quinta-feira, 12 de maio de 2016

08/05/2016 - Wings for Life 2016 - Brasília / DF - 3ª Edição

Wings for Life 2016 - Brasília / DF - 3ª Edição


Vídeo do momento que o Catcher Car, pilotado pelo Cacá Bueno me alcança e decreta a minha linha de chegada aos 23,57 Km
 


Vídeo do "Corredor Anônimo" que correu todo de preto e filmou a passagem 
por grande parte dos atletas

Pelo 3º ano consecutivo tenho o prazer e a oportunidade de participar da Wings for Life Brasil. Em 2014 ela foi realizada em Florianópolis, e em 2015 e 2016 em Brasília. É uma prova mundial com o objetivo de arrecadar fundos para serem investidos nas pesquisas da cura para lesão medular espinhal. Ela ocorre simultaneamente em 34 países, onde todos largam no mesmo momento. No Brasil o horário da largada foi às 8 horas da manhã, mas em cada país o horário muda por causa do fuso.

O grande diferencial dessa prova é que a linha de chegada corre atrás de você em uma competição globalizada !!! Esse ano foram mais de 130 mil inscritos no total e cerca de 4 mil no Brasil. A prova não tem uma distância definida. O objetivo é correr a maior distância possível antes que um carro perseguidor (com antena e leitor de chip), "catcher car" te alcance, sendo que ele larga 30 minutos depois a uma velocidade de 15 Km/h e vai aumentando gradativamente 1 Km/h a cada 60 minutos.

Vence a prova o atleta que consegue percorrer a maior distância antes de ser alcançado pelo "catcher car". Como prêmio, os campeões de cada país, podem escolher onde vão querer correr no ano seguinte. Interessante que 10 vencedores de outros países do ano passado optaram por vir participar da prova no Brasil, o que elevou bastante o nível.

Meu objetivo esse ano era superar a marca dos 27,57 Km do ano passado, arredondando 28 Km. Já haviam comentado que o percurso seria diferente e que as subidas e descidas viriam antes. À principio eu até tinha achado melhor.

Com todo o planejamento fechado desde o início do ano, fomos para Brasília pela manhã cedinho no sábado. No mesmo vôo estavam eu, a Aninha, a Sueli e o Sérgio que também participariam da prova. Ao chegarmos por lá utilizamos o ônibus executivo que sai de 30 em 30 minutos do aeroporto, custa R$ 10 e nos deixa praticamente na porta do hotel. O preço da corrida de táxi não sairia por menos de R$ 50. Posteriormente fiquei sabendo que pelo aplicativo UBER essa mesma corrida ficaria em torno de R$ 22 a R$ 27. Mais uma outra alternativa para as nossas viagens à Brasília.

Pela facilidade para a retirada do kit, largada e chegada da prova, optamos por ficar no Hotel Bonaparte (já conhecido de outra oportunidade). Além de bem localizado, fizeram um mimo e permitiram o check-in mais cedo e o check-out até às 18 horas do dia seguinte. Legal que no mesmo hotel estavam também a Juciana, o Jabson, a Sabine e a Andrea de São Paulo, além de vários outros atletas.

Deixamos a bagagem no hotel e seguimos para a retirada do kit, no Shopping Brasília. Tudo bem tranquilo. A novidade foram as duas camisetas que vinham no kit, uma amarela e uma branca, além de uma lata de Red Bull. Esse ano ainda estavam fazendo inscrições até a véspera.

No dia da prova tomamos um belo café reforçado (até demais) e seguimos cedinho, às 6h45min, para o local da largada. Todos queríamos aproveitar ao máximo aquela grande festa e rever os vários amigos que também participavam: a Lu, Márcio, Caio, Cassiano, Mara, Roberto Utimura entre outros. Pré-largada muito animada. O clima estava bom para correr, sem sol e fresquinho.

Às 8 horas, horário de Brasilia, foi dada a largada. Partimos pelo Eixo Monumental, de frente do Museu Nacional de Brasília e da Catedral, no sentido do Congresso Nacional e Senado Federal, onde fizemos o retorno voltando pelo outro lado do Eixo Monumental. Passamos pela esplanada dos Ministérios e foi bonito de ver o rastro de atletas de amarelo que se formou do outro lado. Nesse início eu larguei meio na boa, com a câmera na mão para fazer alguns registros. Isso até uns 2 Km de prova. Meu pace ficou bem desajustado nesse início.

Após termos encarado a 1ª subidinha pelo Eixo Monumental, viramos à direita no Eixo Rodoviário Norte, na altura do 3º Km. Era o primeiro posto de hidratação e acabei tomando um copinho de Red Bull. Estava com o ritmo meio atrasado para o que eu queria, mas pensava em não me desgastar tanto antes e continuei ainda meio na boa.

Na minha passagem pelo 6º Km estavam distribuindo rosas pelo dia das mães. Como esse ano não pude ir para São Paulo, recebi uma rosa e ofereci para a minha mãe por meio de uma "selfie" junto a placa do Km 6 por onde estava passando no momento. O difícil foi conseguir postar a foto, correndo e sem perder muito o ritmo. Mas deu certo. Nem escrevi errado.

Só que aí fiquei com a rosa na mão e correndo. No próximo posto de hidratação após receber um copo de água entreguei a rosa a uma mulher do staff e segui em frente. Acho que ela não entendeu muito !!!

De volta a prova foi hora de se concentrar e tentar buscar o ritmo abaixo de 5 min/Km para conseguir o meu objetivo. Ajudou um pouco que era um trecho de mais descidas e consegui recuperar um pouco e passar os 10 Km com 49min43s. A essa altura encontrei a Sueli, que seguia praticamente no mesmo ritmo, ora um pouco à frente, ora um pouco atrás.

Vencidos os 10 Km iniciais entramos pela Estrada Parque das Nações e seguimos paralelo ao Lago. Eu voltava a me sentir bem na prova. Os postos de hidratação estavam localizados de 3 em 3 Km e pelas minhas passagens foram com água gelada e em abundância. Aproximadamente no 12º Km tomei o meu gel de carboidrato e a cápsula de sal. A partir daí começaram mais uns trechos de subidas. Não muito fortes, mas longas. Meu ritmo começou a quebrar.


No 15º Km lembro de ter visto várias antenas que registravam a nossa passagem naquele ponto. Pelo meu Garmin foi no ponto exato de 15 Km. Para aqueles que não puderam participar ou gostariam de acompanhar algum atleta foi possível fazer isso ao vivo pela internet. Eu ainda estava pouco acima do pace que deveria, mas a partir de então não mais consegui sustentar.

Continuamos correndo pela Estrada Parque das Nações e quando chegou no 18º Km não aguentei e dei a minha primeira caminhada. Começou a pesar muito o esforço dos "sobe e desce". Já não me sentia tão bem como antes. Pensei que nem conseguiria atingir a marca dos 21 Km.

Até então estávamos correndo praticamente pela Asa Norte e a partir do 20º Km entramos pela Asa Sul. Eu ia num esforço grande pra fechar a distância da meia maratona e mesmo estando bem acima do tempo que normalmente consigo. Finalmente ao chegar no 21º Km me entreguei de vez. Comecei a intercalar períodos de corrida e caminhada e o pace subiu pra casa dos 6 min/Km. Me cansei muito rápido dessa vez.

Próximo do 23º Km comecei a ouvir as buzinas ao fundo. Era o comboio que trazia o "catcher car" com o Cacá Bueno. As reações dos atletas são as mais variadas possíveis nessa hora. Alguns aceleram, alguns continuam caminhando, outros dão um trotezinho e fazem pose quando ele chega, e outros como eu sacam o celular e registram o momento. Confesso que senti um certo desespero e friozinho na barrica com a aproximação do carro, mas todos no final terminam muito felizes e aliviados. É o grande momento da prova.

Acabei fechando a distância de 23,57 Km praticamente junto com a Sueli que veio logo atrás. Seguimos então até a placa do Km 24 onde tinha um posto de hidratação e onde o pessoal se concentrou para aguardar os ônibus. Dessa vez, ao contrário do ano passado, os ônibus chegaram em menos de 20 minutos para nos levar para a arena. Muito bom.

Chegando na arena ao descer do ônibus encontrei a Aninha na fila pra pegar o kit pós-prova, com frutas e Red Bull. Ela também tinha acabado de chegar e conseguiu superar a sua expectativa de 15 Km, exatos 15,37 Km. Excelente. Quase dobrou a distância da sua 1ª vez. Depois fomos retirar a medalha e retirar os volumes.

Aos poucos os amigos foram chegando. Quase todos reclamando um pouco do percurso mais difícil em relação ao ano passado, mas felizes com os seus resultados. Ficamos na arena curtindo o evento, tirando fotos e conversando, até o anúncio do campeão no Brasil. Isso só foi possível porque o hotel liberou o check-out para mais tarde.

Esse ano, apesar de não conseguir o meu objetivo senti que a organização melhorou, principalmente no transporte dos atletas para a arena depois de serem alcançados e na disponibilização da filmagem do momento em que o "catcher car" nos alcança. Para mim foi tudo perfeito, inclusive o tempo na hora da prova. Ano que vem, com certeza, quero mais !!!

Percurso Percorrido 2016 (23,57 Km)

Percurso Percorrido 2015 (27,57 Km)

 No Brasília Shopping para a retirada do kit com a Aninha
 Jantar pré-prova no Conjunto Nacional. 
Com Juciana, Jabson,Sabine e Aninha de SC e a Andréa de SP
 Agora todos prontos na expectativa da largada
 Lu, Márcio e eu. Os três voltando para mais uma Wings for Life
 Com a amiga Mara Okiyama de Brasília
 Com o amigo Roberto Utimura de São Paulo
Iniciando a prova. Cadeirantes todos juntos.
Minha passagem pelo Km 6 
Ainda no começo 
(Foto: Mark Maderovysk da Focoradical)
Em alguma das várias subidinhas
(Foto: Focoradical)
Momento que o "catcher car" me alcança. Fim de prova !!!
Na arena de chegada com as medalhas: Aninha, Loraine, Cassiano, Caio e Lu

Com a medalha e a Aninha em Frente ao Museu Nacional de Brasília

Certificado

Local: Em frente ao Museu Nacional de Brasília / DF
Data: 08/05/2016 
Horário: 08:00 Hs 
Distância: 23,57 Km 

Inscrição: US$ 25
Kit: Número do peito com chip, 2 camisetas, 1 lata de redbull


Tempo: 2h02min14s
Pace: 5:11 min/Km

Colocação Brasil: 032 de 271 (categoria 45-49 anos)
Colocação Brasil: 292 de 2.210 (masculino)

Colocação Brasil: 321 de 3.911 (geral)

Colocação mundial: 851 de 4.767 (categoria 45-49 anos)
Colocação mundial: 8.023 de 39.048 (masculino)
Colocação mundial: 8.962 de 89.743 (geral)

10 comentários:

  1. Parabéns Hanada!!! Sensacional registro do que foi uma linda prova, a qual teve uma causa nobre, em todo o mundo!!! Correr é bom... correr e poder ajudar o próximo é melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Marcos. Muito obrigado. Essa você precisa ir também. Em todos os sentidos essa prova foi demais. Bora ano que vem !!! Abraço.

      Excluir
  2. Como soube que vieram 10 vencedores de outros países correr aqui?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar. Um pouco antes da largada eles anunciaram no microfone lá na arena de concentração essa informação !!!

      Excluir
  3. Edu, muito bom o seu texto! Foi uma corrida maravilhosa! Bem legal ter encontrado você na metade do percurso e depois junto com o catcher car. Em algumas subidas ajudei um cadeirante, refletindo na dificuldades deles em relação a nossa. Uma linda corrida, uma experiência de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Sueli. Essa prova como um todo foi bem legal. Você correu muito, hein. Eu já estava mortinho. Depois dos 21 Km fui só levando...rs. Ah você viu no vídeo do Corredor Anônimo ? Você aparece um pouco antes que eu !!! Esses cadeirantes realmente são guerreiros. Com certeza vencem muito mais obstáculos para estarem lá. Parabéns pela prova e pelo gesto. Eu mal conseguia caminhar nas subidas...rs. Ano que vem tem mais !!! Muito obrigado. Abraço.

      Excluir
    2. Edu,ainda não consegui ver esse vídeo do corredor anônimo. Meus tempos (um pouco parecidos com o seu):4:45 4:49 5:03 4:56 5:01 5:00 4:52 4:50 5:06 4:48 4:55 5:05 5:19 4:52 5:21 5:40 4:55 5:46 6:08 6:01 5:26 4:47 5:13 ... Ano que vem tem mais! Assim espero!

      Excluir
    3. Que legal, Sueli. Corremos juntos por boa parte da prova e chegamos juntos !!! Ah, no vídeo você aparece nos 41min50s. Um pouco depois eu apareço nos 42min40s.

      Excluir
  4. Muito bom o seu relato, Hanada!!
    Essa prova é realmente demais.
    Ano que vem estaremos lá novamente!!!🏃🏻💨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Márcio. Esse ano não rendi muito depois dos 15 km, mas valeu pelo evento, pela festa e por poder rever os amigos espalhados pelo Brasil. Já agendei para o ano que vem 07/05/2017 !!! Parabéns pelo seu novo RP na prova. Show !!! Abração.

      Excluir