembro que no ano passado tinha sofrido muito por lá e não queria repetir.

Garmin - Meia maratona Caixa de São José

Ao contrário do ano passado, seguimos reto pela Av. Frederico Afonso em sentido Orionópolis. Eu particularmente simpatizei mais com essa inversão do percurso na parte da Ponta de Baixo. Consegui não ter muita variação e quebra de ritmo durante a prova. 

Próximo do Orionópolis, quase iniciando o trajeto de volta, teve um posto de hidratação com isotônico (em copo) e um leitor de chip para controle com um staff anotando o número dos atletas que passavam. Muito bom para pegar os espertinhos cortadores de caminho.

A volta da Ponta de Baixo foi sofrida como sempre, entre altos e baixos, mas consegui não deixar escapar muito dos 5 min/Km de pace, mesmo nos trechos mais complicados. Já passando pelo Centro Histórico novamente emparelhou comigo a amiga Fabi, também do IFSC. Eu já estava meio acomodado não querendo fazer mais grandes esforços. Mas acabei embarcando no ritmo forte dela junto com o Kiko até próximo da chegada.

Faltando pouco menos de 1 Km da chegada, já na Av. beira mar, a Aninha me esperava para me acompanhar e dar aquela força final. Ela tinha feito a prova de 5 Km, ficando entre as Top 20. Isso foi bem motivador a essa altura da prova em que eu já me encontrava no limite das minhas forças. Consegui fechar esse último quilômetro forte, com pace de 4:36 min/Km.

Concluí a meia maratona com tempo líquido de 1h40min39s. Tempo bem abaixo da minha expectativa. Antes da prova eu achava que essa marca seria impossível para as atuais condições e me deixou bastante satisfeito. Agora já tenho um novo desafio nessa prova para o ano que vem, ser sub 1h40min.


Percurso 2016 (21,20 Km)

Na chegada uma boa estrutura nos aguardava. Recebemos a bonita medalha. Me hidratei bastante com água, isotônico e melancia. Fiquei até inchado de tanto líquido. Depois de descansar um pouco fui assistir a chegada dos amigos, alguns estreando na meia maratona.

Em seguida teve a entrega da premiação de todas as distâncias. Ficamos lá pra assistir. Muito legal ver a amiga Luísa sagrar-se campeã na prova de 10 Km novamente. Chegou com bastante folga. Está correndo como nunca. Parabéns, Lu !!!

De um modo geral o evento foi excelente, resgatando a credibilidade junto aos atletas. Vários postos de hidratação, inclusive com isotônico, boa sinalização, distância aferida, uma boa estrutura na chegada com massagens da Elementos Massoterapia, café 3 corações feito na hora, e barracas de produtos esportivos. Até o percurso eu achei melhor. Essa meia maratona veio para ficar !!!

Retirada do kit com o amigo Giovani Martinello e o Gabi
 Quase todos os amigos presentes. Gabriel Gadotti estreando na Meia !!!
A amiga e jornalista Helena Vidal do Blog Correndo de Bem com a Vida 
também veio prestigiar o evento. Muito legal revê-la !!!
Foto: Andrea Ferrazza
Av. Pres. Kennedy ainda na 1ª volta. Tudo tranquilo !!!
Foto: Helena Vidal
Passagem na 1ª volta com o James. Corremos juntos quase toda a Meia
Foto: Focoradical
Na 2ª volta pela Av. beira mar de São José. Segurando o número porque no 8º Km ele caiu

Foto: Flávia Lapolli
Começaram as subidas. Com Roberto e seu Marino.

Foto: Focoradical
Voltando pela Ponta de Baixo no trechinho de praia. Passei do ponto, mas não perdi a foto.

Foto: Focoradical
A Aninha me acompanhou e foi dar aquela força na reta final
Com o amigo Ademar, completando mais uma maratona.

Gostei da medalha

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 13/03/2016 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,2 Km) 

Inscrição: R$ 50,00 no 1º lote (cortesia)
Kit: Número do peito, sacola, camiseta, caixinha de achocolatado, água de côco, pote de atum e chip descartável.  

Tempo: 1h40min39s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 010 de 044 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 083 de 293 (masculino)
Colocação: 090 de 368 (geral)

quarta-feira, 2 de março de 2016

28/02/2016 - Corrida Pedra Branca 2016 - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca 2016 - Palhoça / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Novamente essa foi a minha primeira corrida em asfalto do ano. Bom para testar a velocidade, pois em provas de praias e trilhas os referenciais de pace não se aplicam. Eu particularmente perco muito rendimento nesses pisos irregulares.

Sem treinos muitos longos ainda por causa do calor e da preguiça do início do ano escolhi a distância de 3 Km para essa prova. Queria saber como me comportaria em um teste de cooper (12 min) ou fazer essa prova abaixo de 12 min, uma vez que no ano passado fiz em 12min06s.

A prova com 750 atletas inscritos praticamente teve o dobro de participantes em relação ao ano passado, distribuídos nas três modalidades de distâncias: 3 Km, 6 Km e 12 Km. Cada volta tem aproximadamente 3 Km. Muitos não gostam de fazer a distância de 12 Km por ser em 4 voltas o que a torna cansativa.

A largada prevista para às 9 horas também foi um dos fatores que me fez escolher a opção mais curta. Nessa época, ainda o clima é muito quente. A semana vinha de forte calor, mas no dia da prova com a chuva do dia anterior deu uma boa refrescada e ficou muito bom para correr, para a nossa felicidade.

Fiquei contente que encontrei vários amigos do IFSC participando do evento: Humberto, Edson, Éder, Ismael e a Nádia correndo, a Fabi e a Simone na organização, e o Enio na cobertura da prova pelo Podcast "Por falar em Corrida". Pessoal do IFSC participando cada vez mais.

Na largada me posicionei o mais a frente possível para não perder muito tempo no congestionamento inicial. Dessa vez, para efeito de classificação, nas distâncias de 3 Km e 6 Km utilizaram o tempo líquido registrado pelo chip, inclusive para os 5 primeiros. Nos 12 Km foi pela ordem de chegada mesmo (dos primeiros somente).

Junto com os adultos largaram algumas crianças um pouco mais a frente. Achei meio perigoso, pois qualquer incidente vinha um mar de gente correndo forte atrás. Menos mal que eles corriam bem e acompanharam o ritmo dos adultos. Mesmo assim nos metros iniciais parece que uma moça caiu, mas não foi nada mais grave.

Em relação a minha corrida não tenho muito a comentar. Foi bem curtinha. Para essa distância tem que largar forte mesmo e tentar manter até o final. Eu sabia que no final do 1º Km tinha uma subidinha e saí até um pouco mais conservador.

Comparativo de paces 2015 x 2016
Garmin - Corrida Pedra Branca 2015 - Palhoça / SC

Achei interessante que no meu 2º Km, logo após terminarem os morrinhos e já contando com a descida consegui um pace inédito em uma prova de 3:55 min/Km. Tentei ainda me manter forte na última parte, mas estava bem difícil. Como é complicado correr no limite o tempo todo. É curta, mas é extremamente intensa e exaustiva.

O legal foi que alguns atletas estavam na mesma tocada, o que garantiu a sustentação do ritmo forte até o final. A disputa estava tão grande que no finalzinho sofri 3 ultrapassagens a poucos metros da chegada. Muitos atletas dos 3 Km chegaram no mesmo minuto. Fechei o percurso com o tempo líquido de 11min38s. O desafio do sub-12 foi vencido nos quase 3 Km (2,9 Km mais precisamente). Lembro que quando era mais novo no colegial nos testes de cooper eu mal conseguia fazer 2.100 metros nesse tempo.

Depois fui me hidratar e comer umas melancias na área de recepção dos atletas. Teve ainda várias outras frutas, biscoitos, barras de cereais e isotônicos. Descansei um pouco, peguei a medalha e fui buscar a Aninha, seguindo no sentido contrário. Ela veio muito bem, conseguindo melhorar o seu tempo em cerca de 6 minutos em relação ao ano passado, na distância de 6 Km. Excelente evolução. Eu só melhorei pouco exatos 28 segundos.

Em resumo, a prova foi muito boa, com a forte presença de vários amigos e até dos personagens do Beto Carrero World para animar a criançada. Sem dúvida essa foi a minha melhor performance em termos de ritmo em uma prova. Já achava que não poderia melhorar em provas mais curtas e de velocidade, e que nunca chegaria perto de um pace de 4 min/Km. Me enganei. Essa prova me deu uma injeção de ânimo para esse ano.

Percurso da Corrida da Pedra Branca (2,9 Km cada volta)

 Retirada do Kit na véspera com o elefante-tartaruga
Fazia tempo...Nilton Generini e Renato Ventura
Amigos do IFSC: Ismael, Humberto e Edson
Fazendo força. 
Chegada exausto. Tempo líquido: 12min38s
Completando a prova com a Ana na prova de 6 Km
Simone e a Fabi do IFSC na organização

Local: Passeio Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 28/02/2016 
Horário: 09:00 Hs
Distância: 3Km (2,9Km) 

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável, Número de peito 
Tempo: 11min38s
Pace: 4:02 min/Km

Colocação: xx de xxx (categoria não teve)
Colocação: 22 de 087 (masculino)
Colocação: 22 de 194 (geral)