quarta-feira, 31 de agosto de 2016

27/08/2016 - Amazing Runs Garopaba - SC

Foto: Focoradical
Amazing Runs Garopaba /SC

Resultados

Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Essa foi mais uma grande aventura e uma experiência bem diferente das que normalmente estou acostumado a fazer. Corridas de aventura e em trilhas não são muito o meu forte, mas há alguns meses por indicação do amigo Neemias, e convite e viabilização pelo Arthur da Global Vita, decidi encarar mais esse desafio junto com a Aninha. Agradeço muito aos dois pela oportunidade de ter participado desse grande evento.

A Amazing Runs Garopaba faz parte do circuito "Amazing Runs". O circuito já teve as conhecidas etapas "Amazing Runs Bonito" e "Amazing Runs Ilha do Mel", com o Desafio da Butuca. Agora estreou nesse paraíso, localizado em Garopaba/SC. Teve distâncias e desafios para todos os gostos nos dois dias de evento. No sábado foi realizada a prova de 5,5 Km e 10,5 Km, sendo que os participantes do "Desafio da Baleia Franca", além de correrem os 10,5 Km, tinham que percorrer mais 21 Km na manhã seguinte. O resultado se daria pelo total dos tempos. Era possível também correr isoladamente em qualquer dessas 3 distâncias.

Como Garopaba é pertinho (cerca de 1h15min) fomos eu, a Aninha e Zê Lescano, para lá no primeiro dia. A Aninha iria fazer os 10,5 Km, a Zê os 10,5 Km + 21 Km (Desafio da Baleia Franca), e eu optei pelos 5,5 Km. Assim sofro intensamente, mas por menos tempo. Fomos um pouco mais cedo para dar tempo de retirar o kit, que estava sendo entregue no restaurante Parador, bem ao lado da concentração do evento. O kit continha uma bandana e uma camiseta de manga longa branca para aqueles que fariam as distâncias individuais, e para o Desafio da Baleia Franca tinha ainda uma outra camiseta cinza de manga longa também.

Eu não tinha estudado muito o percurso e altimetria da prova. Como faria somente os 5,5 Km não achava que teria grandes dificuldades. Em provas desse tipo também é difícil traçar um objetivo de tempo, pois os terrenos são totalmente irregulares. Decidi então aproveitar e correr com a GOPRO para poder registrar um pouco do percurso.


A largada no sábado, tanto para os atletas dos 5,5 Km como para os de 10,5 Km, ocorreu às 15 horas. O tempo estava bem agradável, com um solzinho e um ventinho razoável. Bem melhor correr assim. Antes da largada a organização disponibilizou até protetor solar e creme atrito zero para os atletas que necessitassem. Passei um pouco só pra garantir.

Acabei bobeando um pouco na hora de me alinhar para a largada. Fiquei filmando o movimento e só consegui chegar até o pelotão do meio. Normalmente para provas rápidas de 5 Km é importante sair mais a frente para não perder muito tempo na dispersão. Tudo bem, nem foi tanto assim, mas quase me custou uma posição que seria importante no final.

Larguei bem animado pelas ruas de paralelepípedo de Garopaba, ainda plano. Costurando e conseguindo avançar um pouco do bloco intermediário. Até estava me sentindo bem. Isso durou até os 750 metros, quando apareceu a primeira de muitas subidas. No início consegui subir no trote até o fim do 1º Km. Um pouco mais a frente consegui manter um ritmo de corrida entre as ondulações ainda suaves.

Com 1,7 Km percorridos, já super ofegante, eis que surge uma sequência forte de subidas. Até tentei subir em trotezinho, mas logo em seguida desisti e caminhei. O coração parecia sair pela boca. Pensei: não cheguei nem no 2º Km e já estou caminhando. Como assim ?!!! Meu consolo foi ver que a maioria dos outros atletas também se rendiam a caminhada.

Na altura do 2º Km ocorreu a divisão dos atletas das duas distâncias. Os atletas de 10,5 Km seguiram reto e nós dos 5 Km viramos á esquerda. Eu ainda seguia caminhando forçando as panturrilhas. Só que aí outra surpresa, logo após a virada, mais subida. Daquelas que a gente não vê o fim. Nesse ponto deu pra ver ao longe os atletas que seguiam a minha frente e já eram mais de cinco. Desanimou um pouco, mas seguia firme na minha caminhada com tentativas de trotes na subida. Isso durou até os 2,7 Km.
Já estávamos em estrada de terra batida, às vezes bem irregulares. E novamente mais subidas e mais caminhadas. Era um cenário bem interessante dos atletas próximos. Todos sem exceção ora trotavam, ora caminhavam. Nunca tinha feito uma prova com esse nível de dificuldade em uma distância tão curta. Teve um posto de hidratação, mas nem quis perder tempo.

Após 3,3 Km percorridos chegamos então a parte da trilha, e para a minha surpresa foi uma das partes que mais deu pra desenvolver a corrida efetivamente, onde consegui me recuperar um pouco. Foi também a parte mais bonita do percurso com lindas vistas lá de cima. Tivemos sorte pelo lindo dia que fez e a trilha aberta favorecia. Não tive tempo de ficar admirando muito. Menos mal que estava filmando.

A parte de trilha acabou logo após o 4º Km e voltamos aos paralelepípedos. Para mim foi um grande alívio. O próximo quilômetro foi acelerando e com o esforço no limite, conseguindo manter um pace próximo de 4:30 min/Km.


No finalzinho, faltando cerca de 500 metros, corremos pela praia por um uns 300 metros. Ainda bem que nesse ponto a areia estava firme.

Ao sair da praia entrando na reta final ouvi alguém gritando: vai...sprint final !!! Eu não tinha entendido muito, mas pra não chegar feio dei uma acelerada. A poucos metros da chegada ouço a voz do locutor da prova Marcello Goma, narrando a chegada do 5º colocado, e dizendo meu nome !!! Nossa, nem acreditei direito ao passar pelo portal de chegada. Custou para cair a ficha. Após uma prova duríssima, onde me arrastei em várias subidas, fechando os 5,53 Km com o tempo líquido altíssimo de 32min13s, ainda conseguir uma colocação na classificação geral !!! Foi demais !!!

Mais tarde eu vim a entender o grito no final para o "sprint final". O atleta que vinha na 6ª colocação estava colado atrás e chegou a apenas alguns segundos. Foi por muito pouco. E eu nem tinha me dado conta. Só soube que estava em 5º lugar pelo anúncio do locutor.

Após cruzar a linha de chegada recebi a linda medalha que registrava na própria fita a distância percorrida. Bebi um copo de água, um isotônico, recebi o kit lanche com frutas e salgadinhos de cereal, e até uma latinha de cerveja estavam distribuindo. Como caiu bem naquele final de prova.

Percurso dos 5,5Km

Demorei um pouquinho para me recompor desse esforço final. Me troquei, me agasalhei rapidamente, e fui de encontro a Aninha para acompanhá-la no final. Se eu sofri nos 5,5 Km imaginem como não foram os 10,5 Km. Com pouco mais de 1 Km da chegada a avistei em uma ladeira abaixo. Mesmo com as fortes dores nos dois joelhos acumuladas do percurso pesado, viemos juntos e ela conseguiu fechar com sucesso mais essa prova. Foi realmente na superação. Muito orgulho.

Aguardamos a premiação, que ocorreu pouco depois das 17 horas. Já estava friozinho. Confirmado o 5º lugar, fui receber o troféu junto com os outros atletas. Para meu espanto, só gurizada !!! Que prazer subir ao pódio ao lado desses atletas no alto da sua juventude e ainda em uma prova curta. Uma honra mesmo !!!

A nossa participação, minha e da Aninha tinha se encerrado, mas para os outros guerreiros que iriam fazer os 21 Km no dia seguinte era só o começo. Um boa parte de atletas que aceitaram o Desafio da Baleia Franca ainda teriam que enfrentar mais que o dobro da dificuldade do primeiro dia, compensados pela possibilidade de admirar os fantásticos cenários pelo percurso. Quem sabe ano que vem não encaro esse desafio ?!!!

Só tenho a agradecer a organização da prova pela oportunidade de participar da estreia dessa etapa de Garopaba, no circuito Amazing Runs. Prova essa que recomendo para quem é adepto do "quanto pior melhor" e para quem gosta de apreciar e correr por belas paisagens. Tudo muito bem organizado e preparado com carinho para receber os atletas. Mais uma grande experiência. Valeu !!!

Kit da prova 
Eu nos 5,5 Km e a Aninha nos 10,5 Km
 Na chegada com os amigos Arthur, Jósa e Bibi
Lugar paradisíaco
Faltava pouco nesse momento. As subidas já tinham terminado.
Foto: Focoradical
Aninha chegando com uma das vistas mais bonitas do percurso
 Quanta alegria. Tempo líquido: 32min13s
Foto: Alexandre Carvalho (Focoradical)
Fez parte da hidratação
 5º colocado geral nos 5,5 Km. Feliz demais !!!
 Lindo troféu. Bem trabalhado !!!
Medalha destacando a distância na fita 
Certificado com o Resultado Oficial

Local: Praia de Garopaba / SC
Data: 27/08/2016 
Horário: 15:00 Hs 
Distância: 5,5 Km (5,53 Km) 

Inscrição: R$ 130 (1º lote)
Kit: Sacola, camiseta manga longa, bandana, pacote de salgadinho multicereal, número de peito e chip descartável. 

Tempo: 32min13s
Pace: 6:26 min/Km

Colocação: 01 de 05 (categoria 45-54 anos)
Colocação: 05 de 23 (masculino)
Colocação: 06 de 71 (geral)

6 comentários:

  1. Parabéns pelo belo relato e pelo excelente resultado conquistado Hanada!!! Se aventurando pelo mundo das provas em trilhas e se aventurando muito bem... conquistando pódio na geral!!! Eduardo ELITE Hanada!!! Sucesso sempre amigão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcos. Estava eu chegando exausto com uma provinha de 5 Km pesadíssima e fico sabendo da colocação na reta de chegada. Não tinha como fechar melhor o fim de semana. Mas uma coisa eu te digo. Falta força nas pernas nessas provas. Valeu mais uma vez pela experiência. Muito obrigado. Abração.

      Excluir
  2. Parabéns Eduardo, vídeo muito legal! Todos que foram se divertiram demais num lugar lindo.
    Daniel -Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Daniel. Com certeza, além de uma grande prova, um belo lugar para se passear também. Já tinha ido pra Garopaba, mas não tinha ideia da extensão dessas belezas naturais. Valeu. Bons treinos. Abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado, Samo !!! Também gostei bastante do passeio e dessa experiência um pouco diferente. Abraço.

      Excluir